Ceratocone Cirurgia. Como funciona?

cirurgia ceratocone
  • por
4.5
(54)

Dentre as cirurgias realizadas para o tratamento da ceratocone, destaca-se:

  • Implante de Anel Intracorneano (Anel de Ferrara)
  • Implante de Lente Intraocular (LIO)
  • Transplante de Córnea
  • Crosslinking corneano

Todos esses procedimentos tratam o ceratocone, que é uma doença hereditária não inflamatória e que reduz a espessura da córnea, até que ela fique com o formato de um cone. No caso da doença, ela provoca a deformação da córnea e, assim, impossibilita com que o portador do ceratocone enxergue com nitidez, além de desenvolver elevados graus de astigmatismo e miopia.  

ceratocone cirurgia

Se trata de uma doença assimétrica. Ou seja, pode afetar mais um olho do que o outro e sua progressão é relativamente rápida. Por essa razão, é preciso estar atento e tomar medidas o mais rápido possível, pois pode causar a perda progressiva da visão. No entanto, quando diagnosticado no início, pode ser estabilizado e tratado com procedimentos que geram bons resultados. Antes do tratamento ser indicado, o oftalmologista precisa diagnosticar a doença e verificar qual é o estágio dela.

Isso porque cada uma das cirurgias mencionadas acima é indicada em casos específicos e conforme a evolução do ceratocone. Entenda cada procedimento:

Anel Intracorneano (Anel de Ferrara) 

No caso do Implante do Anel Intracorneano (Anel de Ferrara), um pequeno anel é implantado no interior da córnea – em uma camada chamada estroma. Dessa forma, ajudando a regular a curvatura dela. É uma cirurgia rápida e indolor, sendo preciso apenas anestesia local. Esse processo é indicado para casos em que o uso de óculos ou das lentes de contato não funcionaram como opção de tratamento.

Anel de Ferrara – Fonte: Medicina dos olhos

Implante da Lente Intraocular (LIO) 

Agora, com relação ao Implante da Lente Intraocular (LIO), a cirurgia consiste em implantar próteses no olho. Com isso, ele é considerado um procedimento simples e rápido, inclusive, a recuperação do paciente é bastante rápida também. Após a aplicação de dois colírios – um para anestesiar e outro para dilatar o olho – um pequeno corte é feito na lateral da córnea. Dessa forma, a nova lente intraocular é fixada à íris do olho. 

Implante Intraocular (LIO)

Implante Intraocular (LIO)

Crosslinking Corneano

Crosslinking corneano para ceratocone é um procedimento muito comum.

A cirurgia é considerada simples, indolor e bastante rápido. Para isso, é necessária uma anestesia local, seguido da raspagem de algumas células do olho e, em seguida, a aplicação de um colírio de vitamina B2. Após essas etapas, o olho recebe uma aplicação de raios ultravioletas na região. Com isso, aumentando a rigidez do tecido da córnea, diminuindo a elasticidade dela que leva o aumento do grau do astigmatismo. 

É muito indicado para os estágios iniciais da doença e para o grupo mais afetado: jovens entre 18 e 25 anos

Crosslinking – Fonte: Hospital dos Olhos

Transplante de Córnea 

transplante de córnea, conhecido também por ceratoplastia, é indicada para estágios avançados do ceratocone. Isso quer dizer quando todos os demais tratamentos já foram testados e não obtiveram resultados positivos. O procedimento funciona como em qualquer tipo de transplante de órgão. O paciente precisa estar registrado no Banco de Olhos, para receber de um doador uma nova córnea – saudável e sem doença – para, então, ser realizado o procedimento cirúrgico. Os resultados costumam ser bastante positivos, mas não é um tratamento indicado de imediato.

Qual é o valor de uma cirurgia para ceratocone?

Desde 2016, no Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) atende e trata o ceratocone em pacientes. Dentre o procedimento que ele oferece, o Crosslinking corneano é uma opção.Segundo a assessoria de imprensa do SUS, a cirurgia auxilia no aumento da força de ligação das células do olho do paciente, evitando ou retardando a necessidade do transplante de córnea. Além disso, o SUS avalia que é uma forma de tratamento terapêutica. No entanto, para os pacientes que desejam realizar o tratamento em clínicas e hospitais particulares também é possível.

A média do valor do Crosslinking chega a custar, em média, R$ 3.850,00. Já cada implante na córnea a média é de R$ 6.850,00. Em relação ao transplante de córnea, o paciente é atendido através do seu cadastro no Banco de Olhos. Por esta razão é tão importante é ser doador de órgãos.

Ceratocone pode cegar?

O ceratocone, doença genética e hereditária, e pode cegar quando não há o acompanhamento médico ideal, aliado à falta de cuidados necessários. Inclusive, é uma doença que pode comprometer tanto a visão da pessoa, que a impede de realizar tarefas básicas do dia a dia. Com isso, levando a atingir estágios tão elevados que a única solução é o transplante de córnea. Aliás, só no Brasil, de acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, 20% dos casos de transplante de córnea são devido ao ceratocone. 

Por se tratar de uma doença genética, os sintomas de ceratocone podem surgir ainda quando mais jovens. Por esse motivo é tão importante fazer diagnósticos precoces com exames oftalmológicos. Isso porque ceratocone é uma doença administrável e, com muitos tratamentos,ele pode retardar o avanço da doença, impedindo a perda da visão.

Cuidados e prevenções com o ceratocone

Como o ceratocone é uma doença rara e hereditária e que afeta a qualidade de visão, é necessário certo cuidado para prevenir o agravamento da doença:

  • Tenha o hábito de visitar seu oftalmologista com consultas de rotina
  • Evite coçar ou apertar os olhos. Esses maus hábitos acabam liberando citocinas inflamatórias, aumentando ainda mais a coceira
  • Use colírios lubrificantes. Eles ajudam a diminuir a vontade de coçar os olhos

Não esqueça de considerar o seu histórico familiar sobre doenças oculares. Especialmente, para os casos de ceratocone na família. Converse a respeito disso com o seu médico e receba as orientações necessárias, antes da progressão da doença. Dessa forma, o profissional pode indicar o melhor tratamento a ser feito. E se precisar realizar cirurgia, você aprendeu neste artigo os principais procedimentos para o ceratocone. Seja qual for a solução prescrita pelo seu oftalmologista, busque sempre cuidar da sua visão.

Evite coçar os olhos com frequência, pois tende a piorar o ceratocone e nunca se esqueça de que mesmo com a doença, é possível conquistar qualidade de vida e a qualidade de sua visão. Então, o que achou do artigo? Foi esclarecedor? Deixe seu comentário, estamos ansiosos para te ouvir.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 54

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

12 comentários em “Ceratocone Cirurgia. Como funciona?”

    1. Oi, Luiz Antonio! Tudo bem?

      Ah, que bom saber que gostou do nosso artigo Muito obrigada pelo seu comentário Ficamos muito felizes em saber que nosso conteúdo conseguiu te ajudar nas dúvidas que tinha!

      Te convido também a conhecer mais sobre a Lenscope acessando https://lenscope.com.br/

      Nos siga nas redes sociais! Adoramos conversar e compartilhar conhecimentos por lá também:
      Facebook: https://www.facebook.com/LenscopeBrasil/
      Instagram: https://www.instagram.com/lenscopebr/

      Sempre que precisar, estamos aqui!

    2. Artigo bastante esclarecedor, além de explicar de forma clara e objetiva o que é a doenças, as formas de tratamento, ainda faz orientações de onde buscar o tratamento inclusive pelo SUS

  1. Meu filho tem ceratocone faz tratamento pelo SUS, o médico disse que vai precisar fazer o uso de lentes para esperar na fila do transplante . Será que eu poderia fazer uma cirurgia no particular e ele ficaria bem sendo que vou pagar 5000 pela lente.?

    1. Olá Jenilson, tudo bem?

      Como nós não temos essa informação, nós recomendamos que você se consulte com um profissional da saúde dos olhos. Assim ele pode te auxiliar nas suas dúvidas sobre a cirurgia!

  2. Estou ansiosa pra saber mais e mais a respeito dessa doença que levo comigo a anos e a única solução apresentada a mim até hoje foi só lentes. Gostei muito de saber que existem outros meios de tratamento. Artigo esclarecedor!

    1. Olá Stela, tudo bem?
      Ficamos muito felizes que esse conteúdo tenha sido esclarecedor para você 😊
      Se tiver alguma dúvida, é só contar com a gente!

    1. A média do valor do Crosslinking, citada no artigo, é para o procedimento nos dois olhos. Apenas o valor do implante na córnea é válido para apenas um olho.

  3. Claudia Mirian de Athayde

    Olá a todos. Meu filho de 16 anos tem ceratocone e está quase perdendo a visão. Fui atrás do SUS para fazer um tratamento, mas não adiantou. A médica disse quer só o transplante para melhorar e pelo SUS ela mostrou que tem 900 e poucas pessoas na frente dele. Entao pode durar cerca de 3 anos e meio para ele realizar essa cirurgia. Entao peço a todos de coração que puderem me ajudar com doações em dinheiro para eu conseguir pagar um transplante ou tratamento melhor para ele. Por favor, entre em contato comigo no número (54)9 99268332.
    Muito obrigada pela atenção. Se puderem estar me ajudando, eu agradeço a todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *