CNH com restrição visual: Veja como é dirigir com problemas de visão

CNH com restrição visual
  • por
4.2
(14)

Alguns problemas de visão podem te atrapalhar ou mesmo impedir de dirigir. Afinal, a visão é o principal sentido que precisamos na hora em que estamos dirigindo.

Por isso, hoje iremos apresentar como é dirigir com alguns problemas de visão e mostraremos também as restrições que te impedem de dirigir ou como é dirigir com restrição na carteira de motorista.

Então, se você quer dirigir com segurança com a CNH com restrição visual continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

CNH com restrição visual: eu posso dirigir com problemas de visão?

É totalmente possível dirigir com problemas de visão. Contudo, é preciso antes de tudo ser aprovado no exame de vista do Detran, passando no teste de visão de acordo com a categoria da sua habilitação. Assim, você provará que sua visão é boa o bastante para dirigir de forma segura e não se envolver em acidentes.

Isso porque, dependendo do seu problema de visão, pode ser que você tenha algumas restrições a serem seguidas a fim de evitar multas. Por exemplo, você pode ter que dirigir apenas de óculos e essa é uma restrição que pode contar em sua carteira de motorista.

Contudo, condições oculares como degeneração macular relacionada à idade podem ir além e até impedir você de dirigir. Por isso, existe o exame de vista de Detran.

Assista a este vídeo e saiba como funciona o exame de vista do Detran

De qualquer forma, não há o que se preocupar. Mesmo porque você pode se preparar antes para o teste visual do Detran fazendo um teste com antecedência. 

Faça aqui nosso teste de visão para que você possa saber se tem miopia ou astigmatismo, e já se preparar para o exame. 

Mas afinal, como é dirigir com problemas de visão?

Uma série de imagens revela as visões borradas e distorcidas vistas por motoristas com problemas de visão, incluindo miopia, catarata e glaucoma. Acompanhe!

Glaucoma

O glaucoma é uma das principais causas de cegueira em pessoas com mais de 60 anos. Mas a cegueira causada pelo glaucoma geralmente pode ser prevenida com tratamento precoce.

CNH com restrição visual: como é dirigir com Catarata

A catarata é uma turvação das lentes normalmente claras do olho. Para pessoas com catarata, ver através de lentes turvas é um pouco como olhar através de uma janela congelada ou embaçada. A visão turva causada pela catarata pode tornar mais difícil ler, dirigir um carro (especialmente à noite) ou ver a expressão no rosto de um amigo.

Degeneração Macular Relacionada à Idade

A degeneração macular relacionada à idade (DMRI) é um problema da retina. Acontece quando uma parte da retina chamada mácula é danificada.

Com a DMRI você perde sua visão central. Assim, não pode ver os detalhes finos, esteja você olhando para algo próximo ou distante. Contudo, sua visão periférica (lateral) ainda estará normal.

CNH com restrição visual: dirigir com miopia

A miopia é uma condição bastante comum. Porém, ela dificulta ver objetos distantes, como placas de rodovias, até que você esteja a alguns metros de distância, mas é fácil ver objetos próximos ou mesmo ler algo que esteja perto. 

Assim, um motorista com miopia enxerga da seguinte forma:

Imagem: Dailymail

Dirigindo com presbiopia (vista cansada)

Presbiopia é a perda gradual da capacidade de seus olhos de focalizar objetos próximos. É uma parte natural e muitas vezes irritante do envelhecimento. A presbiopia geralmente se torna perceptível por volta dos 40 anos e continua a piorar até os 65 anos.

Quer dirigir com segurança com a CNH com restrição visual?

Agora que você sabe como funciona para quem tem problemas de visão e quer dirigir, é importante ter em mente que grande parte desses problemas podem ser corrigidos com óculos ou uso de lentes corretivas. 

Por isso, nós da Lenscope temos a missão de democratizar o acesso à informação sobre saúde visual assim como o acesso à lentes de grau com qualidade e preços justos.

Com a nossa solução conta com serviço de vendas de lente de grau pela internet, ou seja, um modelo totalmente online, você tem mais comodidade na compra e ao mesmo tempo tem preços mais acessíveis.

Então, você não tem mais desculpas para não dirigir com segurança ou mesmo para evitar a direção por causa da sua visão.

Faça agora mesmo um orçamento conosco para dirigir com segurança com seus óculos de qualidade!

E aí, o que achou deste conteúdo? Que tal receber muito mais conteúdos sobre saúde visual que vão te ajudar a cuidar melhor dos seus olhos a cada dia mais?

Para isso, assine nossa newsletter e fique por dentro das nossas novidades!

Fontes:

Dailymail

Aao

Mayoclinic

Webmd

Mayoclinic

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 14

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

7 comentários em “CNH com restrição visual: Veja como é dirigir com problemas de visão”

    1. Oi, Dejanira. Quem tem prótese interna ou externa geralmente tem direito a CNH Especial. Ela tem o mesmo valor e funciona da mesma forma da CNH comum. O diferencial é que ela conta com um campo de observações que indica as restrições que a pessoa com necessidades especiais tem ao dirigir. O ideal é que você entre em contato com o Detran da sua região para informações mais precisas.

      Sempre que precisar, estamos aqui. 🙂

    1. Oi, Carlos. O ideal é que você entre em contato com o Detran da sua região para entender a causa desse prazo de validade para o seu caso. Eles podem te ajudar com precisão.
      Sempre que precisar, estamos aqui. 😉

  1. edson de a. nogueira

    Tenho catarata no olho direito, descobri a pouco, mas nunca me impediu de dirigi. Fui fazer exame e não fui aprovado, a catarata está muito adiantada, sem chance de óculos, somente cirurgia. Sendo que meu olho esquerdo enxergo perfeitamente. Eu posso dirigir com restrições na carteira, eu dirigi somente para min sem remuneração, minha carteira é categoria c, mas nunca dirigi nenhum carro sem ser de passeio.

    1. Olá, Jairo. Tudo bem? Para uma pessoa ter sua visão aprovada em cada categoria de CNH, é necessário atingir um percentual específico de visão central e periférica, sendo:
      Categoria A e B – visão central igual ou maior que 50% e visão periférica de 60º nos dois olhos. Ou visão central de 66% e visão periférica de 120º no melhor olho;
      Categoria C, D e E – visão central igual, ou melhor que 66% e visão periférica de 120º em ambos os olhos. Ou visão central melhor ou igual a 50% no pior olho e visão periférica de 120º em ambos os olhos.
      Além disso, para todas as categorias é preciso também apresentar visão boa com pouca luminosidade e ter boa recuperação após ofuscamento direto para aprovação. Para verificar isso, é feito um teste limiar de visão noturna e reação ao ofuscamento, além do teste de visão.
      O ideal é que procure o Detran mais próximo da sua casa, para esclarecimentos com maior precisão. Esperamos ter ajudado. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *