Ceratocone tratamentos: veja como tratar

ceratocone tratamentos
4.8
(4)

O tratamento do ceratocone pode ser feito através do uso de óculos e lentes de contato quando o diagnóstico é precoce. Para casos mais avançados da doença, é necessário realizar procedimentos cirúrgicos, como transplante de córnea ou Crosslinking (a laser).

Ao definir o tratamento ideal do Ceratocone, o mais importante é sempre priorizar a qualidade da visão e o bem estar do paciente.

O ceratocone é uma doença ocular genética que compromete a estrutura da córnea de maneira que ela fica em formato de cone. Essa alteração na córnea diminui a nitidez na projeção das imagens na retina e pode desenvolver graus elevados de astigmatismo irregular e miopia.

ceratocone tratamentos

Apesar de ser uma doença de evolução rápida, geralmente o ceratocone progride até os 40 anos e depois estabiliza.

Outra curiosidade é que o ceratocone atinge os dois olhos de maneira assimétrica. Isso significa que um olho pode ser mais afetado que outro. 

Ceratocone tratamentos: em detalhes

Existem diversos tratamentos para o Ceratocone e cada um é indicado de acordo com o estágio da doença, entre eles:

  • Lentes de grau
  • Lentes de contato
  • Cirurgia crosslinking
  • Transplante de córnea
  • Implante de anel na córnea (anel de ferrara)

Na primeira fase da doença, o ceratocone pode ser tratado com uso de óculos de grau.

Isso porque neste estágio a córnea ainda não está muito deformada e o astigmatismo irregular ainda é baixoNo entanto, conforme a doença evolui, os óculos já não conseguem corrigir o problema.

Na segunda fase o astigmatismo já está mais elevado e só é possível recuperar a acuidade visual com lente de contato rígidas, que vão uniformizar o formato da córnea.

Quando chega à terceira fase, o ceratocone já está em um nível intermediário e a córnea já está bastante comprometida.

Nesse caso, a implantação dos anéis intracorneanos é uma ótima opção para tratar a doença. Os anéis irão corrigir a curvatura da córnea e impedir que a doença se agrave. É um procedimento simples e rápido que pode evitar uma possível cirurgia mais séria.

Transplante de Córnea

Apesar de ser uma das principais causas do transplante de córnea, essa cirurgia só é recomendada para casos avançados de ceratocone. Ou seja, o transplante é necessário quando outros tratamentos já não funcionam e a visão do paciente já está comprometida. 

Basicamente, a cirurgia consiste em substituir a córnea comprometida por uma saudável doada por um doador ao Banco de Olhos.

No entanto, apesar de ser uma cirurgia delicada, segundo o Instituto de Oftalmologia do Rio de Janeiro, o Transplante de Córnea é o transplante de órgão sólido mais bem sucedido do país.

Portanto, o transplante deve ser a última opção de tratamento e é por isso que menos de 10% dos ceratocones evoluem para o transplantes.

Aliás, a maior parte dos casos pode ser corrigida através de outros procedimentos, como o crosslinking ou a cirurgia a laser.

O crosslinking consiste em fortalecer as moléculas de colágeno da córnea para impedir que ela continue deformando. Nessa cirurgia, as superfícies da córnea são raspadas para aplicar um colírio à base de riboflavina e depois um feixe de luz ultravioleta.

Infelizmente não é possível prevenir o ceratocone pois trata-se de uma doença genética. Mas, através de acompanhamento médico adequado, é possível fazer um diagnóstico no início da doença.

E para conviver com o ceratocone, é importante tomar alguns cuidados. Usar colírios lubrificantes e evitar coçar os olhos são dicas simples que diminuem os desconfortos visuais da doença.

Qual é o valor de uma cirurgia para ceratocone?

Desde 2016, é possível fazer o crosslinking gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Aproximadamente 2.434 pessoas com ceratocone são tratadas por ano pelo SUS.

Além do crosslinking corneano, o SUS oferece também o implante intraestromal para tratar o ceratocone e outras doenças oculares, como catarata e glaucoma.

Em hospital e clínicas particulares, a média de preço do crosslinking gira em torno de R$4.000. Já para implantar anéis intracorneanos, o custo pode chegar a quase R$7.000 por implante.

Por esse motivo a doação de órgãos é tão importante. Ela ajuda no tratamento gratuito de futuros portadores do ceratocone e várias outras doenças.

Agora você já sabe que os tratamentos do ceratocone variam de acordo com a fase da doença. Em casos iniciais, é possível corrigir o distúrbio através do uso de óculos de grau e lentes de contato.

Mas, em estágios avançados, é necessário recorrer a procedimentos cirúrgicos para controlar o avanço da doença.

E não se esqueça de sempre consultar seu oftalmologista, somente ele saberá dizer qual o tratamento indicado para o seu caso!

Saiba mais informações sobre o ceratocone clicando aqui.

ceratocone tratamentos

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

10 comentários em “Ceratocone tratamentos: veja como tratar”

  1. Maria Madalena Bernardo Dias

    Bom dia! Meu filho tem ceratocone não tenho mas condições de tratar particular
    O grau dele já está em 23 às lentes pula dos olhos
    Só esse ano já foram duas lentes no momento ele está só com uma lente
    E está sofrendo muito
    Preciso muito de ajuda pf

    1. Oi, Maria Madalena! Tudo bem?

      Obrigada por deixar seu comentário

      Veja se o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza o tratamento para o seu filho Alguns procedimentos estão disponíveis e acessíveis para a população. Quando puder, consulte o site oficial do sistema e verifique quais são os procedimentos que podem ajudá-lo. Quando puder, agende também uma consulta com o especialista para que ele passe a melhor orientação a você e seu filho

      Qualquer dúvida, conte conosco

  2. Ana Cristina Menezes

    Bom dia . Gostaria de saber como faço pra conseguir um tratamento de ceratocone gratuito , meu filho tem 19 anos e desde 2018 lutamos pra esse tratamento mas em qualquer posto que vou eles colocam no nome na lista e mandam aguardar. Não acredito que meu filho vai ficar sem enxergar por falta de informação.

    1. Olá Ana, tudo bem?

      Entendemos a dificuldade que está passando, mas atualmente temos o conhecimento que somente o SUS presta o tratamento de ceratocone gratuitamente.

      Espero que consiga tratamento para seu filho!
      Qualquer dúvida, estamos a disposição

    2. Oi Ana estou começando o tratamento do meu filho que está com ceratocone, ele tem 15 anos, mas para conseguir fiz uma denuncia contra o posto de saúde do meu bairro pelo 156 daí eles encaminham a reclamação pra a corregedoria da saúde,pois meu filho já estava a 1 ano na fila depois disso o posto me ligou rapidamente com uma consulta de oftalmologia e graças a Deus ele foi encaminhado para o hospital de olhos de Curitiba

  3. Olá, tenho o ceratocone meu grau já esta muito alto e eles não passaram nem o óculos , tentei começar meu tratamento pelo SUS , mas até hoje nada de retorno

  4. Célia Regina da Silva

    Minha sobrinha tem ceratocone, fez o teste e enxergou perfeitamente com as lentes, tudo pelo SUS, mas eles estão dizendo que ela tem que comprar a lente e é cara. O SUS não fornece não?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *