Como ler receita de vista cansada?

4.5
(33)

A presbiopia, também conhecida como “vista cansada” é um problema na visão que normalmente atinge pessoas a partir dos 40 anos de idade fazendo com elas precisem usar óculos de grau.

Quando isso acontece, você também sai do oftalmo com uma receita de óculos em mãos que pode te assustar um pouco no início.

Mas hoje vamos te mostrar que ler receita de vista cansada não precisa ser um bicho de sete cabeças.

Mas antes o que é a vista cansada ou a presbiopia?

Quando atingimos os 40 anos de idade, a lente natural que temos nos olhos, conhecido como cristalino, vai perdendo a elasticidade, dificultando a focalização correta de tudo o que está perto da gente.

Isso faz com que dores de cabeça e nos olhos, sensação de “olhos pesados” e grande dificuldade para ler textos com letras pequenas façam parte do dia-a-dia.

Também começamos a tentar afastar os objetos dos olhos na tentativa de enxergá-los melhor, o famoso braço curto.

Como ler receita de óculos para vista cansada

A receita para as pessoas que possuem “vista cansada”, conhecido como presbiopia, é um pouco diferente das receitas de quem possui só miopia (dificuldade para enxergar para longe) ou hipermetropia (dificuldade para enxergar de perto) e astigmatismo.

Ela é indicada pelo termo “adição” ou “ad.” e refere-se ao valor do grau complementar necessário ao olho para ver bem de perto.

Dessa forma, o grau de presbiopia aparece na coluna indicada pelo termo “Perto” ou “Adição” e pode ser apresentado com o grau já somado ao grau de miopia ou hipermetropia ou somente como Adição que é o valor ainda a ser somado.

Veja os exemplos abaixo:

Exemplo 1: Receita de miopia com adição (já somada)

Receita com 2 graus de miopia para longe e 3 graus de adição, resultando em com 1 grau para perto.

Nota-se que nesse exemplo, portanto, o grau da adição já foi somado com o grau de miopia.

Pois: -2 (para longe) +3 (adição) = 1 (para perto). Nota-se que nesse exemplo, portanto, o grau da adição já foi somado com o grau de miopia.

O sinal negativo que indica miopia na coluna no esférico deve ser respeitado no cálculo.

Exemplo 2: Receita de miopia com adição (não somada)

Mesma receita do exemplo 1 com 2 graus de miopia para longe e 3 graus de adição, resultando em com 1 grau para perto.

Nota-se que, nesse exemplo, a adição não foi somada ao grau de miopia. Mas quando somarmos, vamos ter: -2 (para longe) +3 (adição) = 1 (para perto).

receita de vista cansada

Receita de vista cansada com 2 graus de miopia para longe com adição de 3 graus para perto

Exemplo 3: Receita de hipermetropia com adição (já somada)

Receita com 2 graus de hipermetropia para longe e 3 graus de adição, resultando em 5 graus para perto.

Nota-se que nesse exemplo, portanto, o grau da adição já foi somado com o grau de hipermetropia.

Pois: +2 (para longe) +3 (adição) = 5 (para perto). Nota-se que nesse exemplo, portanto, o grau da adição já foi somado com o grau de hipermetropia.

O sinal positivo que indica hipermetropia na coluna no esférico deve ser respeitado no cálculo.

receita de vista cansada

Receita com 2 graus de hipermetropia para longe com 5 graus para perto

Exemplo 4: Receita de hipermetropia com adição (não somada)

Mesma receita do exemplo 3 com 2 graus de hipermetropia para longe e 3 graus de adição, resultando em 5 graus para perto.

Nota-se que, nesse exemplo, a adição não foi somada ao grau de hipermetropia.

Mas quando somarmos, vamos ter: +2 (para longe) +3 (adição) = 5 (para perto).

receita de vista cansada

Receita com 2 graus de hipermetropia para longe com 3 graus para perto

Não se esqueça

O grau da adição só é somado no grau de miopia ou hipermetropia. Ou seja, só somamos o grau da adição no grau indicado na coluna do esférico.

Na coluna do cilíndrico, que indica o grau de astigmatismo, não é realizado nenhum tipo de soma.

Pois o grau de astigmatismo não é alterado nos casos de presbiopia (vista cansada).

Agora ficou mais fácil entender sua receita com adição? Conte aqui pra gente nos comentários.

receita de vista cansada

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 33

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

34 comentários em “Como ler receita de vista cansada?”

  1. Minha receita está prescrita da seguinte forma:
    OD: +2.00 DE: -1.25 dc 50º
    OE: +0,75 DE: -1,25 dc 180º
    PERTO: AD = 2.00 DE
    meu óculos atual tem a seguinte especificação:
    54 17 140
    Estive numa ótica e foi observado que o óculos não fica exatamente encostado ao osso nasal (entre os olhos), indicado assim que o próximo tenha ponte 18. Faz sentido?
    Eu notei que a depender do modelo do óculos, mesmo o 17 se encaixava perfeitamente, entretanto alguns outros não.
    Como definir a medida certa para a compra da armação pela internet com vocês ?

    1. Oi, Eliana! Tudo bem?
      Sua receita tem “AD” que significa “adição”, ou seja, você tem presbiopia, também conhecida por vista cansada.
      A partir dos 40 anos é comum que aconteça o surgimento da presbiopia, também conhecida por “vista cansada”. Naturalmente isso acontece porque os nossos olhos envelhecem e ficam com maior dificuldade em focar em objetos próximos.
      Para corrigir isso, é necessário o uso de lentes progressivas (multifocais) que em uma única lente corrige múltiplos focos em sua visão (visão de perto, intermediária e de longe) e para a medida de óculos para quem tem presbiopia, precisa se atentar em algumas dicas para ter melhor transição de grau e a escolha da armação é fundamental
      É importante que o tamanho da armação possibilite uma transição suave entre os campos de visão e o tamanho da altura do aro da armação é fundamental, pois se for muito pequena, pode acontecer de não resultar em uma transição suave dos campos.
      Por isso a altura do aro de ver maiores ou igual que 30mm (3 cm), pois ajuda a transição suave entre os campos de visão para perto, intermediário e para longe.
      Aqui nesse artigo, explicamos de forma completa porque isso é importante para sua lente multifocal: https://lenscope.com.br/blog/como-e-armacao-ideal-para-lente-multifocal/
      Para saber as medidas corretas da sua armação, preparamos um artigo bem completo que pode te ajudar nisso: https://lenscope.com.br/blog/como-saber-o-tamanho-do-oculos/
      Mas se ficar com alguma dúvida para tirar as medidas do seu óculos ou quaisquer outras dúvidas, pode entrar em contato com a gente através do e-mail: ajuda@lenscope.com.br
      Estamos aqui para ajudar

    1. Olá, Maria! Tudo bem?
      Vamos te ajudar a compreender sua receita de óculos!
      Ela provavelmente está em inglês, mas vamos traduzi-la e te ajudar a entender melhor.
      OD= olho direito; OE= olho esquerdo. Quanto a isso, está ok! 😀
      Agora:
      SPH – significa “spherical”, traduzindo, quer dizer “esférico”. Ele indica se você tem miopia ou hipermetropia.
      Se estiver preenchido o valor em sinal positivo (+), você tem hipermetropia . Se o valor for negativo (-), você tem miopia.
      CYL – significa “cylindrical”, em tradução livre, significa “cilíndrico”. Essa coluna, quando preenchida, significa que você tem astigmatismo. Se não estiver, você não tem
      Eixo acompanha o grau cilíndrico (CYL), ou seja, se a coluna cilíndrico estiver preenchida, a coluna do eixo também deve estar. O eixo significa a localização do astigmatismo em seu olho; essa medida varia de 0 a 180 graus.
      O astigmatismo afeta alguns pontos em nossa visão, por isso importante saber em que eixo ele está localizado.
      Lendo sua receita, em seu olho direito (OD) e esquerdo, os valores são os mesmos. Sendo assim, você possui +0.25 de hipermetropia (pois o sinal está positivo) com -0.25 de astigmatismo, localizado no eixo de 180 graus em ambos os olhos.
      O seu grau é baixo, então o ideal é que você escolha pelas Lentes Lenscope 1.59 que são perfeitas para corrigir seu tipo de grau. Essas lentes são feitas de policarbonato garantindo resistência e leveza a um preço justo em um serviço que ofereça comodidade!

      Você pode ver mais sobre as Lentes Lenscope Poli 1.59 em nosso site, pelo link: https://lenscope.com.br/lente-lenscope
      Sempre que precisar, conte com a gente! 😀

  2. Olá, bom dia.
    Minha receita indica OD: -1,50 e OE: -2,00 e sem indicação de grau para perto. Já tenho 43 anos e muita dificuldade em ler de perto com as lentes normais. Quando estou sem lentes ou óculos enxergo super bem de perto, leio claramente. Vou tentar me adaptar as multifocais e pelo que entendi da matéria, minha pergunta é: Como meu grau é zerado para perto, devo colocar nas adições OD: +1,50 e OE: +2,00?
    Desde já agradeço.

    1. Oi, Marcelo! Tudo bem?
      Se a sua receita não tem o campo preenchido “para perto” ou com a informação de “adição”, então você não presbiopia, apenas um problema de refração nos olhos. As lentes multifocais são recomendadas para quem tem presbiopia (também conhecida por vista cansada)., elas ajudam bastante na transição de grau e por isso ela tem três campos de visão: perto, intermediário e longe.
      Então, se o seu grau para perto está zerado, você não precisa preencher nada 😉 se for adição, você precisa realizar o cálculo para saber o quanto você tem de grau de presbiopia (algumas receitas já informam isso também).
      Se tiver alguma dúvida, você pode enviar sua receita de óculos para nosso e-mail da Lenscope: ajuda@lenscope.com.br
      Assim, podemos de ajudar!

  3. ANABELA MONTERIO QUINTANILHA

    Boa tarde,
    Minha receita consta
    Os +175
    Oe +200
    Cil -0,75 eixo 1,75
    Perto com adição de +2,75
    Isto quer dizer que tenho qtos graus para perto?

    1. Oi, Anabela!
      Vamos te ajudar a compreender a sua receita
      Para entender a sua receita basta olhar as colunas que ela apresenta.
      Normalmente ela acompanha a coluna “Esf”/”Esférico”, a coluna “cil”/”cilíndrico” e EIXO.
      Na coluna “esférico”, se estiver preenchida, indica que você tem miopia ou hipermetropia. Para saber qual deles você tem, basta olhar o sinal que acompanha o número. Se for positivo, é hipermetropia; se for negativo, é miopia.
      A coluna “cilíndrico” é uma coluna exclusiva para saber se você tem ou não astigmatismo, então se estiver preenchida você tem. Se não estiver, você não tem.
      A coluna “EIXO” acompanha a coluna “cilíndrico”; ou seja, se a coluna cilíndrico estiver preenchida, obrigatoriamente o eixo deve estar também. Isso porque o eixo significa a localização em graus do astigmatismo em seus olhos e essa medida varia de 0 a 180º.
      O seu termo “adição” significa que você tem presbiopia (também conhecida por vista cansada). Naturalmente isso acontece porque os nossos olhos envelhecem e ficam com maior dificuldade em focar em objetos próximos.
      Sabe quando você segura um objeto e afasta até ele ficar nítido pra você? Exatamente isso é a presbiopia.
      Para corrigir isso você vai precisar utilizar você vai precisar usar lentes progressivas (multifocais) para corrigir esse problema é necessário o uso de lentes progressivas (multifocais) que em uma única lente corrige múltiplos focos em sua visão (visão de perto, intermediária e de longe).
      Como a sua receita tem “para perto”/”adição” preenchida, significa que você tem +2.75 graus de adição
      Aqui na Lenscope, nós conseguimos atender o seu grau e o preço sai a partir de R$ 737.
      E o que torna o nosso preço mais em conta é que nós vendemos esse produto através da internet em nosso site. Isso porque levamos em consideração que você não precisa gastar uma fortuna para ter uma lente de qualidade, afinal, a saúde dos seus também são muito importantes.
      Conheça a nossa lente Lenscope Progress aqui: https://lenscope.com.br/lente-lenscope-progress
      Se tiver alguma dúvida, você pode mandar sua receita para o nosso e-mail: ajuda@lenscope.com.br
      Sempre que precisar, estamos aqui!

        1. Olá Fabio!
          Ficamos muito felizes que esse conteúdo tenha sido esclarecedor para você :feliz:
          Aqui na Lenscope temos uma vontade imensa de mudar a forma como acontece a venda de lentes para óculos.
          É tão difícil saber o que estamos comprando, o que vai influenciar no resultado final do óculos e, principalmente, por que ainda hoje as lentes com as tecnologias mais avançadas acabam sendo tão caras.
          Através de conteúdos como este daqui, buscamos tornar acessível informações que deveriam estar ao alcance de todos 🙂
          Se tiver alguma dúvida, envie um e-mail para ajuda@lenscope.com.br que será um prazer lhe ajudar!
          Sempre que precisar, estamos aqui! :feliz:

  4. JOSE LUIZ DE OLIVEIRA

    Minha receita está prescrita da seguinte forma:
    Longe
    OD: +0,25
    OE: +0,25
    Perto
    OD: +1,50
    OE: +1,50
    Qual é o meu grau de óculos para leitura?

    1. Olá, José Luiz!
      Para entender a sua receita basta olhar as colunas que ela apresenta.
      Normalmente ela acompanha a coluna “Esf”/”Esférico”, a coluna “cil”/”cilíndrico” e EIXO.
      Na coluna “esférico”, se estiver preenchida, indica que você tem miopia ou hipermetropia. Para saber qual deles você tem, basta olhar o sinal que acompanha o número. Se for positivo, é hipermetropia; se for negativo, é miopia.
      A coluna “cilíndrico” é uma coluna exclusiva para saber se você tem ou não astigmatismo, então se estiver preenchida você tem. Se não estiver, você não tem.
      A coluna “EIXO” acompanha a coluna “cilíndrico”; ou seja, se a coluna cilíndrico estiver preenchida, obrigatoriamente o eixo deve estar também. Isso porque o eixo significa a localização em graus do astigmatismo em seus olhos e essa medida varia de 0 a 180º.
      O seu termo “adição” significa que você tem presbiopia (também conhecida por vista cansada). Naturalmente isso acontece porque os nossos olhos envelhecem e ficam com maior dificuldade em focar em objetos próximos.
      Sabe quando você segura um objeto e afasta até ele ficar nítido pra você? Exatamente isso é a presbiopia.
      Para corrigir isso você vai precisar utilizar você vai precisar usar lentes progressivas (multifocais) para corrigir esse problema é necessário o uso de lentes progressivas (multifocais) que em uma única lente corrige múltiplos focos em sua visão (visão de perto, intermediária e de longe).
      Vamos ler sua receita?
      No olho direito e esquerdo, você possui +0.25 de hipermetropia, pois os dois valores estão iguais e positivos.
      Já o seu grau de leitura é +1.50. Esse termo também é chamado às vezes por “adição”
      Para você, a melhor recomendação são as lentes progressivas (multifocais)que corrige seu campo de perto, intermediário e longe. Aqui na Lenscope, nós oferecemos as Lentes Progress que são lentes multifocais personalizadas. Ou seja, fazemos as lentes baseada no estilo de vida que você leva, tornando uma lente exclusivamente sua
      Por exemplo, se você passa maior parte do seu tempo exercendo atividades que necessitam da visão de perto, esse campo é otimizado e tendo mais espaço na sua lente multifocal. Diferente das lentes multifocais comuns que costumam ter os campos para perto, intermediário e longe com o mesmo tamanho, não levando em conta qual deles você mais utiliza no seu dia.
      Para isso, oferecemos um questionário perguntando sobre a quantidade de horas que você passa lendo, dirigindo, em reuniões, utilizando o computador e ao livre. Com isso, o campo de visão da sua lente é desenhado de forma personalizada, de acordo com as suas respostas. Legal, né?
      Uma dica: quanto melhor personalizada for a sua lente multifocal, menores serão as áreas que correm risco de sofrer algum tipo de distorção (e você não precisa ficar movimentando tanto a cabeça, o que é um desconforto bem grande para quem tenta se adaptar com essas lentes)
      A Lenscope Progress atende até até 4 graus de miopia ou hipermetropia, com até 4 graus de astigmatismo e até 3 graus de adição. Ou seja, nós atendemos o seu grau. E o preço sai a partir de R$ 737.
      E o que torna o nosso preço mais em conta é que nós vendemos esse produto através da internet em nosso site. Isso porque levamos em consideração que você não precisa gastar uma fortuna para ter uma lente de qualidade, afinal, a saúde dos seus também são muito importantes.
      Conheça a nossa lente Lenscope Progress aqui: https://lenscope.com.br/lente-lenscope-progress
      Se tiver alguma dúvida, você pode mandar sua receita para o nosso e-mail: ajuda@lenscope.com.br
      Sempre que precisar, estamos aqui!

  5. li uma receita que estava assim OD -7,50/-150/50°
    OE -7,00/-1,00/20° AD +1,50
    Portanto a cliente quer o óculos só pra perto
    se for fazer a soma o grau pra perto dessa cliente será OD -6,00/-1,50/50° E OE -5,50/-1,00/20°
    é isso mesmo???

    1. Olá, Juliana! Tudo bom?
      Isso mesmo, está certo o seu cálculo. É muito bom quando entendemos o que receita de óculos está nos informando, não é mesmo?
      Sempre que precisar, conte com a gente!

  6. No meu caso, as receitas estão uma bagunça. Cada oftalmologista da um grau diferente na receita. Já fiz exame varias vezes. Fui fazer o teste de lentes de contato e não consegui enxergar nada, mas o grau das lentes estava certo. Como pode isso? Os oftalmologistas cobram 3 vezes mais pelas lentes do que as óticas. Será que as lentes de contato que são vendidas em óticas são diferentes das vendidas em Consultorio?

    1. Oi, Catia! Tudo bom?
      Normalmente a conversão sempre deve ser feita pelo médico profissional da área existe um cálculo feito por esses especialistas para que você possa fazer o pedido das suas lentes de contato, isso porque esse cálculo realizado pode dar número quebrado. Só através da experiência e conhecimento na área é que o médico vai definir se os números devem ou não ser arredondados, pode ser que por isso os oftalmos fazem receitas diferentes, pois eles que definem o que pode ser melhor para sua visão.

    1. Olá, Eliane! Tudo bom?
      Vamos te ajudar a ler sua receita de óculos! =)
      Para entender a sua receita basta olhar as colunas que ela apresenta.
      Normalmente ela acompanha a coluna “Esf”/”Esférico”, a coluna “cil”/”cilíndrico” e EIXO.
      Na coluna “esférico”, se estiver preenchida, indica que você tem miopia ou hipermetropia. Para saber qual deles você tem, basta olhar o sinal que acompanha o número. Se for positivo, é hipermetropia; se for negativo, é miopia.
      A coluna “cilíndrico” é uma coluna exclusiva para saber se você tem ou não astigmatismo, então se estiver preenchida você tem. Se não estiver, você não tem.
      A coluna “EIXO” acompanha a coluna “cilíndrico”; ou seja, se a coluna cilíndrico estiver preenchida, obrigatoriamente o eixo deve estar também. Isso porque o eixo significa a localização em graus do astigmatismo em seus olhos e essa medida varia de 0 a 180º.
      O seu termo “adição” significa que você tem presbiopia (também conhecida por vista cansada). Naturalmente isso acontece porque os nossos olhos envelhecem e ficam com maior dificuldade em focar em objetos próximos.
      Sabe quando você segura um objeto e afasta até ele ficar nítido pra você? Exatamente isso é a presbiopia.
      Para corrigir isso você vai precisar utilizar você vai precisar usar lentes progressivas (multifocais) para corrigir esse problema é necessário o uso de lentes progressivas (multifocais) que em uma única lente corrige múltiplos focos em sua visão (visão de perto, intermediária e de longe).
      Vamos ler sua receita?
      Você possui no olho direito possivelmente é o campo cilíndrico que está preenchido. Isso indica que você possui somente astigmatismo no olho direito de -3.75 localizado no eixo de 15º. No olho esquerdo, você tem +0.25 de hipermetropia com -1.50 de astigmatismo localizado no eixo de 175º.
      Sua adição é de +2.00; quando esse termo vem preenchido na sua receita, significa que você necessita de lentes progressivas (multifocais);
      No seu caso, você vai precisar usar lentes progressivas (multifocais) que conseguem em uma única lente atribui três campo de visão: de perto, intermediário e de longe, corrigindo os pontos focais que você tem dificuldade de enxergar em diferentes distância, por isso as lentes atribuem esse nome
      Existem as lentes multifocais convencionais em que os campos de visão são padronizados e possuem o mesmo tamanho entre eles, sem levar em conta seu estilo de vida e otimizado para sua rotina e também as lentes multifocais personalizadas, que possuem o diferencial de serem produzidas de forma individual para as atividades que você mais realiza ao longo do dia. Dessa forma, a lente possui um campo de visão otimizado para as suas necessidades, garantindo uma adaptação muito mais fácil e rápida
      Aqui na Lenscope nós oferecemos as Lentes Lenscope Progress, feitas de forma personalizada para o seu dia a dia: https://lenscope.com.br/lente-lenscope-progress
      Você pode também mandar a sua receita de óculos no nosso e-mail da Lenscope. Assim, podemos ver certinho todas as informações que constam em sua receita.
      É só enviar para ajuda@lenscope.com.br
      Qualquer dúvida, conte conosco! 😀

  7. cleuzivan caetano barbosa

    Minha receita está prescrita da seguinte forma:
    Longe
    OD: +2,25
    OE: +1,75
    Perto
    OD: +4,25
    OE: +3,75
    Ja sei que o grau de Adição é 2. E vejo as coisas muito ampliada, gostaria de saber se diminuir a Adição para 1 ou 1,5 grau diminuira essa sensação de ampliação?

    1. Oi, Cleuzivan! Como vai?
      Obrigada pelo comentário
      Faz muito tempo que fez as lentes do seu óculos? Nos primeiros 7 a 14 dias é muito comum sofrer alguns sintomas de adaptação como dores de cabeça, tontura, objetos distorcidos e esse período pode ser um pouco maior quando falamos de lentes progressivas (multifocais). Caso tenha passado desse período, o ideal é você procurar por um médico e relatar tudo o que está sentindo para que ele possa diagnosticar essas dificuldades.
      Qualquer dúvida, estamos aqui!

  8. cleuzivan caetano barbosa

    Meu oculos é lentes multifocais, gostaria de sabe se essa adição é somente na parte de baixo da lente (perto) ou na lente toda (longe, intermediaria e perto)?

    1. Olá, Cleuzivan!
      Agradecemos pelo seu comentário
      Isso mesmo, nas lentes progressivas (multifocais), a adição é aplicada na parte de perto da lente
      Quando você precisar fazer novas lentes para o seu novo óculos, te convido a conhecer as lentes progressivas (multifocais) da Lenscope fietas de maneira personalizada para o seu dia a dia: https://lenscope.com.br/lente-lenscope-progress
      Qualquer dúvida, só nos enviar um e-mail para ajuda@lenscope.com.br que vamos ficar felizes em lhe ajudar

    1. Olá, Andreia! Tudo bom?
      Obrigada por deixar um comentário aqui em nosso blog
      Vamos te ajudar a entender a sua receita
      As siglas OD e OE significam olho direito e olho esquerdo respectivamente.
      Na ordem de sua receita, ESF, significa “Grau Esférico” ou “Esférico”. Ele indica se você tem miopia ou hipermetropia.
      Se estiver preenchido o valor em sinal positivo (+), você tem hipermetropia . Se o valor for negativo (-), você tem miopia.
      Se a sua receita vem nessa parte escrito “PLANO” ou “PL”, significa que você não possui grau de miopia ou hipermetropia
      CIL indica “Grau cilíndrico” ou Cilíndrico”. Essa coluna, quando preenchida, significa que você tem astigmatismo. Se não estiver, você não tem
      EIXO: o eixo acompanha o grau cilíndrico (CIL), ou seja, se a coluna cilíndrico estiver preenchida, a coluna do eixo também deve estar. O eixo significa a localização do astigmatismo em seu olho; essa medida varia de 0 a 180 graus.
      O astigmatismo afeta alguns pontos em nossa visão, por isso importante saber em que eixo ele está localizado.
      Lendo a sua receita de óculos, você possui no olho direito (OD) no campo esférico +0,75 de hipermetropia (sinal positivo) com -0,25 de astigmatismo (campo cilíndrico preenchido) localizado no eixo de 170º.
      Já no olho esquerdo (OE) você possui +0,75 de hipermetropia com -0,25 de astigmatismo localizado no eixo de 5º.
      A classificação da miopia é dividida em três: até 3 graus baixo; entre 3 a 6 graus, é moderado; acima de 6 graus, alto grau;
      O seu grau é baixo, então o ideal é que você escolha pelas Lentes Lenscope Poli 1.59 que são perfeitas para corrigir seu tipo de grau. Essas lentes são feitas de policarbonato garantindo resistência e leveza a um preço justo em um serviço que ofereça comodidade!
      Você pode saber sobre as Lentes Lenscope Poli 1.59, por aqui: https://lenscope.com.br/lente-lenscope
      Agora, se você precisa de lentes progressivas (multifocais) nós oferecemos as Lentes Lenscope Progress feitas de maneira personalizada para o seu dia a dia. Isso quer dizer que o campo de visão é otimizado dependendo das tarefas que você mais realiza no dia a dia O link para você conhecer é esse aqui: https://lenscope.com.br/lente-lenscope-progress
      E se tiver alguma dúvida, não deixe de entrar em contato com a gente em nosso e-mail ajuda@lenscope.com.br

  9. Leônidas José de Almeida

    Olá, na minha receita está assim :
    Para longe:
    Esférico Cilíndrico eixo
    O.D : -2,25. 170
    O.E: – 0,25. -2,00. 180
    Adição de : +1,50
    Para perto:
    O.D: +1,50. -2,25. 170
    O.E: +1,25. – 2,00. 180
    Então qual seria melhor para mim!? Desde já obrigado!

    1. Olá, Leônidas! Tudo bem?
      Obrigada pelo seu comentário
      Claro! Vamos te ajudar a compreender sua receita de óculos e também te mostrar qual a lente mais indicada para você. Vamos lá?
      Para entender a sua receita basta olhar as colunas que ela apresenta.
      Normalmente ela acompanha a coluna “Esf”/”Esférico”, a coluna “cil”/”cilíndrico” e EIXO.
      Na coluna “esférico”, se estiver preenchida, indica que você tem miopia ou hipermetropia. Para saber qual deles você tem, basta olhar o sinal que acompanha o número. Se for positivo, é hipermetropia; se for negativo, é miopia.
      A coluna “cilíndrico” é uma coluna exclusiva para saber se você tem ou não astigmatismo, então se estiver preenchida você tem. Se não estiver, você não tem.
      A coluna “EIXO” acompanha a coluna “cilíndrico”; ou seja, se a coluna cilíndrico estiver preenchida, obrigatoriamente o eixo deve estar também. Isso porque o eixo significa a localização em graus do astigmatismo em seus olhos e essa medida varia de 0 a 180º.
      O seu termo “adição” significa que você tem presbiopia (também conhecida por vista cansada). Naturalmente isso acontece porque os nossos olhos envelhecem e ficam com maior dificuldade em focar em objetos próximos.
      Sabe quando você segura um objeto e afasta até ele ficar nítido pra você? Exatamente isso é a presbiopia
      Aqui na Lenscope, nós oferecemos as Lentes Lenscope Progress que são lentes progressivas (multifocais) personalizadas que são feitas de maneira personalizada para o seu estilo de vida Isso porque dependendo de como é sua rotina, as lentes são desenhadas para melhor conforto e adaptação em suas tarefas diárias.
      Por exemplo, se você passa maior parte do seu tempo exercendo atividades que necessitam da visão de perto, esse campo é otimizado.
      Vou deixar o link para você conhecer as nossas lentes: https://lenscope.com.br/lente-lenscope-progress
      As Lentes Lenscope Progress custam R$ 737
      Envie uma foto da sua receita de óculos para ajuda@lenscope.com.br que fazemos o orçamento de nossas lentes progressivas (multifocais) para o seu grau Aguardo seu contato! Até mais!

  10. MARCELO GONZAGA SILVA

    Olá meu exame deu assim para longe: Esférico-Plano, tenho 0,50 de astigmatismo no olho direito e no eixo 100 e 0,25 no esquerdo no eixo 80, prisma e base tão em branco.
    Para perto adição tá 1,00
    Não tem adição só quando tem Miopia e hipermetropia? Sendo que eu enxergo normal pra longe e só pra perto que a vista direita que tem 0,50 de astigmatismo que tá embasando.
    Dá minha esposa tá todos os campos em branco para longe e e para perto a adição deu +2,00

    1. Oi, Marcelo! Tudo bem?
      Obrigada pelo seu comentário
      Para entender a sua receita basta olhar as colunas que ela apresenta.
      Normalmente ela acompanha a coluna “Esf”/”Esférico”, a coluna “cil”/”cilíndrico” e EIXO.
      Na coluna “esférico”, se estiver preenchida, indica que você tem miopia ou hipermetropia. Para saber qual deles você tem, basta olhar o sinal que acompanha o número. Se for positivo, é hipermetropia; se for negativo, é miopia.
      A coluna “cilíndrico” é uma coluna exclusiva para saber se você tem ou não astigmatismo, então se estiver preenchida você tem. Se não estiver, você não tem.
      A coluna “EIXO” acompanha a coluna “cilíndrico”; ou seja, se a coluna cilíndrico estiver preenchida, obrigatoriamente o eixo deve estar também. Isso porque o eixo significa a localização em graus do astigmatismo em seus olhos e essa medida varia de 0 a 180º.
      O seu termo “adição”, “add” ou campo “para perto” na sua receita de óculos significa que você tem presbiopia (também conhecida por vista cansada). Naturalmente isso acontece porque os nossos olhos envelhecem e ficam com maior dificuldade em focar em objetos próximos.
      Sabe quando você segura um objeto e afasta até ele ficar nítido pra você? Exatamente isso é a presbiopia que surge a partir dos 40 a 45 anos. Ela acontece naturalmente em nossos olhos devido do envelhecimento do cristalino que, com o tempo, vai perdendo a elasticidade para fazer o foco em objetos próximos (como o caso da leitura, por exemplo).
      Para quem tem presbiopia (vista cansada), o ideal é escolher por lentes progressivas (multifocais). Essas lentes possuem os três campos de visão para longe, intermediário e para perto em uma única lente corrigindo diferentes distâncias em sua visão.
      Dessa forma, você tem muito mais conforto para enxergar em diferentes tarefas do dia a dia sem precisar ficar tirando e colocando o óculos ou intercalar com uso de óculos de perto e de longe
      Aqui na Lenscope, nós oferecemos as Lentes Lenscope Progress que são lentes progressivas (multifocais) personalizadas que são feitas de maneira personalizada para o seu estilo de vida
      Isso porque dependendo de como é sua rotina, as lentes são desenhadas para melhor conforto e adaptação em suas tarefas diárias.
      Por exemplo, se você passa maior parte do seu tempo exercendo atividades que necessitam da visão de perto, esse campo é otimizado.
      Vou deixar o link para você conhecer as nossas lentes: https://lenscope.com.br/lente-lenscope-progress
      As Lentes Lenscope Progress custam a partir de R$ 737
      O que acha de enviar para nós sua receita de óculos e da sua esposa também? É só enviar uma foto da sua receita para nosso e-mail ajuda@lenscope.com.br
      Estamos ansiosos para te ajudar! Aguardo seu contato!

    1. Olá, Melicia! Tudo bem?

      A conversão sempre deve ser feita pelo seu oftalmo 🙂 existe um cálculo que feito pelo oftalmologista faz para que você possa fazer o pedido das suas lentes de contato. Só através da experiência e conhecimento na área é que o médico vai definir se os números devem ser arredondados ou não. Isso porque as contas podem dar números quebrados.

      Qualquer dúvida, estamos por aqui!

  11. iingledes Judete da silva e silva

    Ola! Monha receita esta : para longe / OD esferico +125 e cilindro -50 eixo 35
    já pqra o a OE / esferico +100 e cilindrico -50 eixo 15
    Poderia me explicar melhor ?

  12. Olá! Minha receita para óculos está como abaixo, porém como faço pra pedir lentes de contato?? O meu não tem adição fiquei confuso.
    LONGE:
    OD -1,50ESF, -1,25CIL, 170EIXO, DP CENTRAR
    OE -1,50ESF, -1,75CIL, 15EIXO, DP CENTRAR
    PERTO:
    OD -0,25ESF, -1,25CIL, 170EIXO, DP CENTRAR
    OE -0,25ESF, -1,75CIL, 15EIXO, DP CENTRAR
    OBS DA RECEITA:
    EM CASO DE OCULOS MULTIFOCAIS:
    Campo de leitura amplo
    Manter curva base
    Medir DNP de longe e de perto

    Att Anor Soares Filho

    1. Oi, Anor. Tudo bem? Na sua receita, a adição já está somada sendo representada nos campos para perto. Assim, para longe, você tem no olho direito: -1.50 graus de miopia com -1.25 de astigmatismo e no olho esquerdo: -1.50 graus de miopia com -1.75 de astigmatismo. Você também tem +1.25 grau de presbiopia (vista cansada), o que – somado ao seu grau de longe – resulta nos graus de perto como você relatou: -1,50 + 1,25 = -0.25 no ESF tanto no olho direito (OD) quanto no olho esquerdo (OE). Os eixos se referem apenas à orientação do astigmatismo nos seus olhos.

      Além disso, a receita de óculos é diferente da receita para lentes de contato. Nesse caso, você pode fazer a conversão. Temos um artigo completo aqui no blog, em que ensinamos fazer esse processo. Basta acessar: https://lenscope.com.br/blog/converter-grau-de-oculos-para-lente/ Você também pode solicitar ao seu oftalmo uma receita específica para lentes de contato.

      Lembrando que nós não trabalhamos com lentes de contato, apenas disponibilizamos informações relevantes. Mas caso você precise de lentes mais finas para óculos, pode contar com a gente 🙂

      Sempre que precisar, estamos aqui 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *