Ciclo do sono: o impacto da luz azul sobre o sono

ciclo do sono
  • por
5
(1)

O ciclo do sono é conhecido pelos estágios enquanto estamos dormindo. Todo mundo passa pelos mesmos estágios e, dessa forma, o ciclo do sono acontece para todos nós. No entanto, nem todos conseguem ter um ciclo de qualidade e, muitas vezes, é devido ao impacto prejudicial da luz azul emitida pelos aparelhos eletrônicos.

No artigo de hoje, vamos falar sobre esse assunto e te convidamos para a leitura.

Entenda o ciclo do sono

Nosso sono passa por etapas, conhecidas também pelo nome de estágios do sono. Todos nós, enquanto dormimos, passamos pelos estágios do ciclo do sono, é inevitável. Afinal, o sono é uma função fisiológica do organismo e que impacta positivamente em várias áreas da saúde (física e mental). 

Cada ciclo do sono leva em média 90 minutos e nesse tempo podemos percorrer todos os estágios. Por falar nos estágios, vamos entender sobre cada um deles a seguir.

Entenda os estágios do ciclo do sono

Nosso ciclo do sono, à noite, passa por 4 estágios. Vamos te contar em detalhes sobre cada um deles, assim como o que acontece em cada etapa.

Estágio Um

Nesse primeiro estágio, estamos realizando a transição entre estar acordado e dormindo e, por isso, nosso sono aqui é caracterizado como “sono leve”. Inclusive, se alguém ou algum barulho te acordar nesse estágio do ciclo do sono, você pode dizer que não estava dormindo.

Estágio Dois

Quando começa o estágio dois do ciclo, nosso sono é ainda leve, no entanto, diferentemente do primeiro estágio, as ondas cerebrais diminuem, diminuindo também os estímulos e até a consciência.

Estágio Três

Nesse estágio – o terceiro – já estamos dormindo “pesado”, ou seja, dormindo com aquele sono profundo. Aliás, se alguém tentar nos acordar nesse estágio, iremos despertar confusos e desorientados, diferentemente do que acontece no primeiro estágio.

Além disso, nesse terceiro estágio podem acontecer alguns problemas que afetam a qualidade do sono, como sonambulismo ou terror noturno.

Estágio Quatro (REM)

No último estágio do ciclo do sono, chamado também por REM, os nossos olhos, geralmente, se movem constantemente e em diferentes posições. Além disso, nossa respiração pode se tornar irregular, alguns membros podem ser paralisados, e quem desperta nesse estágio tem, algumas vezes, sonhos ou pesadelos muito inusitados.

Como a luz azul afeta o ciclo do sono

Infelizmente, existem muitas coisas que podem afetar o ciclo do sono. Uma delas é a luz azul; luz emitida pelos aparelhos eletrônicos.

Isso porque essa luz afeta outro ciclo, o ciclo circadiano, que ajuda nosso corpo a entender quando é o momento de realizar funções essenciais ao organismo. Por exemplo, o momento de comer, de beber e o momento de dormir. A partir disso, como a luz é o principal fator que regula o ciclo circadiano, a má exposição a ela acaba também prejudicando esse ciclo e, consequentemente, o sono.

Isso acontece porque, quando estamos expostos à luz azul, nosso cérebro entende que precisamos ainda permanecer em alerta, diminuindo drasticamente a vontade de dormir, ou seja, a sensação de sono. Além disso, a produção de melatonina, o hormônio que nos ajuda a ficar sonolentos, é reduzida e, consequentemente, levamos mais tempo para conseguir dormir.

Inclusive, um estudo de 2014, da Penn State University, mostrou que um grupo de usuários do Ipad tiveram demora maior para produzir melatonina e, assim, demoravam mais para dormir à noite, após a exposição à luz azul emitida pelo aparelho.

Mas o problema não é só afetar a qualidade do sono, mas causar outros problemas de saúde mais sérios, como: câncer, diabetes, obesidade e doenças cardíacas que podem ser causados mais facilmente em quem não tem um ciclo do sono de qualidade. Segundo reportagem da Harvard Health Publishing 

O que é a luz azul?

A luz azul é uma cor no espectro de luz visível que pode ser vista pelos olhos humanos, sendo uma das luzes que compõem a luz solar. 

Ela pode ser dividida em dois tipos:

  • Luz azul turquesa – que nos faz bem
  • Luz azul violeta – que nos faz mal

A luz azul turquesa é a luz azul considerada boa para os nossos olhos e é emitida pelos raios solares.  A luz azul boa contribui para a produção da vitamina D, além de favorecer a regulação do nosso ciclo circadiano.

Já a luz azul violeta é a luz prejudicial aos olhos e é emitida por aparelhos eletrônicos como smartphones, computadores, tablets, TV, lâmpadas LED, entre outros.

Inclusive, a luz azul violeta pode afetar também a saúde dos olhos e não somente o ciclo do sono. Porque ela causa danos à mácula, retina, lentes e córnea ocular quando somos expostos em grande quantidade à ela ou sem nenhuma proteção. 

Entenda como a luz azul prejudica a saúde ocular

Efeitos da luz azul no ciclo do sono de crianças.

Até mesmo as crianças podem ser afetadas pela luz azul, alterando e prejudicando o ciclo do sono. Por isso, muita atenção ao tempo de uso dos aparelhos eletrônicos pelos pequenos, especialmente à noite.

Isso porque, as crianças são muito mais sensíveis ao espectro de luz azul violeta. Afinal, a produção de melatonina é reduzida drasticamente nelas e, com isso, não sentem sono tão cedo e dormem menos, consequentemente.

Dessa forma, é comum notar desatenção durante o dia, podendo, inclusive, afetar o desempenho escolar. Sem falar na produção de alguns hormônios, como o TDAH, que podem sofrer variações, acarretando em outros problemas de saúde. 

Fontes de luz azul

As fontes de luz azul violeta prejudiciais ao nosso ciclo do sono e aos nossos olhos também são:

  • Luz fluorescente
  • Lâmpadas CFL (lâmpadas fluorescentes compactas)
  • Luz LED
  • Televisores LED de tela plana
  • Monitores de computador, smartphones e telas de tablets
  • Sistemas de jogos
  • Leitores eletrônicos

Maneiras de bloquear a luz azul

Mesmo sendo inevitável a exposição à luz azul, existem maneiras para bloquear e proteger a sua saúde. Listamos as principais:

  • Óculos de grau com filtro de luz azul;
  • Diminuir o brilho da tela dos aparelhos eletrônicos;
  • Reduzir o tempo de exposição às telas antes do horário de dormir;
  • Usar lâmpada vermelha fraca como luz noturna no quarto;
  • Instalar aplicativos de filtragem de luz azul nos celulares, computadores ou tablets

Óculos com filtro de luz azul

A opção do óculos com filtro de luz azul é ideal e funciona muito bem como prevenção aos danos da luz azul violeta. Além de ser prático, pode ser usado até por quem não tem grau, mas quer proteger a visão. 

Por isso, cada vez mais profissionais da saúde recomendam a proteção dos olhos contra os raios nocivos. Hoje existem lentes para óculos que contam com a tecnologia de proteção contra luz azul. Esse tipo de lente também atende pelo nome de Blue Light ou Blue Control.

Nós da Lenscope, por exemplo, oferecemos lentes que filtram a luz azul. São as Lentes Lenscope Digital ComfortAs Lentes Lenscope Digital Comfort filtram a luz azul e ajudam a aliviar sintomas da exposição excessiva às telas dos aparelhos. Os principais sintomas são: fadiga ocular, olho seco, insônia, dor de cabeça e estresse. Além disso, são lentes menos amarelas que as demais opções do mercado, não distorcendo as cores ao seu redor.

Isso porque, enquanto na maioria das lentes, o filtro de luz azul é aplicado no tratamento antirreflexo. Mas, nas Lentes Digital Comfort é aplicado na resina do material da lente. 

Por que nossas lentes foram desenvolvidas para filtrar somente o intervalo da luz azul considerado nocivo para a saúde – entre 400nm e 570nm – permitindo que você tenha todos os benefícios da luz azul não-nociva, como a manutenção do nosso ciclo de sono.

As Lentes Lenscope Digital Comfort também contam com proteção 100% UVA UVB, proteção antirreflexo, antirrisco e camada liporrepelente e hidrorepelente. 

Saiba o que considerar ao escolher óculos com filtro de luz azul

Seu sono tem sido tranquilo?

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre o ciclo do sono e como ele funciona, lembre-se sempre de ter bons hábitos, regulando o tempo de exposição à luz azul violeta.

Além disso, você pode também preservar a saúde dos seus olhos realizando alguns testes de visão em casa, 100% online e gratuitos, nós, da Lenscope te ajudamos! Com o nosso Teste de Acuidade Visual, você consegue ter o diagnóstico de miopia ou astigmatismo e tem acesso aos resultados em poucos passos, graças a tecnologia exclusiva da Lenscope.

Faça agora o Teste de Visão da Lenscope

Gostou deste artigo? Mas, não vá ainda! Conte nos comentários se você costuma ter uma boa noite de sono e suas dúvidas, vamos esclarecer para você.

Fontes:

Sleep Foudation

Health Harvard

Time

WebMed

My Workplace Health 

Proceeding of the National Academy of Sciences of the United States of America

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *