Como entender receita de óculos: o grau e o problema que tem

  • por
4.4
(29)

Você tem dificuldade em como entender receita de óculos que foi passada pelo oftalmo, assim como seus vários termos técnicos? É muito comum sair do oftalmo confuso com a receita que ele passou. Por esse motivo, resolvemos explicar, a seguir, o que significa cada informação presente na receita. Assim, você consegue entender qual o seu grau ou problema de visão que tem.

Para entender de uma vez por todas, leia o artigo até o fim.

Saiba como entender a receita de óculos ao sair do oftalmologista

Antes de tudo, entenda as principais abreviações presentes nas receitas de óculos. Além disso, os seus significados:

  • OE: Olho Esquerdo
  • OD: Olho Direito
  • PL/PLANO: Você não tem grau na coluna preenchida por essa informação
  • ESF: Esférico
  • CIL: Cilíndrico
  • DNP: Distância Naso Pupilar (distância das pupilas em relação ao nariz)
  • DP: Distância Pupilar (distância entre às duas pupilas)
  • AD: Adição
  • AV: Acuidade Visual
  • VL: Visão de Longe
  • VP: Visão de Perto
  • VI: Visão Intermediária
como entender receita de óculos

Modelo de receita de óculos

Veja também em nosso vídeo do YouTube, como entender receita de óculos.

Identificando o problema de visão a partir da receita de óculos

A princípio, é possível identificar o problema de visão que uma pessoa tem através de informações presentes na receita oftalmológica. Nesse sentido, podemos identificar as informações pelos campos esférico, cilíndrico, eixo e adição. 

Sobretudo, os quatro principais erros refrativos mais comuns são:

  • Miopia;
  • astigmatismo;
  • hipermetropia;
  • e presbiopia. 

Somando a isso, algumas doenças frequentes, como, por exemplo, o glaucoma e o ceratocone. Entenda a seguir, cada um dos principais problemas de visão que necessita do uso de óculos de grau.

Miopia:

Primeiramente, a miopia causa dificuldades em enxergar com nitidez à distância. Dessa forma, causando embaçamento para visualizar objetos a longas distâncias. Ou seja, o míope enxerga objetos próximos com clareza e os distantes, embaçadamente. Geralmente, a miopia é genética. Entretanto, também se desenvolve individualmente.

O problema está relacionado à formação da imagem antes da retina, por conta do alongamento do globo ocular. E, nesse sentido, nosso globo ocular só para de crescer na fase adulta. Geralmente, o grau estabiliza entre 21 e 24 anos, quando o globo ocular chega à sua maturidade.

Por isso, na receita oftalmológica, a miopia é representada pelo símbolo (-) negativo no campo esférico.  Por exemplo: -3,00 no campo Esférico (ESF). 

Hipermetropia:

Esse problema de visão causa dificuldade de nitidez e foco na visualização de objetos próximos. Como no caso da leitura, ver a tela do celular, e outras tarefas em que precisamos dos objetos mais próximos dos olhos.

Nos casos de hipermetropia reduzida, a pessoa enxerga corretamente de perto. Porém, o esforço provoca cansaço visual e dor de cabeça. Além disso, a hipermetropia se desenvolve em adultos próximos da meia-idade. No entanto, também aparece em crianças.

Por fim, uma receita contendo hipermetropia é representada pelo símbolo (+) positivo. Por exemplo:  + 1,00 no campo Esférico (ESF). 

Astigmatismo:

O astigmatismo causa dificuldade de foco, nitidez e embaçamento na visualização de objetos tanto próximos quanto distantes.  Pessoas com astigmatismo, muitas vezes, são míopes e hipermetropes também.

Na receita o astigmatismo é representado pelo sinal (–) Negativo no campo cilíndrico. Assim: -3,00 no campo Cilíndrico (CIL).

Saiba a diferença entre miopia, hipermetropia e astigmatismo em nosso vídeo do YouTube!

Presbiopia:

A presbiopia não é um defeito visual, mas sim uma consequência natural da visão. Normalmente, ela surge a partir dos 40 anos, sendo quase inevitável. Nesse sentido, a condição se deve ao envelhecimento do cristalino, provocando a perda da capacidade da focalização da visão. Ou seja, isso significa mais dificuldade em ver de perto.

Em uma receita oftálmica, a presbiopia é representada pelo símbolo (+) positivo no campo Esférico na distância para PERTO. Mas, a representação da presbiopia pode aparecer também com uma ADIÇÃO na receita. Nesse caso, o valor descrito pelo oftalmo deve ser somado à dioptria LONGE da receita, seguindo as seguintes regras:

  • Se a dioptria representada no campo esférico for (+) Positivo, a adição deve ser somada.
  • No caso da dioptria representada no campo esférico for (–) Negativo, a adição deve ser subtraída.
  • Caso a receita estiver com dioptria no Cilíndrico (no caso o astigmatismo), ele permanece inalterado. 

Ceratocone

Essa é uma doença hereditária, que normalmente atinge crianças, adolescentes e jovens no começo da vida adulta. O problema atinge a córnea, deixando a visão irregular e embaçada, afetando a visão dos dois olhos, diferentemente. O problema tende a piorar com o passar dos anos.

Portanto, a recomendação é consultar um oftalmologista logo nos primeiros sintomas. Atualmente, os tratamentos que ajudam a restabelecer a visão são o crosslinking e o implante de anel intracorneano. Entretanto, os óculos são receitados para redução dos sintomas.

Glaucoma:

O glaucoma causa danos ao nervo ocular, diminuindo o campo visual dos pacientes lentamente. Por isso, é mais comum em pacientes acima dos 40 anos. Portanto, a recomendação é visitar anualmente seu oftalmologista a partir dessa idade.

Além disso, outras causas do glaucoma são: o aumento na pressão do olho e alterações no fluxo sanguíneo que nutre o nervo ótico. Atualmente existem diversos tratamentos para o glaucoma. No entanto, muitos pacientes continuam usando óculos. Isso porque, às duas condições são isoladas. Ou seja, usar lentes corretivas não está relacionado ao surgimento da condição.

Como saber o grau do óculos pela receita: baixo, moderado ou alto

Os números presentes nos campos esféricos e cilíndricos indicam qual o grau que cada pessoa tem. Além disso, existe uma classificação para que cada pessoa identifique se o grau é baixo, moderado ou alto. É importante classificar o grau para identificar qual a melhor lente de óculos para o seu caso. Lembrando que, quanto maior o grau, geralmente mais grossas as lentes podem ficar.

Abaixo, entenda o significado da classificação de graus, de acordo com a receita:

  • Grau baixo: 0 a 3 graus.
  • Grau moderado: de 3 a 6 graus.
  • Considerado grau alto: mais de 6 graus.

cta instagram como entender receita de óculos

Descubra o valor das lentes mais finas para a sua receita de óculos

Agora  você já sabe identificar  qual o problema de visão presente na sua receita. Além de como entender receita de óculos. Então, é hora de entender quais as melhores lentes para suas necessidades. Nós, da Lenscope, trabalhamos com lentes mais finas para cada necessidade:

  • Até 4 graus: Lentes Lenscope Poli 1.59 | lentes resistentes e finas para o dia a dia.
  • Mais de 4 graus: Lentes Tokai 1.76 | as lentes de resina mais finas do mundo.
  • Lentes Lenscope Progress: Lentes progressivas (multifocais) para presbiopia.

Além disso, todas as nossas lentes já vem com os tratamentos essenciais inclusos, sem taxas extras. Faça um orçamento agora mesmo, é totalmente online e gratuito! Saiba no conforto do seu lar o quanto você irá economizar ao fazer as lentes dos seus óculos com a Lenscope! Conheça mais sobre nossas lentes aqui!

cta orçamento

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 29

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *