Como limpar lente de óculos? Mantenha seu óculos sem arranhões

Como limpar lente de óculos
  • por
4.4
(8)

Você sabe como limpar lente de óculos de forma correta e sem causar arranhões ou outros danos na sua lente? No artigo de hoje, vamos falar sobre como limpar suas lentes adequadamente, além de quais produtos usar. Vamos lá? Continue a leitura!

Como limpar lente de óculos da maneira correta e segura

Antes de mais nada, é preciso muito cuidado para limpar a lente dos seus óculos para não arranhar ou danificar de outras formas a armação e os tratamentos inseridos nas lentes. Diariamente você pode fazer limpezas rápidas com uma solução de limpeza própria para lentes (principalmente soluções específicas).

O ideal é, após utilizar a solução, usar um pano de microfibra para secá-las. Na falta da solução específica para as lentes, use uma gota de detergente neutro em cada lente e enxágue com água corrente. No caso de usar detergente, use água da torneira para retirar o excesso de água. Por fim, seque com o pano de microfibra.

Mas lembre-se sempre, ao usar detergente para fazer a limpeza das suas lentes, utilize detergente neutro, assim você não corre o risco de danificar os tratamentos do seus óculos.

Como limpar lente de óculos

Como limpar lente de óculos corretamente

A seguir, veja com mais detalhes como lavar seus óculos e limpar as lentes de maneira que não os danifique, além de ajudar seus óculos a não ficarem engordurados ou embaçados. Confira:

1. Materiais essenciais para limpar as lentes

  • Um pano de microfibra (essa é a melhor ferramenta que você pode ter para limpar as lentes dos seus óculos sem danificá-las).
  • Solução de limpeza em spray (específico para óculos), pois é extremamente segura para lentes de policarbonato e revestimentos de lentes. No entanto, na falta da solução de limpeza você pode usar detergente neutro.

2.Passo a passo de como limpar as lentes

Primeiramente, lave bem suas mãos, assim você não transfere sujeira para seus óculos. Logo depois, passe água morna sobre os óculos, retirando toda poeira ou outros fatores que possam arranhar suas lentes. Após, espirre a solução de limpeza em seus óculos em ambos os lados, ou no caso, se você estiver usando detergente neutro, coloque uma única gota em ambos os lados das lentes e esfregue-as suavemente, por fim enxágue.

Sacuda os óculos delicadamente para retirar o excesso de gotas de água e termine de secar usando o pano de microfibra. Agora, se você quiser evitar marcas d’água nas lentes, use algum tipo de ar comprimido para secá-las. Por fim, se você preferir, use água destilada em temperatura ambiente para enxaguar ao invés da água da torneira (no caso de usar detergente neutro). Por fim, finalize secando com o pano de microfibra.

Quando a limpeza das lentes de óculos deve ser feita por um profissional?

Muitos optometristas, oftalmologistas e vendedores de óticas oferecem limpeza profissional, assim como muitas lojas de óculos onde você comprou seus óculos também oferecem limpezas gratuitas. Nesse sentido, se seus óculos estão com acúmulo de oleosidade ao redor das orelhas ou nariz, que não desaparecem após você tentar limpá-los, um profissional pode realizar uma limpeza mais profunda.

Além disso, você também pode pedir uma limpeza toda vez que você ajustar seus óculos ou for fazer seu exame oftalmológico anual.

Como não limpar as lentes de óculos

Sobretudo, temos algumas dicas do que não fazer ao limpar a lente do seus óculos de grau. Primeiramente, evite usar materiais que possam danificar suas lentes, como, por exemplo, usar toalhas ou lenços de papel, ou até mesmo a camisa que você está vestindo.

Estes materiais podem parecer soluções fáceis para lentes manchadas, entretanto, podem riscar facilmente suas lentes. Pois, são materiais muito grossos e além dos arranhões na superfície das lentes, com o tempo, a lente perde sua clareza. O ideal é apenas panos macios para lentes, como, por exemplo, os de microfibra. Geralmente esses panos já vem com seus óculos. Além desses cuidados, evite usar:

  • Produtos com acetona

Um erro comum que muitas pessoas cometem, é usar removedor de esmalte para limpar lentes e armações. A acetona (encontrada em removedores de esmalte), é surpreendentemente destrutiva para as lentes e armações de óculos de plástico. Portanto, evite usar esse tipo de produto.

  • Saliva

Quando você está desesperado para limpar manchas em seus óculos, pode parecer fácil e uma boa ideia usar sua saliva para lubrificar a lente. No entanto, isso não é uma boa ideia, pois você está praticamente cobrindo sua lente com germes e bactérias da sua boca, que podem se multiplicar. Do mesmo modo a sua saliva também pode piorar a aparência da mancha.

  • Limpadores domésticos

Nunca use limpadores domésticos de vidro ou superfícies que você usa para limpar a casa, ou o carro, por exemplo. Esses produtos possuem componentes que danificam as lentes e os revestimentos dos óculos. Portanto, use sempre soluções de limpezas próprias para as lentes.

Como limpar lente de óculos: produtos para limpeza do óculos no dia a dia

Como já dissemos no começo deste artigo, a forma ideal de limpar lentes de óculos, sempre será as soluções de limpeza específicas para lentes. Entretanto, detergente neutro pode ser usado (apenas uma gota em cada lente), na falta do produto de limpeza para lentes. Por fim, use sempre um pano de microfibra para secá-las.

Pensando em facilitar seu dia a dia, nós da Lenscope, desenvolvemos um kit com uma solução de limpeza  para manter suas lentes limpas, como se fossem novas, sem riscar ou danificar nenhum dos tratamentos presentes nas lentes.

Como limpar lente de óculos? Mantenha seu óculos sem arranhões

O Kit Lenscope Cuidado para Óculos, é exclusivo e conta com 1 lenço de microfibra, 1 spray limpa-lentes e 1 estojo. Tudo pensado para você viver muito mais tempo com seu companheiro de todas as horas. Além disso, o spray limpa-lentes é ideal para lentes:

  • Espelhadas.
  • Polarizadas.
  • Com antirreflexo e antirrisco.
  • Com filtro de luz azul.
  • Fotossensíveis — que escurecem e clareiam conforme a luminosidade do ambiente (Transitions®).
  • Escuras para óculos de sol com grau e sem grau.

Conheça mais sobre o  kit para limpeza de lentes Lenscope e veja como comprá-lo agora mesmo!

Como proteger meus óculos no dia a dia

Proteger e cuidar dos seus óculos é um investimento. Eles não apenas permitem que você veja o mundo com clareza, mas também servem como um acessório que expressa o seu estilo. A seguir, veja algumas dicas sobre como cuidar dos seus óculos diariamente:

  • Lave os óculos antes de limpar:

Sempre lave seus óculos com água da torneira antes de limpar as lentes. Limpá-los diretamente com um pano pode fazer com que as partículas se esfreguem no vidro e causem arranhões. Dessa forma, enxaguar as lentes antes, elimina as partículas, e em seguida você pode usar a microfibra que veio com os óculos. Por fim, não deixe que gotas de água sequem nas lentes, isso causa manchas de água.

  • Use apenas produtos específicos para óculos:

Ao limpar seus óculos, prefira apenas produtos líquidos específicos para lentes. Produtos de limpeza domésticos, por exemplo, geralmente contêm amônia, que pode danificar as lentes e descascar os revestimentos dos óculos. Sobretudo, nunca use lenços, papel toalha, ou mesmo a sua camisa. Papel e pano são materiais grossos, e podem reter partículas abrasivas que arranham suas lentes.

Portanto, se você perdeu o pano que veio com seus óculos, pergunte ao seu oftalmologista se eles vendem panos de reposição, ou compre um de microfibra.

  • Armazene seus óculos corretamente:

Cuide do estojo que acompanha seus óculos e guarde-os nele sempre que precisar removê-los por alguns minutos ou quando não for mais usá-los. Manter seus óculos protegidos no estojo evita danos à armação e às lentes.

  • Desinfete seus óculos após passar um tempo ao ar livre:

A princípio, alguns vírus sobrevivem em superfícies de vidro por até nove dias, em outras palavras, isso significa que você precisa desinfetar seus óculos. Mas, evite usar alvejantes, álcool, amônia ou produtos ácidos ao desinfetar seus óculos. 

Use sempre detergente neutro e água morna para limpar suavemente os óculos e limpe com um pano de limpeza de óculos. Ou, como alternativa, use lenços de limpeza de lentes pré-umedecidos e antibacterianos.

Instagram Lenscope [Lentes Lenscope LensAI 1.74]

Chegou a hora de trocar seus óculos?

Seus óculos não vão durar para sempre, e um dos sinais para trocar seus óculos é quando os tratamentos que vem com eles já estão vencidos ou danificados. Nós da Lenscope, temos lentes premium mais finas e leves para cada grau. Além de lentes sem grau, caso seja a sua necessidade, todas contam com os tratamentos essenciais já inclusos e sem custos adicionais.

Além disso, nós fazemos as lentes na armação que você escolher e que melhor se adapta em seu rosto. Mas caso você queira um óculos completo, temos armações disponíveis em nosso site. Então, se você está pensando em trocar seus óculos de vez, nossas lentes além de ajudar na clareza da sua visão, podem ajudar também na limpeza dos óculos e na durabilidade das lentes.

Nossa missão é levar saúde visual de forma mais acessível, um par de olhos por vez. Além disso, você pode fazer um orçamento e saber o preço das lentes de óculos ideais para o seu grau totalmente online, sem precisar sair do conforto da sua casa. Então, o que está esperando para fazer um orçamento das lentes mais finas e leves para cada grau? Confira só em um clique.

Como limpar lente de óculos - cta site

Referências:

Vogue

Nova Vision Center

Health Line

All About Vision

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *