Cirurgia ocular: Entenda os riscos, os tipos e recuperação

cirurgia ocular
  • por
5
(3)

A cirurgia ocular é um método utilizado para tratar uma variedade de doenças nos olhos. Alguns procedimentos como a cirurgia de catarata, transplante de córnea e cirurgias de glaucoma são comuns. Porém, isso não impede que muitas pessoas sintam-se desconfortáveis ou tenham medo da operação.

Por isso, neste artigo queremos te mostrar que, apesar dos riscos que todo procedimento cirúrgico implica, não há porque ter medo de fazer uma cirurgia ocular. Entre outras coisas, vamos te mostrar aqui como é feito a preparação, como é durante o procedimento e a recuperação de uma cirurgia ocular.

Então, continue lendo para saber mais e descubra quando evitar uma cirurgia ocular!

Tipos de cirurgia ocular

Utilizando informações do National Eye Institute e National Institutes of Health, listamos a seguir os tipos comuns de cirurgia.

Blefaroplastia 

Para reparar as pálpebras caídas, o médico faz uma pequena incisão ou incisões a fim de remover pele e músculo e para remover também ou reposicionar a gordura.

Cirurgia de catarata

A catarata é uma área turva no cristalino do olho que pode dificultar a visão. Então o médico usa ferramentas minúsculas para remover o cristalino embaçado e substituí-lo por lentes artificiais.

Transplante de córnea

O médico usa uma ferramenta especial para manter o olho aberto enquanto remove a parte danificada da córnea e a substitui pelo tecido de um doador saudável. Neste procedimento, os médicos podem fazer um transplante de córnea de espessura total (ceratoplastia penetrante) ou um transplante de espessura parcial (ceratoplastia lamelar).

Cirurgias de glaucoma

Para implantes de glaucoma, o médico insere um tubo minúsculo chamado shunt na parte branca do olho. O tubo ajuda a drenar o fluido extra do olho, reduzindo a pressão ocular. Em uma trabeculectomia, o médico cria uma pequena abertura na parte superior do olho, sob a pálpebra, para permitir que o líquido extra seja drenado.

LASIK (ceratomileuse a laser in-situ)

Nesta cirurgia ocular a laser, o médico usa um forte feixe de luz (laser) para alterar a forma da córnea, o que torna a visão mais clara para adultos com miopia, hipermetropia ou astigmatismo. A ceratectomia fotorrefrativa, comumente chamada de PRK, pode ser usada como alternativa ao LASIK para pacientes com olhos secos ou córneas finas.

Cirurgias de retina 

Existem vários procedimentos para reparar uma retina danificada ou descolada, alguns dos quais podem ser usados ​​em combinação. Veja a seguir:

  • Para criar pequenas cicatrizes a fim de consertar um rasgo ou orifício e ajudar a manter a retina no lugar, o médico pode aplicar uma sonda de congelamento (criopexia) ou iluminar com laser para fazer uma pequena queimadura (fotocoagulação);
  • Na cirurgia de fivela escleral, o cirurgião coloca uma pequena faixa flexível ao redor da parte branca do olho (a esclera). Essa faixa empurra suavemente os lados do olho em direção à retina para ajudá-la a se reconectar; 
  • Na retinopexia pneumática, o médico injeta uma pequena bolha de ar no meio do globo ocular para empurrar a retina de volta ao lugar antes de aplicar o tratamento de congelamento ou queimação, a bolha desaparecerá sozinha com o tempo; 
  • A vitrectomia envolve o uso de uma ferramenta de sucção para remover a maior parte do vítreo (a substância em forma de gel que preenche o olho), permitindo ao cirurgião um melhor acesso à retina e espaço para a bolha.

Cirurgia do músculo ocular

Estrabismo é uma condição em que os olhos não se movem juntos, como um par. Neste caso, um olho pode entrar, sair, subir ou descer. A cirurgia não é a única opção de tratamento, mas quando necessário, o cirurgião tenta restaurar os músculos oculares a uma posição adequada, usando técnicas que os enfraquecem ou fortalecem. Isso pode envolver a remoção de uma seção do músculo ou a recolocação de um músculo em um ponto diferente do olho.

Não é preciso ter medo de uma cirurgia ocular

É importante destacar que todo procedimento cirúrgico possui riscos. Porém, quando indicado e executado por profissionais de confiança o resultado tende a ser positivo. Então, se você tem um médico de confiança e precisa passar por uma cirurgia ocular, fique tranquilo. Afinal, o profissional sabe o que está fazendo.

Agora, veja a seguir como deve ser feita a preparação para o procedimento cirúrgico nos olhos!

A preparação para cirurgia ocular

Ao marcar uma cirurgia ocular, você será instruído a não comer ou beber por um determinado período de tempo antes da cirurgia. Então, certifique-se de saber com que antecedência você precisa parar de comer e beber. 

Além disso, você também deve perguntar quais dos seus medicamentos deve continuar a tomar antes da cirurgia e quais interromper e quando interromper.

A maioria das cirurgias oculares é feita em regime ambulatorial, portanto, você irá para casa no mesmo dia. Contudo, você não poderá ir para casa sozinho, então providencie um amigo ou parente para acompanhá-lo.

Anestesia para cirurgia ocular

Existem alguns tipos de cirurgia ocular em que se utiliza a anestesia geral. Dessa forma, você fica inconsciente durante todo o procedimento. No entanto, é mais provável que você receba sedação monitorada para relaxar, com um bloqueio de anestesia regional complementar para evitar que sinta qualquer dor. 

Embora o nível de sedação varie dependendo do procedimento e do paciente, na maioria das vezes esse nível será mínimo para que você permaneça acordado enquanto se sente relaxado. Este nível de sedação é muito importante para a cirurgia ocular porque o médico não quer que sua cabeça se mova, o que pode acontecer caso você durma e ronque.

Contudo, para algumas cirurgias oculares, como LASIK, a aplicação de colírios anestésicos como anestésico tópico é suficiente para mantê-lo confortável durante o procedimento.

Já, com relação às crianças, na maioria dos casos, elas receberão anestesia geral. Isso geralmente é necessário porque é difícil para elas permanecerem imóveis sob sedação monitorada.

Veja a seguir o que acontece durante o procedimento cirúrgico!

Durante o procedimento

Sob anestesia geral, você ficará inconsciente do que está acontecendo.

Porém, sob sedação monitorada, você permanecerá acordado, mas não verá o que o cirurgião está fazendo. O olho que está sendo operado ficará anestesiado e efetivamente inconsciente.

Agora, se você receber anestesia tópica, poderá ver luzes, cores e sombras. Além disso, você também pode receber medicamentos para ajudá-lo a ficar relaxado.

Continue lendo e conheça os possíveis riscos da cirurgia ocular!

Possíveis riscos de uma cirurgia ocular

Como todo procedimento cirúrgico, na cirurgia ocular também há alguns riscos. 

Contudo, é possível minimizar o risco procurando um bom cirurgião, de confiança e com um histórico conhecido. Além disso, é importante que o cirurgião o examine pessoalmente na consulta. E, o centro operacional deve ter toda a tecnologia de diagnóstico necessária, bem como vias de atendimento e pessoal treinado para garantir que todos os testes realizados sejam completos.

Agora, conheça alguns riscos específicos da cirurgia ocular, por exemplo:

  • Olho seco: O olho seco após a cirurgia ocular é normalmente um fenômeno temporário, mas pode se tornar um problema de longo prazo se os pacientes não forem avaliados adequadamente antes da cirurgia;
  • Halos e brilho: Por alguns dias a algumas semanas após a cirurgia ocular, os pacientes apresentam halos de luz. Isso ocorre porque o fluido dentro da córnea recentemente tratada faz com que a luz se espalhe. Uma vez que o fluido é limpo, os halos desaparecem;
  • Infecção: Como em todos os procedimentos cirúrgicos, existe o risco de infecção. Felizmente, o risco de infecção na cirurgia ocular é extremamente pequeno. O risco de infecção do mais alto para o mais baixo é LASEK, PRK, blade-LASIK e Intra-LASIK. O risco geral de infecção após o intra-LASIK em centros oftalmológicos muito bons é de 1 em 10.000 casos;
  • Ectasia: Esta é uma condição em que a córnea é mais elástica do que o normal e, após a cirurgia ocular a laser, pode ficar instável. A córnea torna-se “ectática” em outras palavras, incha e afina com o tempo. Isso resulta em uma mudança na visão com a necessidade de inicialmente usar óculos. O astigmatismo aumenta e causa problemas contínuos;
  • Complicações de retalho: Complicações de retalho, como casas de botão, retalhos parciais, retalhos fragmentados irregulares foram relatados na cirurgia ocular.

Quando evitar uma cirurgia ocular

Nem todo mundo é um bom candidato para uma cirurgia ocular. Várias condições podem desqualificar você de se submeter ao procedimento. Por isso, listamos abaixo os principais motivos pelos quais você deve evitar a cirurgia ocular. Veja:

  • Você está grávida ou amamentando;
  • Você está tomando medicamentos específicos que podem interferir no procedimento;
  • Sua visão não é estável;
  • Se não está com uma boa saúde geral;
  • Tem a síndrome do olho seco;
  • Possui expectativas irrealistas;
  • Suas pupilas dilatam mais de 7 milímetros no escuro.

Veja a seguir como é a recuperação pós cirurgia!

Como é a recuperação pós cirurgia ocular

Após a cirurgia ocular, descansar os olhos e monitorar os sintomas são essenciais nas primeiras 24 horas. 

Assim, depois de alguém levá-lo para casa, seu oftalmologista provavelmente irá aconselhá-lo a tirar uma soneca ou relaxar na cama e evitar ler, assistir televisão ou usar outros dispositivos de tela, que podem cansar seus olhos.

Os sintomas que você pode sentir imediatamente após a cirurgia ocular incluem por exemplo:

  • Desconforto ocular, especialmente após o efeito do anestésico tópico (gotas entorpecentes);
  • Secura dos olhos;
  • Irritação nos olhos, coceira ou sensação de queimação;
  • Visão embaçada ou nebulosa;
  • Pequenas áreas de sangramento na parte branca dos olhos;
  • Sensibilidade à luz;
  • Listras, brilhos, explosões de estrelas ou halos, especialmente ao dirigir à noite.

Agora você já entende sobre cirurgia ocular

Agora que você já descobriu um pouco mais sobre cirurgia ocular, lembre-se de continuar com bons hábitos, manter o cuidado com os seus olhos e seguir todas as orientações de seu médico de confiança. Ao apresentar qualquer complicação, procure pelo profissional imediatamente.

Se após a cirurgia encontrar a necessidade de usar óculos, não se esqueça de avaliar as lentes que atendem o seu grau. Temos um artigo sobre os principais tipos de lentes que pode te ajudar. Além disso, aqui na Lenscope, você encontra as lentes ideias para seu óculos, por um preço mais acessível . E ainda  conta com até 100 dias para provar e amar. Se não gostar, devolvemos seu dinheiro. 

Para saber mais, você pode fazer um orçamento agora mesmo e falar com nossa equipe, caso tenha alguma dúvida ou precise de uma orientação mais personalizada.

orçamento

Fonte:

Asahq

Allaboutvision

Centreforsight

Verywellhealth

Oclvision

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *