Cirurgia de astigmatismo e miopia

cirurgia astigmatismo e miopia
  • por
4.3
(52)

A cirurgia de astigmatismo e miopia é uma das opções de tratamento disponíveis para quem tem astigmatismo e miopia. Trata-se de um procedimento feito a laser, que pode eliminar ou reduzir o seu grau, fazendo com que você não precise mais usar óculos.

Apesar de ter algumas contra indicações, no geral a cirurgia de astigmatismo e miopia é um procedimento simples e muito rápido, que leva, no máximo 30 minutos. Antes do procedimento começar, o médico aplica um colírio anestésico. Por isso, não há motivos para se preocupar, porque a cirurgia não dói.

O pós-operatório também costuma ser bastante tranquilo. É somente nos primeiros dias que você sente um pouco de desconforto nos olhos. Mas, após uma semana, você já pode voltar às atividades normais.

Nós também explicamos todas as formas de tratamento do astigmatismo em nosso canal no Youtube.

Como é a cirurgia de astigmatismo e miopia?

A cirurgia de astigmatismo e miopia também é conhecida como cirurgia refrativa. É um procedimento à laser que corrige o formato irregular da córnea, tornando a sua visão nítida. 

A técnica mais comum é a LASIK que consiste no cirurgião fazer um pequeno corte no olho para retirar uma parte do tecido da córnea. E, com o laser, ele altera seu formato. Trata-se de uma cirurgia simples, sem dor e muito rápida. No entanto, apesar de ser considerada uma cirurgia segura, a LASIK também oferece alguns riscos e cuidados, assim como qualquer intervenção cirúrgica.

Outros tipos de cirurgia de miopia e astigmatismo

  • PRK

Indicada apenas em casos avaliados por profissionais, esse procedimento é semelhante ao Lasik, entretanto, ao invés de cortar um pedaço da córnea, a PRK raspa este mesmo pedaço. É necessário repousar durante seu pós-operatório, assim como usar uma lente de contato terapêutica para firmar a córnea até os olhos cicatrizarem.

  • Lasek

Na cirurgia Lasek o tecido é reposicionado na córnea. O médico utiliza uma solução de álcool que faz o tecido se soltar, enquanto o laser remodela a córnea. No pós-operatório, também são necessárias lentes de contato terapêuticas. Além disso, é importante repousar e evitar a luz do sol. 

Quando a cirurgia refrativa é indicada

Especialistas recomendam a cirurgia para correção de astigmatismo e miopia para quem tem entre 1 e 6 graus de astigmatismo ou entre –1 e 010 graus de miopia, e para quem tem mais de 21 anos.  Essa é a idade que, geralmente, o grau começa a se estabilizar.

É importante que o seu grau já esteja estabilidade por um período de 1 ano. Ou seja, se você quer fazer a cirurgia, precisa ter certeza que seu grau não sofreu uma variação superior a 0,50 graus durante este período. Essa exigência é necessária, porque se o seu grau grau não estiver totalmente estável antes da operação, é possível que o astigmatismo e a miopia reapareçam após o procedimento.

Além do grau e idade, existem também algumas doenças contraindicadas para realização da cirurgia. Por exemplo, doenças como ceratocone, diabetes descompensada, herpes ocular, ambliopia severa e distrofias corneanas impedem a operação. Mulheres grávidas ou lactantes também não podem se submeter ao procedimento.

Quem tem grau de miopia muito alto, acima -10 graus, nem sempre pode fazer a cirurgia refrativa devido à curvatura e espessura da córnea. No entanto, é somente um oftalmologista de confiança que, após analisar seus olhos, vai poder te dizer se a cirurgia é a melhor opção para a sua necessidade. Então, não deixe de buscar por um profissional de sua confiança.

Quanto custa uma cirurgia de astigmatismo e miopia?

O valor da cirurgia de astigmatismo e miopia costuma variar entre R$ 1.000,00 e  R$ 3.000,00 por olho.

O custo também varia de acordo com o seu grau e com a a clínica onde você fará o procedimento. No entanto, o mais importante antes de realizar a cirurgia é marcar uma consulta médica com um profissional em saúde dos olhos. Somente ele poderá avaliar qual o melhor tratamento para você.  

Por isso, se você possui algum problema de visão, não esqueça de consultar seu médico periodicamente, pelo menos duas vezes ao ano. E se estiver com dificuldade para enxergar, procure um médico o quanto antes.

Como conseguir cirurgia refrativa pelo sus

Realizar a cirurgia refrativa pelo SUS, já é uma realidade. Porém, a execução do procedimento dependerá do grau que o paciente possui. Ou seja, apenas pessoas com alto grau, em situações que comprometem a visão, podem realizar a cirurgia.

Inicialmente você deve ir até a UBS mais próxima com o seu cartão do SUS, após será agendado uma consulta com um clínico geral, responsável por observar o paciente e encaminhá-lo ao oftalmo.

Em seguida, é realizado um agendamento para a consulta com o profissional. Entretanto, pode ser que demore alguns meses por conta da fila de espera.

No dia da consulta, o oftalmologista irá avaliar se há ou não a necessidade de realizar a cirurgia. Se for um caso positivo, será encaminhada a realização do procedimento, mas pode demorar alguns meses.

Riscos e complicações da cirurgia de astigmatismo e miopia

A cirurgia de astigmatismo e miopia é rápida e os benefícios duram a longo prazo. Além disso, você percebe os efeitos positivos quase que imediatamente após a operação. No entanto, alguns riscos e complicações podem surgir e é importante ficar atento.

Logo após a cirurgia, portanto, é comum sentir os olhos secos e a visão pouco turva. Geralmente este efeito dura somente nos primeiros dias do pós-operatório, mas em alguns casos pode ser agravado. Por isso, procure seu médico caso os desconfortos estejam graves.  

Outro risco da cirurgia LASIK é que durante a recuperação, os olhos podem infeccionar. Como a estrutura ocular fica mais vulnerável, é preciso seguir todos os cuidados de higienização para evitar possíveis infecções. 

Apesar de extremamente rara, também existe a possibilidade da cirurgia ser mal executada, provocando a degeneração da córnea. Nesse caso, você pode desenvolver astigmatismo irregular e ceratocone. No entanto, a perda total ou parcial da visão é improvável e só pode ocorrer se o profissional não for devidamente capacitado para isso.  Por isso, a importância de escolher um profissional de saúde de sua confiança. 

Também pode acontecer da cirurgia refrativa não eliminar totalmente o seu grau de astigmatismo e miopia. Nesses casos, você ainda irá precisar usar óculos de grau ou lentes de contato. Mas o seu grau será baixo.  

Instagram [Lentes Lenscope LensAI 1.74]

Cuidados pós operatório

O médico irá indicar os cuidados para cada tipo de método cirúrgico. Mas, de maneira geral, os médicos recomendam fazer repouso, evitar dirigir, usar maquiagem e fazer atividades físicas  por um período de 7 a 14 dias.

Outras formas de tratamento para astigmatismo e miopia

Além da cirurgia refrativa, há outras formas de tratar a miopia e o astigmatismo. As opções de tratamentos mais comuns são: uso de óculos de grau e o uso de lentes de contato.

Assim como na cirurgia refrativa, há vantagens e desvantagens do uso do óculos de grau e das lentes de contato.

Veja como é o óculos para astigmatismo e todos os tipos de lentes de contato que existem, bem como os cuidados que você deve ter para não desenvolver uma infecção nos olhos.

Também temos um vídeo te contando tudo o que você precisa saber sobre o óculos para astigmatismo.

Pensando em fazer cirurgia de astigmatismo e miopia? 

No artigo de hoje, tentamos te ajudar a saber mais sobre a cirurgia de astigmatismo e miopia pra te ajudar a fazer uma escolha consciente. Mas caso você descubra que não pode fazer esse procedimento, não se preocupe. Há outras formas de tratamento que vão te ajudar a enxergar com nitidez. 

Nós da Lenscope somos pioneiros no serviço de venda de lentes para óculos pela internet. Em nosso site, você encontra lentes para óculos que corrigem astigmatismo e miopia, tanto para quem tem baixo grau como para quem tem alto grau. 

É só acessar nosso site e fazer um orçamento online e gratuito

Você já fez a cirurgia refrativa para corrigir astigmatismo ou miopia ou irá fazer em breve? Conta aqui pra gente nos comentários.

Atualizado em 09/09/2021

Fontes:

WebMD

WiseGeek

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 52

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

24 comentários em “Cirurgia de astigmatismo e miopia”

    1. Oi, Gerdenia! Tudo bem?

      Muito obrigada pelo seu comentário Ficamos muito felizes em saber que nosso conteúdo conseguiu te ajudar nas dúvidas que tinha!
      Te convido também a conhecer mais sobre a Lenscope acessando https://lenscope.com.br/

      Nos siga nas redes sociais! Adoramos conversar e compartilhar conhecimentos por lá também:
      Facebook: https://www.facebook.com/LenscopeBrasil/
      Instagram: https://www.instagram.com/lenscopebr/

      Sempre que precisar, estamos aqui!

      1. Olá, Evandro. Tudo bem?
        O mais indicado é você fazer uma avaliação com um profissional de saúde de sua confiança 🙂 Só ele vai conseguir te dizer com certeza se você pode operar 🙂

    1. Olá Tatiane, tudo bem?
      Quem pode ajudar com as melhores orientações sobre a cirurgia é o médico profissional da área
      Aqui na Lenscope, vendemos lentes de óculos pela internet sem que precise sair da sua casa ❤ Oferecemos nossos conteúdos para ajudar com questões importantes da saúde dos olhos e ficamos contentes que tenha ajudado. Então quando puder agende uma visita com o profissional da área para ter as orientações corretas para seu caso

    1. Oi Ana, tudo bem?
      Quem pode ajudar com as melhores orientações sobre a cirurgia é o médico profissional da área
      Aqui na Lenscope, vendemos lentes de óculos pela internet sem que precise sair da sua casa ❤ Oferecemos nossos conteúdos para ajudar com questões importantes da saúde dos olhos e ficamos contentes que tenha ajudado. Então quando puder agende uma visita com o profissional da área mais breve possível

    1. Oi Adeline, tudo bem?

      Muito obrigada pelo seu comentário Ficamos muito felizes em saber que nosso conteúdo conseguiu te ajudar!
      Te convido também a conhecer mais sobre nós da Lenscope acessando https://lenscope.com.br/

      Nos siga nas redes sociais! Adoramos conversar e compartilhar conhecimentos por lá também:
      Facebook: https://www.facebook.com/LenscopeBrasil/
      Instagram: https://www.instagram.com/lenscopebr/

      Sempre que precisar, estamos aqui!

    1. Olá, José!
      O valor da cirurgia de miopia pode variar de região para região do Brasil, além do profissional. Por isso, o mais indicado é você perguntar na clínica onde gostaria de realizar o exame. Assim, você terá uma resposta mais precisa.

  1. Tenho astigmatismo e miopia. No olho direito tenho -7,50. Cilíndrico -2,00 Eixo 5.
    No esquerdo -6,00 . Cilíndrico -0,75 Eixo 120.
    No meu caso tem como fazer cirúrgica?
    Estou muito preocupada. Tenha medo de perder a minha visão 😢.

    1. Olá Francilene, tudo bem?

      Quanto a sua dúvida, nós não podemos respondê-la sem uma avaliação médica!
      O indicado é você ir ao profissional da sua saúde visual, para que ele possa te auxiliar sobre a cirurgia!

    1. Oi, Gláucio! Sabemos que você gostaria de beber um café com a gente, mas não atendemos presencialmente. 😅 Para conseguirmos atender todo o Brasil de forma inteligente e cômoda, todo o nosso processo de compra e atendimento é 100% online pelo nosso site: lenscope.com.br
      Caso tenha mais dúvidas, é só falar com a gente pelos canais de atendimento no final da página 🙂

    1. Oi, Guilherme. A cirurgia refrativa não é contraindicada em casos de toxoplasmose. Por outro lado, há vários outros fatores avaliados para a realização da cirurgia refrativa, por isso, o ideal é que você converse com o seu médico oftalmo de confiança sobre a possibilidade desse procedimento para o seu caso.

      Sempre que precisar, estamos aqui. 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *