converter receita

Como converter receita de óculos para lentes de contato

4.5
(30)

Quem nunca quis abrir mão do óculos de grau para as lentes de contato? Pois é, mas converter a receita de óculos de grau para as lentes não é tão simples assim.

Aliás, muitos sites disponibilizam uma forma de converter receita de óculos para lentes de contato, mas a prescrição desses dois são bem diferentes.

Nesse artigo, nós vamos te ajudar a converter a sua receita de óculos para uma receita de lentes de contato. Afinal, nós sempre queremos te ajudar e, dessa forma, você não sofre mais com isso. Vamos conferir?

converter receita de óculos

Receita de óculos é diferente de receita de lente de contato

Antes de você entender a nossa tabela de conversão, você precisa entender o básico das duas receitas. 

Nas duas receitas existem a coluna Esférico ou abreviado em ESF/SPH. Ali é onde se define o seu grau para miopia ou hipermetropia.

Se o sinal for positivo (+), significa que você tem hipermetropia. Já se o sinal for negativo (-), que você tem miopia.

 Quando o oftalmologista prescreve uma receita, ele está levando em consideração a distância do óculos até os seus olhos, que é cerca de 12 milímetros.

Na imagem abaixo, um exemplo de prescrição de lentes para óculos de grau:

converter receita

Modelo de receita para uso de óculos de grau

 

Veja aqui como ler sua receita de óculos completa.

Com as lentes de contato a história é diferente. Não existe essa distância, porque elas entram em contato direto com os nossos olhos. Então, a informação mais importante na sua lente vai ser a curva base (CB ou BC).

Essa é a medida que vai garantir que sua lente tenha o encaixe perfeito nos seus olhos. Além disso, ela determina curvatura de sua córnea e, consecutivamente, das suas lentes de contato.

Nesse outro exemplo, é uma receita de lentes de contato com a informação da Curva Base (BC):

converter receita

Modelo de receita de lente de contato com o significado de cada sigla

converter receita de óculos

Veja aqui por que a receita de lente de contato é diferente da de óculos.

Certo, agora você sabe que algumas informações na receita não mudam como: grau esférico, cilíndrico e eixo. Então, vamos entender como funciona a conversão para as suas lentes de contato.

Convertendo a receita para miopia ou hipermetropia

Somente oftalmologista que pode prescrever o uso das lentes de contato. Isso porque se sua receita ser muito complexa ou tiver grau muito alto, talvez seu oftalmo não recomende o uso das lentes de contato. 

Para converter sua receita de óculos de grau em lentes de contato, seu oftalmologista faz alguns cálculos para fazer a sua prescrição e nós simplificar essa conversão para você.

Tabela de conversão

Se você possui até 4 graus de miopia ou hipermetropia, a sua receita de óculos de grau será a mesma para lentes de contato. 

Agora, se o grau for maior que isso, acompanhe na tabela qual será seu grau na lente de contato.

Você vai ver que a coluna “na sua receita de óculos” indica qual é o seu grau independente de qual seja o problema: miopia ou hipermetropia.

Então, sabendo o seu grau, basta olhar na coluna do seu problema de visão. 

Se for miopia (coluna negativo) e se for hipermetropia (coluna positivo). Nessa coluna, está definido a conversão para as suas lentes de contato.

converter receita

Tabela de conversão para miopia e hipermetropia

 

Vamos entender melhor com um exemplo?

Supondo que eu tenha 5.50 graus de miopia, então eu olho para a coluna onde está apenas 5.50. Como para a miopia o sinal é negativo, então, para a lente de contato, a conversão deve ser de -5.12.

converter receita

conversão de receita para miopia

 

O mesmo vale para a hipermetropia: se tenho 5.50, olhando para o sinal positivo que corresponde hipermetropia, para lente de contato será +5.87.

converter receita

conversão de receita para hipermetropia

 

Só através da experiência e conhecimento na área é que o médico vai definir se os números devem ser arredondados ou não. Isso porque as contas podem dar números quebrados.

Ou seja, deu +5.87, apenas o seu médico define se vai ser esse valor definitivo ou será arredondado para mais ou para menos.

Converter receita com astigmatismo

Se você tem miopia ou hipermetropia com astigmatismo, o cálculo é mais complexo. E isso acontece porque existe uma série de considerações como: valor do seu grau e o eixo de localização do seu astigmatismo

Mas adiantamos que se você deseja usar lentes que corrigem esse tipo de problema, provavelmente vai precisar usar as lentes tóricas que são próprias para a correção de astigmatismo.

Existe também a opção do uso do óculos de grau que se tornam uma boa opção para o descanso dos olhos para as lentes, já que elas exigem cuidados maiores: as lentes de contato dificultam o fluxo de oxigênio na córnea, o que as vezes pode deixar o olho seco e irritado.

Clique aqui e veja as opções de lentes para astigmatismo.

Considerações finais

Como você pôde ver, óculos de grau e lente de contato tem receitas diferentes e exigem prescrição para uso de óculos diferente. O cálculo para converter a receita acaba sendo completo e somente o seu oftalmologista está qualificado para fazer isso para você.

A gente sempre lembra aqui que é importante fazer acompanhando no seu oftalmo para recomendações de acordo com o seu grau.

Aqui no blog nós temos o compromisso em ajudar você a entender como isso funciona por mais complexo que seja. Então me diz, não ficou mais fácil de entender com a tabela?

As lentes de contato são uma boa opção. Mas, exigem cuidados maiores, pois qualquer descuido pode virar uma infecção mais grave em seus olhos.

Uma boa opção é fazer o uso intercalado com o óculos de grau. Dessa forma, você ajuda na oxigenação em seus olhos que com o uso das lentes, isso não acontece. Consequência do uso diário da lente é ter olhos secos e até mesmo sentir um cansaço nos olhos.

A recomendação médica é o seu uso em alguns períodos como tarefas diárias, dentro de casa, ao acordar ou antes de dormir.

Aqui na Lenscope vendemos através da internet lentes para óculos e entregamos para todo o Brasil, facilitando a escolha da lente e utilizando a tecnologia para entregá-la de forma inteligente e cômoda.

Nós não trabalhamos com lentes de contato, mas caso precise de um óculos de grau para descansar seus olhos da lente de contato, conte com a gente! 

Então, você usa lentes de contato com muita frequência? Estamos aqui pra te dar muitas outras dicas e contar o que ninguém nunca contou antes.

Quer saber mais? É só ficar ligado e acompanhar o nosso blog!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 30

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

67 comentários em “Como converter receita de óculos para lentes de contato”

  1. Oi bom dia gostaria que vc revertesse minha receita de óculos para lentes para longe olho direito esferico-0,25 cilindro -1,25 olho esquerdo -0,25 esférico e cilindro -2,00

    1. Oi, Charle! Tudo bem?
      Obrigada pelo comentário
      Quem pode te ajudar em relação às lentes de contato é o seu médico oftalmo ou especialista em saúde dos olhos. Isso porque a receita de lentes de contato precisam ser prescritas por esses profissionais que, através de um cálculo, define qual a melhor lente a ser usada para o grau
      Nós vendemos através da internet lentes para óculos e entregamos para todo o Brasil, facilitando a escolha da lente e utilizando a tecnologia para entregá-la de forma inteligente e cômoda. Nós não trabalhamos com lentes de contato, mas caso precise de um óculos de grau para descansar seus olhos da lente de contato, conte com a gente!

  2. Maria SALETE KELLER

    Oi boa tarde,eu gostaria de saber se eu uso.
    Olho direito:+ 1,00 de-025 a 1,00
    Olho esquerdo:+1,25 de- 025 a 20
    no final da receita esta perto adição 2,25
    Esta e minha receita
    Qual e o grau da minha lente
    Por favor.

    1. Olá, Maria Salete! Como vai?
      Muito obrigada por deixar seu comentário em nosso artigo
      Obrigada por deixar seu comentário Vamos ficar felizes em poder te ajudar!
      As siglas OD e OE significam olho direito e olho esquerdo respectivamente.
      Na ordem de sua receita, ESF, significa “Grau Esférico” ou “Esférico”. Ele indica se você tem miopia ou hipermetropia.
      Se estiver preenchido o valor em sinal positivo (+), você tem hipermetropia . Se o valor for negativo (-), você tem miopia.
      Se a sua receita vem nessa parte escrito “PLANO” ou “PL”, significa que você não possui grau de miopia ou hipermetropia
      CIL indica “Grau cilíndrico” ou Cilíndrico”. Essa coluna, quando preenchida, significa que você tem astigmatismo. Se não estiver, você não tem
      EIXO: o eixo acompanha o grau cilíndrico (CIL), ou seja, se a coluna cilíndrico estiver preenchida, a coluna do eixo também deve estar. O eixo significa a localização do astigmatismo em seu olho; essa medida varia de 0 a 180 graus.
      O astigmatismo afeta alguns pontos em nossa visão, por isso importante saber em que eixo ele está localizado.
      O seu termo “adição” ou campo “para perto” na sua receita de óculos significa que você tem presbiopia (também conhecida por vista cansada). Naturalmente isso acontece porque os nossos olhos envelhecem e ficam com maior dificuldade em focar em objetos próximos.
      Sabe quando você segura um objeto e afasta até ele ficar nítido pra você? Exatamente isso é a presbiopia.
      Lendo a sua receita de óculos, você possui no olho direito (OD) no campo esférico +1,00 de hipermetropia (sinal positivo) com -0,25 de astigmatismo (campo cilíndrico preenchido) localizado no eixo de 100º.
      Já no olho esquerdo (OE) você possui +1,25 de hipermetropia com -0,25 de astigmatismo localizado no eixo de 20º.
      O termo “AD”, “ADD” ou “Adição” significa que você possui a presbiopia, também conhecida por vista cansada. Esse problema também é provocado pela dificuldade de ver de perto, mas diferente da hipermetropia, a presbiopia é um problema natural do olho que se deve a idade. Ela surge a partir dos 40 a 45 anos. Ela acontece naturalmente em nossos olhos devido do envelhecimento do cristalino que, com o tempo, vai perdendo a elasticidade para fazer o foco em objetos próximos (como o caso da leitura com o seu marido).
      Sabe quando você segura um objeto e afasta até ele ficar nítido em sua visão? Então, isso é a presbiopia.
      Para quem tem presbiopia (vista cansada), o ideal é escolher por lentes progressivas (multifocais). Essas lentes possuem os três campos de visão para longe, intermediário e para perto em uma única lente corrigindo diferentes distâncias em sua visão.
      Dessa forma, você tem muito mais conforto para enxergar em diferentes tarefas do dia a dia sem precisar ficar tirando e colocando o óculos ou intercalar com uso de óculos de perto e de longe
      O termo “adição” representa o valor do grau da sua presbiopia, onde o grau para longe vai progredir para o grau para perto que é de +2,25 (adição). E para corrigir esse problema de visão, recomendamos o uso de lentes progressivas (multifocais) que em uma única lente corrige múltiplos focos em sua visão (visão de perto, intermediária e de longe).
      Aqui na Lenscope, nós oferecemos as Lentes Lenscope Progress que são lentes progressivas (multifocais) personalizadas que são feitas de maneira personalizada para o seu estilo de vida
      Isso porque dependendo de como é sua rotina, as lentes são desenhadas para melhor conforto e adaptação em suas tarefas diárias.
      Por exemplo, se você passa maior parte do seu tempo exercendo atividades que necessitam da visão de perto, esse campo é otimizado.
      Vou deixar o link para você conhecer as nossas lentes: https://lenscope.com.br/lente-lenscope-progress
      As Lentes Lenscope Progress custam a partir de R$ 737
      O que acha de enviar para nós sua receita de óculos?
      É só enviar uma foto da sua receita para nosso e-mail ajuda@lenscope.com.br
      Aguardo seu contato!
      Até mais!

  3. Zilma Maria da Silva favaro

    P/longe:OD:+1,50_0,50×90
    OE:1,25_0,25×95 P/Perto:Adição +1,75 Queria saber se teria como fazer lente de contato pra minha vista .E queria saber o valor .Boa tarde .obrigada

    1. Olá,Zilma! Tudo bem?
      Muito obrigada pelo seu comentário e interesse em estar com a gente
      Quem pode te ajudar em relação às lentes de contato é o seu médico oftalmo ou especialista em saúde dos olhos. Isso porque a receita de lentes de contato precisam ser prescritas por esses profissionais que, através de um cálculo, define qual a melhor lente a ser usada para o grau
      Nós vendemos através da internet lentes para óculos e entregamos para todo o Brasil, facilitando a escolha da lente e utilizando a tecnologia para entregá-la de forma inteligente e cômoda. Nós não trabalhamos com lentes de contato, mas caso precise de um óculos de grau para descansar seus olhos da lente de contato, conte com a gente!

  4. ola, ainda estou com duvidas, se eu uso
    OD- com esferico de -11,50, cilindrico de -0,50 eixo de 40
    OE- com esferico de -13,00, cilindrico de -0,50 eixo de 150
    qual grau eu deveria usar na lente ?
    OBS: valores acima constam na minha receita

    1. Olá, Luis! Tudo bom?
      Obrigada pelo seu comentário em nosso artigo Ficaremos felizes em poder te ajudar
      As Lentes Tokai 1.76 são as lentes de resina mais finas que você encontra no mercado atualmente e vendidas exclusivamente pelo site da Lenscope Além disso, elas ajudam a reduzir as distorções nas laterais das lentes que causam o efeito de olhos pequenos, porque elas possuem design asférico. Você pode saber mais sobre elas em nosso site https://lenscope.com.br/lente-tokai.
      Nosso processo de compra é feito 100% online, assim conseguimos atender toda região do Brasil, sem que você precise sair de casa ❤
      O que acha de enviar uma foto da sua receita para nosso e-mail ajuda@lenscope.com.br? Assim podemos te ajudar!
      Aguardamos seu contato!

  5. Estou com dúvidas, de acordo com a minha receita
    OD esférico -2,75 / cilindro -0,75 / eixo 175°
    OE esférico -2,00 / cilíndro -0,50 / eixo 180°

    1. Olá, Barbara! Tudo bom?
      Obrigada pelo seu comentário aqui
      Quem pode te ajudar em relação às lentes de contato é o seu médico oftalmo ou especialista em saúde dos olhos. Isso porque a receita de lentes de contato precisam ser prescritas por esses profissionais que, através de um cálculo, define qual a melhor lente a ser usada para o grau
      Nós vendemos através da internet lentes para óculos e entregamos para todo o Brasil, facilitando a escolha da lente e utilizando a tecnologia para entregá-la de forma inteligente e cômoda. Nós não trabalhamos com lentes de contato, mas caso precise de um óculos de grau para descansar seus olhos da lente de contato, conte com a gente!

      1. Olá! Tenho ido a vários oftalmologistas e nenhum sabe orientar sobre o grau para lentes de contato. Todos mandam ir nas óticas que ficam lá lado para poder testar. E o pior e que as óticas, digo, as contactologas não testam se a gente não compra a lente! Um verdadeiro absurdo?

        1. Oi Sandra, tudo bem?
          Obrigada por ler nosso depoimento!
          Nós vendemos através da internet lentes para óculos e entregamos para todo o Brasil, facilitando a escolha da lente e utilizando a tecnologia para entregá-la de forma inteligente e cômoda. Nós não trabalhamos com lentes de contato, mas se precisar de um orçamento para óculos, conte com a gente!

  6. Olá, uso óculos a dois anos quero usar lentes tenho astigmatismo… minha receita está assim:::
    OD: + 0,00 Esférica / -1,00 Cilíndrica / 180 Eixo.
    OE: +0,00 esférica/ ——–/———/——— (possuía estrabismo, no caso não enxergo com o esquerdo)

    1. Oi Jhenny, tudo bem?
      Obrigada pelo comentário
      Vamos te ajudar a entender a sua receita
      As siglas OD e OE significam olho direito e olho esquerdo respectivamente.
      Na ordem de sua receita, ESF, significa “Grau Esférico” ou “Esférico”. Ele indica se você tem miopia ou hipermetropia.
      Se estiver preenchido o valor em sinal positivo (+), você tem hipermetropia . Se o valor for negativo (-), você tem miopia.
      Se a sua receita vem nessa parte escrito “PLANO” ou “PL”, significa que você não possui grau de miopia ou hipermetropia
      CIL indica “Grau cilíndrico” ou Cilíndrico”. Essa coluna, quando preenchida, significa que você tem astigmatismo. Se não estiver, você não tem
      EIXO: o eixo acompanha o grau cilíndrico (CIL), ou seja, se a coluna cilíndrico estiver preenchida, a coluna do eixo também deve estar. O eixo significa a localização do astigmatismo em seu olho; essa medida varia de 0 a 180 graus.
      O astigmatismo afeta alguns pontos em nossa visão, por isso importante saber em que eixo ele está localizado.
      Lendo sua receita, em seu olho direito (OD) você tem a informação de “PL” que significa “grau plano” na coluna do “ESFÉRICO” . Isso quer dizer que você não possui grau de miopia ou hipermetropia no olho direito. Mas, ainda no OD, consta -1,00 na coluna do cilíndrico que indica que você possui astigmatismo, localizado no eixo de 30 graus.
      No olho esquerdo (OE), você também tem a informação de “PL” na coluna esférico e no cilíndrico.
      Ou seja, você só tem astigmatismo

  7. Jessica Paula de Faria

    Boa noite!
    Tenho uma duvida sobre lentes de contato.
    Em todos os sites que consultei, o grau esférico para lentes de contato com astigmatismo são -1,25 ou -1,75.
    Se meu grau esferico é -1,50, é melhor eu comprar o de -1,25 (menor) ou -1,75 (maior)?

    1. Oi Jessica, tudo bem?
      Muito obrigada por deixar o seu comentário
      Quem pode te ajudar em relação às lentes de contato é o seu médico oftalmo ou especialista em saúde dos olhos. Isso porque a receita de lentes de contato precisam ser prescritas por esses profissionais que, através de um cálculo, define qual a melhor lente a ser usada para o grau
      Nós vendemos através da internet lentes para óculos e entregamos para todo o Brasil, facilitando a escolha da lente e utilizando a tecnologia para entregá-la de forma inteligente e cômoda. Nós não trabalhamos com lentes de contato, mas caso precise de um óculos de grau para descansar seus olhos da lente de contato, conte com a gente!

  8. Andréia Lima de Araújo

    Gostaria de converter meus óculos em lentes, tem como ajudar.
    Longe OD -0,25 Cil 120°
    OE +0,75 esf -50 Cil 15°
    DP 60mm
    Adição 1,25
    Lentes progressivas
    Aguardo resposta.
    Grata,
    Andréia Lima de Araújo

    1. Olá, Andréia!
      Como receitas de lentes para óculos são diferentes de receitas de lentes de contato, o ideal é você solicitar diretamente para o médico uma receita própria de lente de contato e lente para óculos. Assim, você garante a perfeita adaptação, tanto com as lentes de contato, como com as lentes para óculos.

    2. Até 4 dioptrias vc usa a receita do Óculos.
      Só que tem alguns procedimentos a serem feitos,testes para ver se vc tem condições de usar lentes.E também algumas medidas e cálculos.enfim não só a receita precisa-se para confecção de sua LC.

    1. Olá, Suziane tudo bem?
      Sempre recomendamos que você peça para o seu oftalmologista fazer a conversão da receita pra você e fazer a indicação da lente de contato, principalmente se é a primeira vez que você está usando lentes de contato. Assim, você pode ter mais confiança.
      Esperamos que dê tudo certo.

  9. Bom dia, uso lentes de contato e queria fazer a conversão para óculos.
    Meu grau na receita de lentes:
    OE -4.00 CYL -0,75 AU 150 BC 8.5
    OD -4.00 CYL -0,75 AU 40 BC 8.5
    Como ficaria a receita para oculos? Aumentaria 0,25 somente nos graus?

    1. Olá, Andressa. Tudo bem? O ideal é que você procure um profissional de sua confiança para prescrever a receita própria para óculos de grau. Assim que estiver com ela, pode contar com a gente para te ajudar com o seu óculos de grau. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *