Ceratocone tem cura?

  • por
5
(2)

Ceratocone tem cura através de tratamentos feitos por uso de óculos ou lentes de contato no início da doença. Mas, para casos avançados da doença, a cirurgia de transplante de córnea é a melhor solução. No procedimento de transplante, uma córnea mais saudável substitui a que apresenta a doença no olho do paciente. O ceratocone atinge 150 mil pessoas no Brasil todos os anos e ela se caracteriza como uma doença de caráter hereditário não inflamatória. Essa doença afeta a estrutura da córnea, deixando-a com um formato irregular e cônico.

O resultado é uma visão com imagem distorcida, impedindo que imagens se formem com nitidez na retina.

ceratocone tem cura

Além disto, o ceratocone pode promover o aumento do grau do astigmatismo irregular e da miopia. Por se tratar de uma doença progressiva, é preciso agir com rapidez para obter o diagnóstico e, posteriormente, o tratamento adequado. O diagnóstico da ceratocone é feito através de exames específicos, pelo médico especialista em saúde dos olhos. É necessário realizar tomografia e topografia da córnea para identificar a doença. Após o diagnóstico, o médico irá discutir com o paciente as opções de tratamento. Dessa forma, proporcionando melhor qualidade de vida e saúde dos olhos do portador.

Cura para ceratocone

A principal forma de cura do ceratocone é através do transplante de córnea. Mas, esse procedimento é indicado para casos avançados da doença. Para isso, substitui por uma córnea saudável e sem a doença de uma pessoa é transplantada para o paciente que tem ceratocone. Além do transplante, existe a chance de fazer a implantação do anel de ferrara ou a intervenção chamada Crosslinking.

O implante do anel ou o Crosslinking são indicados para os casos de pacientes que não se acostumam com o uso dos óculos ou das lentes de contato ou então para situações em que os óculos e as lentes de contato não conseguem mais corrigir o problema.

Anel de ferrara para ceratocone

O processo de implante do anel de ferrara tem por objetivo regular a curvatura da córnea, deixando ela mais lisa. Afinal, o ceratocone deixa a córnea mais alongada. Para isso, necessário apenas uma anestesia local e após 30 minutos todo o procedimento é feito no olho do paciente. A cirurgia consegue oferecer ao paciente condições tranquilas de recuperação e os resultados costumam ser satisfatórios.

Ceratocone tem cura

Anel de ferrara. Foto: Dr. Komatsu

Crosslinking para ceratocone

Já com relação ao Crosslinking, é um procedimento que visa fortalecer as moléculas do colágeno da córnea. Dessa forma, evitando que ela prossiga adquirindo a forma cônicaBasicamente, a técnica consiste em raspar a superfície da córnea, para depois aplicar um colírio à base de vitamina B2 (riboflavina). Feito isso, é aplicado um feixe de luz ultravioleta na região. Ainda não existem formar de prevenir a doença ceratocone, pois a doença é hereditária. Porém, é possível controlar a evolução dela.

Já com relação as pessoas que ainda não apresentam a ceratocone, é importante estar atento a prática de hábitos nada saudáveis, como coçar os olhos com frequência. Esse hábito acaba liberando citocinas inflamatórias, aumentando ainda mais a coceira. Por isso, uso de colírios prescritos por médicos podem controlar o desconforto. Além disso, é imprescindível ir periodicamente ao oftalmologista.

Qual é o valor de uma cirurgia para ceratocone?

Desde 2016, no Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) atende e trata a ceratocone em pacientes. Dentre o procedimento que ele oferece, o Crosslinking corneano passou a ser oferecido. Segundo a assessoria de imprensa do SUS, a cirurgia auxilia no aumento da força de ligação das células do olho do paciente, evitando ou retardando a necessidade do transplante de córnea. Além disso, o Sistema avalia que é uma forma de tratamento terapêutica com a aplicação de colírio de riboflavina (vitamina B2), seguido de aplicação de luz ultravioleta na região por 30 minutos.

No entanto, para os pacientes que desejam realizar o tratamento em clínicas e hospitais particulares também é possível. A média do valor de cada implante na córnea é de R$ 6.850,00 e a técnica Crosslinking chega a custar, em média, R$ 3.850,00.  [Já com relação ao transplante de córnea, o paciente é atendido através do seu cadastro no banco de dados de doação de órgãos. A importância de receber uma córnea saudável é tão grande que é capaz de dar qualidade de vida a quem enfrenta a ceratocone.

Por esse motivo, a Lenscope também apoia sobre a relevância de ser um doador de órgãos, pois assim é possível ajudar futuros portadores da doença, além de outras enfermidades que afetam a saúde de tantas pessoas.

Informação sobre saúde ocular na palma da sua mão

Nossos olhos são verdadeiros indicadores da nossa saúde e estar atento aos sinais e sintomas que eles nos mostram é de extrema importância. Cuidar da saúde ocular regularmente, visitando um oftalmologista, é essencial para garantir uma boa visão ao longo da vida, seja prevenindo doenças oculares ou tratando problemas de visão existentes.

Aqui na Lenscope, nós temos o propósito de levar informações sobre saúde ocular a todos e proporcionar acesso a lentes mais finas e óculos de qualidade por um valor mais acessível e com atendimento personalizado. . Então, caso você precise de lentes mais finas, pode contar com as nossas lentes de qualidade. Saiba mais sobre nossas lentes fazendo um orçamento online e gratuito em nosso site.

orçamento

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

2 comentários em “Ceratocone tem cura?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *