Este post foi atualizado em 9 agosto, 2020
Sim, o ceratocone é grave e é um problema de visão que pode evoluir. Ou seja, se não for cuidado, o ceratocone pode causar a perda da visão.
A principal característica do ceratocone é a redução da espessura na parte central da córnea – camada transparente em nossos olhos.
Isso faz com que a córnea crie um aspecto mais saliente, como se estivesse sendo empurrada para fora.
O ceratocone é causado por uma diminuição dos antioxidantes que protegem a nossa córnea. Se o nível de antioxidantes é baixo, o colágeno enfraquece e a córnea fica com aspecto que está saindo dos nossos olhos.
Quando a córnea sofre qualquer alteração na sua transparência e curvatura, isso pode acabar comprometendo a nossa visão.
O que causa o ceratocone?
Não existe apenas uma causa para o problema do ceratocone.
Entretanto, existem fatores que podem estimular e facilitar o surgimento do ceratocone. Por exemplo: coçar os olhos com frequência.
O ceratocone é mais comum na faixa etária de 10 a 25 anos, mas pode se estender até a faixa dos 40 anos. Então é preciso acompanhamento detalhado do especialista para que o diagnóstico possa ser feito o quanto antes.
Normalmente, o ceratocone surge quando estamos na fase da adolescência. Os principais sintomas do ceratocone estão a visão turva e a sensibilidade à luz (claridade).
Além disso, outros sintomas comuns do ceratocone são:
- Sentir dor de cabeça;
- Ter visão dupla ou múltipla;
- Enxergar muitos pontos ou halos ao entorno de objetos iluminados;
- Perceber borda descolorida ao redor da parte frontal do olho (anel de fleischer);
Quando o ceratocone é detectado em fase inicial, o uso de uma lente de contato específica (mais rígida) pode corrigir o problema. Se a doença já estiver avançada, recomenda-se o transplante de córnea. Por isso, dizemos que o ceratocone é grave.
Tipos de ceratocone
Existem três tipos de ceratocone, caracterizadas pela escala de Krumeich, que utiliza parâmetros de curvatura e imagens da córnea. As escalas se dividem em:
- Cone redondo (nipple cone)
- Cone oval (Sagging cone)
- Cone globoso (Globus cone)
Entenda cada um deles:
Cone redondo (nipple cone)

É uma pequena área isolada de abaulamento no centro da córnea ou bem próximo dela.
Apesar de ser algo bem pequeno, pode causar bastante distorções na visão, porque a área de abaulamento da córnea está muito próxima da pupila (onde está indicado o circulo preto).
Para esse tipo de ceratocone, é necessário correções específicas como lentes rígidas ou lentes de contato esclerais. A escolha do melhor tipo de lente vai depender da indicação do especialista para cada caso.
Cone oval (Sagging cone)
É o tipo mais comum que existe do ceratocone.
Nesse caso, o formato cônico da córnea é muito maior e, geralmente, é vista inferior e temporalmente na córnea. Ou seja, mais para o canto do olho, em direção à orelha.
Nessa fase, é necessário o uso de óculos, lentes de contato ou cirurgia de correção.

Cone globoso (Globus cone)

O cone globoso é caracterizado pelo seu abaulamento expansivo da córnea. Nessa forma, o ceratocone é grave e também mais raro de ocorrer.
É possível que 75% da córnea esteja comprometida, e, por isso, é necessário fazer cirurgia de transplante de córnea.
Gravidade do ceratocone
A gravidade do ceratocone é dividido em 4 graus de acordo com os especialistas:
- Grau 1 – Incipiente. A visão ainda é boa e existem poucos erros refrativos;
- Grau 2 – Moderado. O paciente já apresenta visão dupla ou múltipla, e é necessário óculos e lentes de contato;
- Grau 3 – Alto. Nesse estágio, o paciente apresenta uma visão já bastante afetada e a necessidade de cirurgia;
- Grau 4 – Avançado. No último estágio, o ceratocone é grave e raro, com a visão quase toda comprometida, havendo a necessidade de transplante de córnea.
Para cada grau, existem tratamentos e procedimentos adequados, como você verá a seguir.
Tratamentos para ceratocone
Os tratamentos disponíveis para ceratocone são:
Óculos de grau
Utilizado no início do tratamento, quando o diagnóstico é precoce. O uso do óculos é importante para ir corrigindo o problema e evitar que avance de maneira mais rápida.
- Lentes de contato rígidas
As lentes de contato rígidas são utilizadas no segundo estágio (grau) do problema, sendo essenciais para que o paciente recupere a acuidade visual e uniformize o formato da córnea.
- Cirurgia
Procedimento indicado para casos mais avançados, podendo ser o transplante de córnea (em último caso), ou ainda, a cirurgia de anel intraestromal (ou Crossliking).
É uma cirurgia de correção da curvatura da córnea, que é feita a laser e leva 30 minutos.
Esse procedimento é bastante moderno e indicado, pois evita que a doença avance para graus mais graves.
A cirurgia Crosslinking pode ser realizada no SUS, ou ainda, particular, chegando a custar entre R$4.000 a R$7.000 reais.
Independente do grau, da fase ou do quanto a córnea está comprometida, o ceratocone é grave e precisa de tratamento orientado por um oftalmologista.
Portanto, é muito importante fazer visitas ao especialista com frequência. O indicado é que as consultas ocorram a cada 6 meses ou um ano.
E, caso você queira ser um doador de órgãos futuramente, recomendamos que você deixe um familiar ou conhecido já avisado 🙂
Então, conte para nós. Você já conhecia os tipos e graus de ceratocone?
Deixe nos comentários! Queremos saber se o conteúdo foi esclarecedor pra você!
Boa tarde. Eu tenho miopia e astigmatismo . O olho esquerdo foi cirurgiado em 2015 o qual tinha 1.75 de miopia. Depois da cirurgia o grau aumentou para 5.75. Fiquei sem entender. 2019 fiz laser no esquerdo que ficou 1.00 grau. Agora recente fiz exames e aumentou o grau do direito 1.50. O esquerdo quase estabilizou.
Adiçao + 3.00
Trabalho com computador. Sinto muito lacrimejar e doer.
Estou pensando fazer um óculos com a Lenscooe…
Oi, Maria do Socorro! Tudo bem?
Muito obrigada pelo seu comentário e interesse em estar com a gente! 😊💙
Continue fazendo acompanhamento médico para sempre ter as melhores orientações para você e o seu grau!
Você pode fazer um orçamento em nosso site e descobrir qual lente é mais indicada para o seu grau. Preenchendo o formulário de acordo com sua receita de óculos, você vai encontrar uma série de dicas personalizadas para o seu grau que vão te ajudar a ter a melhor versão do seu óculos 😊. É só acessar aqui https://lenscope.com.br/orcamento
Se ficar com alguma dúvida, tire uma foto da sua receita de óculos mais atual e nos mande no e-mail ajuda@lenscope.com.br que ficaremos felizes em te ajudar!
Estaremos te esperando 😊