Como converter receita de óculos para lentes de contato

converter receita
  • por
4.5
(102)

Quem nunca quis abrir mão do óculos de grau para as lentes de contato? Pois é, mas converter a receita de óculos para as lentes de contato não é tão simples assim. Aliás, muitos sites disponibilizam uma forma de converter receita de óculos para lentes de contato, mas a prescrição desses dois são bem diferentes.

Nesse artigo, nós vamos te ajudar a converter a sua receita de óculos para uma receita de lentes de contato. Afinal, nós sempre queremos te ajudar e, dessa forma, você não sofre mais com isso. Vamos conferir?

Receita de óculos é diferente de receita de lente de contato

Antes de você entender a nossa tabela de conversão, você precisa entender o básico das duas receitas. Nas duas receitas existem a coluna Esférico ou abreviado em ESF/SPH. Ali é onde se define o seu grau para miopia ou hipermetropia. Se o sinal for positivo (+), significa que você tem hipermetropia. Já se o sinal for negativo (-), que você tem miopia.

Quando o oftalmologista prescreve uma receita, ele está levando em consideração a distância do óculos até os seus olhos, que é cerca de 12 milímetros. Na imagem abaixo, um exemplo de prescrição de lentes para óculos de grau:

converter receita

Modelo de receita para uso de óculos de grau

 

Veja aqui como ler sua receita de óculos completa.

Com as lentes de contato a história é diferente. Não existe essa distância, porque elas entram em contato direto com os nossos olhos. Então, a informação mais importante na sua lente vai ser a curva base (CB ou BC).

Essa é a medida que vai garantir que sua lente tenha o encaixe perfeito nos seus olhos. Além disso, ela determina curvatura de sua córnea e, consecutivamente, das suas lentes de contato. Nesse outro exemplo, é uma receita de lentes de contato com a informação da Curva Base (BC):

converter receita

Modelo de receita de lente de contato com o significado de cada sigla

 

Veja aqui por que a receita de lente de contato é diferente da de óculos.

Certo, agora você sabe que algumas informações na receita não mudam como: grau esférico, cilíndrico e eixo. Então, vamos entender como funciona a conversão para as suas lentes de contato.

Conversão lente de contato

Somente oftalmologista que pode prescrever o uso das lentes de contato. Isso porque se sua receita ser muito complexa ou tiver grau muito alto, talvez seu oftalmo não recomende o uso das lentes de contato. Para converter sua receita de óculos de grau em lentes de contato, seu oftalmologista faz alguns cálculos para fazer a sua prescrição e nós simplificar essa conversão para você.

Tabela de conversão do grau do óculos para lentes de contato

Se você possui até 4 graus de miopia ou hipermetropia, a sua receita de óculos de grau será a mesma para lentes de contato. Agora, se o grau for maior que isso, acompanhe na tabela qual será seu grau na lente de contato. Você vai ver que a coluna “na sua receita de óculos” indica qual é o seu grau independente de qual seja o problema: miopia ou hipermetropia. Então, sabendo o seu grau, basta olhar na coluna do seu problema de visão. 

Se for miopia (coluna negativo) e se for hipermetropia (coluna positivo). Nessa coluna, está definido a conversão para as suas lentes de contato.

converter receita

Tabela de conversão para miopia e hipermetropia

Vamos entender melhor com um exemplo?

Supondo que eu tenha 5.50 graus de miopia, então eu olho para a coluna onde está apenas 5.50. Como para a miopia o sinal é negativo, então, para a lente de contato, a conversão deve ser de -5.12.

converter receita

conversão de receita para miopia

 

O mesmo vale para a hipermetropia: se tenho 5.50, olhando para o sinal positivo que corresponde hipermetropia, para lente de contato será +5.87.

converter receita

conversão de receita para hipermetropia

 

Só através da experiência e conhecimento na área é que o médico vai definir se os números devem ser arredondados ou não. Isso porque as contas podem dar números quebrados. Ou seja, deu +5.87, apenas o seu médico define se vai ser esse valor definitivo ou será arredondado para mais ou para menos.

Como converter receita de óculos para lentes de contato com astigmatismo?

Se você tem miopia ou hipermetropia com astigmatismo, o cálculo é mais complexo. E isso acontece porque existe uma série de considerações como: valor do seu grau e o eixo de localização do seu astigmatismo

Mas adiantamos que se você deseja usar lentes que corrigem esse tipo de problema, provavelmente vai precisar usar as lentes tóricas que são próprias para a correção de astigmatismo.

Existe também a opção do uso do óculos de grau que se tornam uma boa opção para o descanso dos olhos para as lentes, já que elas exigem cuidados maiores: as lentes de contato dificultam o fluxo de oxigênio na córnea, o que as vezes pode deixar o olho seco e irritado.

Clique aqui e veja as opções de lentes para astigmatismo.

Lenscope vende lentes de contato?

Aqui na Lenscope não trabalhamos com lentes de contato, mas temos lentes mais finas que melhoram o resultado estético do óculos, mesmo para quem tem alto grau, ou seja, você pode ter um óculos fino para intercalar com o uso de lentes de contato, mas não esqueça de fazer acompanhamento com seu oftalmologista para receber recomendações de acordo com o seu grau.

As lentes de contato são uma boa opção. Mas, exigem cuidados maiores, pois qualquer descuido pode virar uma infecção mais grave em seus olhos. Uma boa opção é fazer o uso intercalado com o óculos de grau. Dessa forma, você ajuda na oxigenação em seus olhos que com o uso das lentes, isso não acontece. Consequência do uso diário da lente é ter olhos secos e até mesmo sentir um cansaço nos olhos. A recomendação médica é o seu uso em alguns períodos como tarefas diárias, dentro de casa, ao acordar ou antes de dormir.

Aqui na Lenscope vendemos através da internet lentes para óculos e entregamos para todo o Brasil, facilitando a escolha da lente e utilizando a tecnologia para entregá-la de forma inteligente e cômoda. Trabalhamos com as lentes mais finas do mundo em resina: as lentes Tokai 1.76. Fabricadas pela Tokai Optical Co., Ltd. Essas lentes são produzidas com resina, um material leve e resistente. Além disso, as Lentes Tokai 1.76 possuem índice de refração de 1.76, por isso são ideais para quem tem alto grau e quer ter um óculos mais fino.

As lentes Tokai apresentam um design asférico, que oferece benefícios como redução de distorções periféricas e uma visão mais clara e natural. Faça agora mesmo um orçamento online e gratuito em nosso site.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 102

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

102 comentários em “Como converter receita de óculos para lentes de contato”

      1. Olá, Monica. Tudo bem? Você pode seguir as orientações da tabela que está no artigo para fazer a conversão, considerando se o seu grau, na receita de óculos, é positivo ou negativo. Como a conversão do grau de astigmatismo (grau cilíndrico) é mais complexo, o ideal é que você peça ao seu oftalmologista que lhe prescreva uma receita específica para lentes de contato.

        Qualquer dúvida, basta entrar em contato pelos canais disponíveis ao final da página. 🙂

    1. Oi poderia converte pra mim meus grau pra lente de contato ?
      OD: Esférico: -3.00
      Cilíndrico: -2,25
      Eixo :175

      OE: Esférico: -3.00
      Cilíndrico: -2.00
      Eixo: 10

      1. Olá, Mayara. Tudo bem? Você pode seguir as orientações da tabela que está no artigo para fazer a conversão, considerando se o seu grau, na receita de óculos, é positivo ou negativo. Como a conversão do grau de astigmatismo (grau cilíndrico) é mais complexa, o ideal é que você peça ao seu oftalmologista que lhe prescreva uma receita específica para lentes de contato.

        Qualquer dúvida, basta entrar em contato pelos canais disponíveis ao final da página. 🙂

  1. MIRIAM VIEIRA DOS SANTOS LINO

    Oi tenho astigmatismo, hipermetropia e miopia tudo junto, possa usar lente de contato minha receita e dr+2.00 + eq 0.75 -6.00 o dr e -2.00 o eq eixo 90 graus pode converte para lente de contato

    1. Olá, Miriam. Tudo bem? O ideal é que você converse abertamente com o seu oftalmologista sobre o uso de lentes de contato para o seu caso e ele prescreva uma receita específica para lentes de contato.

      Se ainda tiver dúvidas quanto a sua receita, envie uma foto dela para o e-mail: ajuda@lenscope.com.br. Assim podemos te ajudar com mais precisão. Estamos te esperando.🙂

    1. Olá, Helga. Tudo bem? Você pode seguir as orientações da tabela que está no artigo para fazer a conversão, considerando se o seu grau, na receita de óculos, é positivo ou negativo, mas, o ideal é que você peça ao seu oftalmologista que lhe prescreva uma receita específica para lentes de contato.
      Qualquer dúvida, basta entrar em contato pelos canais disponíveis ao final da página. 🙂

    1. Olá, Adriana. Tudo bem? O ideal é que você retorne ao oftalmologista e solicite que ele lhe prescreva uma receita própria para lentes de contato.
      Qualquer dúvida, basta entrar em contato pelos canais disponíveis ao final da página. 🙂

  2. CARLOS EDUARDO PAIVA CARVALHO

    Olá , preciso de ajuda na conversão para lentes de contato . Minha receita para óculos: OD: -5,25 CIL: -2,50 EIXO: 15º
    OE: -5,75 CIL: -3,50 EIXO: 160º

    A receita de ceratometria ficou assim :
    OD: -7,66 CIL: -2,75 EIXO: 7º
    0E: -7,70 CIL: -2,75 EIXO: 168º

    QUAL OS REAIS VALORES PARA A LENTE DE CONTATO ?

    1. Olá, Carlos. Tudo bem? O ideal é que você solicite ao seu oftalmo de confiança uma receita específica para lentes de contato, para garantir que o grau necessário para corrigir seu problema de visão seja atendido e você se adapte com as lentes.
      Sempre que precisar, estamos aqui. 🙂

    1. Olá, Kenia. Tudo bem? A Lenscope oferece um novo conceito em compra de lente para óculos no país. Somos os pioneiros a disponibilizar o serviço de venda de lentes pela internet, o que possibilita uma economia no valor final da sua compra. Porém, não oferecemos lentes de contato. Esperamos tê-la ajudado! Qualquer coisa, estamos aqui! 😀

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *