ceratocone sintomas

Ceratocone sintomas: como saber se você tem

Os principais sintomas do ceratocone podem aparecer entre a infância e adolescência com: 

  • Visão desfocada
  • Visão borrada ou distorcida
  • Visão dobrada/duplicada
  • Sensibilidade à luz
  • Coceira nos olhos
  • Astigmatismo
  • Miopia
  • Ver círculos ao redor das fontes de luz
  • Dor de cabeça
  • Prurido nos olhos

O ceratocone é uma patologia genética que faz com que a córnea fique em formato cônico (ou pontuda) causando distorção ao enxergar.

É uma doença não inflamatória e não transmissível que afeta a estrutura da córnea, que é a parte fina que recobre nosso globo ocular, mas que pode comprometer a nossa visão.

Quem tem ceratocone pode ter um grau alto de astigmatismo e miopia.

ceratocone sintomas

O que causa ceratocone?

A causa do ceratocone está ligado, principalmente, ao fator genético e atinge cerca de 150 mil pessoas por ano no Brasil. Ou seja, se a alguém da sua família possui, as chances de desenvolver ceratocone são grandes.

O ceratocone é causado por uma diminuição dos antioxidantes que protegem a nossa córnea.

Se o nível de antioxidantes é baixo, o colágeno enfraquece e a córnea fica para fora. E quando a córnea sofre qualquer alteração na sua transparência e curvatura, isso pode acabar comprometendo a nossa visão.

No início a doença aparece como se fosse astigmatismo, mas que não se resolve com o uso de óculos. O diagnóstico é definido através de algumas características clínicas e exames objetivos como a topográfica corneana e a paquimetria ultrassônica.

Ceratocone pode cegar?

Se não tratado corretamente, o ceratocone pode levar a perda da visão.

A visão vai ficando tão prejudicada que acaba afetando as atividades diárias, mas, se tratado precocemente e acompanhado pelo médico oftalmologista é possível retardar a progressão da doença.

Já nos casos mais avançados da doença, a limitação .

Tratamentos pra ceratocone

  • Óculos
  • Lentes de contato
  • Cirurgia crosslinking
  • Implante de anel na córnea (anel de ferrara)
  • Transplante de córnea

O uso de óculos é indicado no início da doença, quando se inicia com astigmatismo. Depois que evolui, o tratamento passa a ser a lente de contato, que corrige a visão ao mesmo tempo que comprime a pressão da curva da córnea.

Caso tenha evolução da doença, as cirurgias serão mais indicadas.

A cirurgia crosslinking trata fortalecimento do colágeno da córnea através de uma raspagem, aplicação de colírio e exposição à uma luz ultra-violeta. Enquanto o implante de anel na córnea (anel de ferrara) é implantado dentro da córnea para corrigir a curvatura.

Já o transplante de córnea é indicado em último caso, quando os outros tratamentos não funcionam mais. Nele ocorre a substituição da córnea comprometida por uma saudável obtida através de um doador.

Qual é o valor de uma cirurgia para ceratocone?

O valor de uma cirurgia para ceratocone pode ser gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para realização de crosslinking e implante de anel na córnea (anel de ferrara) para a população. Alguns planos de saúde também cobrem o procedimento.

Estima-se que para o tratamento completo, o valor chegue próximo de R$ 21 mil reais, sendo 6.850,00 para cada implante e 3.850,00 para o procedimento crosslinking, de acordo com o site Texto Notícias

Então, agora que você sabe mais sobre a doença, conte para nós nos comentários. Não esqueça de deixar sua avaliação nas estrelinhas também!

ceratocone sintomas

Ceratocone sintomas: como saber se você tem
Média 5 de 2 votos



Comentários

  1. Boa tarde ,troquei meu óculos recentemente ,usei progressiva aos 34 anos e não me adorei,passei para de visão simples ,mas começou a um não mais ou menos que mesmo com o óculos minha visão embaça,troquei meu astigmatismo havia aumentado ,tenho muita dificuldade pra perto e também pra longe ,mesmo c o grau atualizado minha visão embaça,to muito preocupada .Não tenho diabetes ,nem hipertensao,fiz exames a um tempo atrás e a oftalmo diz-se q tenho a córnea um pouco mais fina que o normal .por favor me ajudem

    1. Oi, Edivania! Tudo bem?

      Muito obrigada pelo seu comentário! 🙂

      Quem pode ajudar com as melhores orientações sobre os seus desconfortos é o médico da área dos olhos 🙂
      Aqui na Lenscope, vendemos lentes de óculos pela internet sem que precise sair da sua casa 🏠❤ Oferecemos nossos conteúdos para ajudar com questões importantes da saúde dos olhos e ficamos contentes que tenha ajudado. Então quando puder agende uma visita com o profissional da área mais breve possível 😊

      Sempre que precisar, conte conosco! 😊

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Nós utilizamos a tecnologia a nosso favor e oferecemos uma experiência inovadora para você comprar as lentes para seus óculos sem sair de casa! E o melhor de tudo? Podendo ter as melhores lentes do mercado sem gastar uma fortuna para isso.

Pin It on Pinterest