Como ler receita de óculos para miopia

receita de miopia
  • por
4.4
(63)

Se você usa óculos, já sabe: é muito comum sair do consultório com uma receita cheia de números e sinais. Mas, você sabe o que significa cada um desses termos na sua receita de óculos? Infelizmente, muita gente tem dificuldade para entender como ler receita de miopia. Por isso, no artigo de hoje vamos te ajudar a entender sua receita melhor. 

Mas afinal, o que é miopia?

A miopia é um problema de visão caracterizado pela dificuldade em enxergar de longe. Isso acontece porque o olho míope é mais alongado do que o olho normal, o que faz com que a imagem se forme antes da retina.  Nesse sentido, a imagem transmitida ao cérebro pelo olho míope não é a correta. Por isso, os objetos distantes parecem embaçados e a visão turva.

As lentes para miopia ajudam a corrigir esta diferença, mas para isso é preciso ter uma receita de miopia, onde estará escrito o quanto é necessário corrigir.

Passo a passo para ler receita de miopia

Confira o passo a passo para interpretar sua receita de óculos a seguir.

Entendendo a coluna do esférico: grau de miopia é – ou  +

Em primeiro lugar, é importante saber que a receita de óculos é dividida em três colunas chamadas esférico, cilíndrico e eixo.

Na coluna “esférico” está a informação de quantos graus de miopia você tem. E como saber se é miopia? É fácil: ao lado dos números, haverá um sinal negativo “-“, que é o que indica que você tem miopia. Veja um exemplo:

receita de miopia

Receita de óculos com miopia (-) e astigmatismo (coluna cilíndrico) com eixo de 160º e 180º

 

Se o sinal que acompanha o valor do grau for positivo (“+”),  indica que você tem hipermetropia que é a dificuldade de enxergar de perto.

Entendendo a coluna do cilíndrico: Astigmatismo

Já na coluna “cilíndrico” está o grau de astigmatismo. O astigmatismo ocorre quando a córnea tem formato e extensão irregulares, causando um erro de refração. Por isso, quem tem astigmatismo tem a visão embaçada, além de ver as imagens de forma distorcida .

Entendendo a coluna do eixo: Acompanha o astigmatismo

Por fim, a coluna “eixo” está atrelada à coluna do cilíndrico e indica a posição do grau de astigmatismo nas lentes. Dessa forma, o grau cilíndrico sempre acompanhará o eixo. Ou seja, caso sua receita de miopia não tenha nenhuma informação nas colunas “cilíndrico” e “eixo”, significa que você não tem astigmatismo.

Apesar de grande parte das receitas ter a indicação da coluna do esférico, do cilíndrico e do eixo, algumas receitas podem não ter, mas você vai ver que na prática nada muda. Veja a seguir:

Tenho 0,25 graus ou 0,75 graus de miopia. Preciso usar óculos?

Se você tem 0,25 graus de miopia, seu grau é bem baixo, Nesse caso, não é necessário usar óculos o dia todo,  é um grau bem baixo de miopia e, nesses casos, não é necessário usar óculos o dia todo.

No entanto, se você tem 0,25 ou 0,75 graus e passa muito tempo em frente ao computador, celulares ou TV, o mais recomendado é que você utilize o óculos para fazer essas atividades. Dessa maneira, você evita que seu grau aumente muito até a próxima consulta com o seu oftalmologista e também as dores de cabeça e cansaço dos olhos.

Graus de miopia tabela

Para saber se você tem alto ou baixo grau de miopia, é necessário analisar o número escrito na coluna “esférico” da sua receita de óculos. Isso porque, quanto maior o número escrito na coluna “esférico”, maior será o seu grau de miopia.Nesse sentido,  quanto maior o seu grau de miopia, maior será sua dificuldade de enxergar de longe.

Mas como saber se o seu grau é alto? É simples. O grau de miopia é classificado da seguinte forma:

  • 0,25 graus a 3 graus – Baixa miopia
  •  -3,25 graus a -6 graus – Miopia moderada
  • Maior que -6,25 graus – Alta miopia

Exemplo de leitura de receita de óculos

receita de miopia

Ao observar essa receita, você pode perceber que ela indica:

OD: (Olho direito) – 1, 75 – 1,75 graus de miopia e nenhum grau de astigmatismo

OE: (Olho esquerdo) – 2.75 – 2,75 graus de miopia com 0,25 graus de astigmatismo e eixo 25º

Note que na receita acima apenas o campo para longe está preenchido. Caso o campo para perto esteja preenchido na sua receita, isso indica que você precisará de lentes multifocais,  que são aquelas lentes que possibilitam enxergar tanto de perto como de longe.

Qual a lente de óculos certa para o meu grau?

Nos dias atuais, existem diversos tipos de lentes, com nomes diferentes,  disponíveis no mercado. Nesse sentido, pode acontecer uma certa confusão ao procurar as lentes ideais para seu grau.  Entretanto,  o que você precisa saber é que para cada faixa de grau existe um tipo de lente mais adequado em relação ao resultado estético e conforto na hora de usar o óculos.

Quer saber mais sobre óculos para miopia? Preparamos um vídeo sobre o assunto, clique para assistir.

Economize nas lentes do seu óculos de grau para miopia 

Como vimos neste artigo, entender a receita de óculos para miopia e para outros problemas de visão é bem simples. Então confira um breve resumo para relembrar os pontos mais importantes ao ler a receita do seu óculos.  

  1. Comece pela coluna do esférico: Se ela está preenchida, significa que você tem miopia ou hipermetropia.
  2. Para saber se é miopia ou hipermetropia é só observar o sinal antes do número: Se for sinal negativo, você tem miopia. Se o sinal for positivo, você tem hipermetropia.
  3. Em seguida, você deve observar a coluna do cilíndrico que fica do lado da coluna do esférico.Se ela tiver preenchida, significa que você tem astigmatismo.
  4. E, por último, temos a coluna do eixo. O eixo só vai estar preenchido se você tem astigmatismo, pois ele indica a localização do grau de astigmatismo na córnea dos olhos.

Lentes superfinas para miopia com 100 dias para você provar e amar

Sabemos que encontrar a melhor opção de lentes para miopia nem sempre é fácil. Por isso, estamos aqui para te ajudar  a ter a melhor versão do seu óculos. Aqui na Lenscope, você tem acesso a lentes superfinas para alto e baixo grau, com os tratamentos inclusos, sem que você pague a mais por isso.

Além disso, todas as lentes acompanham certificado de qualidade e contam com 1 ano de garantia. E para você ficar mais tranquilo, você pode provar nossas lentes por até 100 dias. Se não gostar, devolvemos seu dinheiro. Então, não espere mais. Conheça nossas lentes e tenha a melhor versão do seu companheiro de todas as horas. É só fazer um orçamento agora mesmo para saber mais.

Atualizado em 30/09/2021.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 63

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

92 comentários em “Como ler receita de óculos para miopia”

    1. Oi, Jaqueline 🙂 De acordo com a sua receita, você tem, no olho direito: -0.75 graus de miopia com -0.50 de astigmatismo. E no olho esquerdo: -1 grau de miopia com -0.50 de astigmatismo. Os números 110 e 70 se referem ao eixo, que é a orientação do astigmatismo nos seus olhos.

      Nós te atendemos com as Lentes Lenscope Poli 1.59 e ainda damos dicas de como ter a melhor versão do seu óculos. Basta acessar: https://lenscope.com.br/lente-lenscope 🙂

    1. Olá, Rafael. Tudo bem? De acordo com as informações que disponibilizou, você tem no olho direito: -2,50 graus de miopia com -2,75 de astigmatismo. E no olho esquerdo: -2,75 graus de miopia com -3,00 de astigmatismo. O eixo se refere a orientação do astigmatismo em seu olho.
      Nós te atendemos com as Lentes Tokai 1.76 e ainda damos dicas e orientações personalizadas para você ter a melhor versão do seu óculos. É só acessar: https://lenscope.com.br/lente-tokai
      Se precisar de ajuda, basta entrar em contato pelos canais disponíveis ao final da página. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *