Como escolher seu primeiro óculos?

primeiro óculos
  • por
0
(0)

#LenscopeResponde: como escolher seu primeiro óculos?

Aqui no Blog da Lenscope, muitas dúvidas chegam até nós. Principalmente quando o assunto é escolher óculos novo.

Por isso, decidimos compartilhar 6 dúvidas que chegaram aqui que vão te ajudar na hora de comprá-los.

Veja só o comentário que recebemos na postagem sobre Óculos para miopia e astigmatismo: Como deve ser pra não ficar grosso?

Olá, tudo bem?

Tenho miopia e astigmatismo.

OD: MIOPIA: -0,25/ ASTIGMATISMO: -o,50/ EIXO: 95

OE: MIOPIA: -1,25/ ASTIGMATISMO: -o,50/ EIXO: 80

Será meu primeiro óculos, então não faço ideia de qual escolher, você poderia me ajudar por favor?

  1. Qual seria o melhor material para as lentes?
  2. Para meu caso é melhor um óculos Esférico ou Asférico?
  3. Você aconselha comprar um óculos que seja antireflexo, antirrisco e com proteção UV?
  4. Eu não gosto do efeito Transition, mas ao mesmo tempo sinto um certo desconforto quando estou em lugares muuuito claros/ensolarados. O que vc me aconselha nesse caso?
  5. É possível ter um óculos com proteção UV sem ter o efeito transition? Se a resposta for SIM, o óculos vai proteger minha vista da mesma forma?
  6. Em relação a ARMAÇÃO, qual material você me indicaria e qual formato de óculos? (morro de medo dos meus óculos ficarem parecendo fundo de garrafa).

Uma curiosidade: Li que óculos com lente antireflexo podem craquelar com o tempo, isso é verdade? Fiquei com um certo receio após ler essa informação.

Desde já agradeço sua atenção e desejo que você me ajude. Obrigadaaa!

Entendendo a receita do óculos

No comentário, a internauta já compartilhou com a gente qual é o seu grau. Mas, se você não sabe ler sua receita, a gente te ajuda com isso.

A receita de óculos normalmente ela acompanha as principais colunas: “Esférico ou “ESF”, “Cilíndrico ou CIL” e “Eixo”.

Como no exemplo abaixo:

primeiro óculos

Na coluna “esférico”, se estiver preenchida, indica que você tem miopia ou hipermetropia. Para saber qual deles você tem, basta olhar o sinal que acompanha o número. Se for positivo, é hipermetropia; se for negativo, é miopia.

A coluna “cilíndrico” é uma coluna exclusiva para saber se você tem ou não astigmatismo. Então, se estiver preenchida você tem. Se não estiver, você não tem. Simples, não é mesmo?

Já a coluna do “EIXO” acompanha a coluna “cilíndrico”. Ou seja, se a coluna cilíndrico estiver preenchida, obrigatoriamente o eixo deve estar também.

Isso porque o eixo significa a localização em graus do astigmatismo em seus olho. A medida do eixo varia de 0 a 180º.

O grau que a internauta nos passou é o seguinte: No olho direito (OD), possui -0.25 de miopia com -0.50 de astigmatismo. No olho esquerdo (OE), -1.25 de miopia com -0.50 de astigmatismo.

O grau dela é considerado baixo, por isso vamos fazer as recomendações para pessoas com essa necessidade.

Vamos às respostas?

1. Qual seria o melhor material para as lentes?

Essa foi a primeira pergunta.

Quem tem grau baixo (até 4 graus de miopia ou hipermetropia com até 2 de astigmatismo), existem dois principais materiais: o acrílico (CR-39 ou Orma) e o policarbonato.

O policarbonato é o mais indicado para baixo grau. Isso porque é um material bem mais leve e resistente que as lentes comuns, de acrílico.

Além disso, seu índice de refração é 1.59, enquanto que as lentes de acrílico tem o índice de 1.50.

Isso afeta no resultado final da lente, pois quando maior o índice de refração, mais finas serão as lentes.

O as lentes de policarbonato proporcionam um óculos 30% mais fino quando comparado com as lentes de acrílico (CR-39) de mesmo grau e montadas em armações de mesmo tamanho. 

Cliquei aqui para conhecer as Lentes Lenscope 1.59 para baixo grau.

Para quem tem grau alto, as lentes de resina são as melhores opções.

O material é leve e mais resistente. Se combinar com uma lente de alto índice de refração, você consegue proporcionar lentes finas e evita que aconteça aquela marquinha no nariz provocada por óculos pesado.

Hoje uma das lentes de maior índice de refração são as Lentes Lenscope LensAI 1.74, que são as lentes de resina superfinas. Essas lentes são vendidas exclusivamente online através do site da Lenscope.

Veja aqui o guia completo de como ter um óculos fino.

Pronto para a próxima pergunta?

2. Para meu caso é melhor um óculos esférico ou asférico?

Para entender essa pergunta, precisamos esclarecer primeiramente sobre o que são lentes asféricas e esféricas.

Há basicamente dois tipos de lentes para óculos em relação ao design: lentes esféricas e lentes asféricas.

As lentes do tipo esféricas são as mais comuns no mercado e quando utilizadas para graus elevados, contribuem bastante para o fundo de garrafa.

Essas lentes seguem o formato de uma esfera na face interna e externa das lentes. Dessa forma, há pouco material no centro e muito na borda das lentes (no caso das lentes para miopia).

Com isso, há um desequilíbrio que provoca as distorções nos cantos das lentes. Em casos onde há um astigmatismo elevado, as distorções ficam ainda mais evidentes.

Já as lentes do tipo asféricas possuem um design plano. Elas resultam em um equilíbrio muito maior do material da lente no centro e nas bordas.

Assim, elas reduzem bastante o aspecto fundo de garrafa e também resultando em lentes mais finas.

Quando o grau é baixo, o design não afeta na estética do óculos e normalmente as lentes são esféricas. Como as lentes de policarbonato. 

Veja como acontece a diferença das lentes asféricas e esféricas:

primeiro óculos

3. Você aconselha comprar um óculos que seja antireflexo, antirrisco e com proteção UV?

Com certeza aconselhamos a escolha de lentes que acompanham os tratamentos essenciais para o seu óculos que são o antirrisco, antirreflexo e proteção UV.

Essas camadas de proteção vão garantir maior durabilidade das suas lentes.

Elas atuam como uma barreira de proteção. Dessa forma, prevenindo que aconteça algum tipo de dano em suas lentes como riscos ou reflexos indesejados.

Porém, o que muitas vezes acontece na compra de óculos no mercado tradicional é a ótica cobrar diversos valores por eles.

Por exemplo, em uma única lente há uma variável de, pelo menos, 5 tratamentos possíveis e a lógica é de quanto mais caro, melhor será o tratamento e você pagará por ele.

Ou seja as lentes + tratamentos.

Aqui na Lenscope, nós tornamos isso democrático. Sendo assim, você paga pelo valor da lente já incluso com os tratamentos, afinal, é a saúde dos seus olhos.

4. Não gosto de efeito Transitions, mas tenho sensibilidade à luz. O que fazer?

Lentes Transitions também conhecidas por lentes fotossensíveis e são uma escolha opcional do usuário.

Essas lentes clareiam e escurecem de acordo com o ambiente que há presença solar, o que é uma enorme vantagem porque você não precisa trocar de óculos toda hora.

Também é recomendado para pessoas que tem fotofobia, ou seja, sensibilidade à luz. Pode ser uma boa escolha, tudo vai depender de como será a adaptação.

Existe também a opção de fazer lentes escuras com grau e aí você pode usar para momento que achar que é necessário. É só pensar qual é ideal pra você.

Aliás, “Transitions” é o nome de uma marca e cada fabricante atribui o nome para sua lente fotossensível. 

Aqui na Lenscope , por exemplo, temos nossas Lentes Fotocroma até 4 graus e Lentes Lenscope LensAI 1.74 Fotocroma para quem tem mais de 4 graus.

primeiro óculos5. É possível ter um óculos com proteção UV sem ter o efeito transition? Se a resposta for SIM, o óculos vai proteger minha vista da mesma forma?

É possível usar lentes com proteção UV mesmo que não sejam transtions, pois o material da lente é revestido com essa proteção.

Ou seja, se você não usar óculos com lentes transitions, as lentes comuns vão proteger seus olhos contra a incidência dos raios UV.

De acordo com Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), é estabelecido como proteção satisfatória pelo menos 380 e 400 nanômetros, também conhecido por proteção UV 400.

Algumas tecnologias das lentes já permitem proteção 100% UV, assim como as lentes escuras e transitions.

6. Em relação a armação, qual material você me indicaria e qual formato de óculos? (morro de medo de fundo de garrafa)

Como o grau da internauta baixo, então a liberdade na escolha da armação é maior. Mas, o importante é não exagerar no tamanho do óculos.

Isso porque as armações muito grandes podem impossibilitar a montagem das lentes, dependendo da medida da DNP (distância da pupila em relação ao nariz).

Durante a montagem das lentes que o bloco da lente é recortado no formato da armação.

Também nessa etapa o centro da lente é centralizado com o centro da sua pupila, a partir da sua medida da DNP.

Armações maiores podem ser  maior que o bloco da lente. Quando isso acontece, falta material para armação do óculos, impossibilitando fazer a montagem na armação.

Na imagem abaixo, mostramos como isso acontece:

primeiro óculos

Já quem tem grau alto, o ideal é escolher por armações menores, de aro fechado e bordas mais espessas.

A característica das lentes de miopia é serem finas no centro e mais grossas na bordas.

Então, quanto mais no centro for realizado o recorte da lente para óculos, mais fina pode ser o resultado e ao optar pela armação menor, o recorte vai acontecer de forma mais precisa.

Dessa forma, o aro fechado e borda espessa vai ajudar a contornar a borda da lente evitando que fique com aspecto de fundo de garrafa.

Olha só algum dos modelos que já passaram pela Lenscope:

 

Quanto ao material

Independente do grau, armações de acetato são as melhores escolhas, pois proporciona um óculos leve e confortável.

Normalmente também não acompanham o apoio nasal, o que é uma enorme vantagem para aquelas marquinhas mais fortes no nariz.

Leia mais sobre as melhores opções de materiais de armações.

E finalizou:

Uma curiosidade: Li que óculos com lente antireflexo podem craquelar com o tempo, isso é verdade? Fiquei com um certo receio após ler essa informação.

Sobre isso, se acontece algum tipo de danificação do antirreflexo, normalmente pode ser defeito de fabricação ou um antirreflexo bem básico aplicado na lente.

O que contribui para esse desgaste é a forma como limpamos as lentes. Por isso, não se deve aplicar produtos químicos a base de álcool.

Use sempre um pano de microfibras de qualidade, ou água corrente, sabão neutro. E nem pensar em pasta de dentes, pois eles também podem tirar as camadas do antirreflexo.

Veja também como limpar óculos sem riscar as lentes.

Considerações Finais

Agora queremos saber, essas dúvidas também te ajudaram?

Aqui na Lenscope, nós sempre buscamos maneiras de estarmos próximos de vocês e por isso criamos o #LenscopeResponde, pois entendemos que sua dúvida pode ser a do próximo.

E, além de tornar mais democrático a compra do seu óculos, nós entendemos que é necessário compartilhar conhecimento para uma compra mais consciente. Justamente por isso a Lenscope existe.

Nós simplificamos não só a maneira de você comprar um óculos novo, como também saber o que está comprando.

Pronto pra comprar seu primeiro óculos? Acesse o site da Lenscope e veja qual é lente ideal para você!

primeiro óculos

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Marcações:

2 comentários em “Como escolher seu primeiro óculos?”

    1. Oi, Lourdes! Tudo bem?
      Se o seu óculos fica muito perto do seu rosto, ele pode embaçar com mais facilidade, mas também pode ter relação com o tratamento antirreflexo escolhido. Veja a garantia que acompanha seu óculos para saber qual é o tipo de tratamento e se antiembaçante está incluso
      Qualquer dúvida, estamos por aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *