Cirurgia de catarata: recuperação e exercícios físicos

Cirurgia de catarata recuperação
4.1
(250)

A recuperação da cirurgia de catarata é bastante tranquila. E se você acabou de realizar uma cirurgia de catarata e quer voltar a praticar exercícios físicos, esse artigo é para você.

Em geral, é seguro fazer exercícios leves na primeira semana após a cirurgia de catarata. Isso inclui caminhar e alongar-se sem dobrar a cintura.

Na segunda semana, você pode retomar a atividade de intensidade moderada.

Com 4 a 6 semanas, você deve estar totalmente curado. Neste ponto, geralmente é seguro fazer atividades vigorosas como levantamento de peso ou corrida.

Entretanto, sempre converse com o médico que realizou o procedimento, pois ele saberá melhor seu quadro clínico, complicações e outras doenças relacionadas que pedem atenção especial na hora da recuperação da cirurgia.

Este é um prazo geral para quando você pode retomar diferentes níveis de atividade física:

Semana 1 após a cirurgia

Na semana após a cirurgia, você pode fazer atividades físicas de baixo impacto, como:

  • Caminhada ao ar livre;
  • Caminhada suave em esteira;
  • Tarefas domésticas leves;
  • Alongamento suave (sem dobrar na cintura)

Evite empurrar e levantar qualquer coisa com mais de 4 a 6 quilos, incluindo roupas e mantimentos. Porque isso pode aumentar a pressão nos olhos e interferir na cura adequada.

Semana 2 após a cirurgia

Em 2 semanas, seu médico pode liberá-lo para atividades de nível moderado, como:

  • Breve passeio;
  • Caminhada rápida (jogging);
  • Ioga;
  • Dança lenta;

Você deve ser capaz de retomar atividades físicas mais intensas:

  • Levantamento de peso;
  • Corrida;
  • Natação;
  • Ciclismo intenso;

Mas, lembre-se. Recomendamos que você verifique sempre com seu oftalmologista antes de retornar a este nível mais intenso de exercícios.

O que é catarata

A catarata é uma doença que afeta as lentes naturais dos olhos, tornando-as opacas. Por isso, esse problema faz com que o paciente tenha a sua capacidade de enxergar comprometida.

Ou seja, a visão passa a ficar turva, como se olhássemos através de um vidro embaçado. A catarata se desenvolve lentamente e se torna mais comum com a idade.

Cirurgia de catarata recuperação

Olho normal e com catarata

Como funciona a cirurgia de catarata

A única maneira de remover uma catarata é com cirurgia. Este procedimento envolve a substituição da lente turva do olho por uma lente artificial conhecida como IOL.

Geralmente, você precisará de cirurgia se a catarata interferir nas atividades diárias, como assistir televisão ou dirigir.

Você também pode precisar do procedimento se a catarata dificultar o tratamento de outras doenças oculares.

Antes da cirurgia, seu oftalmologista avaliará seus olhos e sua visão. Porque isso os ajudará a planejar o procedimento.

Aqui está o que você pode esperar durante a cirurgia:

  1. Primeiro, um médico colocará colírio anestésico em seu olho para que você não sinta dor. Você ficará acordado durante a cirurgia.
  2. O médico cortará seu olho com uma ferramenta minúscula e removerá o cristalino turvo.
  3. Em seguida, uma lente artificial será inserida. Toda a cirurgia leva cerca de 30 a 60 minutos.
  4. O médico colocará um curativo sobre seu olho para protegê-lo.
  5. Você vai descansar em uma área de recuperação, onde médicos irão monitorá-lo.
  6. Antes de ir para casa, o médico fornecerá instruções de cuidados posteriores. Mas, saiba, você vai precisar de um membro da família, amigo ou serviço de transporte para levá-lo para casa.
  7. A cirurgia de catarata é feita em um olho de cada vez. Por isso, se precisar de cirurgia em ambos os olhos, você precisará esperar cerca de 4 semanas entre os dois procedimentos.

Sintomas que indicam sérias complicações após a cirurgia de catarata

As complicações após a cirurgia de catarata são raras, mas possíveis.

Os sintomas de efeitos colaterais graves incluem:

  • Aumento da dor, vermelhidão ou viscosidade nos olhos;
  • Aumento do inchaço dentro ou na frente do olho;
  • Perda de visão;
  • Visão embaçada;
  • Sangramento no olho;
  • Dor que não responde à medicação;
  • Fashes;
  • Moscas volantes;
  • Ver clarões ou sombras escuras;
  • Náusea;
  • Vômito.

Os sintomas acima podem indicar uma complicação séria, como:

Por isso, entre em contato com o seu oftalmologista se sentir que algo está errado com o seu olho. Os efeitos colaterais podem ser resolvidos se forem tratados o mais rápido possível.

Já fez ou está para fazer uma cirurgia de catarata?

É muito importante fazer acompanhamento com o seu oftalmologista, pois ele é o único profissional capaz de diagnosticar todo e qualquer problema de visão que você possa ter. A partir do diagnóstico completo, quanto mais cedo for tratada a doença, maior a chance de evitar seu avanço!

A catarata, no geral, quando diagnosticada precocemente, o uso de óculos ajuda na adaptação do problema. 

O procedimento cirúrgico é relacionado ao avanço da doença. Após feito, normalmente a pessoa precisa usar óculos multifocal. Isso porque as pessoas que têm catarata são, normalmente, pessoas acima de 40 anos e possuem a vista cansada.

Outra dica para reduzir o risco de catarata é usar óculos de sol que bloqueiam 100% dos raios UV e comer alimentos que façam bem a sua visão!

Gostaram das nossas dicas? Este texto foi útil para você?

Que tal fazer um teste 100% online gratuito para checar como está sua visão?

Fontes:

Healthline

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 250

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

11 comentários em “Cirurgia de catarata: recuperação e exercícios físicos”

  1. Fiz cirurgia de catarata tem 45 dias, porém o médico me liberou para jogar futebol, porém tô com medo da lente deslocar, isso é possível, ou posso jogar tranquilo?

    1. Oi, Oscar. Tudo bem? O seu médico oftalmologista de confiança é o profissional mais capacitado a responder a sua pergunta. Nesse caso, como ele já liberou a prática, você pode jogar seu futebol sem preocupações. E se sentir algum desconforto, procure o seu oftalmologista.

    1. Oi, Aloísio. Esperamos que você esteja bem. Na semana após a cirurgia de catarata, você pode sim, fazer atividades físicas de baixo impacto, como:
      — caminhada ao ar livre
      — caminhada suave em esteira
      — tarefas domésticas leves
      — e alongamento suave (sem dobrar na cintura).

      Sempre que precisar, estamos aqui 🙂

  2. Fiz cirurgia de catarata no olho direito há 35 dias com implante de lente trifocal achando que poderia me livrar do óculos.
    Porém, não estou me adaptando, pois para dirigir a noite atrapalha muito. Agora estou com medo de operar o olho esquerdo, pois minha visão deste esquerdo está boa. Não quero retornar no médico que me operou, pois ele explicou pouca coisa sobre implante de trifocal. Estou muito triste, pois me arrependi muito.

    1. Oi, Rose. Esperamos que você esteja bem.

      Há casos em que, mesmo após a cirurgia de catarata, exista a necessidade do uso de óculos de grau, dependendo da lente intraocular escolhida para realizar a cirurgia. Mesmo que mais de 90% dos pacientes consigam alcançar plena independência do uso de óculos com a cirurgia com lentes trifocais, ainda há a possibilidade de uso de óculos, em alguns casos.

      O ideal é que você procure um médico oftalmo de confiança com quem possa conversar abertamente sobre as suas dúvidas, receios e expectativas quanto a cirurgia e resultados. Sempre que precisar, estamos aqui 🙂

  3. Fiz a cirurgia para implante de lente para correção de alto grau de miopia e catarata bem no início. O cirurgião disse que a lente seria implantada e eu não usaria mais óculos. Porém, só estou enxergando de longe. O modelo ICB00 da Johnson é o que foi implantado há uma semana. Será que voltarei a enxergar de perto? Estou muito preocupada, pois sempre enxerguei bem de perto.
    Obrigada!

    1. Oi, Márcia! Pode ser que você esteja com presbiopia, que é a dificuldade de enxergar de perto que surge com a idade. Porém, não podemos responder com precisão. O ideal é que você entre em contato com seu oftalmologista de confiança para investigar o que está causando essa dificuldade para enxergar de perto. Ele é o profissional habilitado para fazer um diagnóstico preciso e indicar o tratamento adequado.
      Esperamos ter ajudado. Estamos aqui sempre que precisar 🙂

  4. AMIZAEL VIRGINO CARDOSO

    Muito obrigado pela orientação foi muito importante pra mim entender que Deus abençoe suas família e a profissão de todos vocês sou amizael virgino Card de imperatriz ma

  5. Fiz a cirurgia de catarata em maio, estamos em setembro e sinto muito desconforto, vista embaçada, dor, vermelhidão e sinto como se tivesse cisco no olho e não posso com a claridade. Tenho 65 anos e uso óculos para miopia e foi colocada a lente, é continuo com o meu óculos. O médico marcou retorno só pra janeiro. Isso é normal?

    1. Olá, Nanci. Tudo bem? O ideal é que entre em contato com seu oftalmo e explique a ele os sintomas incômodos que vêm sentindo e tente antecipar o retorno. Esperamos ter ajudado. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *