Cirurgia refrativa: o que é e como fazer?

  • por
4.6
(23)

Vamos começar quebrando um mito: a Cirurgia Refrativa, que os seus pais, tios ou avós costumam chamar de “cirurgia dos olhos” ou “cirurgia da visão”. 

Apesar de bem famosa, normalmente é feita por alguém que possui algum problema de visão, como: miopia, hipermetropia ou astigmatismo em um grau médio ou alto (normalmente mais de 6 graus).

Esse procedimento é feito para corrigir esses problemas de visão ou eliminar a necessidade do óculos. Os principais procedimentos que realizam as correções de Cirurgia Refrativa são:

  • Lasik
  • PRK
  • Lasek.

Ok, os nomes são diferentes mesmo, mas, ao longo deste artigo, vamos te explicar certinho cada um deles!

Entendendo melhor sobre Cirurgia Refrativa

A Cirurgia Refrativa é um procedimento a laser que mexe na curvatura da córnea, modelando seu formato de maneira a corrigir os principais erros refrativos. São eles: 

  • Miopia: é a dificuldade em enxergar de longe
  • Hipermetropia: dificuldade em enxergar de perto
  • Astigmatismo: dificuldade em enxergar de ambos os jeitos, longe e perto.

Classificação de grau

Para cada um destes erros, existe uma escala de graus que uma pessoa pode ter:

  • Grau baixo: 0 a 3 graus
  • Grau moderado: de 3 a 6 graus
  • Grau Alto: mais de 6 graus.

Mas, se você se pergunta: “Como saber se meu grau é alto?” temos certeza que podemos te ajudar com isso, pois além de entender essa classificação, existem outros fatores a levar em consideração.

Esse artigo pode ajudar a esclarecer todas as suas dúvidas, então não deixe de acessar.

Como dito no início, existem alguns critérios para se fazer a cirurgia refrativa. Antes de tudo, é necessário que todos os passos sejam orientados por um Oftalmologista de confiança. Não se baseie em fontes não-confiáveis e não faça exames de vista grátis, pois a maioria desse serviço oferece a famosa “venda casada”.

Uma prática proibida pelo Código de Defesa do Consumidor e pelo PROCON, além de não oferecer um teste 100% confiável como o realizado na clínica com o médico especialista. 

Recomendações para fazer o procedimento

A Cirurgia Refrativa é recomendada para:

  • Maiores de 21 anos
  • Quem quer diminuir a dependência de óculos ou lentes de contato
  • Tenha o grau já estabilizado
  • Pessoas que não possuem NENHUM tipo de doença ocular
  • Pessoas que possuem algum problema de refração (miopia, hipermetropia ou astigmatismo).

Entretanto, como toda a cirurgia, a Refrativa tem seus prós e contras.

Quem passa pelo procedimento precisa, necessariamente, aceitar os riscos envolvidos e os efeitos colaterais que podem ocorrer. A cirurgia, em si, não tem um histórico de ser perigosa ou de ter riscos preocupantes.

Os principais efeitos já relatados foram olho seco e o descolamento da camada da córnea que é modificada na cirurgia, mas ambos os efeitos possuem tratamento. Além disso, outro ponto de alerta é que, mesmo realizando a cirurgia, você ainda pode precisar utilizar óculos ou lentes de contato para melhor resultado e aproveitamento da sua visão.

Por esse motivo, para identificar qual o melhor tipo procedimento recomendado para você e seu grau é importante o acompanhamento de um Oftalmologista.

Cirurgias refrativas: Lasik, PRK e Lasek

Existem três tipos de Cirurgia Refrativa: a Lasik, a PRK e a Lasek. Vamos te explicar em detalhes agora a diferença entre cada um deles. Olha só:

Lasik

É a aplicação do laser na camada mais interna da córnea, que modifica seu formato para tentar “consertar” a visão. Basicamente, ela corta um pedacinho da córnea para facilitar a correção.

É indicado para pacientes que tenham miopia de 4 a 9 graus, dependendo da curvatura e da espessura da córnea. Trata-se de um procedimento de pós-operatório prático, que não necessita de curativos ou pontos, apenas alguns medicamentos e descanso do paciente.

Veja na imagem abaixo como é o procedimento da cirurgia Lasik.

Cirurgia refrativa

Procedimento LASIK. Fonte: Clínica Tércio Rezende

PRK

Ou Ceratectomia Fotorrefrativa, é um procedimento mais antigo. Surgiu antes da Lasik, mas ainda assim é utilizado em alguns casos, conforme necessidade. Trata miopia, hipermetropia e astigmatismo, e é bem parecida com a Lasik, mas ao invés de cortar um pedaço da córnea, a PRK raspa este mesmo pedaço.

Entretanto, se você fizer uma PRK, deve se preparar para o pós-operatório: o paciente usa uma lente de contato terapêutica na superfície da córnea, para ajudar na cicatrização e aliviar dores e desconfortos que aparecem nos primeiros dias após a cirurgia.

Na imagem a seguir, veja como é o procedimento da cirurgia PRK.

Cirurgia Refrativa

Procedimento da cirurgia PRK. Fonte: Clínica de Olhos Roisman

Lasek

Ao invés de cortar ou raspar a cavidade da córnea, na Lasek o médico “cria” esse pedacinho da cavidade. O médico utiliza uma solução de álcool que faz o tecido se soltar, enquanto o laser entra para remodelar a córnea.

Mas o pós operatório é semelhante ao da PRK: as mesmas lentes de contato terapêuticas, os mesmos desconfortos nos primeiros dias, e a necessidade de repouso absoluto e bloqueio da luz direta nos olhos.

O que os médicos dizem sobre Cirurgia Refrativa

Antigamente, a Cirurgia Refrativa já dividiu opiniões. Era um procedimento novo, sem tantas opções de segurança, recursos e pós-operatório. Entretanto, hoje em dia, a tecnologia mudou, possibilitando segurança e tranquilidade para a realização destes procedimentos. Além disso, os médicos defendem o uso da cirurgia especialmente para quem tem alto grau. Principalmente pessoas que, por esse motivo, já possuem certo grau de esclerose nos cristalinos dos olhos, e portanto necessitam de cirurgia.

Alguns médicos também defendem que é um procedimento mais indicado para pessoas mais velhas. Entretanto, algumas regras são sempre válidas, como: deve-se ter mais de 21 anos, utilizar alto grau, e consultar um Oftalmologista para identificar a necessidade ou não de cirurgia.

Aliás, muito importante saber as opções de cirurgias disponíveis para o seu problema de visão.

Outras formas de correções de grau alto

Não há o que temer: basta analisar qual tipo de cirurgia se encaixa no seu grau e a necessidade para os seus olhos. Isso tudo, sempre com a ajuda de um Oftalmologista de confiança, claro! É ele quem vai poder dar o diagnóstico completo, e te auxiliar a encontrar a melhor opção possível.

Entretanto, se você ainda tem medo ou algum tipo de receio quanto à Cirurgia Refrativa, os óculos podem ser uma opção. Isso porque, mesmo utilizando um grau alto, você só precisa escolher o óculos correto!

Com armação confortável, lentes que não pesam e nem têm o efeito “fundo de garrafa”. O que acaba sendo o principal motivo pela maioria das pessoas procurarem fazer cirurgia nos olhos.

Ou seja: você não terá mais nenhum problema se tiver lentes com alto índice de refração, pois quanto maior o índice, mais fina serão suas lentes.

Lentes para grau alto

As Lentes Lenscope LensAI 1.74, são lentes feitas em resina com alto índice de refração. Portanto, ideais para quem tem alto grau de miopia ou hipermetropia com astigmatismo. Nossas lentes ainda contam com design asférico, que reduz o efeito fundo de garrafa e olho de boi, além de facilitar a adaptação com as lentes. 

Considerações finais

Agora que você já descobriu um pouco mais sobre cirurgia refrativa, lembre-se de continuar com bons hábitos, manter o cuidado com os seus olhos e seguir todas as orientações de seu médico de confiança. Ao apresentar qualquer complicação, procure pelo profissional imediatamente.

Se após a cirurgia encontrar a necessidade de usar óculos, não se esqueça de avaliar as lentes que atendem o seu grau. Temos um artigo sobre os principais tipos de lentes que pode te ajudar. Além disso, aqui na Lenscope, você encontra as lentes ideias para seu óculos, por um preço mais acessível . E ainda  conta com até 100 dias para provar e amar. Se não gostar, devolvemos seu dinheiro. 

Para saber mais, você pode fazer um orçamento agora mesmo e falar com nossa equipe, caso tenha alguma dúvida ou precise de uma orientação mais personalizada.

cirurgia refrativa

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 23

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

27 comentários em “Cirurgia refrativa: o que é e como fazer?”

  1. Obrigado pelo artigo. Estou tento muita dificuldade para enxergar tanto perto quanto longe. Creio ser astigmatismo. O artigo foi útil pra mim e vou procurar um oftalmologista. Muito obrigado.

    1. Olá, Marcos! Ficamos muito contentes em ter lhe ajudado
      Procure um oftalmo e se precisar de ajuda nas lentes do seu óculos, pode contar com a gente!

  2. qual o problema em fazer a cirurgia com o grau nao estabilizado? preciso operar por questoes de concurso, porem acredito q meu grau nao esteja estabilizado. Entendo que o problema seria o grua aumentar apos a cirurgia, porém isso nao seria um problema para mim. Há algum outro fator que possa prejudicar além do aumento do grau ?

    1. Olá, Lais! É muito importante procurar orientação médica para casos de cirurgia, pois somente o profissional é capaz de diagnosticar o momento certo de realizar o procedimento e os riscos individuais que cada pessoa pode enfrentar.
      Qualquer dúvida, estamos por aqui!

  3. Meu grau é menor que 3 de miopia nos dois olhos, tenho 1.5 graus no olho esquerdo e 2.25 graus no olho direito, existe a possibilidade de eu realizar a cirurgia mesmo assim??

    1. Olá, Daniel! Tudo bom?
      O seu grau precisa estar estabilizado para fazer cirurgia além disso, ter o aval do seu oftalmo é fundamental para o procedimento, por isso é muito importante realizar os exames de rotina para que esse profissional faça recomendações ideais para o seu caso.
      Qualquer dúvida, conte conosco! 😀

    2. Daniel, após realizar toda a bateria de exames recomendados pelo seu oftalmologista e ele constatar que você é candidato apto a realizar a cirurgia, opere apenas o seu olho que possui 2.25 graus. O outro olho, de 1.5 grau, não deve ser operado, pois ele irá garantir a sua boa visão para perto quando você passar dos 40 anos. Você irá enxergar perfeitamente bem corrigindo apenas o olho de 2.25 graus. Se quiser, faça um teste com lente de contato antes, usando a lente de contato apenas no olho de 2.25. Você verá que encerrará perfeitamente bem tanto de perto quanto de longe. Se você zerar o grau de ambos os olhos, enxergará bem de longe, mas terá que usar óculos para leitura após os 40 anos.

    1. Olá, Danielly! Tudo bom?
      Normalmente essa é a orientação médica antes de realizar o procedimento, mas você pode certificar-se com seu oftalmo as recomendações ideais antes de realizar a cirurgia refrativa.
      Qualquer dúvida, estamos por aqui

    1. Olá, Valdir! Tudo bem?
      Obrigada pelo comentário
      Quem pode te passar uma maior orientação sobre isso é o seu médico oftalmologista, assim ele pode estudar melhor o seu caso e passar a maior orientação do melhor procedimento a se fazer. Normalmente o mais indicado é a LASIK devido seu rápido procedimento e recuperação.
      Então, não deixe de marcar uma consulta para que ele possa melhor te ajudar! Caso precise usar novo óculos, conte com a Lenscope: https://lenscope.com.br/

  4. Tenho 25 ano nunca tive nenhum problema de visao, 2 anos pra cá comecei a perder a visão de longe quero muito fazer uma cirurgia pra volta a encherga .. e provável que foi por causa do celular, sou do Rio me indique um melhor lugar pra fazer a cirurgia

    1. Oi, Wellington! Como vai?
      Obrigada por deixar seu comentário
      Quem pode te ajudar com maior propriedade sobre o assunto é seu médico oftalmologista que após um exame completo e diagnóstico pode prescrever o melhor tratamento e fazer indicações de lugares para você realizar a cirurgia Aqui na Lenscope vendemos através da internet lentes para óculos. Caso precise de um orçamento, é só mandar uma foto da sua receita para ajuda@lenscope.com.br
      Qualquer dúvida, conte conosco!

  5. Quais os ricos de não da certo essa cirurgia?? Tem como corrigir??? Fiz tem 15 dias não estou vendo nada do olho direito só consigo ver um palmo à frente do olho. Do olho esquerdo ficou bom, estou conseguindo ver legal de longe. Meu médico falou que é normal que essa sensação que está acontecendo de ver as luzes apertas como se fosse fogos vai passar mas estou com mt medo. A noite os farpeis dos carros parece ser um só, é horrível vejo como se estivesse vendo queima de fogos

    1. Olá, Berenice! Tudo bem?
      Obrigada pelo comentário em nosso artigo
      Quem pode responder com maior propriedade sobre o assunto é o seu médico. Busque seguir as orientações dadas por ele, mas caso ainda sinta esse grande desconforto, faça o retorno e relate tudo o que está sentindo para que ele possa fazer um diagnóstico e prescrição para o seu caso.
      Sempre que precisar, estamos à disposição

  6. Bom dia! Sou operada da catarata (congênita). Operei ainda criança. Eu posso fazer essa cirurgia? Hoje tive conhecimento do astigmatismo. Não sabia que um problema estava ligado ao outro. Imaginei que fossem casos distintos. Meu grau do olho direito está em 3.75. A médica falou que 4 já é considerado alto e eu teria mais dificuldade ainda para enxergar. Me deu um desânimo tão grande…

    1. Olá, Michelle! Tudo bom?
      Muito obrigada pelo seu comentário
      Quem pode te ajudar com mais propriedade no assunto é o seu médico especialista Isso porque ele é apto para qualificar seu caso e passar a melhor recomendação e tratamento. Por isso, quando puder agende uma nova consulta com o especialista para que ele possa avaliar sua visão e fazer o melhor diagnóstico para o seu caso.
      Sempre que precisar, conte conosco 😀

  7. Fiz a cirurgia lasik a um mês pois tinha miopia e astigmatismo e fiquei enxergando 100% para longe e fiquei com dificuldade pra perto é normal pois para perto eu enxergava 100% e agora vejo muito ruim

    1. Oi, Selma! Tudo bom?
      Obrigada pelo comentário
      Você já fez um retorno ao seu médico e contou essas dificuldades que está sentindo? Quando puder, agende uma consulta para retorno para que ele possa te avaliar novamente, fazer um diagnóstico e passar as melhores orientações para o seu caso. Esperamos que fique tudo bem com você e com a saúde dos seus olhos
      Sempre que precisar, conte com a gente!

  8. Lauricleia carvalho Farias

    Eu tenho catarata e luxação cristaliniana no olho direito,e alta miopia e astigmatismo no olho esquerdo,meu grau está(-700) com esse grau posso fazer uma cirurgia ?

    1. Olá, Lauricleia tudo bem?
      Apenas um médico oftalmo de confiança pode responder essa pergunta, pois é necessário analisar seus olhos
      Não deixe de fazer uma consulta, tudo bem?

    1. Olá, Bertila!
      Nesse caso, o mais indicado é você buscar uma opinião médica e de confiança. É só um profissional da área que pode te dizer com certeza se você pode realizar o procedimento cirúrgico, pois é necessário passar por uma avaliação antes.
      Esperamos que dê tudo certo.
      E pode contar com a gente quando tiver precisando de novas lentes para óculos

    1. Olá, Caio!
      Sim, esse risco existe. Mas é difícil dizer se tem como saber com antecedência ou evitar que isso aconteça, porque é algo que depende de vários fatores.

  9. Boa tarde, Dr.
    Tenho 39 anos tinha hipermetropia +3’50 OE e +2’75 OD. Fiz a cirurgia refrativa FentoLasik na segunda-feira dia 20/ 06 /2022 e hoje dia 24/06/2022 fiz o retorno e meu oftalmo me disse que estava míope com – 1,0 OE e 1’0 OD e disse que é normal e que depois vai estabilizando o grau até zerar.

    Ele disse que se não estabilizasse o grau que precisaria fazer um retoque. Detalhe: antes eu enxergava perfeitamente para longe e ruim para perto. Agora enxergo super bem para perto, porém de média e longa distância não enxergo nada. É necessário aguardar quanto tempo para essa estabilização do grau acontecer? Será que devo me preocupar?

    1. Oi, Alex. Esperamos que esteja bem 🙂 O ideal é que você siga as orientações do seu médico oftalmologista de confiança. Ele é o profissional capacitado para esclarecer as suas dúvidas e te orientar o melhor possível. Portanto, ao menor sinal de preocupação, converse com o seu médico.

      Sempre que precisar, estamos aqui 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *