Como ler receita de óculos?

receita de óculos
  • por
4.5
(541)

A receita de óculos vem acompanhada de várias abreviações, números e sinais e nunca entendemos o que aquilo quer dizer, não é mesmo?

Se você já passou por essa situação sabe que isso só dificulta na hora da compra. Não seria ótimo se você soubesse o significado de cada número e símbolo da receita dos seus óculos?

Imagina economizar tempo e dinheiro apenas por saber interpretar a receita, acertando em cheio na compra. Então pare de imaginar! Nós vamos te ajudar a entender melhor agora!

Além disso, também explicamos aqui no vídeo abaixo como ler receita de óculos:

O que é miopia? 

Pessoas com miopia enxergam com clareza objetos que estão perto, mas possuem dificuldade de enxergar objetos que estão distantes. Embora especialistas não tenham certeza da causa da miopia, a maioria acredita que esteja relacionada às questões hereditárias e ambientais.

Além disso, a miopia ocorre quando os olhos crescem muito no sentido da frente para trás ou por conta de problemas no formato da córnea ou do cristalino. Portanto, por conta desses problemas a luz se concentra em frente à retina em vez de nela, por isso objetos distantes ficam desfocados. 

como ler receita de óculos

O que é hipermetropia?

A hipermetropia se trata de um problema de visão em que a pessoa enxerga objetos distantes com nitidez. Entretanto, objeto próximos podem ser vistos de maneira embaçada.

Desse modo, esta condição ocular ocorre por conta do globo ocular que nesses casos é mais curto quando comparado aos olhos normais ou também pode acontecer por causa da córnea, pelo fato dela ser um pouco mais curvada.

como ler receita de óculos

O que é astigmatismo?

O astigmatismo se trata de uma imperfeição na curvatura do olho, podendo causar dificuldades de ver de perto e de longe. Além disso, o astigmatismo pode ser acompanhado de outros erros refrativos como miopia e hipermetropia.

Dessa forma, esta condição acontece por causa do formato da córnea. Por isso, nos olhos normais, a córnea possui o formato de uma bola de basquete. Entretanto, pessoas com astigmatismo têm a córnea com formato de uma bola de futebol americano. Assim, as causas do astigmatismo variam desde fatores genéticos, doenças, cirurgia ou lesões nos olhos.

como ler receita de óculos

Como ler a receita de óculos?

As principais abreviações na receita de óculos são:

  • OE: Olho Esquerdo
  • OD: Olho Direito
  • PL/PLANO: Você não tem grau na coluna que estiver preenchido essa informação
  • ESF: Esférico
  • CIL: Cilíndrico
  • DNP: Distância Naso Pupilar
  • DP: Distância Pupilar
  • AD: Adição
  • AV: Acuidade Visual
  • VL: Visão de Longe
  • VP: Visão de Perto
  • VI: Visão Intermediária

E tão importante quantos essas abreviações são os sinais indicados na frente do seu grau. Por exemplo, os sinais negativo e positivo nos indicam problemas na visão deferentes. Sendo:

  • Miopia: Sinal Negativo (-)
  • Hipermetropia: Sinal Positivo (+)
  • Astigmatismo: Coluna CIL e EIXO, na sua receita, devem estar preenchidas.

Veja no exemplo de receita de óculos abaixo:

receita de óculos

Exemplo de receita de miopia

 

É dessa forma que é calculado o grau de longe (VL) ou Para Longe do seu óculos.

Você pode ouvir outras terminologias como: Visão Intermediária (VI), Visão Perto (VP), Adição (AD).

Para estes casos, a interpretação de receita é diferente, pois são casos de lente multifocal.

Saiba como ler receita de multifocal.

Ah, uma dica importante: não se pode usar a receita do óculos para fazer lente de contato.

As receitas têm informações diferentes, como por exemplo, a distância em relação aos olhos, que na lente de contato não existe. Dessa forma, até o grau pode ser alterado.  

Veja aqui como calcular grau da sua lente de contato.

Grau Esférico: Sinal positivo ou negativo

O Grau Esférico da lente é representado na receita de óculos pela coluna ESF.

Nela vai estar indicado quantos graus de miopia ou hipermetropia você tem, em cada olho. Ou seja, se você tem dificuldade em enxergar de longe (VL) ou de perto (VP).

O que vai apontar cada problema é o sinal na receita de óculos. Se for um sinal negativo na frente do número, então você tem miopia. Portanto, se for positivo, você tem hipermetropia.

Observe, no exemplo, que há um sinal positivo na frente do número do grau de cada olho. Significa, então, que esta é uma receita de óculos para hipermetropia.

receita de óculos

receita de óculos

Certo… mas e o grau de astigmatismo? Onde ele fica na receita?

Bom, ele tem uma coluna própria, ao lado do grau da coluna do esférico que acabamos de ver. Veja a seguir: 

Grau Cilíndrico: Indica astigmatismo

O Grau Cilíndrico vai indicar se você possui ou não astigmatismo. Se a coluna CIL estiver preenchida, é lá que vão estar as informações corretas do grau das lentes para correção.

Mas o grau de astigmatismo não é colocado em toda a lente, só em um determinado eixo do astigmatismo. Portanto, junto com a coluna CIL preenchida, a coluna EIXO deve vir acompanhada.

receita de óculos

O que é eixo do astigmatismo no óculos?

Quem tem astigmatismo, o olho apresenta um formato irregular em que diversos pontos focais são formados. Quando o normal é apenas um ponto de foco.

Por isso que o eixo do astigmatismo é necessário, pois esses diversos pontos formados no seu olho, na verdade atinge vários eixos da sua visão.

Esse eixo é a localização do seu grau de astigmatismo na córnea do olho e essa medida varia de 0 a 180 graus.

receita de óculos

Inclusive, o valor do grau do eixo do astigmatismo pode afetar diretamente a espessura da sua lente.

Por exemplo, um eixo entre 0 e 25 graus ou entre 165 e 180 graus resultam em um óculos com lentes mais grossas na parte superior e inferior. 

Consequentemente, em óculos mais fino nas têmporas (as laterais das lentes). E esse é um dos melhores casos para a estética dos óculos, justamente porque olhamos nas laterais dos óculos para ver se a lente é grossa.

Por outro lado, quando o eixo é entre 70º e 110º, ou próximo de 90º, a tendência é que as lentes fiquem grossas nas têmporas. Ao contrário do outro, esse é o pior se tratando de estética e é válido para qualquer tipo de lente utilizada.

Para te ajudar a entender melhor, elaboramos uma tabela que indica como a lente de óculos fica em relação ao grau do eixo. Dá uma olhada:

receita de óculos

Comparação da espessura do óculos de acordo com o eixo do astigmatismo

O que significa a adição na receita de óculos

Adição na receita do seu óculos indica que você precisa usar lentes multifocais. Essas lentes possuem os campos de visão para perto e para longe. A adição na receita de óculos quer dizer que além da miopia ou hipermetropia, você precisa de alguns graus a mais para conseguir enxergar de perto com nitidez. Isso é chamado de presbiopia, também conhecida por vista cansada.

receita de óculos

Esse problema se desenvolve normalmente a partir dos 40 anos, quando as pessoas percebem a dificuldade em enxergar de perto.

Ou seja, a presbiopia é a perda progressiva da elasticidade do cristalino, que é a lente natural dos olhos, dificultando a focalização correta de objetos próximos.

Após a identificação da presbiopia, o médico oftalmo vai prescrever a necessidade de correção visual na receita, indicando quantos graus serão necessários adicionar ao grau existente, gerando assim todas as correções visuais em uma única lente.

Para corrigir a presbiopia, é necessário o uso de lentes multifocais. Essas lentes possuem campos de visão para perto e para longe em uma única lente.

receita de óculos

Óculos para presbiopia: lentes multifocais

O grau de presbiopia aparece na coluna indicada pelo termo “Perto” ou “Adição” e pode ser apresentado com o grau já somado ao grau de miopia ou hipermetropia, ou somente como Adição que é o valor ainda a ser somado.

Veja os exemplos abaixo:

Como calcular adição na receita de óculos

O cálculo é a simples matemática respeitos os sinais positivos e negativos.

Miopia, o sinal é negativo.

Hipermetropia, o sinal é positivo.

Adição, o sinal sempre será positivo também.

Então, vamos fazer um exemplo de cálculo básico: se o grau é -2 (de miopia) e adição é +3 então seu grau para perto na lente vai ser de 1.

Pois: -2 (para longe) +3 (adição) = 1 (para perto). Nota-se que nesse exemplo, portanto, o grau da adição já foi somado com o grau de miopia. O sinal negativo que indica miopia na coluna no esférico deve ser respeitado no cálculo.

receita de óculos

Receita com adição já somada

Mas, se for + 2 graus (hipermetropia), a adição também for +3, então o seu grau para perto vai ser +5.

Pois: +2 +3 = +5 (para perto).

Veja no exemplo de receita abaixo:

receita de óculos

 

Simples, não é mesmo?

DNP e DP

Você já viu essas siglas na sua receita de óculos?

A DNP (Distância Naso-Pupilar) é a medida, em milímetros, da distância das pupilas em relação ao nariz. Já a DP (ou Distância Pupilar) é a distância entre as duas pupilas.

Ela varia de pessoa para pessoa e influencia na espessura dos óculos, ou seja, ele será montado e ajustado de acordo com as suas medidas.

A medida da DNP também influencia na espessura do seu óculos. Quanto menor a medida da DNP e maior o tamanho do aro de sua armação, mais aparentes ficarão as bordas de suas lentes.

receita de óculos

Medidas DP e DNP

 

Dessa forma, uma medida de DNP pequena com uma armação grande pode deixar os óculos grossos.

Saiba quais são os outros fatores que podem deixar seus óculos mais grossos neste artigo.

Qual o maior grau de óculos?

Se essa é a sua pergunta, bom, na verdade não existe um grau maior para óculos de grau, mas sim uma classificação que define o grau de miopia em baixo, moderado e alto. Veja como isso funciona abaixo:  

  • Baixo grau: 0 a 3 graus
  • Grau moderado: de 3 a 6 graus
  • Alto grau: mais de 6 graus

Entenda como funciona a classificação do grau do seu óculos.

Instagram [Lentes Lenscope LensAI 1.74 miopia]

Como saber se o grau do óculos está correto?

Normalmente quando a gente começa a usar óculos é comum passar por uma fase de adaptação. Esse período para acostumar com o óculos costuma durar até 7 dias.

Nesse tempo, algumas pessoas sentem enjoos e tonturas. Mas, se após esse período os sintomas persistirem, pode ter alguma coisa errada com os seus óculos: provavelmente pode ser o grau de óculos errado.

Por isso, sempre recomendamos que assim que você tiver com novo óculos nas mãos, leve para seu oftalmo que prescreveu sua receita conferir se está tudo certo. Ele informará se as lentes foram fabricadas e montadas de acordo com a sua receita e com as medidas dos seus olhos.

Agora que você já está sabendo disso, você precisa saber também o modelo de óculos ideal para o seu grau.

Dessa forma, é muito mais fácil encontrar o óculos perfeito para o seu rosto e de acordo com a sua necessidade.

Receita de óculos tem validade?

Sim, a Receita de óculos tem validade que costuma ser de 6 meses a 1 ano.

Passado esse tempo, uma nova consulta deve ser realizada, segundo o oftalmologista Gustavo Bonfadini do Instituto de Oftalmologia do Rio de Janeiro – IORJ.

Na consulta o oftalmo analisa e leva em consideração as suas necessidades para aquele momento. Ou seja, se você estiver com uma receita ultrapassada, um problema que você tenha agora pode não ser corrigido.

Assim, esse diagnóstico pode não atender mais à sua necessidade e aí uma série de problemas podem aparecer.

Tipos de receitas de óculos

Existem diversos tipos de receitas de óculos, mas o que você precisa saber é que as informações essenciais sempre devem constar nela.

Dessa forma, não imposta o modelo, você sempre irá encontrar a coluna do esférico –  ESF, coluna do cilíndrico – CIL,  o OE (olho esquerdo), OD (olho direito), Eixo, DNP/DP.

Veja a seguir os modelos de receita de óculos mais comuns que recebemos aqui na Lenscope.

receita de óculos

Modelo de receita de óculos 1

receita de óculos

Modelo de receita de óculos 2

receita de óculos

Modelo de receita de óculos 3

receita de óculos

Modelo de receita de óculos 5

receita de óculos

Modelo de receita de óculos 5

Tipos de lentes para óculos

Fique atento em algumas informações adicionais que o oftalmologista pode colocar em sua receita de óculos, como a indicação de lentes adequadas para seu problema de visão. Dessa forma, saiba mais sobre elas:

  • Lentes monofocais: contam com apenas um foco de visão, que pode ser para perto ou para longe. Portanto, elas são produzidas para corrigir problemas de visão como miopia, hipermetropia ou astigmatismo;
  • Lentes bifocais: essas lentes acompanham dois pontos focais: para perto e para longe;
  • Lentes multifocais: nessas lentes contêm os três campos de visão: visão de perto, visão intermediária e visão de longe. Além disso, elas também contam com múltiplos pontos focais e proporciona uma transição progressiva de um grau para outro;
  • Lentes de alto índice: as lentes de alto índice são recomendadas para pessoas que possuem grau moderado a alto de miopia, hipermetropia ou astigmatismo. Por isso,  são indicadas para quem tem mais de 4 graus. 
  • Lentes fotossensíveis: se tratam de lentes que mudam de cor quando expostas ao sol, além disso, oferecem proteção contra os raios UVA e UVB. Desse modo, quando você estiver em ambientes que não sejam atingidos por luz solar, essas lentes ficam incolores. Portanto, se tratam de lentes práticas, que são uma ótima opção para quem precisa de correção de grau e não quer ficar intercalando o uso do óculos escuro com o de grau.

Considerações finais

Agora que você sabe ler a receita do seu óculos, o que acha de escolher as novas lentes para o seu óculos de grau? Aqui na Lenscope, nós oferecemos lentes super finas para alto e baixo grau, em diferentes versões e com diversos tratamentos inclusos, sem que você precise pagar a mais por isso. Conheça nossas lentes e se surpreenda com um  processo de compra 100% digital, pensado para atender às suas reais necessidades.  

orçamento

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 541

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Loading comments...