Como limpar óculos de grau corretamente

  • por
4.7
(3)

Em tempos de Coronavírus (COVID-19), a higienização é super importante, assim como limpar o óculos de grau também. Para te ajudar a manter seu óculos bem seguro, preparamos essas dicas que vão te ajudar a deixar ele bem higienizado.

E é bem simples. Para limpar seu óculos de grau contra o coronavírus você precisa somente de água em temperatura ambiente e um sabão neutro da sua preferência. Além disso, preparamos uma dica bônus pra você. Então, vamos lá?

Que produtos não pode usar para limpar óculos de grau?

Água em temperatura ambiente e sabão neutro são os mais recomendados para a higienização do óculos e vamos te contar porquê outros produtos são não recomendados. Sabemos que a orientação máxima dos profissionais da área é uso de álcool 70% ou álcool em gel. Entretanto, para as lentes de óculos o assunto é diferente.

Veja a seguir, produtos que não são recomendados para você limpar as suas lentes:

  • Álcool em Gel;
  • Álcool 70 %;
  • Produtos à base de álcool;
  • Produtos com aromatizantes ou perfumes (especialmente sabonetes ou perfumes);
  • Papel toalha, guardanapo ou papel higiênico;
Como limpar óculos de grau

Álcool em gel ou Álcool 70% não é recomendado para o uso de limpeza do óculos (principalmente lente do óculos).

Produtos à base de álcool são agressivos às lentes de óculos ao longo do tempo. Ou seja, a longo prazo, as lentes podem manchar e ficarem embaçadas, além de danificar os tratamentos que acompanham as suas lentes, como o antirreflexo, por exemplo.

Como limpar óculos de grau

Outros produtos à base de álcool não é recomendado.

Outro detalhe: água quente também não é recomendada! Água quente é muito usada para esterilização de objetos, mas essa ideia não se aplica à limpeza os óculos também. Isso porque ela pode estragar ou deformar sua armação, assim como o antirreflexo, antirrisco e demais tratamentos que acompanham sua lente.

Muito bem, você já entendeu essas recomendações importantes, agora então é o momento de falar sobre como limpar o seu óculos de grau corretamente.

Como evitar contágio do óculos pelo coronavírus?

Vamos te mostrar as melhores formas de limpar as lentes do seu óculos sem prejudicar sua armação ou suas lentes. Confira!

Use sabão neutro e água 

Usar o sabão neutro e a água temperatura ambiente é a forma mais eficaz de livrar seu óculos contra o coronavírus. Isso porque o sabão (ou detergente) neutro não agride os tratamentos presente na sua lente. E com relação à água, nada de água quente ou morna, porque elas são prejudicais aos seus óculos.

Prefira água a temperatura ambiente para a lavagem da sua lente. Veja o passo-a-passo bem simples de como limpar óculos de grau:

  1. Lave bem as suas mãos com água e sabão neutro;
  2. Em seguida, molhe seu óculos na água (pode ser da pia mesmo);
  3. Aplique o sabão em todo óculos (armação e lente);
  4. Enxágue bem, removendo todo sabão;
  5. Seque bem seu óculos com um paninho bem macio de microfibra.

Pronto! Seus óculos está limpinho em folha!

Solução de água e sabão neutro

Outra dica valiosa que vamos te dar: você pode preparar uma solução simples de água e sabão neutro para limpar seu óculos e carregar com você onde estiver. Legal, né? Você só precisa de um recipiente que possa armazenar a solução simples em formato de spray e misturar água e sabão. Pronto!

E já que estamos falando de praticidade, o seu paninho de microfibra pode ser levado com você onde quiser. Assim, você limpa seu óculos e seca ele de maneira bem segura.

Ah, importante destacar sempre higienizar as mãos antes de lavá-lo.

Pronto! Não tem erro! Você vai higienizar e limpar da forma correta o seu óculos de grau (tanto a lente quanto a armação).

Como não embaçar o óculos usando máscara?

Você tem dúvida e como não embaçar seu óculos usando máscara de grau? É bem simples também 🙂 

A primeira dica é usar um guardanapo.

  1. Higienize bem as mãos;
  2. Dobre o papel pouco acima da metade;
  3. Coloque dentro da máscara, onde encaixa o seu nariz.

A umidade da respiração do nariz ou da boca ficarão presos no papel, evitando que as lentes fiquem embaçadas. A gente fez um vídeo pra te ajudar:

O sabão seco pode ser outro grande aliado!  Inclusive recomendamos também usar paninho de microfibraBasicamente, você vai precisar seguir os seguintes passos:

  1. Passar o sabão seco na lente (ele não pode estar nem um pouco molhado);
  2. Passar o paninho de microfibra logo em seguida, até a lente ficar transparente;
  3. Depois disso, é só ajustar os óculos com a máscara.

Olha só como é simples:

Cuide e limpe bem seu óculos de grau em casa

Lembre-se sempre que água e sabão neutro são os melhores amigos na hora de limpar os seus óculos de grau.  Não use álcool em gel ou álcool 70% na limpeza de seus óculos. E pode esquecer da água quente também, porque ela risca e danifica sua lente.

Reforçamos também sobre a importância de cuidar da sua saúde, durante a época de pandemia e enfrentamento do COVID-19, por isso:

  • Lave bem as mãos;
  • Higienize seus óculos de grau;
  • Não esqueça de usar máscaras de proteção, se precisar sair de casa.

Além disso, fique em casa, se conseguir, preservando a sua saúde e de seus familiares. É momento de cuidar de você e de quem mais amamos, não é?

Como limpar óculos de grau

Veja todas as medidas da Lenscope frente ao COVID-19.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *