ceratocone sintomas

Ceratocone sintomas: como saber se você tem

0
(0)

Os principais sintomas do ceratocone podem aparecer entre a infância e adolescência com: 

  • Visão desfocada
  • Visão borrada ou distorcida
  • Visão dobrada/duplicada
  • Sensibilidade à luz
  • Coceira nos olhos
  • Astigmatismo
  • Miopia
  • Ver círculos ao redor das fontes de luz
  • Dor de cabeça
  • Prurido nos olhos

O ceratocone é uma patologia genética que faz com que a córnea fique em formato cônico (ou pontuda) causando distorção ao enxergar. É uma doença não inflamatória e não transmissível que afeta a estrutura da córnea, que é a parte fina que recobre nosso globo ocular, mas que pode comprometer a nossa visão. Quem tem ceratocone pode ter um grau alto de astigmatismo e miopia.

ceratocone sintomas

O que causa ceratocone?

A causa do ceratocone está ligado, principalmente, ao fator genético e atinge cerca de 150 mil pessoas por ano no Brasil. Ou seja, se a alguém da sua família possui, as chances de desenvolver ceratocone são grandes. O ceratocone é causado por uma diminuição dos antioxidantes que protegem a nossa córnea. Se o nível de antioxidantes é baixo, o colágeno enfraquece e a córnea fica para fora. E quando a córnea sofre qualquer alteração na sua transparência e curvatura, isso pode acabar comprometendo a nossa visão.

No início a doença aparece como se fosse astigmatismo, mas que não se resolve com o uso de óculos. O diagnóstico é definido através de algumas características clínicas e exames objetivos como a topográfica corneana e a paquimetria ultrassônica.

Ceratocone pode cegar?

Se não tratado corretamente, o ceratocone pode levar a perda da visão. A visão vai ficando tão prejudicada que acaba afetando as atividades diárias, mas, se tratado precocemente e acompanhado pelo médico oftalmologista é possível retardar a progressão da doença. Já nos casos mais avançados da doença, a limitação.

Tratamentos pra ceratocone

  • Óculos
  • Lentes de contato
  • Cirurgia crosslinking
  • Implante de anel na córnea (anel de ferrara)
  • Transplante de córnea

O uso de óculos é indicado no início da doença, quando se inicia com astigmatismo. Depois que evolui, o tratamento passa a ser a lente de contato, que corrige a visão ao mesmo tempo que comprime a pressão da curva da córnea. Caso tenha evolução da doença, as cirurgias serão mais indicadas. A cirurgia crosslinking trata fortalecimento do colágeno da córnea através de uma raspagem, aplicação de colírio e exposição à uma luz ultra-violeta. Enquanto o implante de anel na córnea (anel de ferrara) é implantado dentro da córnea para corrigir a curvatura.

Já o transplante de córnea é indicado em último caso, quando os outros tratamentos não funcionam mais. Nele ocorre a substituição da córnea comprometida por uma saudável obtida através de um doador.

Qual é o valor de uma cirurgia para ceratocone?

O valor de uma cirurgia para ceratocone pode ser gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para realização de crosslinking e implante de anel na córnea (anel de ferrara) para a população. Alguns planos de saúde também cobrem o procedimento. Estima-se que para o tratamento completo, o valor chegue próximo de R$ 21 mil reais, sendo 6.850,00 para cada implante e 3.850,00 para o procedimento crosslinking, de acordo com o site Texto NotíciasEntão, agora que você sabe mais sobre a doença, conte para nós nos comentários. Não esqueça de deixar sua avaliação nas estrelinhas também!

ceratocone sintomas

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

2 comentários em “Ceratocone sintomas: como saber se você tem”

  1. Boa tarde ,troquei meu óculos recentemente ,usei progressiva aos 34 anos e não me adorei,passei para de visão simples ,mas começou a um não mais ou menos que mesmo com o óculos minha visão embaça,troquei meu astigmatismo havia aumentado ,tenho muita dificuldade pra perto e também pra longe ,mesmo c o grau atualizado minha visão embaça,to muito preocupada .Não tenho diabetes ,nem hipertensao,fiz exames a um tempo atrás e a oftalmo diz-se q tenho a córnea um pouco mais fina que o normal .por favor me ajudem

    1. Oi, Edivania! Tudo bem?

      Muito obrigada pelo seu comentário!

      Quem pode ajudar com as melhores orientações sobre os seus desconfortos é o médico da área dos olhos
      Aqui na Lenscope, vendemos lentes de óculos pela internet sem que precise sair da sua casa ❤ Oferecemos nossos conteúdos para ajudar com questões importantes da saúde dos olhos e ficamos contentes que tenha ajudado. Então quando puder agende uma visita com o profissional da área mais breve possível

      Sempre que precisar, conte conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *