garantia de óculos de grau

Importância de certificados e garantia de óculos de grau

4
(4)

Por acaso você já precisou acionar a garantia do seu óculos de grau por algum defeito ou por algum dano que aconteceu com ele?

Se sim, conseguiu resolver a situação? Seu óculos foi consertado?

Infelizmente, muita gente não conhece a política que as óticas físicas e online oferecem aos clientes. Além disso, também existem muitos lugares que não disponibilizam o certificado dos produtos adquiridos.

Dessa forma, não há nenhuma especificação, por exemplo, sobre qual lente a adquirida e qual antirreflexo vem nela.

Continue a leitura para descobrir quando você pode acionar a garantia do seu óculos de grau!

Garantia de óculos de grau

Quando acionar a garantia do seu óculos?

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), o óculos de grau é classificado como um bem durável. Isso significa que seu tipo de material só se deteriora ou perde sua utilidade ao longo do tempo.

Está previsto no artigo 26 do CDC parágrafo II o prazo de reclamação por defeitos aparentes ou de fácil constatação de até 90 dias para esse tipo de mercadoria.

Por ser algo previsto por lei, muitas óticas estendem esse prazo, que varia de acordo com cada lugar.

E isso vale tanto para óticas físicas, quanto para óticas online! A única diferença entre os dois tipos de compra é que, para compras fora do estabelecimento comercial, o CDC também garante o prazo de arrependimento de 7 dias.

Ou seja, após uma compra online, em até uma semana o cliente pode desistir e ter seu dinheiro de volta.

A garantia do óculos é extremamente importante porque você garante, na compra, o conserto de qualquer dano que possa ocorrer.

Se com o tempo o antirreflexo descascar, o parafuso da armação soltar ou a haste cair, a ótica será responsável pelo reparo a ser feito.

Quando o defeito é de mau uso (como desgaste da lente ou lentes riscadas), é importante procurar a ótica ou o contato (caso seja online) para que eles lhe ajudem mediante o prazo estabelecido por cada um deles.

É muito comum as pessoas buscarem economizar comprando armações baratas. Mas como a qualidade do material desse tipo de armação é inferior (como plástico), as consequências aparecem a longo prazo.

Além disso, os lugares onde essas armações são compradas não acompanham garantia nenhuma. Geralmente são lojas baratinhas ou de camelô, site no exterior, farmácias ou postos.

Saiba aqui os riscos de comprar armações baratas.

E o certificado das lentes?

Também é muito importante ter bastante cuidado com o acompanhamento do certificado das lentes. Alguns lugares mandam o documento junto com a garantia, outros optam por mandar separado.

Nesse certificado deve conter todas as informações necessárias que acompanham sua lente, como:

  • o índice de refração da lente
  • tipo de tratamento antirreflexo (se tiver)

Essa é uma maneira de garantir que você saiba as lentes que está comprando para evitar levar “gato por lebre”.

E se eu comprar online?

Mesmo que a compra seja feita online, os certificados e garantias de óculos de grau são fundamentais, principalmente por serem enviados a maioria das vezes por transportadoras ou correios.

Durante uma compra online de óculos ou de qualquer outro produto, é importante se certificar também de outros fatores, como:

  • os canais de comunicação da empresa (é muito importante saber como encontrar  telefones de contato, e-mail, chats, redes sociais etc);

  • site seguro (sites confiáveis começam com https:// e contém o símbolo de um cadeado na barra de endereço ou no rodapé);

  • certificação de envio das notas fiscais. 

Todas essas informações constam no site da Lenscope. Acesse aqui para conferir.

Na Lenscope, nós oferecemos certificado de todas as nossas lentes e garantia para que as pessoas tenham a melhor experiência com o seu óculos novo através do “100 dias para prova, 100 dias para amar”.

garantia de óculos de grau

Ceriticados oficiais da Lenscope

O programa funciona de modo muito simples: se você não se adaptar às novas lentes, nós devolvemos o dinheiro*.

*Consulte os termos de compra.

Qual a garantia das lentes Lenscope?

Lentes Lenscope Poli 1.59:  garantia de 90 dias contados a partir do dia que o cliente recebe seu óculos pronto. Nesse período cobrimos possíveis defeitos de fabricação das lentes, dos tratamentos e também da montagem das lentes na armação.

Lentes Lenscope Digital Comfort: garantia de 1 ano contados a partir do dia que você recebe seus óculo pronto. Nesse período cobrimos possíveis defeitos de fabricação das lentes, dos tratamentos e também da montagem das lentes na armação.

Lentes Tokai 1.76: garantia de 1 ano contados a partir do dia que você recebe o óculos pronto. Nesse período cobrimos possíveis defeitos de fabricação das lentes, dos tratamentos e também da montagem das lentes na armação.

Lente Lenscope Progress: 1 ano contados a partir do momento que recebe o óculos pronto. Nesse período cobrimos possíveis defeitos de fabricação das lentes, dos tratamentos e também da montagem das lentes na armação.

Sempre recomendamos que o pedido das lentes seja feito a partir de uma receita que tenha até 3 meses, pois não cobrimos erro médico.

Consideração Final

Durante a compra do seu óculos, é muito importante que você exija o certificado, a garantia e as notas fiscais para facilitar qualquer imprevisto que possa acontecer.

Além de ser prevista em lei, a garantia é essencial para que você mantenha a durabilidade do seu óculos. Já o certificado é fundamental para você ter certeza do que está comprando e ter todas as informações sobre a sua lente.

Apesar de serem mais baratas, a maioria de armações baratinhas não acompanham nenhum tipo de garantia. E pode ter certeza que as consequências vão aparecer a longo prazo!

Ficou alguma dúvida? É só falar pra gente nos comentários! Iremos te responder o quanto antes!

garantia de óculos de grau

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

54 comentários em “Importância de certificados e garantia de óculos de grau”

  1. Ola!! Eu queria fazer uma pergunta, comprei meu óculos a poucos dias e com meu descuido acabei sentando sem querer em cima dele. Entortou e saiu um parafuso de um lado, vou levar na ótica porém como eu disse o haste de um lado entortou, vc acha q eles ajeitam ou não tem jeito?

    1. Oi Erick, tudo bem?
      É necessário que você leve o seu óculos para a ótica analisar a situação. Caso não tenha danificado muito a armação é possível sim fazer o ajuste! 😀
      Qualquer dúvida, estamos a disposição

  2. Eu comprei um oculos de grau com armaçao tb , tudo num lugar so, no valor de 3.400 no dia 14/10/20… no dia 01/11 cair fe testa no chão, e a otica ñ quer consertar o meu oculos , o que devo fazer???Eles sao obrigados a cobrir o conserto sem outra taxa de pagamento???

    1. Olá Aparecida!
      Infelizmente a Ótica tem a obrigação de fazer a troca quando o produto apresenta algum defeito de fabricação. Como a quebra foi causada por um queda, eles não podem se responsabilizar. Mas sempre é possível conversar com a loja onde você comprou para saber se eles podem te ajudar de alguma forma.

  3. Boa tarde…fiz uma compra de um óculos 1.75 grau p perto com receita e a loja acrescentou 0.25 p longe..no dia seguinte mandei msg p cancelar e disseram q já estava no laboratório e não podia cancelar, fiquei com o óculos com um desconto , pois a lente era varilux transicions… não me adaptei com o óculos pois achei o grau colocado pela loja 0.25 p longe,desnecessário e me dava nauseas..pedi cancelamento mas não cancelaram o q posso fazer?

    1. Olá, Ednea tudo bem?
      Qualquer compra que façamos, seja em loja física ou online, nós, consumidores, temos o direito de pedir o cancelamento e ter nosso dinheiro de volta.
      Não deixe de conversar com eles e fazer o seu direito valer. Mas também vale a pena levar o óculos para seu oftalmo conferir se está tudo certo com as lentes e com o seu grau. Assim você também descobre o motivo pelo qual não está conseguindo se adaptar com esse óculos.
      Esperamos que dê tudo certo!

  4. Boa tarde…fiz uma compra de um óculos 1.75 grau p perto com receita e a loja acrescentou 0.25 p longe..no dia seguinte mandei msg p cancelar e disseram q já estava no laboratório e não podia cancelar, fiquei com o óculos com um desconto , pois a lente era varilux transicions… não me adaptei com o óculos pois achei o grau colocado pela loja 0.25 p longe,desnecessário e me dava nauseas..pedi cancelamento mas não cancelaram o q posso fazer? Paguei 2.400,00, aumentaram o grau só p me cobrar mais caro, pois pelo grau q meu médico passou seria óculos simples.

  5. Olá..
    Tive que comprar um óculos porque fui diagnosticado com miopia..
    Também me queixei pro oftalmologista que minha vista ficava cansada ao mexer no celular …
    Ao levar a receita pra ótica
    (Na receita estava grau leve+ lente anti-reflexo) Eu recebi um óculos com filtro anti-reflexo porém eu queria com filtro azul posso pedir pra trocar? Foi erro do oftalmologista?

  6. Comprei minha armação não tem 3 messes e já ta descansando a pintura e é bem na frente não caiu tenho o maior cuidado oque devo fazer

    1. Olá, Eliane tudo bem?
      O primeiro passo é saber o tempo de garantia da sua armação. Se ainda tiver na garantia, o mais indicado é solicitar uma avaliação da armação no local em que você a adquiriu
      Esperamos que dê tudo certo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *