ciclo circadiano

Ciclo circadiano: o que é e qual sua relação com a luz azul?

4
(1)

Ciclo circadiano é o nome científico dado ao chamado “relógio biológico” do nosso corpo. É ele que regula o nosso horário de dormir, acordar e o ritmo em que fazemos as nossas atividades.

No entanto, existem alguns hábitos que podem atrapalhar esse ciclo.

Por exemplo, o uso excessivo de aparelhos que emitem luz azul violeta, como computadores e celulares, que afeta diretamente nosso relógio biológico. Consequentemente interfere também na qualidade do nosso sono e na nossa rotina, de modo geral.

Hoje vamos te explicar melhor como funciona o ciclo circadiano e sua relação com a luz azul. Confiram.

Como funciona o ciclo circadiano?

O nosso ciclo circadiano nada mais é do que o funcionamento do nosso corpo,  responsável por regular nosso horário de dormir, acordar, comer etc.

Por ser um ciclo natural do corpo, alguns hábitos podem prejudicá-lo. Confira os principais hábitos que alteram o funcionamento do nosso relógio biológico:

  • Dormir muito tarde
  • Ficar mexendo no celular antes de dormir
  • Pular o café da manhã
  • Jantar muito tarde.

ciclo circadiano

Apesar de parecerem hábitos inofensivos, é importante evitar esse tipo de comportamento porque o mau funcionamento do ciclo circadiano pode afetar nossa saúde. 

Para se ter uma ideia, nos últimos anos houve um aumento considerável dos casos Diabetes tipo 2.

Isso porque, além da insulina, outros processos regulados pelo nosso relógio biológico também ajudam a controlar a glicose. 

Outro detalhe é que o ciclo circadiano começa no hipotálamo, parte do cérebro responsável por equilibrar as funções corporais internas com o ambiente externo.

Portanto, quanto mais “artificial” for o ambiente externo, mais afetado será nosso ciclo circadiano.

Por isso a exposição prolongada a luzes artificiais, principalmente à noite, causam um efeito negativo ao nosso corpo.

A principal vilã nessa história é a luz azul violeta, emitida por aparelhos digitais como celulares, computadores e televisores.

A luz azul violeta

A luz azul violeta está presente em tudo aquilo que nos cerca.

Celulares, computadores, TVs, lâmpadas, dentre outros dispositivos digitais emitem esse tipo de luz.

A alta exposição à luz azul pode apresentar sérios riscos à nossa visão, além de  comprometer nosso sono. Isso porque a luz azul violeta bloqueia a produção da melatonina, hormônio responsável por regular nossa hora de dormir.

Por isso, quando usamos o celular antes de dormir ou ficamos mexendo no computador, nosso corpo entende que ainda é dia. A consequência dessa desregulação do ciclo circadiano é que podemos ter  insônia ou uma noite de sono mal dormida.

Outros efeitos da luz azul violeta em nosso corpo também incluem:

  • Dor de cabeça;
  • Sensibilidade à luz;
  • Olhos irritados;
  • Fadiga ocular;
  • Olhos ressecados;
  • Sensação de olhos pesados;
  • Visão mais fraca à noite;
  • Diminuição de foco e concentração.

Lentes para luz azul

Se você está se perguntando como evitar os efeitos negativos da luz azul violeta no funcionamento do nosso ciclo circadiano, saiba que é possível se proteger.

A melhor opção é usar um óculos com lentes que protegem nossos olhos desse tipo de luz.

Para isso, basta incluir em sua lente de óculos o filtro de luz azul, também conhecido como Blue Control, Blue Control ou Digital Comfort. 

Aliás, esse tratamento também pode ser feito em lentes sem grau! Ou seja, quem não precisa usar óculos, também pode proteger os olhos da luz azul.

As Lentes Digital Comfort da Lenscope são a versão de lentes com filtro de Luz Azul da Lenscope. 

Além de proteger contra a luz azul violeta, nossas  lentes também  acompanham todos os tratamentos essenciais, como antirreflexo, antirrisco, proteção UV, camada oleofóbica e camada hidrofóbica, que ajudam na limpeza das lentes.

E a boa notícia é que, com a gente, você não paga a mais por nenhum dos tratamentos. Todos eles já vêm inclusos no valor da lente.

As Lentes Lenscope Digital Comfort com filtro de luz azul podem ser feitas com ou sem grau. 

Para quem usa óculos, elas atendem: 

  • Até -4 graus de miopia;
  • Até +4 graus de hipermetropia;
  • Até -2 graus de astigmatismo.

Saiba mais sobre as  Lentes Lenscope Digital Comfort.  

O que é a Lenscope?

Nós somos um serviço online de venda de lentes para óculos pela internet.

Utilizamos a tecnologia ao nosso favor para oferecer a você um processo de compra de lentes para óculos pioneiro no Brasil, permitindo que lentes de qualidade cheguem até você por um preço mais justo e acessível.

Dessa forma, nossas lentes atendem tanto quem tem até 4 graus de miopia como quem tem mais de 4 graus e incluem todos os tratamentos essenciais, sem que você precise pagar a mais por isso. 

Acesse nosso site e faça um orçamento online e gratuito.

E caso já tenha uma armação favorita, é só enviá-la pra gente. Nós colocamos novas lentes de acordo com o seu grau e devolvemos seu óculos pronto.

E para você poder ficar ainda mais tranquilo para fazer suas lentes com a gente, você tem até 100 dias para testar seu novo óculos.

Se não se adaptar às lentes nesse período, nós devolvemos seu dinheiro de volta.

Tudo isso para que você tenha a melhor experiência possível, com o mínimo de preocupação.

Você já sabia o que é o ciclo circadiano?

Hoje falamos um pouco sobre o ciclo circadiano e sua relação com a luz azul. O ciclo circadiano nada mais é do que o relógio biológico que controla nosso corpo.

É ele que indica a hora de dormir, a hora de acordar e até mesmo a hora comer.

No entanto, o contato excessivo com a luz azul violeta emitida pelas telas de dispositivos digitais pode desregular nosso relógio biológico.

Para evitar que isso aconteça, o ideal é investir em óculos com filtro de luz azul, que protegem nossos olhos contra os efeitos nocivos desse tipo de luz.

E antes de terminar, queremos saber: você já sabia dessa relação entre o ciclo circadiano e luz azul? Conta aqui pra gente nos comentários!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *