cirurgia ceratocone

Ceratocone Cirurgia. Como funciona?

Dentre as cirurgias realizadas para o tratamento da ceratocone, destaca-se:

  • Implante de Anel Intracorneano (Anel de Ferrara)
  • Implante de Lente Intraocular (LIO)
  • Transplante de Córnea
  • Crosslinking corneano

Todos esses procedimentos tratam o ceratocone, que é uma doença hereditária não inflamatória e que reduz a espessura da córnea, até que ela fique com o formato de um cone.

No caso da doença, ela provoca a deformação da córnea e, assim, impossibilita com que o portador do ceratocone enxergue com nitidez, além de desenvolver elevados graus de astigmatismo e miopia.  

ceratocone cirurgia

Se trata de uma doença assimétrica. Ou seja, pode afetar mais um olho do que o outro e sua progressão é relativamente rápida.

Por essa razão, é preciso estar atento e tomar medidas o mais rápido possível, pois pode causar a perda progressiva da visão.

No entanto, quando diagnosticado no início, pode ser estabilizado e tratado com procedimentos que geram bons resultados. Antes do tratamento ser indicado, o oftalmologista precisa diagnosticar a doença e verificar qual é o estágio dela.

Isso porque cada uma das cirurgias mencionadas acima é indicada em casos específicos e conforme a evolução do ceratocone.

Entenda cada procedimento:

Anel Intracorneano (Anel de Ferrara) 

No caso do Implante do Anel Intracorneano (Anel de Ferrara), um pequeno anel é implantado no interior da córnea – em uma camada chamada estroma.

Dessa forma, ajudando a regular a curvatura dela. É uma cirurgia rápida e indolor, sendo preciso apenas anestesia local. 

Esse processo é indicado para casos em que o uso de óculos ou das lentes de contato não funcionaram como opção de tratamento.

Anel de Ferrara – Fonte: Medicina dos olhos

Implante da Lente Intraocular (LIO) 

Agora, com relação ao Implante da Lente Intraocular (LIO), a cirurgia consiste em implantar próteses no olho.

Com isso, ele é considerado um procedimento simples e rápido, inclusive, a recuperação do paciente é bastante rápida também. 

Após a aplicação de dois colírios – um para anestesiar e outro para dilatar o olho – um pequeno corte é feito na lateral da córnea. Dessa forma, a nova lente intraocular é fixada à íris do olho. 

Implante Intraocular (LIO)
Implante Intraocular (LIO)

Crosslinking Corneano

Crosslinking corneano para ceratocone é um procedimento muito comum.

A cirurgia é considerada simples, indolor e bastante rápido.

Para isso, é necessária uma anestesia local, seguido da raspagem de algumas células do olho e, em seguida, a aplicação de um colírio de vitamina B2.

Após essas etapas, o olho recebe uma aplicação de raios ultravioletas na região. Com isso, aumentando a rigidez do tecido da córnea, diminuindo a elasticidade dela que leva o aumento do grau do astigmatismo. 

É muito indicado para os estágios iniciais da doença e para o grupo mais afetado: jovens entre 18 e 25 anos

Crosslinking – Fonte: Hospital dos Olhos

Transplante de Córnea 

transplante de córnea, conhecido também por ceratoplastia, é indicada para estágios avançados do ceratocone. Isso quer dizer quando todos os demais tratamentos já foram testados e não obtiveram resultados positivos. 

O procedimento funciona como em qualquer tipo de transplante de órgão. O paciente precisa estar registrado no Banco de Olhos, para receber de um doador uma nova córnea – saudável e sem doença – para, então, ser realizado o procedimento cirúrgico. 

Os resultados costumam ser bastante positivos, mas não é um tratamento indicado de imediato.

Qual é o valor de uma cirurgia para ceratocone?

Desde 2016, no Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) atende e trata o ceratocone em pacientes. Dentre o procedimento que ele oferece, o Crosslinking corneano é uma opção.

Segundo a assessoria de imprensa do SUS, a cirurgia auxilia no aumento da força de ligação das células do olho do paciente, evitando ou retardando a necessidade do transplante de córnea.

Além disso, o SUS avalia que é uma forma de tratamento terapêutica. No entanto, para os pacientes que desejam realizar o tratamento em clínicas e hospitais particulares também é possível.

A média do valor do Crosslinking chega a custar, em média, R$ 3.850,00. Já cada implante na córnea a média é de R$ 6.850,00.

Em relação ao transplante de córnea, o paciente é atendido através do seu cadastro no Banco de Olhos. Por esta razão é tão importante é ser doador de órgãos.

Ceratocone pode cegar?

O ceratocone, doença genética e hereditária, e pode cegar quando não há o acompanhamento médico ideal, aliado à falta de cuidados necessários. 

Inclusive, é uma doença que pode comprometer tanto a visão da pessoa, que a impede de realizar tarefas básicas do dia a dia. Com isso, levando a atingir estágios tão elevados que a única solução é o transplante de córnea.

Aliás, só no Brasil, de acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, 20% dos casos de transplante de córnea são devido ao ceratocone. 

Por se tratar de uma doença genética, os sintomas de ceratocone podem surgir ainda quando mais jovens. Por esse motivo é tão importante fazer diagnósticos precoces com exames oftalmológicos. 

Isso porque ceratocone é uma doença administrável e, com muitos tratamentos,ele pode retardar o avanço da doença, impedindo a perda da visão.

Cuidados e prevenções com o ceratocone

Como o ceratocone é uma doença rara e hereditária e que afeta a qualidade de visão, é necessário certo cuidado para prevenir o agravamento da doença:

  • Tenha o hábito de visitar seu oftalmologista com consultas de rotina
  • Evite coçar ou apertar os olhos. Esses maus hábitos acabam liberando citocinas inflamatórias, aumentando ainda mais a coceira
  • Use colírios lubrificantes. Eles ajudam a diminuir a vontade de coçar os olhos

Não esqueça de considerar o seu histórico familiar sobre doenças oculares. Especialmente, para os casos de ceratocone na família.

Converse a respeito disso com o seu médico e receba as orientações necessárias, antes da progressão da doença. 

Dessa forma, o profissional pode indicar o melhor tratamento a ser feito. E se precisar realizar cirurgia, você aprendeu neste artigo os principais procedimentos para o ceratocone.

Seja qual for a solução prescrita pelo seu oftalmologista, busque sempre cuidar da sua visão.

Evite coçar os olhos com frequência, pois tende a piorar o ceratocone e nunca se esqueça de que mesmo com a doença, é possível conquistar qualidade de vida e a qualidade de sua visão.

Então, o que achou do artigo? Foi esclarecedor? Deixe seu comentário, estamos ansiosos para te ouvir.

Ceratocone Cirurgia. Como funciona?
Média 5 de 1 votos



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Nós utilizamos a tecnologia a nosso favor e oferecemos uma experiência inovadora para você comprar as lentes para seus óculos sem sair de casa! E o melhor de tudo? Podendo ter as melhores lentes do mercado sem gastar uma fortuna para isso.