cirurgia astigmatismo e miopia

Cirurgia de astigmatismo e miopia

4.1
(12)

A cirurgia de astigmatismo e miopia é uma das opções de tratamento disponíveis para quem tem astigmatismo e miopia. Trata-se de um procedimento feito a laser, que pode eliminar ou reduzir o seu grau, fazendo com que você não precise mais usar óculos.

Apesar de ter algumas contra indicações, no geral a cirurgia de astigmatismo e miopia é um procedimento simples e muito rápido, que leva, no máximo 30 minutos. Antes do procedimento começar, o médico aplica um colírio anestésico. Por isso, não há motivos para se preocupar, porque a cirurgia não dói.

O pós-operatório também costuma ser bastante tranquilo. É somente nos primeiros dias que você sente um pouco de desconforto nos olhos. Mas, após uma semana, você já pode voltar às atividades normais.

Nós também explicamos todas as formas de tratamento do astigmatismo em nosso canal no Youtube.

Como é a cirurgia de astigmatismo e miopia?

A cirurgia de astigmatismo e miopia também é conhecida como cirurgia refrativa. É um procedimento à laser que corrige o formato irregular da córnea, tornando a sua visão nítida. 

A técnica mais comum é a LASIK que consiste no cirurgião fazer um pequeno corte no olho para retirar uma parte do tecido da córnea. E, com o laser, ele altera seu formato. Trata-se de uma cirurgia simples, sem dor e muito rápida. No entanto, apesar de ser considerada uma cirurgia segura, a LASIK também oferece alguns riscos e cuidados, assim como qualquer intervenção cirúrgica.

Quando a cirurgia refrativa é indicada

Especialistas recomendam a cirurgia para correção de astigmatismo e miopia para quem tem entre 1 e 6 graus de astigmatismo ou entre –1 e 010 graus de miopia, e para quem tem mais de 21 anos.  Essa é a idade que, geralmente, o grau começa a se estabilizar.

É importante que o seu grau já esteja estabilidade por um período de 1 ano. Ou seja, se você quer fazer a cirurgia, precisa ter certeza que seu grau não sofreu uma variação superior a 0,50 graus durante este período. Essa exigência é necessária, porque se o seu grau grau não estiver totalmente estável antes da operação, é possível que o astigmatismo e a miopia reapareçam após o procedimento.

Além do grau e idade, existem também algumas doenças contraindicadas para realização da cirurgia. Por exemplo, doenças como ceratocone, diabetes descompensada, herpes ocular, ambliopia severa e distrofias corneanas impedem a operação. Mulheres grávidas ou lactantes também não podem se submeter ao procedimento.

Quem tem grau de miopia muito alto, acima -10 graus, nem sempre pode fazer a cirurgia refrativa devido à curvatura e espessura da córnea. No entanto, é somente um oftalmologista de confiança que, após analisar seus olhos, vai poder te dizer se a cirurgia é a melhor opção para a sua necessidade. Então, não deixe de buscar por um profissional de sua confiança.

Quanto custa uma cirurgia de astigmatismo e miopia?

O valor da cirurgia de astigmatismo e miopia costuma variar entre R$ 1.000,00 e  R$ 3.000,00 por olho.

O custo também varia de acordo com o seu grau e com a a clínica onde você fará o procedimento. No entanto, o mais importante antes de realizar a cirurgia é marcar uma consulta médica com um profissional em saúde dos olhos. Somente ele poderá avaliar qual o melhor tratamento para você.  

Por isso, se você possui algum problema de visão, não esqueça de consultar seu médico periodicamente, pelo menos duas vezes ao ano. E se estiver com dificuldade para enxergar, procure um médico o quanto antes.

Riscos e complicações da cirurgia de astigmatismo e miopia

A cirurgia de astigmatismo e miopia é rápida e os benefícios duram a longo prazo. Além disso, você percebe os efeitos positivos quase que imediatamente após a operação. No entanto, alguns riscos e complicações podem surgir e é importante ficar atento.

Logo após a cirurgia, portanto, é comum sentir os olhos secos e a visão pouco turva. Geralmente este efeito dura somente nos primeiros dias do pós-operatório, mas em alguns casos pode ser agravado. Por isso, procure seu médico caso os desconfortos estejam graves.  

Outro risco da cirurgia LASIK é que durante a recuperação, os olhos podem infeccionar. Como a estrutura ocular fica mais vulnerável, é preciso seguir todos os cuidados de higienização para evitar possíveis infecções. 

Apesar de extremamente rara, também existe a possibilidade da cirurgia ser mal executada, provocando a degeneração da córnea. Nesse caso, você pode desenvolver astigmatismo irregular e ceratocone. No entanto, a perda total ou parcial da visão é improvável e só pode ocorrer se o profissional não for devidamente capacitado para isso.  Por isso, a importância de escolher um profissional de saúde de sua confiança. 

Também pode acontecer da cirurgia refrativa não eliminar totalmente o seu grau de astigmatismo e miopia. Nesses casos, você ainda irá precisar usar óculos de grau ou lentes de contato. Mas o seu grau será baixo.  

Cuidados pós operatório

O médico irá indicar os cuidados para cada tipo de método cirúrgico. Mas, de maneira geral, os médicos recomendam fazer repouso, evitar dirigir, usar maquiagem e fazer atividades físicas  por um período de 7 a 14 dias.

Outras formas de tratamento para astigmatismo e miopia

Além da cirurgia refrativa, há outras formas de tratar a miopia e o astigmatismo. As opções de tratamentos mais comuns são: uso de óculos de grau e o uso de lentes de contato.

Assim como na cirurgia refrativa, há vantagens e desvantagens do uso do óculos de grau e das lentes de contato.

Veja como é o óculos para astigmatismo e todos os tipos de lentes de contato que existem, bem como os cuidados que você deve ter para não desenvolver uma infecção nos olhos.

Também temos um vídeo te contando tudo o que você precisa saber sobre o óculos para astigmatismo.

Pensando em fazer cirurgia de astigmatismo e miopia? 

No artigo de hoje, tentamos te ajudar a saber mais sobre a cirurgia de astigmatismo e miopia pra te ajudar a fazer uma escolha consciente. Mas caso você descubra que não pode fazer esse procedimento, não se preocupe. Há outras formas de tratamento que vão te ajudar a enxergar com nitidez. 

Nós da Lenscope somos pioneiros no serviço de venda de lentes para óculos pela internet. Em nosso site, você encontra lentes para óculos que corrigem astigmatismo e miopia, tanto para quem tem baixo grau como para quem tem alto grau. 

É só acessar nosso site e fazer um orçamento online e gratuito

Você já fez a cirurgia refrativa para corrigir astigmatismo ou miopia ou irá fazer em breve? Conta aqui pra gente nos comentários.

Atualizado em 09/09/2021

Fontes:

WebMD

WiseGeek

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 12

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Loading comments...