Como escolher óculos de grau: guia definitivo para ter óculos perfeitos

  • por
4.1
(8)

Pode parecer uma tarefa simples, mas escolher um óculos de grau implica em muitas decisões. Como, por exemplo, escolher a matéria prima da sua lente, ou até o formato da armação. A seguir, vamos fazer um guia simples e completo para fazer bonito na hora de escolher seu próximo óculos de grau.

Nos acompanhe nessa leitura e descubra como escolher a armação que mais harmoniza com seu rosto, as lentes mais finas para o seu grau de refração, entre outros aspectos. Assim, o resultado será um óculos que proporciona conforto, durabilidade e um ótimo resultado estético.

5 regras definitivas para escolher óculos de grau da forma correta

Agora, vamos apresentar as 5 dicas que você pode seguir para não errar na hora de escolher seu óculos de grau. Nesse sentido, vamos dividir o artigo nessas 5 escolhas principais e detalhar cada uma delas ao longo dessa leitura:

  1. Escolher o tipo de lente
  2. Decida o material das lentes
  3. Escolher os tratamentos necessários das lentes
  4. Escolha o material ideal da armação 
  5. Definir o melhor formato da armação

Como escolher óculos de grau: escolhendo o tipo de lente

Antes de escolher o tipo de lente, precisamos entender qual a finalidade de seu uso. Por isso, vamos mostrar aqui os problemas mais comuns de visão:

  • Presbiopia: a conhecida “vista cansada” ou “síndrome do braço curto”. Ela dificulta o foco de perto, e acontece normalmente depois dos 40 anos;
  • Miopia: dificuldade de enxergar objetos de longe;
  • Astigmatismo: causa distorção ou embaçamento da visão, tanto de longe quanto de perto;
  • Hipermetropia: dificuldade para enxergar de perto.

Agora que sabemos os problemas mais comuns que precisam uso de óculos, vamos aos tipos de lentes para corrigi-los.

  • Lente simples: Esse é o tipo de lente indicado para quem tem apenas um problema de visão dos que listamos acima.
  • Lente bifocal: Geralmente quem usa a lente bifocal apresenta um problema de visão em conjunto com presbiopia. Por isso, a lente é dividida em duas seções que se distinguem nitidamente, onde a parte inferior auxilia na visão de perto, enquanto a parte superior corrige o outro problema do paciente.
  • Lente progressiva ou multifocal: São atualmente as mais versáteis, pois tem capacidade de corrigir defeitos a curta, média e longa distância. Semelhante às lentes bifocais, corrigem erros de refração para perto em sua parte inferior, subindo gradativamente até a parte superior, que é responsável por corrigir erros de refração para longe. Além disso, não apresentam nenhuma zona de transição ou “degrau” visível em sua superfície.

Escolhendo o material das lentes mais finas para cada grau  

Atualmente, há diversas matérias primas para lentes disponíveis no mercado. Sendo assim, cada material apresenta um grau de refração diferente. Antes de prosseguir, vamos explicar brevemente o que significa o grau de refração de uma lente: trata-se da velocidade que a luz demora para atravessar uma lente transparente em relação ao seu deslocamento no vácuo.

Portanto, quanto maior o grau de refração, mais tempo a luz demora para atravessar o material, o que melhora o desempenho dessa lente para corrigir o foco. Por isso, quanto maior o grau de refração, mais fina será a lente. Abaixo, temos alguns dos materiais mais usados para confecção de lentes:

  • Lente CR-39 ou Orma 1.50: São lentes de acrílico, é a opção de baixo grau mais comum disponível no mercado. Indicada para até 4 graus de miopia e hipermetropia.
  •  Trivex 1.53: visto que são lentes muito resistentes, são indicadas para crianças e atividades esportivas. Também são indicadas apenas para baixo grau, pelo seu baixo índice de refração.
  • Policarbonato 1.59: são até 30% mais leves que as lentes CR-39. Além disso, são muito resistentes e, pelo grau de refração mais alto, são mais finas para quem tem até 4 graus.
  • Resina: trata-se de lentes tão leves e resistentes quanto as de policarbonato. Todavia, contam com alto grau de refração, sendo 1.60, 1.67, 1.74 e 1.76. Por isso, são indicadas para quem tem grau moderado a alto.
  • Vidro/Cristal: apresentam excelente qualidade ótica, sendo as mais finas e indicadas para graus muito altos (acima de -20 de miopia). Entretanto, são mais pesadas e extremamente frágeis, o que pode causar desconforto.

Confira no nosso portal de notícias nosso artigo específico sobre as melhores lentes para escolher óculos de grau.    

Como escolher os tratamentos premium das lentes do óculos? 

Após escolher o tipo de lente e sua matéria prima, o próximo passo é decidir sobre os tratamentos e que sua lente vai receber. A seguir, vamos ilustrar os tratamentos disponíveis e seus benefícios. Lembrando que aqui na Lenscope, todas as nossas lentes recebem os tratamentos essenciais, que são os tratamentos antirreflexo, antirrisco e proteção 100% UVA e UVB. Isso sem taxas extras. 

  • Antirreflexo: além de garantir um aspecto visual mais agradável, ajuda na proteção de luzes fortes contra os olhos. Por exemplos, luzes de faróis de outros carros quando se está dirigindo. 
  • Antirrisco: é um tratamento que deixa a lente mais resistente a danos causados por pequenas quedas. Também, protege de riscos no dia a dia.
  • Proteção UV 100%: proteção contra os raios UVA e UVB, que causam câncer, queimaduras e vermelhidão nos olhos e pele.
  • Camada oleofóbica: ajuda na limpeza e proteção da lente contra sujeiras como o toque dos dedos, por exemplo.
  • Camada hidrofóbica: trata-se de uma proteção contra partículas água, que ajuda a evitar o embaçamento da lente. 
  • Filtro de luz azul: proteje contra a luz azul emitida por telas de aparelhos eletrônicos, que é altamente nociva aos nossos olhos.

Como escolher óculos de grau: a escolha da armação ideal  

Nessa etapa, vamos falar de um componente tão importante na hora de escolher seu óculos quanto as lentes: a armação. Inicialmente, há alguns pontos que merecem atenção especial :

  • Armação adequada ao grau da receita: a maior questão aqui é a relação entre o tamanho da armação e a espessura da lente. Ao passo que aumenta o tamanho da armação, mais grossa fica a lente. Portanto, a dica aqui é evitar armações muito grandes para graus mais altos.
  • Uma regra básica é que a armação deve acompanhar a linha da sobrancelha. Em outras palavras, nem muito abaixo nem escondendo as sobrancelhas. Observe também o apoio da armação no nariz, que nunca deve tocar as bochechas.
  • Tamanho da armação: além da questão da espessura da lente, que citamos acima, observe também que quanto maior a armação, maior a dificuldade da montagem das lentes.

Resumindo, a chave aqui é estar atento ao tamanho da armação e seu posicionamento no rosto. Assim, garantindo o maior conforto possível. 

Material da armação de óculos: 

A seguir, é hora de escolher qual material será a armação para escolher seu óculos ideal. Assim, podemos dividir os materiais das armações em três grupos principais: 

  • Armações de acetato de celulose ( acetato):  aqui está um material leve, hipoalérgico, feito a partir de uma resina orgânica e muito tradicional no uso para armações. Ademais, seu uso é ideal para lentes de alto grau.
  • Armações de metal: esse tipo de material confere um ar moderno ao seu óculos, além de serem leves e se ajustarem facilmente ao rosto. Porém, há alguns cuidados a observar, como a espessura da lente que deve ser fina. Também, observar o risco de oxidação, que pode causar alergia.
  • Armações emborrachadas: os óculos com armações emborrachadas são as mais indicadas para crianças e para prática esportiva. Afinal, sua maleabilidade oferece mais segurança em caso de acidentes.

Aqui no nosso portal de notícias, temos um artigo dedicado aos materiais de armações para te ajudar a escolher seu próximo óculos.

Armação de óculos que combina com formato de rosto:

Escolher a armação ideal para o seu formato de rosto também é um passo essencial. Afinal, trata-se da melhor harmonização de seus óculos com seu rosto. Agora, vamos indicar qual a armação que mais combina com seu formato de rosto. Ainda que você não saiba identificar seu tipo de rosto, aqui na Lenscope temos uma ferramenta que te ajuda nessa missão!

  • Rosto redondo: prefira armações retangulares e quadradas. Desta forma, seu rosto vai ficar com aspecto mais fino e elegante
  • Rosto oval: pessoas com rosto oval podem optar por praticamente qualquer armação. Isso desde as quadradas até as redondas.
  • Rosto quadrado: aqui, as armações redondas vão harmonizar melhor com pessoas de rosto quadrado. Armações ovais também são uma boa opção.
  • Rosto triangular: as armações maiores e arredondadas são as que melhor combinam com esse tipo de rosto.
  • Rosto diamante: sem dúvida um dos rostos mais raros, é reconhecido pelas bochechas destacadas e queixo e testa estreitos. As melhores armações para esse rosto são as quadradas sem aro ou as redondas de aro cheio  
  • Rosto coração: é um formato de rosto que combina com muitos modelos de armação, porém as retangulares e ovais harmonizam melhor

como escolher óculos de grau - ferramenta formarto de rosto

Escolhendo óculos de grau de qualidade e por preço mais justo

 Independente do seu tipo de rosto ou do grau de sua receita, aqui na Lenscope nós temos as lentes mais finas para todas as necessidades. Além disso, todas as nossas lentes contam com os tratamentos essenciais de antirreflexo, antirrisco e proteção UV 100% inclusos.

  • Para até 4 graus:
    • Lentes Lenscope Poli 1.59 – lentes incolores de policarbonato finas e resistentes;
    • Lenscope Poli 1.59 Fotocroma – lentes com tratamento adicional fotossensível, que escurecem no Sol;
    • Lentes Lenscope Digital Comfort – lentes com tratamento adicional filtro de luz azul, disponível com e sem grau;
    • Lenscope Shades – lentes escuras para seu óculos escuros com grau.
  • Lentes multifocais:

Nossas lentes multifocais contam com o tratamento Quartz, que inclui os tratamentos, antirrisco , camadas hidrorrepelente e liporrepelente e proteção UV100% já inclusos.

    • Lentes Lenscope Progress
    • Lenscope Progress Digital Comfort – conta com filtro de luz azul adicional
    • Lentes Lenscope Progress Transitions – com tratamento Transitions
    • Lenscope Progress Digital Comfort Transitions – com filtro de luz azul e tratamento Transitions
    • Lentes Lenscope Progress Shades.

Além da qualidade e preço justo, nosso processo de compra é simples e muito seguro. Por isso, todas as nossas lentes possuem certificado de garantia. De tal forma, oferecemos nosso programa 100 dias para provar e amar, em que você tem 100 dias para provar suas lentes e aprova-las. 

Instagram Lenscope [Lentes Lenscope LensAI 1.74 hipermetropia]

Tenha a melhor versão do seu óculos de grau sem sair de casa

Para finalizar, depois de todas essas dicas preciosas, que tal visitar nosso site e fazer um orçamento online gratuito aqui conosco? Lembre-se,caso você já tenha uma armação em casa, é possível fazer somente as lentes aqui na Lenscope. 

como escolher óculos de grau orçamento

Fontes:

Tips to help you pick the right lenses // Web Md

How to choose eyeglasses // For eyes

Lenses // Wisconsin Vision

 Refractive Index and Lens Material | Titan Eye Plus Blog.

Frames // Boyse Vision Care

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *