converter receita

Como converter receita de óculos para lentes de contato

Quem nunca quis abrir mão do óculos de grau para as lentes de contato? Pois é, mas converter a receita de óculos de grau para as lentes não é tão simples assim.

Aliás, muitos sites disponibilizam uma forma de converter receita de óculos para lentes de contato, mas a prescrição desses dois são bem diferentes.

Nesse artigo, nós vamos te ajudar a converter a sua receita de óculos para uma receita de lentes de contato. Afinal, nós sempre queremos te ajudar e, dessa forma, você não sofre mais com isso. Vamos conferir?

Receita de óculos é diferente de receita de lente de contato

Antes de você entender a nossa tabela de conversão, você precisa entender o básico das duas receitas. 

Nas duas receitas existem a coluna Esférico ou abreviado em ESF/SPH. Ali é onde se define o seu grau para miopia ou hipermetropia.

Se o sinal for positivo (+), significa que você tem hipermetropia. Já se o sinal for negativo (-), que você tem miopia.

 Quando o oftalmologista prescreve uma receita, ele está levando em consideração a distância do óculos até os seus olhos, que é cerca de 12 milímetros.

Na imagem abaixo, um exemplo de prescrição de lentes para óculos de grau:

converter receita
Modelo de receita para uso de óculos de grau

 

Veja aqui como ler sua receita de óculos completa.

Com as lentes de contato a história é diferente. Não existe essa distância, porque elas entram em contato direto com os nossos olhos. Então, a informação mais importante na sua lente vai ser a curva base (CB ou BC).

Essa é a medida que vai garantir que sua lente tenha o encaixe perfeito nos seus olhos. Além disso, ela determina curvatura de sua córnea e, consecutivamente, das suas lentes de contato.

Nesse outro exemplo, é uma receita de lentes de contato com a informação da Curva Base (BC):

converter receita
Modelo de receita de lente de contato com o significado de cada sigla

 

Veja aqui por que a receita de lente de contato é diferente da de óculos.

Certo, agora você sabe que algumas informações na receita não mudam como: grau esférico, cilíndrico e eixo. Então, vamos entender como funciona a conversão para as suas lentes de contato.

Convertendo a receita para miopia ou hipermetropia

Somente oftalmologista que pode prescrever o uso das lentes de contato. Isso porque se sua receita ser muito complexa ou tiver grau muito alto, talvez seu oftalmo não recomende o uso das lentes de contato. 

Para converter sua receita de óculos de grau em lentes de contato, seu oftalmologista faz alguns cálculos para fazer a sua prescrição e nós simplificar essa conversão para você.

Tabela de conversão

Se você possui até 4 graus de miopia ou hipermetropia, a sua receita de óculos de grau será a mesma para lentes de contato. 

Agora, se o grau for maior que isso, acompanhe na tabela qual será seu grau na lente de contato.

Você vai ver que a coluna “na sua receita de óculos” indica qual é o seu grau independente de qual seja o problema: miopia ou hipermetropia.

Então, sabendo o seu grau, basta olhar na coluna do seu problema de visão. 

Se for miopia (coluna negativo) e se for hipermetropia (coluna positivo). Nessa coluna, está definido a conversão para as suas lentes de contato.

converter receita
Tabela de conversão para miopia e hipermetropia

 

Vamos entender melhor com um exemplo?

Supondo que eu tenha 5.50 graus de miopia, então eu olho para a coluna onde está apenas 5.50. Como para a miopia o sinal é negativo, então, para a lente de contato, a conversão deve ser de -5.12.

converter receita
conversão de receita para miopia

 

O mesmo vale para a hipermetropia: se tenho 5.50, olhando para o sinal positivo que corresponde hipermetropia, para lente de contato será +5.87.

converter receita
conversão de receita para hipermetropia

 

Só através da experiência e conhecimento na área é que o médico vai definir se os números devem ser arredondados ou não. Isso porque as contas podem dar números quebrados.

Ou seja, deu +5.87, apenas o seu médico define se vai ser esse valor definitivo ou será arredondado para mais ou para menos.

Converter receita com astigmatismo

Se você tem miopia ou hipermetropia com astigmatismo, o cálculo é mais complexo. E isso acontece porque existe uma série de considerações como: valor do seu grau e o eixo de localização do seu astigmatismo

Mas adiantamos que se você deseja usar lentes que corrigem esse tipo de problema, provavelmente vai precisar usar as lentes tóricas que são próprias para a correção de astigmatismo.

Existe também a opção do uso do óculos de grau que se tornam uma boa opção para o descanso dos olhos para as lentes, já que elas exigem cuidados maiores: as lentes de contato dificultam o fluxo de oxigênio na córnea, o que as vezes pode deixar o olho seco e irritado.

Clique aqui e veja as opções de lentes para astigmatismo.

Considerações finais

Como você pôde ver, óculos de grau e lente de contato tem receitas diferentes e exigem prescrição para uso de óculos diferente. O cálculo para converter a receita acaba sendo completo e somente o seu oftalmologista está qualificado para fazer isso para você.

A gente sempre lembra aqui que é importante fazer acompanhando no seu oftalmo para recomendações de acordo com o seu grau.

Aqui no blog nós temos o compromisso em ajudar você a entender como isso funciona por mais complexo que seja. Então me diz, não ficou mais fácil de entender com a tabela?

As lentes de contato são uma boa opção. Mas, exigem cuidados maiores, pois qualquer descuido pode virar uma infecção mais grave em seus olhos.

Uma boa opção é fazer o uso intercalado com o óculos de grau. Dessa forma, você ajuda na oxigenação em seus olhos que com o uso das lentes, isso não acontece. Consequência do uso diário da lente é ter olhos secos e até mesmo sentir um cansaço nos olhos.

A recomendação médica é o seu uso em alguns períodos como tarefas diárias, dentro de casa, ao acordar ou antes de dormir.

Agora, conta pra gente: você usa lentes de contato com muita frequência? Estamos aqui pra te dar muitas outras dicas e contar o que ninguém nunca contou antes. Quer saber mais? É só ficar ligado e acompanhar o nosso blog!

Aproveita que você está lendo nossos artigos e coloque use seu óculos de descanso. Seus olhos vão agradecer!

converter receita

Como converter receita de óculos para lentes de contato
Média 5 de 1 votos



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Nós utilizamos a tecnologia a nosso favor e oferecemos uma experiência inovadora para você comprar as lentes para seus óculos sem sair de casa! E o melhor de tudo? Podendo ter as melhores lentes do mercado sem gastar uma fortuna para isso.

Pin It on Pinterest