Já ouviu falar sobre a Cirurgia Lasik ou está pensando em fazer? Neste artigo separamos todas as informações necessárias para você saber antes de decidir fazer a operação. Além disso, saiba quem pode e quem não pode fazer o procedimento cirúrgico, além dos riscos, efeitos colaterais e como ocorre essa cirurgia. Vamos lá então?
O que é a Cirurgia Lasik?
A cirurgia Lasik é conhecida como cirurgia refrativa a laser, sendo conhecida e popularmente realizada para corrigir problemas de visão. Nesse sentido, ela acaba sendo uma alternativa aos óculos de grau ou lentes de contato. É um procedimento a laser e que mexe com a curvatura da córnea, modelando o formato de maneira que corrija os erros de refração:
- Miopia – Dificuldade de enxergar de longe. Pessoas com baixo grau deste problema de visão costumam ter os melhores resultados após a cirurgia.
- Hipermetropia – Dificuldade de enxergar de perto.
- Astigmatismo – Dificuldade de enxergar de perto e de longe.
- Miopia com astigmatismo – Se o grau da miopia com astigmatismo for muito elevado, pode ser que o resultado não seja tão previsível.
- Hipermetropia com astigmatismo –
- Presbiopia – Conhecido como “olhos cansados” a presbiopia é comum em pessoas a partir dos 40 anos. A cirurgia Lasik pode ajudar também nesses casos.
Além disso, é uma cirurgia refrativa que se diferencia das demais. Afinal, não só é a mais comum e indicada de ser realizada, como também não exige pontos ou curativos. Ainda, há muita pouca ou quase nada de dor durante e o pós-operatório. Também, o seu médico pode “ajustar” a visão conforme a sua idade avança, mesmo que você já tenha feito o procedimento uma vez. Por fim, você pode não precisar usar tanto mais o óculos ou lentes de contato.
Cirurgia a laser para os erros de refração mais comuns:
Lasik para miopia
A cirurgia Lasik para miopia é altamente recomendada para o tratamento desse problema de refração. Isso porque os resultados são excelentes. A partir dos 20 anos, se o grau da sua miopia estiver estabilizado, você pode pensar em fazer a cirurgia a laser Lasik.
Cirurgia Lasik para astigmatismo
Já no caso do astigmatismo, a cirurgia Lasik é indicada a partir de 6 graus, estando com o grau estabilizado também por pelo menos 2 anos.
Cirurgia Lasik para miopia e astigmatismo
A cirurgia Lasik corrige também miopia e astigmatismo ao mesmo tempo. No entanto, se o grau for muito elevado, os resultados podem ser imprevisíveis.
Cirurgia Lasik para hipermetropia
A Lasik trata e corrige também casos de hipermetropia. Mas é preciso estar com o grau estabilizado por pelo menos 2 anos também.
Como é realizada a cirurgia Lasik?
O primeiro passo é deitar em uma cadeira reclinável. O médico pinga um colírio anestésico no olho e pode ser que você receba medicamentos para relaxar durante o procedimento. Depois, um instrumento é usado para manter suas pálpebras abertas, até que um anel de sucção é colocado no olho antes do corte da córnea.
Após esses passos iniciais, basicamente o que se sucede é a aplicação do laser na camada mais interna da córnea. Assim, acaba mudando o formato dela para tentar “consertar” a visão. Esse laser corta um pedacinho da córnea para facilitar a correção. Nesse sentido, é por isso pessoas que têm córnea fina não podem realizar o procedimento. Além disso, é um procedimento bastante avançado e que não precisa dar pontos e nem fazer curativos.
Dessa forma, o paciente se recupera em poucos dias, fazendo uso de colírios e medicamentos prescritos pelo médico. Pode ser que em alguns casos o oftalmologista também peça para o paciente usar na primeira noite pós-cirurgia um tampão no olho para dormir. A cirurgia é realizada em consultórios médicos ou nos hospitais, isso dependerá da avaliação do seu médico. Por fim, essa cirurgia costuma durar, em média, 30 minutos (ou até menos do que isso).
Quem pode x quem não pode fazer a cirurgia Lasik?
Nem todas as pessoas podem fazer a cirurgia da Lasik. Mas, para saber se você está no grupo que pode ou não realizar o procedimento, elaboramos todos os impeditivos para a operação acontecer.
Quem pode fazer a cirurgia Lasik
- Maiores de 21 anos;
- Quem quer diminuir o uso do óculos ou lentes de contato;
- Quem tem o grau já estabilizado;
- Pessoas que não possuem nenhuma doença ocular;
- Pessoas que possuem algum problema de refração (miopia, hipermetropia ou astigmatismo).
Quem não pode fazer a cirurgia Lasik
- Menores de 18 anos;
- Está grávida ou amamentando;
- Tome certos medicamentos;
- Tem muitas alterações recentes na sua prescrição de visão;
- Córneas finas ou irregulares (pode ocorrer em casos de grau alto);
- Tem condições oculares como glaucoma ou olhos muito secos;
- Tem outros problemas de saúde, como diabetes, lúpus ou artrite reumatóide.
Riscos e complicações da cirurgia refrativa Lasik
Qualquer procedimento cirúrgico pode apresentar riscos. Da mesma forma, a cirurgia refrativa Lasik também. Os principais riscos e efeitos colaterais do procedimento são estes:
Riscos da cirurgia Lasik
- Subcorreções – Se o laser remove muito pouco tecido do olho, você não obterá os resultados de visão mais claros que esperava. Nesse sentido, as subcorreções são mais comuns para pessoas míopes. São comuns em situações em que o laser remove muito pouco tecido do olho, sem oferecer os resultados de visão mais claros que esperava. Nesses casos, você pode precisar de outro procedimento LASIK dentro de um ano para remover mais tecido.
- Sobrecorreções – Também é possível que o laser remova muito tecido do olho. Assim, as sobrecorreções podem ser mais difíceis de corrigir do que as subcorreções.
- Astigmatismo – O astigmatismo pode ser causado pela remoção irregular do tecido. Dessa forma, pode exigir cirurgia adicional, óculos ou lentes de contato;
- Problemas de aba – Dobrar para trás ou remover a aba da frente do olho durante a cirurgia pode causar complicações, incluindo infecção e excesso de lágrimas. Também, a camada de tecido corneano mais externo pode crescer anormalmente sob o retalho durante o processo de cicatrização;
- Regressão – Regressão é quando sua visão muda lentamente de volta para sua prescrição original. Mas, é um risco menos comum.
- Perda ou alterações da visão – São raras, mas complicações cirúrgicas podem resultar em perda de visão. Nesse sentido, algumas pessoas também podem não ver com tanta nitidez ou clareza quanto antes.
Efeitos colaterais da cirurgia Lasik
Já os efeitos colaterais são também raros de acontecer. Porém, estão sempre ligados com um dos riscos que a cirurgia oferece aos olhos. Além disso, em alguns casos, esses efeitos colaterais podem durar por poucos dias, durante o pós-operatório:
- Ver halos ao redor das imagens
- Problemas para dirigir à noite
- Visão flutuante
- Olhos secos
- Olhos coçando
- Lacrimejamento
- Sensibilidade à luz
- Pequenos hematomas em seu olho
Diante da persistência de qualquer um destes efeitos, recomendamos que procure atendimento médico imediato com o seu oftalmologista.
Pós-operatório e recuperação da cirurgia Lasik
Apesar de existirem muitos mitos sobre a cirurgia Lasik, o pós-operatório não é nenhum “bicho de sete cabeças”. Isso te garantimos. Mas, é preciso cuidados especiais. Especialmente nos primeiros dias após a realização da cirurgia. Tais como:
- Evitar luz direta nos olhos;
- Não realizar atividades pesadas;
- Evitar usar maquiagem ou cremes faciais até que seja liberado o uso pelo seu médio;
- Não frequentar piscinas, mar, banheiras de hidromassagem.
Além disso, não esqueça de consultar com mais frequência o seu médico oftalmologista pelo menos nos 6 meses seguintes após a realização da cirurgia. Isso é necessário para realizar exames regulares para verificar a sua visão.
Quanto custa a cirurgia Lasik?
O valor da cirurgia Lasik pode variar entre R$1.000,00 a R$3.000,00. Além disso, alguns fatores impactam no preço da operação, tais como:
- Grau do problema de visão
- Clínica onde fará o procedimento
- Avaliação do oftalmologista
- Se o seu plano de saúde cobre gastos parciais ou não com a cirurgia e se oferece reembolso.
Você continuará usando óculos de grau? Conheça nossas lentes mais finas
As lentes para alto grau mais recomendadas são lentes fabricadas no material de resina. Isso porque são mais leves e resistentes a qualquer dano que possam sofrer. Atualmente, aqui na Lenscope oferecemos as Lentes Lenscope LensAI 1.74.
Além de serem as lentes superfinas, elas não deixam de cumprir as funções principais dos óculos: proteção e segurança. Além disso, as lentes acompanham todos os tratamentos necessários, oferecendo maior conforto para os seus olhos. Inclusive, por um preço bem mais acessível que outros tipos de lentes. Conheça todas as nossas lentes!
Então, se você ainda está com receio sobre fazer ou não a cirurgia Lasik, basta levar esses (e outros) fatores em consideração para ter um bom óculos. Temos certeza que sabendo disso, você vai se sentir bem melhor com seu óculos. Gostou do conteúdo? Se ainda ficou com dúvidas, aproveite para perguntar aqui no campo dos comentários.