receita de óculos

Como ler receita de óculos?

A receita de óculos vem acompanhada de várias abreviações, números e sinais e nunca entendemos o que aquilo quer dizer, não é mesmo?

Se você já passou por essa situação sabe que isso só dificulta na hora da compra. Não seria ótimo se você soubesse o significado de cada número e símbolo da receita dos seus óculos?

Imagina economizar tempo e dinheiro apenas por saber interpretar a receita, acertando em cheio na compra. Então pare de imaginar! Nós vamos te ajudar a entender melhor agora!

Também explicamos aqui no vídeo abaixo como ler receita de óculos

Como ler a receita de óculos?

As principais abreviações na receita de óculos são:

  • OE: Olho Esquerdo
  • OD: Olho Direito
  • ESF: Esférico
  • CIL: Cilíndrico
  • DNP: Distância Naso Pupilar
  • DP: Distância Pupilar
  • AD: Adição
  • AV: Acuidade Visual
  • VL: Visão de Longe
  • VP: Visão de Perto
  • VI: Visão Intermediária

E tão importante quantos essas abreviações são os sinais indicados na frente do seu grau. Por exemplo, os sinais negativo e positivo nos indicam problemas na visão deferentes. Sendo:

  • Miopia: Sinal Negativo (-)
  • Hipermetropia: Sinal Positivo (+)
  • Astigmatismo: Coluna CIL e EIXO, na sua receita, devem estar preenchidas.

Veja no exemplo de receita de óculos abaixo:

receita de óculos
Exemplo de receita de miopia

 

É dessa forma que é calculado o grau de perto (VP) ou o grau de longe (VL) do seu óculos.

Para não deixar passar, a Visão Intermediária (VI) são para situações específicas como uso de computador em ambiente de trabalho. Esse é um exemplo de distância intermediária (entre meio e quatro metros).

Ah, uma dica importante: não se pode usar a receita do óculos para fazer lente de contato.

As receitas têm informações diferentes, como por exemplo, a distância em relação aos olhos, que na lente de contato não existe. Dessa forma, até o grau pode ser alterado.  

Veja aqui como calcular grau da sua lente de contato.

Grau Esférico: Sinal positivo ou negativo

O Grau Esférico da lente é representado na receita de óculos pela coluna ESF.

Nela vai estar indicado quantos graus de miopia ou hipermetropia você tem, em cada olho. Ou seja, se você tem dificuldade em enxergar de longe (VL) ou de perto (VP).

O que vai apontar cada problema é o sinal na receita de óculos. Se for um sinal negativo na frente do número, então você tem miopia. Se for positivo, você tem hipermetropia.

Observe, no exemplo, que há um sinal positivo na frente do número do grau de cada olho. Significa, então, que esta é uma receita de óculos para hipermetropia.

receita de óculos

receita de óculos

Certo… mas e o grau de astigmatismo? Onde ele fica na receita?

Bom, ele tem uma coluna própria, ao lado do grau da coluna do esférico que acabamos de ver. Veja a seguir: 

Grau Cilíndrico: Indica astigmatismo

O Grau Cilíndrico vai indicar se você possui ou não astigmatismo. Se a coluna CIL estiver preenchida, é lá que vão estar as informações corretas do grau das lentes para correção.

Mas o grau de astigmatismo não é colocado em toda a lente, só em um determinado eixo do astigmatismo. Portanto, junto com a coluna CIL preenchida, a coluna EIXO deve vir acompanhada.

receita de óculos

O que é eixo do astigmatismo no óculos?

Quem tem astigmatismo, o olho apresenta um formato irregular em que diversos pontos focais são formados. Quando o normal é apenas um ponto de foco.

Por isso que o eixo do astigmatismo é necessário, pois esses diversos pontos formados no seu olho, na verdade atinge vários eixos da sua visão.

Esse eixo é a localização do seu grau de astigmatismo na córnea do olho e essa medida varia de 0 a 180 graus.

receita de óculos

Inclusive, o valor do grau do eixo do astigmatismo pode afetar diretamente a espessura da sua lente.

Por exemplo, um eixo entre 0 e 25 graus ou entre 165 e 180 graus resultam em um óculos com lentes mais grossas na parte superior e inferior. 

Consequentemente, em óculos mais fino nas têmporas (as laterais das lentes). E esse é um dos melhores casos para a estética dos óculos, justamente porque olhamos nas laterais dos óculos para ver se a lente é grossa.

Por outro lado, quando o eixo é entre 70º e 110º, ou próximo de 90º, a tendência é que as lentes fiquem grossas nas têmporas. Ao contrário do outro, esse é o pior se tratando de estética e é válido para qualquer tipo de lente utilizada.

Para te ajudar a entender melhor, elaboramos uma tabela que indica como a lente de óculos fica em relação ao grau do eixo. Dá uma olhada:

receita de óculos
Comparação da espessura do óculos de acordo com o eixo do astigmatismo

O que significa a adição na receita de óculos

Adição na receita do seu óculos indica que você precisa usar lentes multifocais. Essas lentes possuem os campos de visão para perto e para longe.

A adição na receita de óculos quer dizer que além da miopia ou hipermetropia, você precisa de alguns graus a mais para conseguir enxergar de perto com nitidez. Isso é chamado de presbiopia, também conhecida por vista cansada.

receita de óculos

Esse problema se desenvolve normalmente a partir dos 40 anos, quando as pessoas percebem a dificuldade em enxergar de perto.

Ou seja, a presbiopia é a perda progressiva da elasticidade do cristalino, que é a lente natural dos olhos, dificultando a focalização correta de objetos próximos.

Após a identificação da presbiopia, o médico oftalmo vai prescrever a necessidade de correção visual na receita, indicando quantos graus serão necessários adicionar ao grau existente, gerando assim todas as correções visuais em uma única lente.

Para corrigir a presbiopia, é necessário o uso de lentes multifocais. Essas lentes possuem campos de visão para perto e para longe em uma única lente.

receita de óculos
Óculos para presbiopia: lentes multifocais

 

DNP e DP

Você já viu essas siglas na sua receita de óculos?

A DNP (Distância Naso-Pupilar) é a medida, em milímetros, da distância das pupilas em relação ao nariz. Já a DP (ou Distância Pupilar) é a distância entre as duas pupilas.

Ela varia de pessoa para pessoa e influencia na espessura dos óculos, ou seja, ele será montado e ajustado de acordo com as suas medidas.

A medida da DNP também influencia na espessura do seu óculos. Quanto menor a medida da DNP e maior o tamanho do aro de sua armação, mais aparentes ficarão as bordas de suas lentes.

receita de óculos
Medidas DP e DNP

 

Dessa forma, Uma medida de DNP pequena com uma armação grande pode deixar os óculos grossos.

Saiba quais são os outros fatores que podem deixar seus óculos mais grossos neste artigo.

Qual o maior grau de óculos?

Se essa é a sua pergunta, bom, na verdade não existe um grau maior para óculos de grau, mas sim uma classificação que define o grau de miopia em baixo, moderado e alto. Veja como isso funciona abaixo:  

  • Baixo grau: 0 a 3 graus
  • Grau moderado: de 3 a 6 graus
  • Alto grau: mais de 6 graus

Entenda como funciona a classificação do grau do seu óculos.

Como saber se o grau do óculos está correto?

Normalmente quando a gente começa a usar óculos é comum passar por uma fase de adaptação. Esse período para acostumar com o óculos costuma durar até 7 dias.

Nesse tempo, algumas pessoas sentem enjoos e tonturas. Mas, se após esse período os sintomas persistirem, pode ter alguma coisa errada com os seus óculos: provavelmente pode ser o grau de óculos errado.

Por isso, sempre recomendamos que assim que você tiver com novo óculos nas mãos, leve para seu oftalmo que prescreveu sua receita conferir se está tudo certo.

Só ele pode te dizer se as lentes foram fabricadas e montadas de acordo com a sua receita e com as medidas dos seus olhos.

Agora que você já está sabendo disso, você precisa saber também o modelo de óculos ideal para o seu grau.

Dessa forma, é muito mais fácil encontrar o óculos perfeito para o seu rosto e de acordo com a sua necessidade.

Receita de óculos tem validade?

Sim, a Receita de óculos tem validade que costuma ser de 6 meses a 1 ano.

Passado esse tempo, uma nova consulta deve ser realizada, segundo o oftalmologista Gustavo Bonfadini do Instituto de Oftalmologia do Rio de Janeiro – IORJ.

Na consulta o oftalmo analisa e leva em consideração as suas necessidades para aquele momento. Ou seja, se você estiver com uma receita ultrapassada, um problema que você tenha agora pode não ser corrigido.

Assim, esse diagnóstico pode não atender mais à sua necessidade e aí uma série de problemas podem aparecer.

Tipos de receitas de óculos

Existem diversos tipos de receitas de óculos, mas o que você precisa saber é que as informações essenciais sempre devem constar nela.

Dessa forma, não imposta o modelo, você sempre irá encontrar a coluna do esférico –  ESF, coluna do cilíndrico – CIL,  o OE (olho esquerdo), OD (olho direito), Eixo, DNP/DP.

Veja a seguir os modelos de receita de óculos mais comuns que recebemos aqui na Lenscope.

receita de óculos
Modelo de receita de óculos 1
receita de óculos
Modelo de receita de óculos 2
receita de óculos
Modelo de receita de óculos 3
receita de óculos
Modelo de receita de óculos 5
receita de óculos
Modelo de receita de óculos 5

Considerações finais

Como você pode ver, é muito importante compreender a receita que o médico oftalmologista nos prescreve, pois é uma maneira de entendermos o que realmente temos e a necessidade para cada problema que possa surgir.

Temos certeza que nas próximas consultas, você já vai sair entendendo tudo o que o seu médico recomendou e saber escolher o seu óculos ideal para o seu tipo de grau, fácil, fácil.

Agora que você sabe ler a receita do seu óculos, veja aqui por que você não deve comprar a armação antes das lentes.

E aí? Conta pra gente se você aprendeu a ler a receita de óculos pra nunca mais vai depender de ninguém. Deixe seu comentário!

Ah, e não se esqueça de manter vista frequente com o seu médico oftalmologista, pelo menos 1 vez por ano.

Se tiver alguma dúvida ou sugestão, deixe nos comentários que logo respondemos!

receita de óculos

Como ler receita de óculos?
Média 5 de 1 votos



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Nós utilizamos a tecnologia a nosso favor e oferecemos uma experiência inovadora para você comprar as lentes para seus óculos sem sair de casa! E o melhor de tudo? Podendo ter as melhores lentes do mercado sem gastar uma fortuna para isso.

Pin It on Pinterest