garantia de óculos de grau

Importância de certificados e garantia de óculos de grau

Por acaso você já precisou acionar a garantia do seu óculos de grau por algum defeito ou por algum dano que aconteceu com ele?

Se sim, conseguiu resolver a situação? Seu óculos foi consertado?

Infelizmente, muitas pessoas não conhecem a política que as óticas físicas e online oferecem aos clientes. Além disso, também existem muitos lugares que não acompanham certificado sobre o que está sendo comprado.

Dessa forma, não há nenhuma especificação, por exemplo, sobre qual lente a pessoa adquiriu e qual antirreflexo vem nela.

Continue a leitura para descobrir quando acionar a garantia de óculos de grau!

Garantia de óculos de grau

Quando acionar a garantia do seu óculos?

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), o óculos de grau é classificado como um bem durável. Isso significa que seu tipo de material só se deteriora ou perde sua utilidade ao longo do tempo.

Está previsto no artigo 26 do CDC parágrafo II o prazo de reclamação por defeitos aparentes ou de fácil constatação de até 90 dias para esse tipo de mercadoria.

Por ser algo previsto por lei, muitas óticas estendem esse prazo, que varia de acordo com cada lugar.

E isso vale tanto para óticas físicas, quanto para óticas online! A única diferença entre os dois tipos de compra é que, para compras fora do estabelecimento comercial, o CDC também garante o prazo de arrependimento de 7 dias.

Ou seja, após uma compra online, em até uma semana o cliente pode desistir e ter seu dinheiro de volta.

A garantia do óculos é extremamente importante porque você garante, na compra, o conserto de qualquer dano que possa ocorrer.

Se com o tempo o antirreflexo descascar, o parafuso da armação soltar ou a haste cair, a ótica será responsável pelo reparo a ser feito.

Quando o defeito é de mau uso (como desgaste da lente ou lentes riscadas), é importante procurar a ótica ou o contato (caso seja online) para que eles lhe ajudem mediante o prazo estabelecido por cada um deles.

É muito comum as pessoas buscarem economizar comprando armações baratas. Mas como a qualidade do material desse tipo de armação é inferior (como plástico), as consequências aparecem a longo prazo.

Além disso, os lugares onde essas armações são compradas não acompanham garantia nenhuma. Geralmente são lojas baratinhas ou de camelô, site no exterior, farmácias ou postos.

Saiba aqui os riscos de comprar armações baratas.

E o certificado das lentes?

Também é muito importante ter bastante cuidado com o acompanhamento do certificado das lentes. Alguns lugares mandam o documento junto com a garantia, outros optam por mandar separado.

Nesse certificado deve conter todas as informações necessárias que acompanham sua lente, como:

  • o índice de refração da lente
  • tipo de tratamento antirreflexo (se tiver)

Essa é uma maneira de garantir que você saiba as lentes que está comprando para evitar levar “gato por lebre”.

E se eu comprar online?

Mesmo que a compra seja feita online, os certificados e garantias de óculos de grau são fundamentais, principalmente por serem enviados a maioria das vezes por transportadoras ou correios.

Durante uma compra online de óculos ou de qualquer outro produto, é importante se certificar também de outros fatores, como:

  • os canais de comunicação da empresa (é muito importante saber como encontrar  telefones de contato, e-mail, chats, redes sociais etc);

  • site seguro (sites confiáveis começam com https:// e contém o símbolo de um cadeado na barra de endereço ou no rodapé);

  • certificação de envio das notas fiscais. 

Todas essas informações constam no site da Lenscope. Acesse aqui para conferir.

Na Lenscope, nós oferecemos certificado de todas as nossas lentes e garantia para que as pessoas tenham a melhor experiência com o seu óculos novo através do “100 dias para prova, 100 dias para amar”.

garantia de óculos de grau
Ceriticados oficiais da Lenscope

O programa funciona de modo muito simples: se você não se adaptar às novas lentes, nós devolvemos o dinheiro*.

*Consulte os termos de compra.

Qual a garantia das lentes Lenscope?

Lentes Lenscope 1.59:  garantia de 100 dias contados a partir do dia que o cliente recebe seu óculos pronto. Nesse período cobrimos possíveis defeitos de fabricação das lentes, dos tratamentos e também da montagem das lentes na armação.

Lentes Lenscope Digital Comfort: garantia de 1 ano contados a partir do dia que você recebe seus óculo pronto. Nesse período cobrimos possíveis defeitos de fabricação das lentes, dos tratamentos e também da montagem das lentes na armação.

Lentes Tokai 1.76: garantia de 1 ano contados a partir do dia que você recebe o óculos pronto. Nesse período cobrimos possíveis defeitos de fabricação das lentes, dos tratamentos e também da montagem das lentes na armação.

Lente Lenscope Progress: 1 ano contados a partir do momento que recebe o óculos pronto. Nesse período cobrimos possíveis defeitos de fabricação das lentes, dos tratamentos e também da montagem das lentes na armação.

Sempre recomendamos que o pedido das lentes seja feito a partir de uma receita que tenha até 3 meses, pois não cobrimos erro médico.

Consideração Final

Durante a compra do seu óculos, é muito importante que você exija o certificado, a garantia e as notas fiscais para facilitar qualquer imprevisto que possa acontecer.

Além de ser prevista em lei, a garantia é essencial para que você mantenha a durabilidade do seu óculos. Já o certificado é fundamental para você ter certeza do que está comprando e ter todas as informações sobre a sua lente.

Apesar de serem mais baratas, a maioria de armações baratinhas não acompanham nenhum tipo de garantia. E pode ter certeza que as consequências vão aparecer a longo prazo!

Ficou alguma dúvida? É só falar pra gente nos comentários! Iremos te responder o quanto antes!

garantia de óculos de grau

Importância de certificados e garantia de óculos de grau
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Comentários

  1. Fiz a compra de um óculos de grau, depois de uns 3 meses começou a descascar a haste, levei para a ótica analisar pois estava dentro da garantia. Depois de uns dias me informaram que não havia mais a armação que eu comprei pois saiu de linha, então fui escolher outra armação dentro da mesma ótica, escolhi uma, mas parece que a lente não encaixou 100%, a ótica é obrigado a dar uma nova lente ou eu fico com essa armação com uma lente mal encaixada?

    1. Oi, Pedro Henrique! Tudo bem?

      Na troca da armação que você fez, a primeiro momento é você respeitar o modelo da sua armação, assim como o ideal é escolher uma armação de tamanho menor, porque nenhuma armação é idêntica a outra, mas escolhendo um modelo menor vai ajudar no encaixe das lentes.
      Uma outra opção que você pode solicitar a ótica é eles aplicarem o amortecedor de frizo que funciona para dar sustentação na sua lente encaixada no seu óculos, deixando que ela fique bem encaixada 🙂

      Quanto ao procedimento da ótica disponibilizar uma nova lente para uma nova armação, você precisa falar diretamente com eles (ou gerente da loja) para entender a política de garantia que eles oferecem, pois cada ótica oferece uma para o seu estabelecimento (infelizmente), por isso tente uma conversa com o lugar para saber o que eles podem oferecer para o seu caso.

      Sempre que precisar, conte com a gente! 😊

  2. Oi bom dia!
    Comprei em uma ótica física um óculos de grau, no qual solicitei um certificado de qualidade da lente. Ela só me deu o certificado
    De garantia impresso em um cartão, sem carimbo e sem a assinatura. Onde apenas informava as lentes que ela trabalha para o meu grau… Mas não detalhou o que eu comprei.
    Como devo proceder caso ela se negue a tirar uma nota fiscal, e me dar a garantia de certificado do Inmetro e da ABNT??
    Desde já agradeço

    1. Oi, Nany! Tudo bem?

      Você pode conversar com a ótica sobre essa certificação completa para fornecê-la ou até mesmo procurar o gerente da loja (ou ouvidoria, caso tenha).
      Além disso, você também pode exigir sua nota fiscal.
      De acordo com a Lei Federal nº 8.846, de 24 de janeiro de 1994, todo consumidor tem direito a receber Nota Fiscal e nenhum estabelecimento, por qualquer motivo, deve omiti-la. Ficam isentos de impressão de nota fiscal apenas os Micro Empreendedores Individuais (MEI) e empresas que atuam em alguns setores não listados pelas Secretarias da Fazenda estaduais ou municipais.

      Tente buscar todos os esclarecimentos possíveis para saber quais lentes você comprou 🙂

      Qualquer dúvida, estamos por aqui!

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