Check up anual: saiba quais exames fazer e não deixe a saúde de seus olhos de fora

Check up anual
  • por
3
(2)

O check up anual é um conjunto de exames laboratoriais, clínicos e de imagens que devem ser realizados anualmente. Nesse sentido, deve ser realizado mesmo quando não temos problemas de saúde ou histórico de alguma doença.

Fazer um check up anual é muito importante, pois ajuda a prevenir potenciais problemas. Ou, até mesmo a detectar alguma doença logo nos primeiros sinais. Por isso, no artigo de hoje falaremos mais a fundo sobre a importância de fazer um check up. Então, continue lendo para saber mais e descubra quais são os exames feitos no check up anual!

A importância de fazer um check up anual

Antes de tudo, o check up anual, como o próprio nome diz, deve ser feito uma vez por ano. Contudo, para além de identificar doenças precocemente, o check up é importante por alguns outros motivos. Nesse sentido, listamos os 4 principais.  

1 – Obter uma avaliação atualizada sobre a sua saúde

Histórico familiar, estilo de vida, idade, dieta e nível de atividade física são fatores que afetam diretamente a sua saúde. 

Assim, dependendo desses fatores, há uma variedade de testes que podem ser realizados. Dessa forma, ajudam a determinar se há alguma condição subjacente, como doença cardíaca ou diabetes, por exemplo. Então, com base nos resultados do seu teste, seu médico pode recomendar mudanças em suas rotinas diárias. Além disso, pode recomendar mudanças na ingestão de alimentos.

2 –  Atualizar suas vacinas

Dependendo de sua idade e sexo, você pode precisar de um reforço ou vacina para ajudar a protegê-lo de doenças evitáveis. Por exemplo, gripe e pneumonia. Inclusive, as vacinas contra a gripe são comuns e são recomendadas todos os anos. Contudo, há inúmeras outras vacinas que muitos deixam de colocar em dia. Por isso, é importante fazer o check up e verificar se você também não está deixando nenhuma para trás.

3 – Revisar suas prescrições e medicamentos

No check up anual, seu médico irá revisar seus medicamentos atuais e determinar se eles ainda são necessários. Ou seja, se você estiver tomando vários remédios, uma check up anual pode garantir que eles não interajam negativamente entre si. Além disso, pode garantir que eles não tenham efeitos colaterais inesperados. 

4  – Mudar o estilo de vida

Quando você decidir fazer mudanças em seu estilo de vida, como por exemplo parar de fumar ou perder peso, seu médico deve ser o primeiro profissional a ser consultado. Afinal, com base em seus objetivos e em um exame de saúde completo, um especialista pode recomendar diferentes opções. Dessa forma, pode ajudar a garantir mudanças duradouras.

Agora, conheça a seguir os exames que são feitos no check up anual!

Quais são os exames feitos no check up anual?

Inúmeros são os exames feitos num check up anual. Entre eles estão:

  • Hemograma
  • Glicemia em jejum
  • Colesterol e triglicerídeos
  • Ureia e creatina
  • TGO e TGP
  • TSH e T4 livre
  • Ácido úrico
  • Exames de urina
  • Eletrocardiograma
  • Teste ergométrico
  • Ecocardiograma

Exames de check up anual específicos para homens 

Exames da próstata são tipos de exames específicos para homens no check up anual. Nesse sentido, são feitos para prevenir e detectar o câncer de próstata. Entre eles estão:

  • Toque retal
  • Ultrassonografia transretal
  • Exame de sangue PSA 

Exames de check up anual específicos  para mulheres 

Para as mulheres que farão o check up anual também há exames específicos como:

  • Papanicolau ou citologia oncótica
  • Ultrassom transvaginal
  • Mamografia
  • Densitometria óssea

Mas, afinal, quando fazer exame dos olhos? Descubra a seguir!

Exame dos olhos: quando fazer?

Vários fatores podem determinar a frequência com que você precisa de um exame oftalmológico. Dessa forma, os fatores podem incluir sua idade, saúde e risco de desenvolver problemas oculares. Por isso, as diretrizes gerais para um check up anual da vista são as seguintes:

Crianças de 3 anos ou menos

O pediatra do seu filho deverá examinar os olhos da criança para ver se há um desenvolvimento saudável dos olhos. Além disso, deverá também procurar os problemas oculares mais comuns na infância. Por exemplo, olho preguiçoso, vesgo ou olhos desalinhados. Além disso, um exame oftalmológico mais abrangente entre as idades de 3 e 5 anos pode detectar problemas de visão e alinhamento dos olhos.

Crianças e adolescentes em idade escolar

É importante que a visão de seu filho seja verificada antes de ele entrar no jardim de infância. Depois disso, o médico do seu filho pode recomendar a frequência de exames oftalmológicos.

Adultos

Em geral, se você é saudável e não apresenta sintomas de problemas de visão, a American Academy of Ophthalmology recomenda fazer um exame de vista completo aos 40 anos. Afinal, essa é a idade quando é provável que surjam algumas alterações na visão e doenças oculares. Assim, com base nos resultados da sua triagem, o seu oftalmologista pode recomendar a frequência com que você deve fazer exames oftalmológicos no futuro.

Agora, se você tem 60 anos ou mais, faça um exame dos olhos a cada um ou dois anos.

Mas, verifique seus olhos com mais frequência se você:

  • Usa óculos ou lentes de contato
  • Tem histórico familiar de doença ocular ou perda de visão
  • Tem uma doença crônica que o coloca em maior risco de doenças nos olhos, como diabetes
  • Toma medicamentos que têm efeitos colaterais graves nos olhos

Check up anual da sua visão: cuide dos seus olhos

Muitas doenças oculares – potencialmente cegantes – não apresentam sintomas iniciais. Inclusive, algumas doenças graves que afetam outros sistemas do corpo podem ser diagnosticadas primeiro por um oftalmologista. Por isso, é importante fazer um exame oftalmológico completo uma vez por ano. Assim, ao procurar um oftalmologista para fazer um check up anual da sua visão, ele deverá pedir alguns exames específicos. Nesse sentido, podem variar de acordo com o motivo pelo o qual ele estará pedindo o exame. Por exemplo:

Teste de Visão em check up anual

Nossa visão às vezes pode mudar devagar o suficiente para que não a reconheçamos. As crianças podem não saber como é a visão normal e podem ficar comprometidas na escola porque muitas informações são visuais. Os adultos podem ter uma visão de direção abaixo do ideal, o que pode afetar a segurança na estrada.

Doença sistêmica

O oftalmologista revisará todos os medicamentos para ver se algum deles pode estar afetando a saúde dos olhos. Além disso, como o olho é o único lugar do corpo onde os vasos sanguíneos e nervos podem ser vistos diretamente, o médico pode revelar certas doenças sistêmicas. Como por exemplo, diabetes, colesterol alto, hipertensão, algumas doenças neurológicas e outras.

Ressonância magnética

Os tumores podem ser vistos na íris, no nervo óptico, na retina e na coróide (a camada atrás da retina). O melanoma, um tumor particularmente perigoso geralmente encontrado na pele, também pode ocorrer na coróide. Porém, a detecção precoce pode frequentemente levar a uma cura completa.

Check up anual para doenças oculares

Um exame oftalmológico completo inclui a verificação de muitas doenças oculares que podem afetar a visão. Por exemplo:

  • Olhos secos
  • Catarata
  • Presbiopia
  • Degeneração macular
  • Glaucoma 

O glaucoma, uma doença que geralmente envolve pressão alta no olho, pode danificar o nervo óptico. Porém, não apresenta sintomas até muito tarde. Chamado de “ladrão furtivo da visão”, o glaucoma pode ocorrer em qualquer idade e geralmente é facilmente tratado. Porém, esta doença pode causar cegueira se não for detectada. E, um exame oftalmológico é a única maneira de diagnosticar o glaucoma.

Óculos e lentes de contato

Verificar se seus óculos estão bem ajustados também é uma parte importante de um exame anual. Isso porque lentes de contato mal ajustadas podem causar infecções graves nos olhos e cicatrizes permanentes na córnea.  Neste caso, o oftalmologista também pode recomendar óculos que podem ajudar com um problema ocular específico. Por exemplo, óculos de sol com filtragem ultravioleta adequada podem melhorar o conforto. Além disso, podem tornar a direção mais segura e ajudar a prevenir danos às estruturas internas do olho.

Você está cuidando da sua visão?

Agora que você sabe da importância de fazer um check up anual, chegou a hora de parar de deixar sua saúde visual de lado. Afinal, nossos olhos são verdadeiros indicadores da nossa saúde e estar atento aos sinais e sintomas que eles nos mostram é de extrema importância. Cuidar da saúde ocular regularmente, visitando um oftalmologista, é essencial para garantir uma boa visão ao longo da vida, seja prevenindo doenças oculares ou tratando problemas de visão existentes.

Aqui na Lenscope, nós temos o propósito de levar informações sobre saúde ocular a todos e proporcionar acesso a lentes mais finas e óculos de qualidade por um valor mais acessível e com atendimento personalizado. . Então, caso você precise de lentes mais finas, pode contar com as nossas lentes de qualidade. Saiba mais sobre nossas lentes fazendo um orçamento online e gratuito em nosso site.

orçamento lentes haytek são boas

Fontes

Utphysicians

Mayoclinic

Bouldermedicalcenter

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

1 comentário em “Check up anual: saiba quais exames fazer e não deixe a saúde de seus olhos de fora”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *