cirurgia astigmatismo e miopia

Cirurgia de astigmatismo e miopia

A cirurgia de astigmatismo e miopia é um procedimento feito a laser que consiste em remodelar a córnea para corrigir definitivamente o grau.

Praticamente qualquer pessoa que tenha entre 1 e 6 graus de astigmatismo ou entre 1 e 10 graus de miopia pode realizar a cirurgia. Por conta da curvatura e espessura da córnea, o procedimento não é recomendado para pacientes que estão acima destes limites.

Além disso, para fazer a cirurgia também é importante que o grau do paciente esteja estável por um ano. Para isso, a variação não pode ser superior a 0,50 graus durante este período.

Se o grau não estiver totalmente estável antes da operação, é possível que o astigmatismo e a miopia reapareçam após o procedimento.

Por esse motivo, a cirurgia também só é indicada para quem tem mais de 21 anos, idade em que o grau começa a estabilizar.

Além do grau e da idade do paciente, existem também algumas doenças contraindicadas para realização da cirurgia. 

Por exemplo, doenças como ceratocone, diabetes descompensada, herpes ocular, ambliopia severa e distrofias corneanas impedem a operação.

Mulheres grávidas ou lactantes também não podem se submeter ao procedimento.

Apesar de ter algumas contra-indicações, no geral a cirurgia de astigmatismo e miopia é um procedimento simples e muito rápido.

O tratamento dura no máximo 30 minutos e é aplicado um colírio anestésico antes de iniciar. Ou seja, não precisa se preocupar porque a cirurgia não dói!

O pós-operatório também costuma ser bastante tranquilo. Nos primeiros dias pode ser que o paciente sinta algum desconforto, mas após uma semana já é possível voltar às atividades normais.

Como é a cirurgia de astigmatismo?

Também conhecida como cirurgia refrativa, a cirurgia de astigmatismo é um procedimento à laser feito para moldar a córnea em formato esférico. 

A técnica mais comum é a LASIK, que consiste em corrigir a curvatura da córnea para que a luz seja focada diretamente na retina.

Primeiramente o cirurgião faz um pequeno corte no olho, retira uma parte do tecido da córnea e, com o laser, altera seu formato. Trata-se de uma cirurgia simples, sem dor e muito rápida.

No entanto, apesar de segura, a LASIK também oferece alguns riscos e cuidados, assim como qualquer intervenção cirúrgica.

Depois da cirurgia, é comum os olhos do paciente ficarem secos e a visão um pouco turva. Geralmente este efeito dura somente nos primeiros dias do pós-operatório, mas em alguns casos pode ser agravado.

Também é possível que o desvio não seja totalmente corrigido e ainda seja necessário  usar óculos ou lentes de contato após a cirurgia.

Outro risco da LASIK é que durante a recuperação os olhos podem infeccionar. Como a estrutura ocular fica mais vulnerável, é preciso seguir todos os cuidados de higienização para evitar possíveis infecções.  

Apesar de extremamente rara, também existe a possibilidade da cirurgia ser mal executada e causar a degeneração da córnea. Nesse caso, o paciente poderá desenvolver astigmatismo irregular e ceratocone.

A perda total ou parcial da visão é improvável e só pode ocorrer se o profissional que fizer a cirurgia não for devidamente capacitado para isso. 

Por outro lado, os efeitos positivos da cirurgia de astigmatismo podem ser sentidos quase que imediatamente após a operação.

A recuperação é extremamente rápida e os benefícios duram a longo prazo. Além de melhorar significativamente a visão, o principal resultado é que você não irá mais precisar usar óculos!

Quanto custa uma cirurgia de correção de miopia e astigmatismo?

O valor da cirurgia de astigmatismo e miopia costuma variar entre R$ 1.000,00 e  R$ 3.000,00 por olho. O custo também varia de acordo com o grau do paciente e com a clínica onde será feito o procedimento.

No entanto, o mais importante antes de realizar a cirurgia é marcar uma consulta médica com um profissional em saúde dos olhos. Somente ele poderá avaliar qual o melhor tratamento a ser feito .

Por isso, se você possui algum problema de visão, não esqueça de consultar seu médico periodicamente, pelo menos duas vezes ao ano. E se estiver com dificuldade para enxergar, procure um médico o quanto antes.

E aí, este conteúdo foi útil pra você? Conseguimos te ajudar? Deixe sua opinião em nossos comentários! 🙂

Cirurgia de astigmatismo e miopia
Média 4.5 de 2 votos



Comentários

    1. Oi, Gerdenia! Tudo bem?

      Muito obrigada pelo seu comentário 😊 Ficamos muito felizes em saber que nosso conteúdo conseguiu te ajudar nas dúvidas que tinha! 🙂
      Te convido também a conhecer mais sobre a Lenscope acessando https://lenscope.com.br/ 😊

      Nos siga nas redes sociais! Adoramos conversar e compartilhar conhecimentos por lá também:
      Facebook: https://www.facebook.com/LenscopeBrasil/
      Instagram: https://www.instagram.com/lenscopebr/

      Sempre que precisar, estamos aqui! 💙

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Nós utilizamos a tecnologia a nosso favor e oferecemos uma experiência inovadora para você comprar as lentes para seus óculos sem sair de casa! E o melhor de tudo? Podendo ter as melhores lentes do mercado sem gastar uma fortuna para isso.

Pin It on Pinterest