garantia de óculos de grau

Importância de certificados e garantia de óculos de grau

Por acaso você já precisou acionar a garantia do seu óculos de grau por algum defeito ou por algum dano que aconteceu com ele?

Se sim, conseguiu resolver a situação? Seu óculos foi consertado?

Infelizmente, muitas pessoas não conhecem a política que as óticas físicas e online oferecem aos clientes. Além disso, também existem muitos lugares que não acompanham certificado sobre o que está sendo comprado.

Dessa forma, não há nenhuma especificação, por exemplo, sobre qual lente a pessoa adquiriu e qual antirreflexo vem nela.

Continue a leitura para descobrir quando acionar a garantia de óculos de grau!

Garantia de óculos de grau

Quando acionar a garantia do seu óculos?

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), o óculos de grau é classificado como um bem durável. Isso significa que seu tipo de material só se deteriora ou perde sua utilidade ao longo do tempo.

Está previsto no artigo 26 do CDC parágrafo II o prazo de reclamação por defeitos aparentes ou de fácil constatação de até 90 dias para esse tipo de mercadoria.

Por ser algo previsto por lei, muitas óticas estendem esse prazo, que varia de acordo com cada lugar.

E isso vale tanto para óticas físicas, quanto para óticas online! A única diferença entre os dois tipos de compra é que, para compras fora do estabelecimento comercial, o CDC também garante o prazo de arrependimento de 7 dias.

Ou seja, após uma compra online, em até uma semana o cliente pode desistir e ter seu dinheiro de volta.

A garantia do óculos é extremamente importante porque você garante, na compra, o conserto de qualquer dano que possa ocorrer.

Se com o tempo o antirreflexo descascar, o parafuso da armação soltar ou a haste cair, a ótica será responsável pelo reparo a ser feito.

Quando o defeito é de mau uso (como desgaste da lente ou lentes riscadas), é importante procurar a ótica ou o contato (caso seja online) para que eles lhe ajudem mediante o prazo estabelecido por cada um deles.

É muito comum as pessoas buscarem economizar comprando armações baratas. Mas como a qualidade do material desse tipo de armação é inferior (como plástico), as consequências aparecem a longo prazo.

Além disso, os lugares onde essas armações são compradas não acompanham garantia nenhuma. Geralmente são lojas baratinhas ou de camelô, site no exterior, farmácias ou postos.

Saiba aqui os riscos de comprar armações baratas.

E o certificado das lentes?

Também é muito importante ter bastante cuidado com o acompanhamento do certificado das lentes. Alguns lugares mandam o documento junto com a garantia, outros optam por mandar separado.

Nesse certificado deve conter todas as informações necessárias que acompanham sua lente, como:

  • o índice de refração da lente
  • tipo de tratamento antirreflexo (se tiver)

Essa é uma maneira de garantir que você saiba as lentes que está comprando para evitar levar “gato por lebre”.

E se eu comprar online?

Mesmo que a compra seja feita online, os certificados e garantias de óculos de grau são fundamentais, principalmente por serem enviados a maioria das vezes por transportadoras ou correios.

Durante uma compra online de óculos ou de qualquer outro produto, é importante se certificar também de outros fatores, como:

  • os canais de comunicação da empresa (é muito importante saber como encontrar  telefones de contato, e-mail, chats, redes sociais etc);

  • site seguro (sites confiáveis começam com https:// e contém o símbolo de um cadeado na barra de endereço ou no rodapé);

  • certificação de envio das notas fiscais. 

Todas essas informações constam no site da Lenscope. Acesse aqui para conferir.

Na Lenscope, nós oferecemos certificado de todas as nossas lentes e garantia para que as pessoas tenham a melhor experiência com o seu óculos novo através do “100 dias para prova, 100 dias para amar”.

garantia de óculos de grau
Ceriticados oficiais da Lenscope

O programa funciona de modo muito simples: se você não se adaptar às novas lentes, nós devolvemos o dinheiro*.

*Consulte os termos de compra.

Qual a garantia das lentes Lenscope?

Lentes Lenscope 1.59:  garantia de 100 dias contados a partir do dia que o cliente recebe seu óculos pronto. Nesse período cobrimos possíveis defeitos de fabricação das lentes, dos tratamentos e também da montagem das lentes na armação.

Lentes Lenscope Digital Comfort: garantia de 1 ano contados a partir do dia que você recebe seus óculo pronto. Nesse período cobrimos possíveis defeitos de fabricação das lentes, dos tratamentos e também da montagem das lentes na armação.

Lentes Tokai 1.76: garantia de 1 ano contados a partir do dia que você recebe o óculos pronto. Nesse período cobrimos possíveis defeitos de fabricação das lentes, dos tratamentos e também da montagem das lentes na armação.

Lente Lenscope Progress: 1 ano contados a partir do momento que recebe o óculos pronto. Nesse período cobrimos possíveis defeitos de fabricação das lentes, dos tratamentos e também da montagem das lentes na armação.

Sempre recomendamos que o pedido das lentes seja feito a partir de uma receita que tenha até 3 meses, pois não cobrimos erro médico.

Consideração Final

Durante a compra do seu óculos, é muito importante que você exija o certificado, a garantia e as notas fiscais para facilitar qualquer imprevisto que possa acontecer.

Além de ser prevista em lei, a garantia é essencial para que você mantenha a durabilidade do seu óculos. Já o certificado é fundamental para você ter certeza do que está comprando e ter todas as informações sobre a sua lente.

Apesar de serem mais baratas, a maioria de armações baratinhas não acompanham nenhum tipo de garantia. E pode ter certeza que as consequências vão aparecer a longo prazo!

Ficou alguma dúvida? É só falar pra gente nos comentários! Iremos te responder o quanto antes!

garantia de óculos de grau

Importância de certificados e garantia de óculos de grau
Média 5 de 1 votos



Comentários

  1. Fiz a compra de um óculos de grau, depois de uns 3 meses começou a descascar a haste, levei para a ótica analisar pois estava dentro da garantia. Depois de uns dias me informaram que não havia mais a armação que eu comprei pois saiu de linha, então fui escolher outra armação dentro da mesma ótica, escolhi uma, mas parece que a lente não encaixou 100%, a ótica é obrigado a dar uma nova lente ou eu fico com essa armação com uma lente mal encaixada?

    1. Oi, Pedro Henrique! Tudo bem?

      Na troca da armação que você fez, a primeiro momento é você respeitar o modelo da sua armação, assim como o ideal é escolher uma armação de tamanho menor, porque nenhuma armação é idêntica a outra, mas escolhendo um modelo menor vai ajudar no encaixe das lentes.
      Uma outra opção que você pode solicitar a ótica é eles aplicarem o amortecedor de frizo que funciona para dar sustentação na sua lente encaixada no seu óculos, deixando que ela fique bem encaixada 🙂

      Quanto ao procedimento da ótica disponibilizar uma nova lente para uma nova armação, você precisa falar diretamente com eles (ou gerente da loja) para entender a política de garantia que eles oferecem, pois cada ótica oferece uma para o seu estabelecimento (infelizmente), por isso tente uma conversa com o lugar para saber o que eles podem oferecer para o seu caso.

      Sempre que precisar, conte com a gente! 😊

  2. Oi bom dia!
    Comprei em uma ótica física um óculos de grau, no qual solicitei um certificado de qualidade da lente. Ela só me deu o certificado
    De garantia impresso em um cartão, sem carimbo e sem a assinatura. Onde apenas informava as lentes que ela trabalha para o meu grau… Mas não detalhou o que eu comprei.
    Como devo proceder caso ela se negue a tirar uma nota fiscal, e me dar a garantia de certificado do Inmetro e da ABNT??
    Desde já agradeço

    1. Oi, Nany! Tudo bem?

      Você pode conversar com a ótica sobre essa certificação completa para fornecê-la ou até mesmo procurar o gerente da loja (ou ouvidoria, caso tenha).
      Além disso, você também pode exigir sua nota fiscal.
      De acordo com a Lei Federal nº 8.846, de 24 de janeiro de 1994, todo consumidor tem direito a receber Nota Fiscal e nenhum estabelecimento, por qualquer motivo, deve omiti-la. Ficam isentos de impressão de nota fiscal apenas os Micro Empreendedores Individuais (MEI) e empresas que atuam em alguns setores não listados pelas Secretarias da Fazenda estaduais ou municipais.

      Tente buscar todos os esclarecimentos possíveis para saber quais lentes você comprou 🙂

      Qualquer dúvida, estamos por aqui!

    1. Oi, Jaque! Boa tarde!

      Como faz poucos dias que está usando óculos, alguns sintomas são normais você sentir no período de adaptação que leva, normalmente, 7 dias.
      Nós recomendamos que você use o óculos durante esse período a maior quantidade de tempo possível, mas caso você não se acostume com o uso do óculos e os sintomas persistirem, volte ao seu oftalmo e explique as dificuldades que está enfrentando. Assim, ele pode fazer a conferência do grau da lente e checar se está tudo certo na confecção do seu óculos.

      Como você comentou que a armação está pesada, isso pode ter relação com o seu grau e o tipo de lente que você escolheu. Qual é o seu grau e o material que escolheu, você sabe?
      Assim, podemos te ajudar!
      Mas, para você entender melhor, existem materiais mais adequados para cada tipo de grau justamente para proporcionar melhor conforto e um óculos mais leve. Esse artigo nosso pode te ajudar melhor: https://lenscope.com.br/blog/lentes-de-policarbonato-ou-resina/

      Qualquer dúvida, estamos aqui! 😀

  3. Comprei lentes digitais de uma marca alemã com proteção blueligth. Meu grau é de 1,5 do lado esquerdo e 1.25 do lado direito. Comprei e, infelizmente, em 20 dias após a compra, derrubei, sem querer, o óculos da minha mesa o que resultou na rachadura de uma das lentes, a do olho esquerdo. Foi quase o mesmo que derrubar um copo, caiu, quebrou, resistência zero no meu ponto de vista, uma vez que, antes usava uma crizal forte que, inclusive, já teve o infortúnio de cair, mas de não quebrar, pq essa sim é resistente.

    Paguei 890 reais pelas lentes + a armação. Vocês acham justo que a garantia deveria cobrir esse tipo de dano? Foi minha culpa sim (uma das poucas vezes que derrubei meu óculos na vida), mas a lente também aparentou ter resistência ZERO.

    1. Oi, Rafael! Como vai?

      Poxa, que pena que isso aconteceu com as suas lentes 🙁 Você sabe qual é o material das suas lentes?
      Você pode verificar no seu certificado de garantia de lente quais danos a ótica cobre ou até mesmo entrar em contato com eles e explicar a sua situação.
      Infelizmente cada local oferece a sua política de troca e reembolso, por isso nossa orientação a primeiro momento sempre é o diálogo 🙂

      Alguns fatores podem ter influenciado no dano da sua lente como a armação ou até mesmo o tipo de material. Por isso, tente buscar a melhor orientação com o local onde adquiriu suas lentes.

      Qualquer dúvida, estamos por aqui 🙂

  4. Comprei um óculos de grau e com menos de um mes ele estava descascando . Fui até a ótica e não havia um modelo do mesmo tamanho que fosse do meu gosto. Disseram então pra eu aguardar a próxima coleção que chegaria no mês seguinte,mas sequer me ligaram pra avisar. Hoje retornei na ótica e não há nenhuma armação que me agrade e que seja do mesmo tamanho(foram 3 opções apenas). O que as atendentes me disseram é que é quase imperceptível o defeito…respondi que primeiro ele nem deveria dar defeito com menos de 1 mes de uso!Perguntei quando chegaria outros óculos e na maior má vontade disseram que nem sabiam quando chegará. Ou seja,ja entendi que realmente estão dificultando as coisas. O que posso fazer nesse caso?

    1. Olá, Uellen!

      Infelizmente cada estabelecimento oferece o seu tipo de política de uso, troca e garantia. Alguns lugares possuem ouvidoria ou até mesmo tratar diretamente com o gerente do local e explicar sua situação. Se você tem os certificado e garantia que acompanham as suas lentes, apresente também ao local, isso pode ajudar cobrir alguma garantia ao seu óculos.
      Uma dica importante que damos é que, se você precisar trocar de armação, busque comprar uma idêntica ou com as medidas exatas para o encaixe da sua lente, do contrário, pode sofrer modificações no seu campo de visão, distorções.

      Esperamos que seu problema seja resolvido 🙂

  5. comprei meus óculos, não me adaptei, a ótica fez o procedimento para conferir as lentes com o optometrista
    estava tudo certo, mas acho que está muito forte e não consigo me adaptar… o que eu faço? tenho direito a pedir meu dinheiro de volta?

    1. O período de adaptação com o óculos normalmente leva 7 dias. Após esse período, caso ainda sinta dificuldade de enxergar, recomendamos que volte ao profissional que fez sua receita para que ele faça a conferência do grau do óculos, além disso, explique as dificuldades que está sentindo para se acostumar com o óculos novo 🙂
      Se passou desse período, verifique o certificado e garantia do seu óculos e retorne ao local ou entre em contato onde você fez as suas lentes. Outra opção é fazer uma nova consulta e ver se o grau informado está correto. Muitas pessoas chegam com essa solução para nós quando desconfiam que pode ter acontecido algo errado na prescrição de óculos de grau.

      Qualquer dúvida, estamos aqui 😀

    1. Oi, Juliana! Tudo bom?

      Se a ótica ofereceu outra armação para você, nessa troca é importante respeitar o modelo da sua armação (por exemplo, se for quadrada, busque pegar uma quadrada do mesmo tamanho ou menor), assim como o ideal é escolher uma armação de tamanho menor, porque nenhuma armação é idêntica a outra, mas escolhendo um modelo menor vai ajudar no encaixe das lentes.
      Uma outra opção que você pode solicitar a ótica é eles aplicarem o amortecedor de friso que funciona para dar sustentação na sua lente encaixada no seu óculos, deixando que ela fique bem encaixada 🙂

      Qualquer dúvida, conte conosco! 😊

  6. Olá!
    Fui até uma ótica no último sábado e escolhi a armação que a vendedora estava usando. Não tinha o modelo na loja. Deixei encomendado o óculos e lentes novas de acordo com a receita médica. Fiz inclusive outro para o meu filho, o qual não estava junto no momento da compra.
    Na segunda-feira, fui até a loja e levei o meu filho para fazer as medidas. Notei que a vendedora estava sem o óculos dela.
    Hoje, quarta-feira já me informaram que somente o meu óculos estava pronto. Fui retirar e quando cheguei a mesma vendedora estava sem o óculos dela, o mesmo modelo que eu havia escolhido. Perguntei por que estava sem o óculos e ela respondeu que havia esquecido em casa hoje e no dia anterior ( na verdade já estava sem o mesmo desde a segunda, hoje seria o terceiro dia). Achei estranha a forma que me entregaram a armação, a caixinha está com aparência de usada e o paninho de limpeza já não parece mais novo.
    Indaguei se não seria a armação dela e ela respondeu que não venderia um óculos usado. Não acreditei e voltei para casa chateada, pois não tenho como provar que pode ser a mesma armação. Perguntei também por que chegou tão rápido se iriam encomendar e a data estava prevista para a próxima segunda-feira, dia 9. Ela respondeu que veio da outra loja (só tem mais uma).
    Detalhe: não é barata. Da marca Ana Rickman.
    Existe algo que eu possa fazer para conseguir resolver isso? Tenho quase que absoluta certeza que me venderam a mesma armação que a vendedora estava usando, mas não tenho como provar.

    1. Olá, Déia!

      O que pode ser feito é levar ao seu médico profissional para que ele faça a conferência do grau no seu óculos de acordo com sua receita, assim você pode ter certeza se está certinho de acordo com a sua prescrição 🙂 caso apresente alguma alteração, tenha o certificado e garantia em mãos para possa entrar em contato com a loja.

      Qualquer dúvida, estamos por aqui! 😊

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Nós utilizamos a tecnologia a nosso favor e oferecemos uma experiência inovadora para você comprar as lentes para seus óculos sem sair de casa! E o melhor de tudo? Podendo ter as melhores lentes do mercado sem gastar uma fortuna para isso.