Cirurgia Crosslinking: o que é, como funciona e quanto custa?

cirurgia crosslinking
  • por
4.3
(75)

A cirurgia Crosslinking é um procedimento cirúrgico usado para tratar o ceratocone, doença ocular que afeta a córnea do olho, prejudicando a nitidez da visão.

A cirurgia do Crosslinking é menos agressiva do que outros procedimentos existentes para tratar o ceratocone, além de ser considerada muito inovadora.

O procedimento consiste em aumentar a rigidez e a resistência da córnea, diminuindo os impactos na visão e fazendo com que a córnea não sofra grandes alterações com o passar dos anos.

Aliás, o resultado da cirurgia tende a ser muito positivo e o pós-operatório também. Inclusive, o Crosslinking ajuda a retardar o avanço do ceratocone, devolvendo qualidade de vida ao paciente.

Aposto que ficou curioso para saber mais sobre essa cirurgia e quanto custa, acertei? Então, continue lendo para descobrir todos os detalhes que envolvem essa opção de tratamento do ceratocone.

Vamos lá?

Cirurgia Crosslinking

A cirurgia Crosslinking é um procedimento muito seguro, capaz de retardar o avanço do ceratocone e devolver também qualidade de vida ao paciente.

Basicamente, a cirurgia consiste em aumentar a resistência e rigidez da córnea e, para isso, ela fortalece as fibras de colágeno da região afetada pela doença.

Dessa forma, devolve a sustentação e rigidez a essas fibras, já que elas voltam a ficar unidas, sem deformação.

A cirurgia é considerada indolor, rápida e bastante segura.

Basta apenas a aplicação de anestesia local, seguido de raspagem de algumas células do olho, aplicando, em seguida, um colírio de vitamina B2.

Logo depois desse primeiro passo, o olho recebe uma aplicação de raios ultravioletas, devolvendo a elasticidade e rigidez da córnea.

A cirurgia Crosslinking é indicado para casos iniciais da doença, entre o público jovem, e o pós-operatório costuma ser muito tranquilo.

Ceratocone

O ceratocone afeta a córnea do nosso olho, podendo ser assimétrica.

Ou seja, pode afetar mais um olho do que o outro e tende a progredir rapidamente. 

Além disso, trata-se de uma doença degenerativa que acaba reduzindo a resistência e a rigidez da córnea conforme a doença progride, afetando bastante  a visão do paciente.

Isso porque com a degeneração da córnea do olho, ela vai se tornando cada vez mais fina, perdendo a sua curvatura normal, que é uma curvatura esférica.

Aliás, o nome da doença remete, justamente, ao novo formato que a córnea adquire, ou seja, a sua curvatura passa a ser semelhante à de um cone.

Os sintomas mais claros da doença incluem visão borrada, aumento significativo do grau de astigmatismo e miopia, sensibilidade à luz e formação de halos noturnos. 

Aliado a esses sintomas, também podemos incluir  a perda da qualidade vida, infelizmente.

Agora, com relação a causa do ceratocone, a doença pode se manifestar em jovens e progredir conforme os anos passam, até os 30/45 anos de idade. E, em alguns casos, trata-se de uma doença hereditária.

Por esse motivo, é importante o diagnóstico precoce da doença, já que só assim é possível retardar seu avanço.

A boa notícia é que existem opções de tratamentos bastante inovadoras. Preparamos até mesmo uma lista com os procedimentos mais conhecidos. Olha só: 

 

  • Cirurgia Crosslinking;
  • Transplante de córnea;
  • Anel intracorneano (Anel de Ferrara);
  • Implante da Lente Intraocular;

 

 

Veja nosso conteúdo explicando  cada uma dessas cirurgias disponíveis para tratamento do ceratocone.

Como é o pós-operatório da cirurgia do Crosslinking?

A recuperação visual após a cirurgia Crosslinking é gradual, ou seja, leva-se em torno de 30 dias para a visão voltar completamente ao normal.

Mas, alguns desconfortos podem surgir, e isso não é sinal de perigo. Isso porque é bastante comum, nos 3 primeiros dias após a cirurgia, sentir desconforto nos olhos, além de vermelhidão, lacrimejamento e uma leve dor no local.

Mas, após esse período, os sintomas já diminuem bastante. Inclusive, o médico irá sempre prescrever o uso de colírios antibióticos, anti-inflamatórios, lubrificantes e até anestésicos.

Além de ser necessário fazer repouso e evitar ambientes com alta luminosidade, já que a luz solar pode incomodar bastante a visão nos primeiros dias após o procedimento.

É recomendado também evitar contato com poeira, fumaça, ou vapores químicos, além de sempre, é claro, higienizar as mãos ao manipular os colírios.

Aliás, nada de coçar os olhos e nem lavar os olhos com água da torneira. Opte por fazer a limpeza do seu olho com água filtrada ou algum outro produto indicado pelo médico especialista.

Mas, não se preocupe, porque é possível retornar às atividades de rotina dentro de poucos dias. Como exemplo, voltar a praticar exercícios 30 dias após o procedimento.

E quer uma dica valiosa? Não deixe de usar os óculos escuro.

Isso porque além dele ajudar com o desconforto causado pela fotofobia, previne manchas na córnea pelos próximos seis meses após a cirurgia.

Logo mais, vamos falar sobre nossas opções de lentes escuras para óculos de grau e como você pode economizar fazendo seu pedido através da Lenscope.

Resultados da cirurgia Crosslinking

Os resultados da cirurgia Crosslinking são muito perceptíveis a todos os pacientes e não demoram para serem percebidos.

O primeiro resultado importante de ser mencionado é o lo fato de que é a cirurgia crosslink consegue frear a rápida progressão do ceratocone, impedindo que a córnea continue a perder elasticidade e sua curvatura esférica.

Assim, os pacientes que se submetem a esse procedimento e estão em estágios iniciais da doença, conseguem ter resultados mais perceptíveis.

No entanto, também são vários os resultados satisfatórios em pacientes com estágios avançados do ceratocone e que realizaram a cirurgia Crosslinking.

Portanto, esteja atento aos sintomas da doença, pois conforme falamos, é preciso o diagnóstico precoce e a orientação médica sobre o tratamento ideal do ceratocone para cada idade e quadro do paciente.

Só assim é possível impedir a progressão da doença e consequências da doença para nossos olhos.

Quanto custa a cirurgia Crosslinking?

Os gastos com o procedimento Crosslinking é custeado pelo SUS (Sistema Único de Saúde), desde 2016. 

Além disso, segundo notícia divulgada no site oficial do SUS, o Ministério da Saúde estima que chega a tratar cerca de mais de 2.000 casos de ceratocone, anualmente, no Brasil.

Apesar disso, há pacientes que optam por fazer a cirurgia em hospitais conveniados ou clínicas particulares. O preço médio da cirurgia Crosslinking em hospitais conveniados pode chegar a R$4.000

Os óculos de sol para o pós operatório da cirurgia Crosslink

Após a cirurgia Crosslink é comum o médico especialista receitar o uso de óculos de sol sempre que tiver contato com a claridade.

Mas aqui vai uma dica importante: é extremamente perigoso para os olhos, principalmente após uma cirurgia, usar óculos de sol sem proteção 100%UV.

Por isso, sempre procure se informar se o seu óculos de sol possui proteção 100%UV antes de usá-lo.

E aqui uma curiosidade: você sabia que é possível usar óculos de sol com o seu grau?

Se você usa óculos de grau e não gosta de usar óculos de sol por não conseguir enxergar muito bem, é possível fazer lentes escuras com o seu grau que transformam uma armação em um óculos de sol.

Em nosso site, você encontra 6 opções de cores diferentes para fazer seu óculos de sol com grau: São elas: cinza dark full, cinza gradiente, marrom full, marrom gradiente, verde full, verde gradiente.

E a boa notícia é que essas cores também estão disponíveis na versão das lentes de resina mais finas do mundo, ideais para quem tem alto grau por conta do ceratocone.

Conheça as lentes de resina mais finas do mundo na versão óculos de sol com grau.

Cirurgia Crosslinking e prevenções

Como o ceratocone é uma doença rara e, em alguns casos, hereditária, é preciso certos cuidados para prevenir o agravamento do ceratocone. Listamos algumas dicas para você:

  • Ir ao médico oftalmologista regularmente para realizar exames de vistas e constatar mudança de grau;
  • Evite coçar ou apertar os olhos. Esse mau hábito prejudica muito a nossa visão, já que ajuda a liberar citocina inflamatória;
  • Use colírios lubrificantes para evitar a coceira dos olhos

São cuidados básicos e que valem para uma vida inteira, se você também deseja manter a sua saúde ocular em dia e sempre bem!

Lembre-se que apenas o médico é capaz de avaliar qual o melhor tratamento para o ceratocone. 

Por isso, não deixe de conversar sobre a cirurgia Crosslinking, um procedimento capaz de retardar a progressão da doença e oferecer qualidade de vida.

Além de ser inovadora, é bastante segura e rápida e é possível ter o valor custeado pelo SUS.

Agora queremos saber: Você já conhecia a cirurgia Crosslinking? Conta pra gente aqui nos comentários. 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 75

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

14 comentários em “Cirurgia Crosslinking: o que é, como funciona e quanto custa?”

    1. Olá Daniele, tudo bem?
      Nós não temos a informação do preço do Anel de Ferrara. Nós recomendamos que você se consulte com um profissional da saúde, assim ele pode explicar todas as suas dúvidas 🙂

  1. Deveriam retirar que o valor da cirurgia pode ser custeado pelo SUS, pois isso não é verdade. O SUS não oferece tratamento nenhum para nós portadores de ceratocone, não levam essa doença a sério. Quem sofre desse problema tenha uma boa renda para custear os tratamentos que não são baratos, ou sofrerá muito com a sua visão piorando a cada dia mais. Por um lado tem o SUS que não está nem aí para custear e tratar esse problema, para eles compensa mais esperar piorar para fazer transplante do que tratar no início e do outro lado médicos gananciosos que cobram preço absurdos e abusivos nos tratamentos. Lamentável como o sistema de saúde trata e lida com um problema tão sério e gravíssimo como esse.

    1. Boa noite Aline,minha filha foi diagnosticada e não consegui usar as lentes. Pode de dizer como conseguiu e de foi muito demorado conseguir?

    1. Oi, Eduardo. Tudo bem? Ficamos muito felizes que o nosso conteúdo tenha te ajudado. Afinal, a nossa missão é garantir que todos tenham acesso à informação de qualidade sobre saúde visual. Conte sempre com a gente 🙂

    1. Olá, Patrícia. Tudo bem? É possível que esse valor se refira aos dois olhos, mas como os preços costumam variar, é importante se informar sobre o valor no local em que pretende realizar o procedimento cirúrgico. Esperamos ter ajudado. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *