Cigarro faz mal para os olhos: entenda como fumar prejudica a visão

cigarro faz mal
  • por
0
(0)

Atualmente, todos sabemos que o cigarro faz mal e que é uma das maiores causas evitáveis de doenças que prejudicam o nosso corpo. A maioria dos efeitos do tabagismo na saúde são amplamente conhecidos socialmente, mas você conhece os impactos que eles podem ter na saúde ocular e na visão?

Neste artigo vamos abordar tudo o que você precisa saber sobre os efeitos do cigarro em nossa visão, além das doenças relacionadas ao tabagismo. Somando a isso, vamos mostrar também como proteger seus olhos e apresentaremos ainda algumas dicas para evitar a perda de visão.

Então, continue lendo para saber mais e veja como o cigarro faz mal aos olhos!

Como o cigarro faz mal aos seus olhos?

Os cigarros contêm toxinas que aumentam o risco de perda de visão. Ou seja, os produtos químicos incluídos no tabaco podem danificar os vasos sanguíneos dentro dos olhos. Dessa forma, fumar pode causar estresse oxidativo e danificar a retina. 

Isso pode reduzir a quantidade de oxigênio que chega à sua mácula e aumentar o risco de síndrome do olho seco.

Além disso, um estudo do governo do Reino Unido em 2004, descobriu que 18.000 pessoas sofreram de perda de visão como resultado da degeneração macular induzida pelo fumo apenas naquele ano. 

Isso ocorre porque, quando os fumantes tragam a fumaça do cigarro, os produtos químicos são absorvidos pelos pulmões e transferidos para a corrente sanguínea. O monóxido de carbono encontrado na fumaça do cigarro se liga à hemoglobina nos glóbulos vermelhos, evitando que as células afetadas transportem um suprimento completo de oxigênio para o resto do corpo.

Além do mais, as crianças também podem ser afetadas pelo fumo dos adultos. Normalmente, as crianças não fumam cigarros, mas muitas estão expostas à fumaça ambiental do tabaco, tornando-se as famosas fumantes passivas. Assim, a fumaça do tabaco tem alguns efeitos negativos sobre os olhos das crianças. 

Entre esses efeitos estão:

  • Estrabismo: Condição em que os olhos ficam desalinhados;
  • Conjuntivite alérgica: condição em que a conjuntiva fica inflamada devido à presença de um alérgeno.

Contudo, não apenas isso, mas o cigarro faz muito mal para adultos. Afinal, esse hábito está associado a diversas outras doenças oculares. Saiba mais a seguir!

Quais são as doenças oculares relacionadas ao cigarro?

Fumar pode desenvolver muitos tipos de problemas que podem afetar sua visão. Por isso, fizemos uma lista com algumas das condições do tabagismo relacionadas aos olhos.

Retinopatia diabética

A retinopatia diabética é um dos efeitos mais devastadores do diabetes e que pode roubar sua visão. 

Essa condição pode danificar os minúsculos vasos sanguíneos da retina, que é a camada de células sensíveis à luz na parte posterior do olho. Com isso, esses vasos começam a vazar fluido ou sangue, causando sintomas que variam de visão turva a problemas de visão noturna e pontos cegos ou escuros em seu campo visual.

Cataratas

O hábito de fumar pode causar a formação de catarata nos olhos, que ocorre quando o cristalino normalmente transparente dentro do olho, fica turvo. 

Essa condição pode causar visão turva, halos ao redor das luzes, brilho, visão noturna deficiente e cores desbotadas.

Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI)

Essa condição afeta principalmente a mácula, que é a área da retina responsável pela visão central e colorida. 

Quando você tem DMRI, pode notar visão turva, pontos cegos no centro da visão, cores desbotadas, distorções ou linhas retas que parecem onduladas.

Uveíte

A uveíte é uma doença ocular dolorosa que pode causar perda de visão. 

Além disso, a inflamação da úvea, a camada média do olho, pode causar vermelhidão, dor nos olhos, visão turva, sensibilidade à luz e moscas volantes.

Doença da tireoide ocular (DTO)

A DTO, também conhecida como doença de Grave, pode não responder ao tratamento tão bem em fumantes quanto aos não fumantes. 

Esta doença pode causar olhos esbugalhados, vermelhidão, dor e olho seco. Se não for tratada imediatamente, o inchaço pode danificar o nervo óptico.

Dificuldade em ver as cores

Os problemas de visão das cores são outra consequência do fumo, porque os fumantes inveterados têm dificuldade em tentar distinguir entre certas cores e contrastes.

Olho seco

Fumar afeta a película lacrimal de seus olhos e pode causar olhos vermelhos e doloridos.

Inicialmente, isso pode parecer um problema menor, mas com o tempo pode desenvolver escoriações e úlceras na córnea.

Glaucoma

Há uma forte ligação entre tabagismo e hipertensão, catarata e diabetes, todos fatores de risco para glaucoma.

Agora, continue lendo e descubra os efeitos que o cigarro pode ter em sua visão!

Quais são os efeitos que o cigarro pode ter na visão?

Na visão, o cigarro pode causar alguns efeitos como:

  • Mudanças biológicas em seus olhos;
  • Aumento do risco de perda de visão;
  • Danos nos vasos sanguíneos dentro dos olhos;
  • Estresse oxidativo;
  • Danos na retina;
  • Redução da quantidade de oxigênio que chega à mácula;
  • Aumento do risco de síndrome do olho seco.

Além disso, algumas condições oculares também estão associadas ao tabagismo. Saiba mais a seguir!

Quais condições oculares estão associadas à exposição à fumaça do cigarro?

Os cigarros contêm toxinas que aumentam o risco de perda de visão. Por isso a exposição à fumaça do cigarro pode causar algumas condições como:

  • Estrabismo;
  • Conjuntivite alérgica;
  • Catarata;
  • Uveíte;
  • Degeneração macular relacionada à idade;
  • Oftalmopatia de Graves (doença dos olhos da tireoide);
  • Distúrbios da superfície ocular.

Continue lendo e descubra como proteger seus olhos!

Quais são as dicas para proteger os olhos?

Independente da fumaça do cigarro, algumas medidas são necessárias para proteger os olhos no dia a dia. 

Então, veja a seguir as dicas que separamos para você:

  • Pisque os olhos com frequência para evitar irritação e ressecamento;
  • Proteja os olhos com óculos de proteção contra os raios ultravioleta;
  • Faça uma pausa e dê descanso para seus olhos enquanto lê, usa telas, etc.;
  • Siga hábitos alimentares saudáveis para manter uma boa acuidade visual;
  • Mantenha uma boa higiene dos olhos;
  • Controle a pressão arterial, o colesterol e a glicose no sangue.

Fumar está relacionado a olhos secos, danos ao nervo óptico e retinopatia diabética. Além disso, as informações mencionadas acima podem não ser as mesmas para todos. Portanto, certifique-se de agendar um exame oftalmológico abrangente para o diagnóstico precoce e tratamento para salvar sua visão como um suplemento de revisão, bem como para prevenir a perda permanente das vistas.

Veja agora como prevenir a perda de visão!

Quais são as formas para prevenir perdas na visão?

Hábitos saudáveis podem levar a olhos saudáveis. O risco de doenças oculares e perda de visão pode ser reduzido se você:

  • Parar de fumar;
  • Comer alimentos saudáveis (incluindo vegetais de folhas verdes, frutas e alimentos ricos em vitaminas C, E e beta-caroteno);
  • Controlar a pressão arterial e o colesterol;
  • Ficar ativo, fazendo exercícios físicos frequentemente;
  • Visitar seu oftalmologista regularmente.

Cigarro faz mal para a visão, está pronto para parar?

Agora que você já sabe como o cigarro faz mal para os olhos, lembre-se que manter bons hábitos como fazer exercícios físicos regularmente e manter uma alimentação saudável pode ajudar não apenas sua saúde geral, mas também sua saúde ocular.

Além disso, parar de fumar também pode ajudá-lo a cuidar da saúde dos seus olhos, além de prevenir todo o seu corpo de outras doenças. Já que os efeitos do cigarro afetam inúmeros órgãos. Somando a isso, você deve fazer consultas regulares e um acompanhamento médico inclusive no processo de largar o cigarro.

Nossos olhos são verdadeiros indicadores da nossa saúde e estar atento aos sinais e sintomas que eles nos mostram é de extrema importância. Cuidar da saúde ocular regularmente, visitando um oftalmologista, é essencial para garantir uma boa visão ao longo da vida, seja prevenindo doenças oculares ou tratando problemas de visão existentes.

Aqui na Lenscope, nós temos o propósito de levar informações sobre saúde ocular a todos e proporcionar acesso a lentes mais finas e óculos de qualidade por um valor mais acessível e com atendimento personalizado. . Então, caso você precise de lentes mais finas, pode contar com as nossas lentes de qualidade. Saiba mais sobre nossas lentes fazendo um orçamento online e gratuito em nosso site.

orçamento

Fonte

bignewsnetwork

allaboutvision

health

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *