ceratocone tratamentos

Ceratocone tratamentos: veja como tratar

5
(2)

O tratamento do ceratocone pode ser feito através do uso de óculos e lentes de contato quando o diagnóstico é precoce. Para casos mais avançados da doença, é necessário realizar procedimentos cirúrgicos, como transplante de córnea ou Crosslinking (a laser).

Ao definir o tratamento ideal do Ceratocone, o mais importante é sempre priorizar a qualidade da visão e o bem estar do paciente.

O ceratocone é uma doença ocular genética que compromete a estrutura da córnea de maneira que ela fica em formato de cone. Essa alteração na córnea diminui a nitidez na projeção das imagens na retina e pode desenvolver graus elevados de astigmatismo irregular e miopia.

ceratocone tratamentos

Apesar de ser uma doença de evolução rápida, geralmente o ceratocone progride até os 40 anos e depois estabiliza.

Outra curiosidade é que o ceratocone atinge os dois olhos de maneira assimétrica. Isso significa que um olho pode ser mais afetado que outro. 

Ceratocone tratamentos: em detalhes

Existem diversos tratamentos para o Ceratocone e cada um é indicado de acordo com o estágio da doença, entre eles:

  • Lentes de grau
  • Lentes de contato
  • Cirurgia crosslinking
  • Transplante de córnea
  • Implante de anel na córnea (anel de ferrara)

Na primeira fase da doença, o ceratocone pode ser tratado com uso de óculos de grau.

Isso porque neste estágio a córnea ainda não está muito deformada e o astigmatismo irregular ainda é baixoNo entanto, conforme a doença evolui, os óculos já não conseguem corrigir o problema.

Na segunda fase o astigmatismo já está mais elevado e só é possível recuperar a acuidade visual com lente de contato rígidas, que vão uniformizar o formato da córnea.

Quando chega à terceira fase, o ceratocone já está em um nível intermediário e a córnea já está bastante comprometida.

Nesse caso, a implantação dos anéis intracorneanos é uma ótima opção para tratar a doença. Os anéis irão corrigir a curvatura da córnea e impedir que a doença se agrave. É um procedimento simples e rápido que pode evitar uma possível cirurgia mais séria.

Transplante de Córnea

Apesar de ser uma das principais causas do transplante de córnea, essa cirurgia só é recomendada para casos avançados de ceratocone. Ou seja, o transplante é necessário quando outros tratamentos já não funcionam e a visão do paciente já está comprometida. 

Basicamente, a cirurgia consiste em substituir a córnea comprometida por uma saudável doada por um doador ao Banco de Olhos.

No entanto, apesar de ser uma cirurgia delicada, segundo o Instituto de Oftalmologia do Rio de Janeiro, o Transplante de Córnea é o transplante de órgão sólido mais bem sucedido do país.

Portanto, o transplante deve ser a última opção de tratamento e é por isso que menos de 10% dos ceratocones evoluem para o transplantes.

Aliás, a maior parte dos casos pode ser corrigida através de outros procedimentos, como o crosslinking ou a cirurgia a laser.

O crosslinking consiste em fortalecer as moléculas de colágeno da córnea para impedir que ela continue deformando. Nessa cirurgia, as superfícies da córnea são raspadas para aplicar um colírio à base de riboflavina e depois um feixe de luz ultravioleta.

Infelizmente não é possível prevenir o ceratocone pois trata-se de uma doença genética. Mas, através de acompanhamento médico adequado, é possível fazer um diagnóstico no início da doença.

E para conviver com o ceratocone, é importante tomar alguns cuidados. Usar colírios lubrificantes e evitar coçar os olhos são dicas simples que diminuem os desconfortos visuais da doença.

Qual é o valor de uma cirurgia para ceratocone?

Desde 2016, é possível fazer o crosslinking gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Aproximadamente 2.434 pessoas com ceratocone são tratadas por ano pelo SUS.

Além do crosslinking corneano, o SUS oferece também o implante intraestromal para tratar o ceratocone e outras doenças oculares, como catarata e glaucoma.

Em hospital e clínicas particulares, a média de preço do crosslinking gira em torno de R$4.000. Já para implantar anéis intracorneanos, o custo pode chegar a quase R$7.000 por implante.

Por esse motivo a doação de órgãos é tão importante. Ela ajuda no tratamento gratuito de futuros portadores do ceratocone e várias outras doenças.

Agora você já sabe que os tratamentos do ceratocone variam de acordo com a fase da doença. Em casos iniciais, é possível corrigir o distúrbio através do uso de óculos de grau e lentes de contato.

Mas, em estágios avançados, é necessário recorrer a procedimentos cirúrgicos para controlar o avanço da doença.

E não se esqueça de sempre consultar seu oftalmologista, somente ele saberá dizer qual o tratamento indicado para o seu caso!

Saiba mais informações sobre o ceratocone clicando aqui.

ceratocone tratamentos

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

5 comentários em “Ceratocone tratamentos: veja como tratar”

  1. Maria Madalena Bernardo Dias

    Bom dia! Meu filho tem ceratocone não tenho mas condições de tratar particular
    O grau dele já está em 23 às lentes pula dos olhos
    Só esse ano já foram duas lentes no momento ele está só com uma lente
    E está sofrendo muito
    Preciso muito de ajuda pf

    1. Oi, Maria Madalena! Tudo bem?

      Obrigada por deixar seu comentário

      Veja se o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza o tratamento para o seu filho Alguns procedimentos estão disponíveis e acessíveis para a população. Quando puder, consulte o site oficial do sistema e verifique quais são os procedimentos que podem ajudá-lo. Quando puder, agende também uma consulta com o especialista para que ele passe a melhor orientação a você e seu filho

      Qualquer dúvida, conte conosco

  2. Ana Cristina Menezes

    Bom dia . Gostaria de saber como faço pra conseguir um tratamento de ceratocone gratuito , meu filho tem 19 anos e desde 2018 lutamos pra esse tratamento mas em qualquer posto que vou eles colocam no nome na lista e mandam aguardar. Não acredito que meu filho vai ficar sem enxergar por falta de informação.

    1. Olá Ana, tudo bem?

      Entendemos a dificuldade que está passando, mas atualmente temos o conhecimento que somente o SUS presta o tratamento de ceratocone gratuitamente.

      Espero que consiga tratamento para seu filho!
      Qualquer dúvida, estamos a disposição

    2. Oi Ana estou começando o tratamento do meu filho que está com ceratocone, ele tem 15 anos, mas para conseguir fiz uma denuncia contra o posto de saúde do meu bairro pelo 156 daí eles encaminham a reclamação pra a corregedoria da saúde,pois meu filho já estava a 1 ano na fila depois disso o posto me ligou rapidamente com uma consulta de oftalmologia e graças a Deus ele foi encaminhado para o hospital de olhos de Curitiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *