Cirurgia de estrabismo. Como funciona?

cirurgia de estrabismo
  • por
4.3
(116)

A cirurgia de estrabismo só é recomendada quando outros tratamentos não apresentam resultado. Isso porque geralmente apenas com o uso de óculos corretivo ou tampão já é possível corrigir o desvio dos olhos. 

Por esse motivo, a cirurgia de estrabismo não deve ser a primeira opção do paciente. Inclusive, na maioria dos casos ela não chega a ser necessária, pois o desalinhamento dos olhos é corrigido com outros métodos.

No entanto, existem alguns casos específicos em que a cirurgia é indicada.

Quem tem estrabismo alto, por exemplo, precisa fazer a cirurgia. A intervenção cirúrgica também é recomendada quando o estrabismo é constante na infância, para evitar o desenvolvimento da cegueira estéreo.

O principal objetivo da cirurgia de estrabismo é ajustar o alinhamento dos olhos. Para isso, é preciso mudar a posição dos músculos.

O procedimento consiste em fazer um pequeno corte na lateral do olho para tensionar ou alongar o músculo. Esse corte é feito sob anestesia local ou geral, de acordo com a preferência do paciente.

A recuperação não é demorada, mas é comum que os olhos fiquem vermelhos e mais sensíveis. O pós-operatório inclui também um período de adaptação com a nova focalização ocular.

Além dos óculos corretivos e do tampão, também existem exercícios oculares que melhoram a visão e podem evitar uma possível cirurgia.

cirurgia de estrabismo

Causas do estrabismo

O estrabismo é causado por uma falha nos músculos que controlam o movimento dos olhos. Cada olho tem 6 músculos responsáveis pela focalização nos objetos e é o cérebro que comanda esses músculos enviando impulsos nervosos.

Por esse motivo, enfermidades que afetam o sistema nervoso central podem causar estrabismo.

Doenças neurológicas – como paralisia cerebral e traumas -, e doenças genéticas como a Síndrome de Down normalmente são acompanhadas de estrabismo.

De acordo com o médico Dráuzio Varella, outros distúrbios como hidrocefalia, prematuridade, viroses e tumores cranianos também podem causar estrabismo.

Também é muito comum que o estrabismo apareça em crianças. É o chamado estrabismo infantil, que além de prejudicar a visão também pode interferir no desenvolvimento cognitivo da criança.

O primeiro passo para tratar o estrabismo infantil é identificar o que causou o desalinhamento dos olhos. É necessário fazer uma avaliação completa para analisar outros sintomas que a criança possa apresentar.

Uma vez feito o diagnóstico, o uso de óculos costuma ser o suficiente para corrigir o desvio. Para bebês de até seis meses, também é possível tratar o estrabismo usando tapa-olho no olho saudável. Assim o cérebro será forçado a desenvolver os músculos do olho afetado.

Quanto custa uma cirurgia de estrabismo?

O preço da cirurgia de estrabismo varia de R$2.500 a R$10.000. O valor é calculado de acordo com o grau de complexidade do procedimento e se será feito em um olho ou nos dois.

Para receber um orçamento, é necessário consultar um especialista em estrabismo, que irá avaliar o caso e o grau de complexidade da cirurgia. 

Também é possível fazer a cirurgia de estrabismo gratuitamente pelo SUS.

Quais são os riscos da cirurgia de estrabismo?

Os principais deles são visão dupla, infecção do olho, sangramento ou diminuição da capacidade de enxergar. Entretanto, a cirurgia de estrabismo é um procedimento relativamente simples, por isso os riscos são bem baixos. Mas, como em qualquer outra cirurgia, apesar de raros, os riscos existem.

Alias, são situações muito raras e que, caso ocorram, podem ser eliminadas no pós-operatório.

Também existe a possibilidade do paciente precisar de uma nova cirurgia no futuro, a chamada recidiva.

Qual o tempo de recuperação de uma cirurgia de estrabismo?

A cirurgia demora entre 20 minutos a 1 hora e 30 minutos, dependendo da quantidade de músculos que precisam ser reparados.

Já a duração do pós-operatório varia de pessoa pra pessoa. Geralmente, o paciente fica 7 dias em repouso, mas a recuperação total leva cerca de um mês. 

Nas primeiras três semanas, é necessário evitar fazer esforço físico e não frequentar lugares com água, como praias e piscinas.

Instagram [Lentes Lenscope LensAI 1.74]

 

Quem pode fazer cirurgia de estrabismo?

Qualquer pessoa pode fazer a cirurgia de estrabismo, incluindo crianças e adolescentes.

Também não existe uma faixa etária limite para fazer o procedimento, ou seja, qualquer adulto pode realizar a operação. 

Geralmente, quando feita em crianças e adolescentes a cirurgia tem como objetivo evitar problemas maiores. Na maior parte das vezes os adultos recorrem à cirurgia por motivos predominantemente estéticos. 

No entanto apenas um médico oftalmologista poderá indicar a realização da cirurgia ou outros tratamentos.

Mantenha-se atualizado sobre a saúde dos seus olhos

Agora que você já descobriu um pouco mais sobre cirurgia ocular, lembre-se de continuar com bons hábitos, manter o cuidado com os seus olhos e seguir todas as orientações de seu médico de confiança. Ao apresentar qualquer complicação, procure pelo profissional imediatamente.

Se após a cirurgia encontrar a necessidade de usar óculos, não se esqueça de avaliar as lentes que atendem o seu grau. Temos um artigo sobre os principais tipos de lentes que pode te ajudar. Além disso, aqui na Lenscope, você encontra as lentes ideias para seu óculos, por um preço mais acessível . E ainda  conta com até 100 dias para provar e amar. Se não gostar, devolvemos seu dinheiro. 

Para saber mais, você pode fazer um orçamento agora mesmo e falar com nossa equipe, caso tenha alguma dúvida ou precise de uma orientação mais personalizada.

orçamento

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 116

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

37 comentários em “Cirurgia de estrabismo. Como funciona?”

    1. Oi, Geraldo! Tudo bom?

      Muito obrigada pelo comentário em nosso artigo

      A Lenscope é um serviço inovador de troca de lentes para óculos oferecemos um serviço 100% online para que você possa ter todo conforto e comodidade na hora de comprar seu óculos novo através da receita de óculos médica. Nós não somos médicos da área, mas para ajudar com dúvidas como essa que nos contou, criamos conteúdos que possam te ajudar em relação à saúde dos olhos, problemas de visão, até mesmo lentes, armações e dicas exclusivas que ninguém conta
      Por isso, o mais indicado é você procurar ajuda do especialista para que ele possa te passar o melhor diagnóstico e tratamento para o seu caso.

      Sempre que precisar, conte com a gente!

      1. Olá, tenho estrabismo no olho esquerdo, sinto muita dor nele, gostaria de operar, mas não tenho condições, a cirurgia pelo SUS demora muito, e como faço pra marcar?

    1. Oi, Ricardo! Tudo bom?

      Obrigada pelo seu comentário por aqui

      Quem pode ajudar com as melhores orientações de cirurgia de estrabismo para o seu filho é o médico profissional da área
      Aqui na Lenscope, vendemos lentes de óculos pela internet sem que precise sair da sua casa ❤ Oferecemos nossos conteúdos para ajudar com questões importantes da saúde dos olhos e ficamos contentes em estar ao seu lado.
      Então quando puder agende uma visita com o profissional da área mais breve possível

      Sempre que precisar, conte conosco! 😀

  1. Olá bom dia!

    Tive estrabismo ainda criança em um dos olhos, e perdi a visão desse olho, sofro muito com isso. Gostaria de saber se é possível fazer essa cirurgia no olho apenas por estética? Mesmo sofrendo com a perda da visão gostaria muito de operar o desvio mudaria muito minha autoestima!

    1. Olá, Isabella tudo bem?
      O mais indicado é você marcar uma consulta com um médico oftalmo e contar todo o histórico da sua visão pra ele. Assim, ele consegue te indicar a melhor coisa a ser feita. Estamos torcendo para que dê tudo certo e que você possa se sentir bem
      Conte com a gente.

    1. Olá, Juliana! Como vai?

      Obrigada pelo comentário

      Quem pode te ajudar com mais precisão sobre a cirurgia de estrabismo é o especialista em saúde dos olhos Converse com ele para maiores informações sobre quando fazer esse procedimento.
      Aqui na Lenscope, vendemos lentes de óculos pela internet sem que precise sair da sua casa ❤ Oferecemos nossos conteúdos para ajudar com questões importantes da saúde dos olhos e ficamos contentes que tenha ajudado. Então quando puder agende uma visita com o profissional da área mais breve possível

      Quando puder, agende uma consulta com o especialista para que ele possa te ajudar nas melhores orientações

    1. Olá, Rafaela tudo bem?
      Não deixe de sempre buscar se informar sobre a cirurgia e tudo o que você precisa fazer
      Estamos na torcida pra você realizar seu sonho logo

    1. Oi Jaliene, tudo bem?

      Muito obrigada pelo comentário

      Quem pode te ajudar com mais propriedade no assunto é o seu médico
      Converse com o profissional e explique as dificuldades que você enfrenta com o estrabismo, assim ele pode passar a melhor recomendação para o seu caso, e ajuda-la com exatidão

    1. Olá, Yandra!
      Desejamos que dê tudo certo com a sua cirurgia
      Depois, se puder, não deixe de contar aqui pra gente como foi
      Qualquer dúvida, estamos aqui

  2. THAWAN PEREIRA SILVA

    Eu fiz a cirurgia nos dois olhos, há uma semana já. Meu olho esquerdo está muito inchado e vermelho (bem escuro por sinal), e estou com a impressão de que o desvio está maior que antes. Isso é normal?

    1. Olá Thawan, tudo bem?
      Obrigada por ler nosso artigo

      Você já realizou uma nova consulta com seu médico especialista em saúde dos olhos?
      Somente esse profissional que consegue te ajudar com maior propriedade em relação aos sintomas e melhor diagnóstico para você.

      Quando puder, agende uma consulta o mais rápido possível para prosseguir com o tratamento recomendado por ele

      Se precisar usar óculos, entre em contato com nós da Lenscope que vamos ficar muito contentes em poder te ajudar Se quiser saber mais sobre nós, é só acessar: https://lenscope.com.br/

    2. Olá, como vc está agora?
      Meu filho tmb passou por cirurgia nos dois olhos e tenho essa mesma impressão. Que está mais torto do que antes

    1. Olá Matheus, tudo bem?

      Toda cirurgia leva um tempo para se sentir os resultados.
      Mas é muito importante que retorne ao médico, só ele poderá dizer se está tudo certo

      Espero ter conseguido te ajudar, qualquer dúvida estamos aqui!

  3. Eu tenho estrabismo exotropia no meu olho esquerdo, e o olho é menor do que o outro (olho direito) mas já fui em uns 3 oftalmologista s e eles diz que meu olho não pode operar por ser pequeno. 🙁

  4. Realizei a cirurgia de estrabismo, há 4 dias. Um sonho realizado. Estou me recuperando e estou muito feliz. E vc que ainda não fez, não tenha medo de ser feliz.

    1. Olá, Beatriz
      Só o profissional com todo o histórico do seu caso pode te responder essa pergunta com mais exatidão, então não deixe de buscar por uma opinião médica.
      Estamos na torcida pra dar tudo certo

    1. Olá, Renata!
      Tudo começa com você procurando um oftalmologista de confiança. Ele irá examinar os seus olhos e te passar todas as informações e próximos passos necessários para o melhor tipo de tratamento para o seu caso.
      Estamos na torcida pra dar tudo certo.

    2. Estou cansada de ouvir que vc tem no olho sou aposentada não tenho condições de pagar meu maior sonho e fazer esta cirurgia
      Tenho 66 anos eles me chamam de louca quando toco no assunto estou errada em querer fazer?

      1. Olá, Célia. Tudo bem? Atualmente já é possível realizar a cirurgia de estrabismo pelo SUS, basta procurar a unidade de saúde mais próxima de você e explicar sua situação que vão informá-la sobre os próximos passos a serem seguidos. Esperamos ter ajudado. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *