Sim, o ceratocone é grave e é um problema de visão que pode evoluir. Ou seja, se não for cuidado, o ceratocone pode causar a perda da visão. A principal característica do ceratocone é a redução da espessura na parte central da córnea – camada transparente em nossos olhos. Isso faz com que a córnea crie um aspecto mais saliente, como se estivesse sendo empurrada para fora.
O ceratocone é causado por uma diminuição dos antioxidantes que protegem a nossa córnea. Se o nível de antioxidantes é baixo, o colágeno enfraquece e a córnea fica com aspecto que está saindo dos nossos olhos. Quando a córnea sofre qualquer alteração na sua transparência e curvatura, isso pode acabar comprometendo a nossa visão.
O que causa o ceratocone?
Não existe apenas uma causa para o problema do ceratocone. Entretanto, existem fatores que podem estimular e facilitar o surgimento do ceratocone. Por exemplo: coçar os olhos com frequência. O ceratocone é mais comum na faixa etária de 10 a 25 anos, mas pode se estender até a faixa dos 40 anos. Então é preciso acompanhamento detalhado do especialista para que o diagnóstico possa ser feito o quanto antes.
Normalmente, o ceratocone surge quando estamos na fase da adolescência. Os principais sintomas do ceratocone estão a visão turva e a sensibilidade à luz (claridade). Além disso, outros sintomas comuns do ceratocone são:
- Sentir dor de cabeça;
- Ter visão dupla ou múltipla;
- Enxergar muitos pontos ou halos ao entorno de objetos iluminados;
- Perceber borda descolorida ao redor da parte frontal do olho (anel de fleischer);
Quando o ceratocone é detectado em fase inicial, o uso de uma lente de contato específica (mais rígida) pode corrigir o problema. Se a doença já estiver avançada, recomenda-se o transplante de córnea. Por isso, dizemos que o ceratocone é grave.
Tipos de ceratocone
Existem três tipos de ceratocone, caracterizadas pela escala de Krumeich, que utiliza parâmetros de curvatura e imagens da córnea. As escalas se dividem em:
- Cone redondo (nipple cone)
- Cone oval (Sagging cone)
- Cone globoso (Globus cone)
Entenda cada um deles:
-
Cone redondo (nipple cone)
É uma pequena área isolada de abaulamento no centro da córnea ou bem próximo dela. Apesar de ser algo bem pequeno, pode causar bastante distorções na visão, porque a área de abaulamento da córnea está muito próxima da pupila (onde está indicado o circulo preto). Para esse tipo de ceratocone, é necessário correções específicas como lentes rígidas ou lentes de contato esclerais. A escolha do melhor tipo de lente vai depender da indicação do especialista para cada caso.
Cone oval (Sagging cone)
É o tipo mais comum que existe do ceratocone. Nesse caso, o formato cônico da córnea é muito maior e, geralmente, é vista inferior e temporalmente na córnea. Ou seja, mais para o canto do olho, em direção à orelha. Nessa fase, é necessário o uso de óculos, lentes de contato ou cirurgia de correção.
Cone globoso (Globus cone)
O cone globoso é caracterizado pelo seu abaulamento expansivo da córnea. Nessa forma, o ceratocone é grave e também mais raro de ocorrer. É possível que 75% da córnea esteja comprometida, e, por isso, é necessário fazer cirurgia de transplante de córnea.
Gravidade do ceratocone
A gravidade do ceratocone é dividido em 4 graus de acordo com os especialistas:
- Grau 1 – Incipiente. A visão ainda é boa e existem poucos erros refrativos;
- Grau 2 – Moderado. O paciente já apresenta visão dupla ou múltipla, e é necessário óculos e lentes de contato;
- Grau 3 – Alto. Nesse estágio, o paciente apresenta uma visão já bastante afetada e a necessidade de cirurgia;
- Grau 4 – Avançado. No último estágio, o ceratocone é grave e raro, com a visão quase toda comprometida, havendo a necessidade de transplante de córnea.
Para cada grau, existem tratamentos e procedimentos adequados, como você verá a seguir.
Tratamentos para ceratocone
Os tratamentos disponíveis para ceratocone são:
Óculos de grau
Utilizado no início do tratamento, quando o diagnóstico é precoce. O uso do óculos é importante para ir corrigindo o problema e evitar que avance de maneira mais rápida.
Lentes de contato rígidas
As lentes de contato rígidas são utilizadas no segundo estágio (grau) do problema, sendo essenciais para que o paciente recupere a acuidade visual e uniformize o formato da córnea.
Cirurgia
Procedimento indicado para casos mais avançados, podendo ser o transplante de córnea (em último caso), ou ainda, a cirurgia de anel intraestromal (ou Crossliking). É uma cirurgia de correção da curvatura da córnea, que é feita a laser e leva 30 minutos. Esse procedimento é bastante moderno e indicado, pois evita que a doença avance para graus mais graves.
A cirurgia Crosslinking pode ser realizada no SUS, ou ainda, particular, chegando a custar entre R$4.000 a R$7.000 reais. Independente do grau, da fase ou do quanto a córnea está comprometida, o ceratocone é grave e precisa de tratamento orientado por um oftalmologista. Portanto, é muito importante fazer visitas ao especialista com frequência. O indicado é que as consultas ocorram a cada 6 meses ou um ano. E, caso você queira ser um doador de órgãos futuramente, recomendamos que você deixe um familiar ou conhecido já avisado :).
Então, conte para nós. Você já conhecia os tipos e graus de ceratocone?
Considerações finais
Agora que você já descobriu um pouco mais sobre cirurgia ocular, lembre-se de continuar com bons hábitos, manter o cuidado com os seus olhos e seguir todas as orientações de seu médico de confiança. Ao apresentar qualquer complicação, procure pelo profissional imediatamente.
Se após a cirurgia encontrar a necessidade de usar óculos, não se esqueça de avaliar as lentes que atendem o seu grau. Temos um artigo sobre os principais tipos de lentes que pode te ajudar. Além disso, aqui na Lenscope, você encontra as lentes ideias para seu óculos, por um preço mais acessível . E ainda conta com até 100 dias para provar e amar. Se não gostar, devolvemos seu dinheiro.
Para saber mais, você pode fazer um orçamento agora mesmo e falar com nossa equipe, caso tenha alguma dúvida ou precise de uma orientação mais personalizada.
Boa tarde. Eu tenho miopia e astigmatismo . O olho esquerdo foi cirurgiado em 2015 o qual tinha 1.75 de miopia. Depois da cirurgia o grau aumentou para 5.75. Fiquei sem entender. 2019 fiz laser no esquerdo que ficou 1.00 grau. Agora recente fiz exames e aumentou o grau do direito 1.50. O esquerdo quase estabilizou.
Adiçao + 3.00
Trabalho com computador. Sinto muito lacrimejar e doer.
Estou pensando fazer um óculos com a Lenscooe…
Oi, Maria do Socorro! Tudo bem?
Muito obrigada pelo seu comentário e interesse em estar com a gente!
Continue fazendo acompanhamento médico para sempre ter as melhores orientações para você e o seu grau!
Você pode fazer um orçamento em nosso site e descobrir qual lente é mais indicada para o seu grau. Preenchendo o formulário de acordo com sua receita de óculos, você vai encontrar uma série de dicas personalizadas para o seu grau que vão te ajudar a ter a melhor versão do seu óculos . É só acessar aqui https://lenscope.com.br/orcamento
Se ficar com alguma dúvida, tire uma foto da sua receita de óculos mais atual e nos mande no e-mail ajuda@lenscope.com.br que ficaremos felizes em te ajudar!
Estaremos te esperando
Sim. Meu filho tem ceratocone e esta no 3° grau e vai fazer cirurgia de Crossliking
Bom Hoje dia 13/07/21, levei meu filho mais velho para consultar com oftalmologista, e o diagnóstico foi ceratocone, porém vamos fazer exames para confirmação! Fiquei muito triste ao pesquisar sobre a doença, pois pode levar a cegueira. Porém tenho esperanças. 😔
Ola minha querida sou Jaqueline eu tenho ceratocone cheguei ao 4 estagio do ceratocone e fiz um trasplante de cornea graças a Deus correu td bem. Fiz o transplante no dia 28/01/05 até hj tem dado td certo ,fiz do olho esquerdo e recuperei 90%da visao agora tenho que fazer do direito fiz o transplante no Hospital BOS (Banco de olhos de sorocaba)hospital maravilhoso .
Boa tarde Jaqueline.
O meu nome é Ana Lúcia. O meu sobrinho está com ceratocobe. Estamos correndo para fazer o implante do anel. Esse hospital que você fez a cirurgia e particular? Desculpa pergunta, mais quanto ficou a sua cirurgia.? Obrigada
Que bom que conseguiu,meu está fazendo o tratamento sei que vai ficar bom
oi vanda meu filho esta com ceratocone tambem queria saber onde voce fez a cirurgia de seu filho e mui doloroso
Eu tenho ceratocone grau 3 e vou consultar com cirurgião dia 19. Me falaram que o convênio não cobre a cirurgia, já estou ansiosa, alguém sabe me falar sobre a cobertura do convênio em caso de cirurgia de ceratocone?
Olá Kelly! Para o seu caso, recomendamos que entre em contato diretamente com o seu convênio para entender se a cirurgia de ceratocone faz parte de sua cobertura. Eles vão te ajudar com muito mais precisão 🙂
Oque significa menos 5 graus?
Meu filho tem ceratocone
Olá, Vera!
Quando o grau vem acompanhado do sinal negativo na coluna do esférico, indica que ele tem miopia. Como esse grau é considerado moderado, o mais indicado é ele escolher uma lente de alto índice de refração pra ele não ter um óculos grosso.
Nós conseguimos atender o grau do seu filho diretamente pelo nosso site. E também estamos disponíveis pra te ajudar. É só acessar https://lenscope.com.br/lente-tokai
E pode nos chamar pelo Whatsapp também
Achei muito interessante e acabei conhecendo uma doença que tenho.Realmente não sei o grau que estou pk na rua não consigo identificar as pessoas e as vezes vejo uns pontinhos pretos na minha vista isso me assusta estou sentindo muita dificuldade pra tudo assistir TV ler mas somente de longe.
Olá descobri o ceratocone aos 24 anos, até então enxergava normal sem óculos derrepente comecei a enxergar mal, aos 18 anos estava com 20 % de visão, olho direito faz 31 anos de tx com visão subnormal, olho esquerdo (5 tx tive um trauma pós tx) cegueira. É muito triste tenho 49 anos. Sinto dores horríveis (ceratocone bolhosa). Amava ler, hoje até TV é difícil. Deus meu consolo 🥺
Descobri o ceratocone aos 14 anos e não aos 24. Erro de digitação