Por acaso você já precisou acionar a garantia do seu óculos de grau por algum defeito ou por algum dano que aconteceu com ele? Se sim, conseguiu resolver a situação? Seu óculos foi consertado?
Infelizmente, muita gente não conhece a política que as óticas físicas e online oferecem aos clientes. Além disso, também existem muitos lugares que não disponibilizam o certificado dos produtos adquiridos. Dessa forma, não há nenhuma especificação, por exemplo, sobre qual lente a adquirida e qual antirreflexo vem nela.
Continue a leitura para descobrir quando você pode acionar a garantia do seu óculos de grau!
Garantia de óculos de grau: quando acionar a garantia do seu óculos?
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), o óculos de grau é classificado como um bem durável. Isso significa que seu tipo de material só se deteriora ou perde sua utilidade ao longo do tempo. Está previsto no artigo 26 do CDC parágrafo II o prazo de reclamação por defeitos aparentes ou de fácil constatação de até 90 dias para esse tipo de mercadoria.
Por ser algo previsto por lei, muitas óticas estendem esse prazo, que varia de acordo com cada lugar. E isso vale tanto para óticas físicas, quanto para óticas online. A única diferença entre os dois tipos de compra é que, para compras fora do estabelecimento comercial, o CDC também garante o prazo de arrependimento de 7 dias.
Ou seja, após uma compra online, em até uma semana o cliente pode desistir e ter seu dinheiro de volta. A garantia do óculos é extremamente importante porque você garante, na compra, o conserto de qualquer dano que possa ocorrer. Se com o tempo o antirreflexo descascar, o parafuso da armação soltar ou a haste cair, a ótica será responsável pelo reparo a ser feito.
Quando o defeito é de mau uso (como desgaste da lente ou lentes riscadas), é importante procurar a ótica ou o contato (caso seja online) para que eles lhe ajudem mediante o prazo estabelecido por cada um deles. É muito comum as pessoas buscarem economizar comprando armações baratas. Mas como a qualidade do material desse tipo de armação é inferior (como plástico), as consequências aparecem a longo prazo.
Além disso, os lugares onde essas armações são compradas não acompanham garantia nenhuma. Geralmente são lojas baratinhas ou de camelô, site no exterior, farmácias ou postos. Saiba aqui os riscos de comprar armações baratas.
E o certificado das lentes?
Também é muito importante ter bastante cuidado com o acompanhamento do certificado das lentes. Alguns lugares mandam o documento junto com a garantia, outros optam por mandar separado. Nesse certificado deve conter todas as informações necessárias que acompanham sua lente, como:
- o índice de refração da lente
- tipo de tratamento antirreflexo (se tiver)
Essa é uma maneira de garantir que você saiba as lentes que está comprando para evitar levar “gato por lebre”.
E se eu comprar online?
Mesmo que a compra seja feita online, os certificados e garantias de óculos de grau são fundamentais, principalmente por serem enviados a maioria das vezes por transportadoras ou correios. Durante uma compra online de óculos ou de qualquer outro produto, é importante se certificar também de outros fatores, como:
- Os canais de comunicação da empresa (é muito importante saber como encontrar telefones de contato, e-mail, chats, redes sociais etc).
- Site seguro (sites confiáveis começam com https:// e contém o símbolo de um cadeado na barra de endereço ou no rodapé).
- Certificação de envio das notas fiscais.
Todas essas informações constam no site da Lenscope. Acesse aqui para conferir. Na Lenscope, nós oferecemos certificado de todas as nossas lentes e garantia para que as pessoas tenham a melhor experiência com o seu óculos novo através do “100 dias para prova, 100 dias para amar”.
O programa funciona de modo muito simples: se você não se adaptar às novas lentes, nós devolvemos o dinheiro*.
*Consulte os termos de compra.
Qual a garantia das lentes Lenscope?
Lentes Lenscope Poli 1.59: garantia de 90 dias contados a partir do dia que o cliente recebe seu óculos pronto. Nesse período cobrimos possíveis defeitos de fabricação das lentes, dos tratamentos e também da montagem das lentes na armação.
Lentes Lenscope Digital Comfort: garantia de 1 ano, contados a partir do dia que você recebe seus óculo pronto. Nesse período cobrimos possíveis defeitos de fabricação das lentes, dos tratamentos e também da montagem das lentes na armação.
Lentes Lenscope LensAI 1.74: garantia de 1 ano, contados a partir do dia que você recebe o óculos pronto. Nesse período cobrimos possíveis defeitos de fabricação das lentes, dos tratamentos e também da montagem das lentes na armação.
Lentes Tokai 1.76: garantia de 1 ano, contados a partir do dia que você recebe o óculos pronto. Nesse período cobrimos possíveis defeitos de fabricação das lentes, dos tratamentos e também da montagem das lentes na armação.
Lente Lenscope Progress: 1 ano, contados a partir do momento que recebe o óculos pronto. Nesse período cobrimos possíveis defeitos de fabricação das lentes, dos tratamentos e também da montagem das lentes na armação.
Além disso, sempre recomendamos que o pedido das lentes seja feito a partir de uma receita que tenha até 3 meses de emissão. Isso porque, para receita desatualizada, não cobrimos erro médico.
Considerações Finais
Durante a compra do seu óculos, é muito importante que você exija o certificado, a garantia e as notas fiscais para facilitar qualquer imprevisto que possa acontecer. Além de ser prevista em lei, a garantia é essencial para que você mantenha a durabilidade do seu óculos. Já o certificado é fundamental para você ter certeza do que está comprando e ter todas as informações sobre a sua lente.
Apesar de serem mais baratas, a maioria de armações baratinhas não acompanham nenhum tipo de garantia. Para saber quanto custam nossas lentes, basta fazer um orçamento online e gratuito em nosso site.
Ola!! Eu queria fazer uma pergunta, comprei meu óculos a poucos dias e com meu descuido acabei sentando sem querer em cima dele. Entortou e saiu um parafuso de um lado, vou levar na ótica porém como eu disse o haste de um lado entortou, vc acha q eles ajeitam ou não tem jeito?
Oi Erick, tudo bem?
É necessário que você leve o seu óculos para a ótica analisar a situação. Caso não tenha danificado muito a armação é possível sim fazer o ajuste! 😀
Qualquer dúvida, estamos a disposição
do selo tipo um certificado de garantia que o laboratório fornece , fui procurar esse certificado e não encontrei, somente as notas fiscais. Falei com atendente ela me disse que iria verificar com o laboratório se eles aceitam, porque é essencial ter em mãos esse certificado. Gostaria de saber se eles vão me negar em dá um novo óculos para meu filho, por causa desse certificado, já que tenho as notas fiscais do óculos
Eu comprei um oculos de grau com armaçao tb , tudo num lugar so, no valor de 3.400 no dia 14/10/20… no dia 01/11 cair fe testa no chão, e a otica ñ quer consertar o meu oculos , o que devo fazer???Eles sao obrigados a cobrir o conserto sem outra taxa de pagamento???
Olá Aparecida!
Infelizmente a Ótica tem a obrigação de fazer a troca quando o produto apresenta algum defeito de fabricação. Como a quebra foi causada por um queda, eles não podem se responsabilizar. Mas sempre é possível conversar com a loja onde você comprou para saber se eles podem te ajudar de alguma forma.
Boa tarde…fiz uma compra de um óculos 1.75 grau p perto com receita e a loja acrescentou 0.25 p longe..no dia seguinte mandei msg p cancelar e disseram q já estava no laboratório e não podia cancelar, fiquei com o óculos com um desconto , pois a lente era varilux transicions… não me adaptei com o óculos pois achei o grau colocado pela loja 0.25 p longe,desnecessário e me dava nauseas..pedi cancelamento mas não cancelaram o q posso fazer?
Olá, Ednea tudo bem?
Qualquer compra que façamos, seja em loja física ou online, nós, consumidores, temos o direito de pedir o cancelamento e ter nosso dinheiro de volta.
Não deixe de conversar com eles e fazer o seu direito valer. Mas também vale a pena levar o óculos para seu oftalmo conferir se está tudo certo com as lentes e com o seu grau. Assim você também descobre o motivo pelo qual não está conseguindo se adaptar com esse óculos.
Esperamos que dê tudo certo!
Boa tarde…fiz uma compra de um óculos 1.75 grau p perto com receita e a loja acrescentou 0.25 p longe..no dia seguinte mandei msg p cancelar e disseram q já estava no laboratório e não podia cancelar, fiquei com o óculos com um desconto , pois a lente era varilux transicions… não me adaptei com o óculos pois achei o grau colocado pela loja 0.25 p longe,desnecessário e me dava nauseas..pedi cancelamento mas não cancelaram o q posso fazer? Paguei 2.400,00, aumentaram o grau só p me cobrar mais caro, pois pelo grau q meu médico passou seria óculos simples.
Olá, Ednea!
Deixei um comentário pra você no comentário anterior.
Esperamos ter te ajudado com nossa recomendação
Olá..
Tive que comprar um óculos porque fui diagnosticado com miopia..
Também me queixei pro oftalmologista que minha vista ficava cansada ao mexer no celular …
Ao levar a receita pra ótica
(Na receita estava grau leve+ lente anti-reflexo) Eu recebi um óculos com filtro anti-reflexo porém eu queria com filtro azul posso pedir pra trocar? Foi erro do oftalmologista?
Olá, Pedro!
De acordo com a descrição da sua receita, ela não especificou o filtro de luz azul. Se foi isso mesmo que aconteceu, não houve erro por parte da óptica 🙁
Mas te convidamos a conhecer as nossas lentes com filtro de luz azul que podem te ajudar. É só acessar https://lenscope.com.br/lente-lenscope-digital-comfort
E se tiver alguma dúvida, é só nos chamar pelo Whatsapp
Comprei minha armação não tem 3 messes e já ta descansando a pintura e é bem na frente não caiu tenho o maior cuidado oque devo fazer
Olá, Eliane tudo bem?
O primeiro passo é saber o tempo de garantia da sua armação. Se ainda tiver na garantia, o mais indicado é solicitar uma avaliação da armação no local em que você a adquiriu
Esperamos que dê tudo certo!
Olá, comprei um óculos pela primeira vez pra minha filha de seis anos, e a otica não me deu nota fiscal, certificado nem ao menos sei qual a marca da lente q comprei somente um recibo de compra como devo proceder
Olá Soraia, tudo bem?
É o seu direito como consumidor receber a nota fiscal após realizar uma compra! Nós recomendamos que você entre em contato com a ótica que fez o óculos da sua filha e cobre uma nota fiscal!
Olá boa noite !
Minha mãe fez aqueles teste de vista em uma ótica, saiu de com uma receita de graus para usar óculos, ela usou no primeiro dias ficou com a vista super inchadas c dor de cabeça e muita tontura, levei ela ao oftalmologista lá ela delatou a vista e foi diagnosticada com cataratas, o médico passou um colírio bem caro e disse que ela não precisa de óculos de graus, voltei a ótica ande ela fez o óculos e o exame, eles disseram que não tem direito ao reembolso do óculos, paguei 400 reais em óculos que ela não precisava, tenho direito deste reembolso ????
Olá Maria, tudo bem?
O que você poderia fazer, é levar a nota fiscal para o profissional que prescreveu a sua receita, para conversar sobre o reembolso dos óculos. Porém, nós podemos garantir que ele conseguirá esse reembolso, já que vai variar a cada estabelecimento.
Qualquer dúvida, é contar com a gente 🙂
Comprei um óculos em fevereiro e hoje 21 de abril minha armação quebrou do nada. Posso pedir meu dinheiro de volta.?
Oi, Ivy. Tudo bem? Depende do período de garantia da armação e dos termos de garantia e assistência do estabelecimento onde comprou a armação. O ideal é que você verifique esses termos e após, procure o estabelecimento para esclarecer as suas dúvidas e resolver a situação.
Sempre que precisar, estamos aqui 🙂
Eu utilizei a garantia de 90 dias defeitos, ficou 12 dias na ótica, fora os 10 dias da fabricação da lente e montagem.
Neste caso, eu tenho direito de postergação da garantia?
Ficou na ótica 22 dias de 90 de garantia.
Oi, Ronaldo. Tudo bem? De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), o prazo de garantia é contado a partir do momento do recebimento do produto.
Sempre que precisar, estamos aqui 🙂
Com dois meses que fiz meus óculos ele começou a enferrujar a armação. Contactei a ótica que está demorando a fazer a troca para passar o prazo dos 6 meses. Gostaria de saber se depois que receber o novo óculos terei uma nova data de garantia para essa nova armação?
Oi, Patrícia. Tudo bem?
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, todo produto ou serviço durável tem a garantia legal de 90 dias estabelecida no artigo 22, II, do Código de Defesa do Consumidor. Também, não há redução de prazo a critério de Assistência Técnica. Dessa forma, a garantia volta a ser de 90 dias. Quando o prazo é diminuído, devido à assistência prestada, constitui ilegalidade à lei.
Sempre que precisar, estamos aqui 🙂
Qual o endereço eletrônico para checar se o certificado digital recebido após a compra de uma lente Lenscope (Tokai 1.76) é realmente autêntico?
Obrigado.
Oi, Arthur. Tudo bem?
Envie um e-mail para ajuda@lenscope.com.br assim podemos te ajudar com mais precisão. Estamos te esperando 🙂
Comprei um óculos de grau (parafusado), e a atendente colocou junto com o óculos um cartão (que parecia cartão de contato) e a receita, mas não me falaram nada sobre garantia, ou que o cartão que colocaram na bolsa era a garantia do meu óculos. Eu guardei a nota (pensando ser a garantia) e perdi o cartão, e então minha lente deu defeito com 32 dias. Levei na loja e a moça falou que não poderia fazer nada porque eu perdi o cartão. O que posso fazer?
Oi, Katiely! Sentimos muito por isso. É fundamental guardar todos os documentos enviados junto com seu óculos novo. Infelizmente, sem esses documentos (notas fiscais até os cartões de certificados) não é possível comprovar a autenticidade e qualidade de suas lentes, afetando também o direito à garantia.
Nesse caso, o estabelecimento tem o direito de não fornecer a garantia sem a apresentação do cartão. Ainda assim, você pode tentar juntamente com a loja onde adquiriu suas lentes e forneça, por exemplo, outros documentos que atestem a compra e autenticidade do seu produto.
Esperamos ter ajudado e estamos aqui sempre que precisar 🙂
Boa tarde gostaria de saber qual o prazo pra resolverem um problema de troca de lentes riscadas? Comprei em uma ótica que falaram que tinha garantia contra riscos e o laboratório avaliou e mandou um laudo que não cobria arranhões mas quero que eles fazem a troca das lentes sem eu pagar custo algum eu tenho esse direito?
Estou perguntando uma situação que está acontecendo com uma amiga
Oi, Aline.
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), o prazo de reclamação por defeitos aparentes ou de fácil constatação é de até 90 dias. O ideal é que você procure a ótica onde fez a compra e apresente a garantia e o certificado das lentes, como comprovação da promessa do estabelecimento de que as lentes contavam com garantia contra riscos e arranhões. O ideal é que, juntos, vocês consigam solucionar esse problema de acordo com as normas do CDC.
Sempre que precisar, estamos aqui 😉