Como a medida DNP influencia na espessura do óculos

medida DNP
  • por
5
(5)

A medida DNP é a distância naso-pupilar. Ou seja,  é a medida, em milímetros, da distância das pupilas em relação ao nariz.

Já a DP é a Distância Pupilar, que é a distância entre as duas pupilas.

medida DNP

É a partir dessas medidas que realizamos a centralização das lentes em sua armação. Assim, garantimos que você se adapte perfeitamente às suas novas lentes.

Porém, quando essas medidas são realizadas de forma inadequada, sérios problemas podem surgir.

Para as pessoas que possuem graus elevados de miopia ou hipermetropia, o erro de centralização provoca o efeito prismático.

Isso ocorre quando um objeto observado a uma certa distância é deslocado para uma distância diferente.

Dessa forma, gerando desconforto e, consequentemente, dificuldade de adaptação com o óculos.

Por isso, acompanhe como a medida da sua DNP pode deixar seu óculos mais grosso dependendo da armação que escolher. Entenda:

A medida DNP influencia na espessura do óculos?

Infelizmente sim. 

As medidas da armação e seu material também influenciam na espessura final do óculos e, principalmente, na montagem das lentes.

Na Lenscope, por exemplo, nós indicamos o tamanho do aro da armação de acordo com o seu grau para otimizar o resultado final do seu óculos e também para garantirmos a possibilidade de montagem das nossas lentes.

Não recomendamos armações maiores. Isso porque além de tornarem as bordas do óculos mais grossas, elas impossibilitam a montagem das Lentes Lenscope LensAI 1.74.

No entanto, outras medidas da armação também influenciam no resultado final.

São elas: altura das lentes e tamanho da ponte.

Essas medidas podem variar de acordo com o modelo da armação. E elas podem interferir no resultado final de acordo como:

  • cada formato tamanho do nariz, onde a armação é apoiada, pois irá interferir na centralização do seu olho na armação.

Uma dica importante é observar a posição do centro da sua pupila no óculos escolhido.

O ideal é que sua pupila fique posicionada no centro da armação.

Veja um exemplo correto de como escolher a armação ideal e como ela deve ficar posicionada em seus olhos: 

Medida DNP

Quando você não posiciona adequadamente seu óculos ou escolhe tamanhos maiores de armação, seu óculos pode provocar o efeito de óculos grosso. 

Elaboramos um exemplo para que você possa entender melhor: 

Medida DNP

Outra dica importante é observar o talo da armação. Essa informação nada mais é que a espessura do contorno do aro da armação. Quanto mais grosso for o aro da armação, melhor ela irá disfarçar as bordas da lente.

Medida de DNP e altura de montagem

Quanto menor for a medida da DNP, mais próximo da ponte da armação sua pupila é posicionada.

E de que forma isso interfere na espessura final do seu óculos?

Durante o processo de montagem do óculos, além do recorte do bloco da lente para encaixe na armação, o centro da lente é posicionado na armação a partir da sua medida de DNP.

Quanto menor for a medida da DNP, mais próximo da ponte da armação será necessário fazer o posicionamento da lente.

Em casos de miopia com ou sem astigmatismo, o óculos pode ficar grosso nas bordas. Isso porque o recorte da lente é realizado muito próximo às bordas.

E em casos de hipermetropia, o óculos pode ficar grosso na parte de cima do óculos.

Medida DNP

O oposto acontece quando a medida da DNP é maior. 

Medidas maiores de DNP fazem com que o centro da lente seja posicionado de forma que o recorte da lente seja realizado longe de sua borda.

Dessa forma, a borda do óculos pode ficar fina para casos de miopia. O oposto acontece nos casos de hipermetropia.

Como a Lenscope mede a DNP no processo de compra online?

Durante o processo de compra, vamos pedir que você envie uma foto segurando um cartão com a tarja magnética virada pra frente da câmera.

Como o grande segredo de medir a DNP é eliminar o erro humano, nós passamos sua foto em um software que mede com maior precisão a distância das pupilas em relação ao nariz (DNP), a altura de montagem e o primeiro reflexo de purkinje, garantindo uma centralização mais precisa das lentes em sua armação.

Veja aqui o passo-a-passo desse procedimento!

Lenscope mede a DNP

Considerações finais

Como você pôde observar, é muito importante verificar a posição da sua pupila na armação.

Quando você escolhe um óculos em que a sua pupila fica posicionada muito acima ou abaixo da extremidade da armação, a medida altura de montagem influencia no resultado final do seu óculos.

É o mesmo princípio da DNP.

Durante o processo de montagem do óculos, além do recorte do bloco da lente para encaixe na armação, o centro da lente é posicionado em relação a sua pupila.

Se o seu olho não está centralizado na armação, o recorte da lente é realizado muito próximo às bordas. Dessa forma, contribuindo para que a lente fique mais grossa na parte de baixo da armação.

Além disso, também aumenta a quantidade de anéis nas lentes (efeito olho de cebola).

Então, esse artigo conseguiu esclarecer suas dúvidas?

orçamento

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

2 comentários em “Como a medida DNP influencia na espessura do óculos”

  1. Tá, entendi como influencia mas como vcs vão medir a DNP sem eu estar com a armação? E se ela ficar mais “caída” em mim? A altura do nariz influencia muito nesse quesito, vocês passam alguma garantia caso essa tirada de medida não funcione? Tem algum artigo ou dados que defendam esse método, porque falei com meu oftalmologista e ele desconhece. Quero muito comprar mas me sinto insegura

    1. Oi Ana, tudo bem?
      Sua saúde está em primeiro lugar e nossos sistemas garantem as mais precisas medidas de DNP, centro óptico e altura de montagem!
      Durante o processo de compra, vamos pedir que você envie uma foto segurando um cartão com a tarja magnética virada pra frente da câmera. Como o grande segredo de medir a DNP é eliminar o erro humano, nós passamos sua foto em um software que mede com maior precisão a distância das pupilas em relação ao nariz (DNP), a altura de montagem e o primeiro reflexo de purkinje, garantindo uma centralização mais precisa das lentes em sua armação.
      Você pode saber o passo-a-passo desse procedimento em nossa página https://lenscope.com.br/blog/como-a-lenscope-mede-a-dnp/
      Qualquer dúvida, é só entrar em contato com a gente! 😀

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *