como é a visão de quem tem miopia

Como é a visão de quem tem miopia?

5
(1)

A miopia é uma condição de visão na qual as pessoas podem ver objetos próximos claramente, mas os objetos mais distantes ficam borrados.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a miopia afeta cerca de 1 bilhão de pessoas no mundo atualmente. Por isso, neste artigo vamos explicar como é a visão de quem tem miopia e como é o olho de uma pessoa com essa condição.

Então, continue lendo para saber mais e saiba quando você deve visitar um médico!

Afinal, como é a visão de quem tem miopia?

A miopia ocorre quando o globo ocular é muito longo ou a córnea muito curva. Como resultado, a luz que entra no olho não é focada corretamente e os objetos distantes ficam desfocados. 

Embora a causa exata da miopia seja desconhecida, há evidências significativas de que muitas pessoas herdam a miopia, ou pelo menos a tendência de desenvolver miopia. Ou seja, se um ou ambos os pais são míopes, há uma chance maior de seus filhos serem míopes. 

Contudo, a miopia também pode ocorrer devido a fatores ambientais ou outros problemas de saúde, por exemplo:

  • Algumas pessoas podem ter visão turva à distância apenas à noite. Nesses casos, a luz baixa torna difícil para os olhos focar adequadamente. Ou o aumento do tamanho da pupila durante o escuro permite que raios de luz mais periféricos e desfocados entrem no olho.
  • Pessoas que realizam trabalhos excessivos de visão de perto podem apresentar uma miopia falsa. Sua visão turva à distância é causada pelo uso excessivo do mecanismo de focalização dos olhos. Após longos períodos de trabalho próximo, seus olhos são incapazes de voltar a focar para ver claramente à distância.
  • Os sintomas de miopia também podem ser um sinal de variações nos níveis de açúcar no sangue em pessoas com diabetes ou talvez uma indicação precoce de desenvolvimento de catarata.

Entre os principais sintomas da miopia estão:

  • Dificuldade para enxergar o quadro na escola;
  • Problemas para enxergar ao dirigir;
  • Dificuldade para enxergar as imagens na TV;
  • Visão embaçada ao olhar para objetos distantes.

Como é o olho com miopia

Seu olho tem duas partes que focam as imagens:

  • A córnea:  Superfície frontal transparente em forma de cúpula do olho;
  • A lente: Estrutura clara com o tamanho e a forma de um doce M & M.

Em um olho de formato normal, cada um desses elementos de foco tem uma curvatura perfeitamente lisa, como a superfície de uma bola de gude. Uma córnea e lentes com tal curvatura dobram (refratam) toda a luz que entra para fazer uma imagem nitidamente focada diretamente na retina, na parte posterior do olho.

Contudo, se elas não tiverem curvas uniformes e suaves, os raios de luz não são refratados adequadamente e você tem um erro de refração.

Em um olho com miopia o globo ocular é mais longo do que o normal ou a córnea é curvada muito acentuadamente. Em vez de ser focada precisamente em sua retina, a luz é focada na frente de sua retina, resultando em uma aparência borrada para a imagem de objetos distantes.

Descubra muito mais sobre miopia na série de vídeos que preparamos sobre o assunto. Veja a seguir!

Quando ver um médico?

Se sua dificuldade de ver claramente coisas que estão longe for grande o bastante para que você não consiga realizar uma tarefa tão bem quanto deseja, consulte um oftalmologista. 

O mesmo vale se a qualidade de sua visão prejudicar seu prazer nas atividades. Pois, apenas um médico pode determinar o grau de sua miopia e aconselhá-lo sobre as opções para corrigir sua visão.

Além disso, você deve procurar atendimento médico de emergência se tiver:

  • O súbito aparecimento de muitos flutuadores – pequenas partículas que parecem flutuar em seu campo de visão;
  • Flashes de luz em um ou ambos os olhos;
  • Uma sombra semelhante a uma cortina sobre o seu campo visual;

Afinal, esses são sinais de alerta de descolamento de retina, uma complicação rara da miopia. O descolamento de retina é uma emergência médica e o tempo de reparo é crítico.

Já sabe seu grau de miopia? 

Fazer exames de vista regularmente é importante. Contudo, principalmente para pessoas com miopia ou alguma outra condição, é imprescindível manter as consultas em dia para ter sempre óculos com lentes atualizadas. Isso porque o uso de óculos ou lentes de contato são a principal forma de tratamento para essa condição.

Nós da Lenscope somos uma health tech que usa tecnologia e inovação para levar informações sobre saúde visual e lentes de qualidade para as pessoas. Por isso, nos preocupamos com a saúde dos seus olhos

Como nós temos uma missão clara de criar um mundo onde todos possam enxergar melhor, disponibilizamos não apenas um custo benefício justo, mas também uma forma descomplicada de comprar, através da internet. Assim, você pode adquirir uma lente de qualidade de forma simples e por um preço acessível.

Então, está esperando o quê? Realize um orçamento online para encontrar a lente ideal para o seu grau!

como é a visão de quem tem miopia - orçamento

E aí, gostou deste conteúdo? Agora você pode receber diariamente informações sobre saúde ocular e ficar por dentro de tudo que pode te ajudar a cuidar melhor dos seus olhos.

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Fonte:

Mayoclinic

Aoa

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *