como desentortar óculos

Como desentortar óculos: aprenda a desentortar o seu

0
(0)

Acontece com todos nós. Basta um minuto de desatenção com nossos óculos e…Creck! Seja ao pisar, sentar-se sobre ou deixar só por alguns segundos nas mãos de uma criança curiosa, para citar apenas algumas das razões. Por isso é importante saber como desentortar óculos. 

E hoje, nós da Lenscope trouxemos algumas dicas valiosas sobre como é possível, em alguns casos, desentortar seus óculos sem ,a princípio, necessidade de recorrer a um profissional.

Também vamos apontar alguns motivos pelo qual seus óculos devem estar sempre em perfeitas condições, a importância de fazer a correta manutenção e como prevenir-se de futuros acidentes que podem resultar em entortar seus óculos. Vamos lá?

Óculos tortos fazem mal à saúde dos olhos?

Além de fazer mal a saúde dos olhos, para responder a pergunta inicial, há outros bons motivos para você não usar óculos tortos. A seguir vamos citar três excelentes razões:  

  1. Óculos tortos afetam sua visão: Ao examinar com atenção seus óculos, você irá notar uma leve curvatura das lentes, que se acentua à medida que aumenta o seu grau. Pois, ao comprar seus óculos, o optometrista faz os ajustes necessários para posicionar as lentes de maneira que sua visão fique perfeita e seu óculos confortável. Assim sendo, quando seus óculos entortam, a posição das lentes pode se deslocar sutilmente, o que além da parte estética, pode distorcer levemente a sua visão. Embora não vá prejudicar a sua visão a médio ou longo prazo, você poderá sentir náuseas e dor de cabeça por enxergar através da posição errada das lentes.
  2. Óculos tortos se tornam instáveis: Seus óculos são projetados e ajustados de forma que fiquem confortáveis e “abracem” seu rosto. Mesmo em caso de um solavanco ou um tropeço, por exemplo, seus óculos irão se manter no lugar. Por outro lado, óculos tortos podem sair da posição e até cair do rosto quando você fizer um movimento abrupto. Além disso, há sempre o risco da lente se desprender da armação em algum momento.
  3.  Seus óculos se tornam um transtorno: Sabemos o quanto incomoda ajustar repetidamente de volta o óculos de volta para a posição que deveriam permanecer o tempo todo, não é? Ou seja, seu óculos torto pode acabar desestimulando seu uso contínuo. Desta forma, seu problema de visão corre risco de se agravar pelo simples fato de seus óculos estarem danificados.

Aprenda como desentortar óculos

Aqui vão algumas dicas para você desentortar seus óculos sem ajuda profissional. Primeiramente, você vai precisar de alguns itens para cumprir esta missão:

  • um alicate, de preferência com pontas de plástico. Caso não possua uma ferramenta assim, enrole com fita adesiva os terminais de seu alicate de metal;
  • pano de proteção: certifique-se de usar um pano limpo;
  • fonte de calor: aqui, pode ser água quente ou um secador de cabelos, por exemplo.

Inicialmente, precisamos identificar onde a armação está torta ou desnivelada. É comum as pessoas apoiarem os óculos em uma superfície plana e notar que os óculos não estão plenamente alinhados com a mesa.

Não se preocupe, leitor, pois a principal referência para regular seus óculos será seu próprio rosto, mais especificamente sua sobrancelha, já que é normal a maioria das pessoas não possuírem as orelhas em perfeito alinhamento. Afinal, quem irá usar os óculos é você, e não a mesa. 

Agora, vamos ao reparo! Para cada material de armação há uma maneira diferente de desentortar seus óculos: 

Armações de metal: 

  1. Use o pano de proteção para envolver a armação, assim você estará evitando riscos. 
  2. Segure com o alicate pela parte enrolada com o pano criando uma espécie de ponto de ancoragem, desta maneira  é possível desentortar seu óculos com maior precisão. 
  3. A seguir, faça pressão gentilmente até seu óculos ficar novamente alinhado corretamente.

Lembramos que também é possível desentortar sua armação de metal sem usar um alicate, dependendo da espessura da armação. 

Armações de plástico/acetato:

  1. Aqui, seu principal aliado será uma fonte de calor, pode ser um secador de cabelo ou um recipiente com água quente.
  2. Aproxime seu óculos a uma distância entre 10 e 15 centímetros. Caso sua  escolha seja usar água quente, mergulhe seu óculos no recipiente. É importante ressaltar que não use água fervendo. Uma boa maneira de regular a temperatura corretamente é sentindo o quanto você suporta o calor.
  3. Após aquecido, ajuste seu óculos até atingir o alinhamento desejado.
  4. Deixe esfriar, prove o óculos. Se necessário, repita a operação.

É importante destacar que as armações feitas de plástico injetado (TR90) não suportam altas temperaturas. 

A importância da manutenção do seu óculos

Manter seus óculos sempre alinhados é somente mais um dos cuidados entre tantos outros que devemos ter para manter a boa saúde dos olhos.

Por isso, nós da Lenscope, publicamos uma série de artigos aqui no blog para ajudar a orientar você, leitor, em momentos em que temos problemas com nossos óculos quebrados

Aliás,  você provavelmente conhece alguém ou mesmo já fez algum reparo em óculos usando cola instantânea, não é? Pois temos um artigo que orienta a remover resíduos de Super Bonder dos seus óculos com segurança.

Lembre-se, no post de hoje estamos dando as dicas necessárias para desentortar seus óculos. Temos também outros artigos que ensinam como consertar seus óculos e também especificamente as suas hastes.

Como cuidar dos seus óculos

Sabemos o quanto pode ser desagradável usar óculos tortos ou desalinhados, não é? Pensando nisso, selecionamos alguns hábitos para a correta manutenção de seus óculos, assim você vai evitar gastar tempo, e eventualmente dinheiro, para resolver problemas com seus óculos:

  • Ao limpar seus óculos, procure segurar com firmeza pela ponte, a parte que une os aros de sua armação. Desta forma, você diminui as chances de que seus óculos entortem;
  • Procure sempre guardar seus óculos no estojo adequado. Procure usar o melhor tamanho, nem muito folgado, nem muito apertado e prefira os estojos rígidos para melhor proteção;
  • Não use uma camisa ou pano qualquer para limpar seus óculos. Existem tecidos especiais para manter seus óculos limpos sem riscos ou fibras de tecido que podem atrapalhar a visão; 
  • Nunca use produtos à base de álcool para limpar as lentes de seus óculos. Atualmente, as lentes contam com tratamentos onde o uso de álcool pode prejudicar a integridade das lentes.

Lentes de qualidade fazem toda a diferença na sua visão

Depois de ler aqui no nosso blog sobre como desentortar seus óculos de maneira segura, é hora de falar sobre outro componente essencial nos seus óculos: as lentes!

Afinal, lentes de qualidade, com os tratamentos adequados fazem toda a diferença na sua visão!

Por isso, aqui na Lenscope, oferecemos lentes desde baixo a alto grau, além de tratamentos antirreflexo, proteção contra raios UV, antirrisco, entre outros. Também está disponível o filtro de luz azul, tão importante atualmente, pois protege contra a luz azul nociva que as telas de telefones celulares, computadores e similares emitem.

Vale ressaltar que só aqui na Lenscope você vai encontrar online as lentes para alto grau Tokai 1.76, as lentes de resina mais finas do mundo! 

Invista na saúde dos seus olhos

A importância da boa saúde dos seus olhos passa também pelo uso de óculos perfeitamente ajustados e com as lentes corretas.

Por isso devemos consultar o médico oftalmologista regularmente. Além disso, nós da Lenscope somos uma heath tech com a missão de democratizar o acesso a lentes e óculos de qualidade, usando a tecnologia sempre a favor do usuário e oferecendo soluções  a um preço justo.

Nesse sentido, convidamos você, leitor, a fazer um orçamento online e gratuito. Assim, você aumenta a chance de economizar tempo e dinheiro ao comprar seus óculos sem sair de casa.

como desentortar óculos - orçamento

Gostou do artigo? Assine a nossa newsletter e acompanhe mais conteúdos sobre a saúde dos olhos aqui no nosso blog. 

Fontes:

Eyebuydirect.com

Sn-hq.com

Wikihow.com 

Americasbest.com

Allabouteyes.com

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *