Importância de certificados e garantia de óculos de grau

garantia de óculos de grau
  • por
4.4
(25)

Por acaso você já precisou acionar a garantia do seu óculos de grau por algum defeito ou por algum dano que aconteceu com ele? Se sim, conseguiu resolver a situação? Seu óculos foi consertado?

Infelizmente, muita gente não conhece a política que as óticas físicas e online oferecem aos clientes. Além disso, também existem muitos lugares que não disponibilizam o certificado dos produtos adquiridos. Dessa forma, não há nenhuma especificação, por exemplo, sobre qual lente a adquirida e qual antirreflexo vem nela.

Continue a leitura para descobrir quando você pode acionar a garantia do seu óculos de grau!

Garantia de óculos de grau: quando acionar a garantia do seu óculos?

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), o óculos de grau é classificado como um bem durável. Isso significa que seu tipo de material só se deteriora ou perde sua utilidade ao longo do tempo. Está previsto no artigo 26 do CDC parágrafo II o prazo de reclamação por defeitos aparentes ou de fácil constatação de até 90 dias para esse tipo de mercadoria.

Por ser algo previsto por lei, muitas óticas estendem esse prazo, que varia de acordo com cada lugar. E isso vale tanto para óticas físicas, quanto para óticas online. A única diferença entre os dois tipos de compra é que, para compras fora do estabelecimento comercial, o CDC também garante o prazo de arrependimento de 7 dias.

Ou seja, após uma compra online, em até uma semana o cliente pode desistir e ter seu dinheiro de volta. A garantia do óculos é extremamente importante porque você garante, na compra, o conserto de qualquer dano que possa ocorrer. Se com o tempo o antirreflexo descascar, o parafuso da armação soltar ou a haste cair, a ótica será responsável pelo reparo a ser feito.

Quando o defeito é de mau uso (como desgaste da lente ou lentes riscadas), é importante procurar a ótica ou o contato (caso seja online) para que eles lhe ajudem mediante o prazo estabelecido por cada um deles. É muito comum as pessoas buscarem economizar comprando armações baratas. Mas como a qualidade do material desse tipo de armação é inferior (como plástico), as consequências aparecem a longo prazo.

Além disso, os lugares onde essas armações são compradas não acompanham garantia nenhuma. Geralmente são lojas baratinhas ou de camelô, site no exterior, farmácias ou postos. Saiba aqui os riscos de comprar armações baratas.

E o certificado das lentes?

Também é muito importante ter bastante cuidado com o acompanhamento do certificado das lentes. Alguns lugares mandam o documento junto com a garantia, outros optam por mandar separado. Nesse certificado deve conter todas as informações necessárias que acompanham sua lente, como:

  • o índice de refração da lente
  • tipo de tratamento antirreflexo (se tiver)

Essa é uma maneira de garantir que você saiba as lentes que está comprando para evitar levar “gato por lebre”.

E se eu comprar online?

Mesmo que a compra seja feita online, os certificados e garantias de óculos de grau são fundamentais, principalmente por serem enviados a maioria das vezes por transportadoras ou correios. Durante uma compra online de óculos ou de qualquer outro produto, é importante se certificar também de outros fatores, como:

  • Os canais de comunicação da empresa (é muito importante saber como encontrar telefones de contato, e-mail, chats, redes sociais etc).
  • Site seguro (sites confiáveis começam com https:// e contém o símbolo de um cadeado na barra de endereço ou no rodapé).
  • Certificação de envio das notas fiscais.

Todas essas informações constam no site da Lenscope. Acesse aqui para conferir. Na Lenscope, nós oferecemos certificado de todas as nossas lentes e garantia para que as pessoas tenham a melhor experiência com o seu óculos novo através do “100 dias para prova, 100 dias para amar”.

garantia de óculos de grau

Certificados oficiais da Lenscope

O programa funciona de modo muito simples: se você não se adaptar às novas lentes, nós devolvemos o dinheiro*.

*Consulte os termos de compra.

Qual a garantia das lentes Lenscope?

Lentes Lenscope Poli 1.59: garantia de 90 dias contados a partir do dia que o cliente recebe seu óculos pronto. Nesse período cobrimos possíveis defeitos de fabricação das lentes, dos tratamentos e também da montagem das lentes na armação.

Lentes Lenscope Digital Comfort: garantia de 1 ano, contados a partir do dia que você recebe seus óculo pronto. Nesse período cobrimos possíveis defeitos de fabricação das lentes, dos tratamentos e também da montagem das lentes na armação.

Lentes Lenscope LensAI 1.74: garantia de 1 ano, contados a partir do dia que você recebe o óculos pronto. Nesse período cobrimos possíveis defeitos de fabricação das lentes, dos tratamentos e também da montagem das lentes na armação.

Lentes Tokai 1.76: garantia de 1 ano, contados a partir do dia que você recebe o óculos pronto. Nesse período cobrimos possíveis defeitos de fabricação das lentes, dos tratamentos e também da montagem das lentes na armação.

Lente Lenscope Progress: 1 ano, contados a partir do momento que recebe o óculos pronto. Nesse período cobrimos possíveis defeitos de fabricação das lentes, dos tratamentos e também da montagem das lentes na armação.

Além disso, sempre recomendamos que o pedido das lentes seja feito a partir de uma receita que tenha até 3 meses de emissão. Isso porque, para receita desatualizada, não cobrimos erro médico.

Considerações Finais

Durante a compra do seu óculos, é muito importante que você exija o certificado, a garantia e as notas fiscais para facilitar qualquer imprevisto que possa acontecer. Além de ser prevista em lei, a garantia é essencial para que você mantenha a durabilidade do seu óculos. Já o certificado é fundamental para você ter certeza do que está comprando e ter todas as informações sobre a sua lente.

Apesar de serem mais baratas, a maioria de armações baratinhas não acompanham nenhum tipo de garantia. Para saber quanto custam nossas lentes, basta fazer um orçamento online e gratuito em nosso site.

orçamento

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 25

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Loading comments...