Como limpar óculos de grau: produtos que podem ser utilizados

como limpar óculos de grau
4.4
(34)

Uma das maiores dúvidas de quem usa óculos é como limpar óculos de grau e quais produtos podem ser utilizados. Saiba que o sabão neutro e água corrente serão seus melhores amigos para ajudar nesse cuidado.

Por isso, confira em detalhes  como limpar suas lentes, outros produtos que podem ou não serem utilizados. Separamos 5 dicas para você manter suas lentes limpas de forma correta.

1. O que usar para limpar lentes de óculos de grau?

Água corrente, desde que em temperatura ambiente. A água quente pode tirar as camadas de tratamento das lentes, por isso nunca devem ser utilizadas na higienização dos óculos.

Sabão neutro líquido. Este é o produto mais indicado para a limpeza, pois é o único que age na lente de modo direto, limpando as camadas de sujeira das lentes sem interferir nos tratamentos, como antirreflexo e antirrisco.

Produtos específicos, conhecidos como limpa lentes ou spray para lentes. São produtos desenvolvidos especificamente para essa função, sem danificar ou comprometer o seu óculos.

como limpar óculos de grau

Spray para limpeza de óculos de grau

2. Produtos que não deve usar para limpar lentes de óculos de grau

O álcool em gel é um produto referência quando o assunto é limpeza. E provavelmente você já deve ter se perguntado: Pode limpar óculos com álcool em gel?

Não é recomendado uso do álcool em gel ou qualquer outro produto químico para a limpeza das suas lentes de óculos, como alvejantes, cremes, limpa-vidros, sabonetes e até mesmo o álcool.

Esses produtos contêm compostos e aditivos químicos que podem reagir com o tratamento das lentes e danificá-las.

Além disso, produtos químicos e que contêm álcool em sua composição podem manchar as lentes do óculos de grau.

como limpar óculos de grau

Não use produtos a base de álcool em suas lentes

 

3. Como secar as lentes para óculos?

O ideal para secar as lentes de forma correta são os lenços de microfibra, também conhecidos como flanelinha ou paninho de limpar óculos.

São aqueles paninhos que normalmente vêm junto com o óculos no momento da compra, ou também um lenço de papel macio.

Como limpar óculos de grau

Use paninho de microfibra para limpar suas lentes

 

Não é recomendado utilizar outros tipos de papel ou limpar na roupa para secar ou limpar as lentes. Por não serem apropriados para isso, é possível riscá-las.

4. E se as lentes continuarem sujas?

Se as lentes do óculos continuarem sujas mesmo depois de seguir os passos para limpá-las de forma correta, não é recomendado insistir na limpeza com algum produto diferente dos indicados acima.

Nesses casos, o melhor a se fazer é ir até uma óptica autorizada e especializada. Além de garantir uma limpeza eficiente, não vai comprometer os tratamentos das lentes do óculos.

Outra forma de mantê-las limpas por mais tempo é optando por lentes com antirreflexo e antirrisco, pois esses tratamentos funcionam como uma película protetora, impedindo que sujeiras do dia-a-dia fiquem impregnadas na lente.

Além disso, esses tratamentos podem garantir que suas lentes durem por muito mais tempo!

5. Como tirar arranhado do óculos?

Se após fazer tudo isso você perceber que na verdade suas lentes não estavam apenas sujas, mas também estão riscadas, você vai precisar de novas lentes para seu óculos.

Então, escolha por lentes que acompanhem tratamentos com antirreflexo, antirrisco e com proteção UV. Aliás, temos um artigo que mostramos 5 razões para você comprar lentes com esse tratamento.

Isso porque além de garantir que suas lentes não risquem, elas proporcionam uma série de benefícios pra você e para a saúde dos seus olhos. Então, saiba como tudo sobre esses tratamentos em nosso artigo.

Existem muitos passo-a-passo ensinando a polir suas lentes de óculos. Essa prática não é correta, pois você acaba usando produtos que podem reagir e até mesmo estragar as suas lentes e, consequentemente, você terá mais dificuldade para enxergar do que antes.

Aliás, ter uma lente que não risca não precisa ser difícil e nem custar caro. A Lenscope oferecem em todas as suas lentes esses tratamentos para o seu óculos. Tudo isso, sem custo adicional nenhum, pois pensamos na saúde dos seus olhos!

Confira também nossas dicas para comprar lentes para óculos que não vão riscar e com certeza vão durar até a sua próxima consulta.

Tendo as suas lentes com todos esses tratamentos, o próximo passo é bem simples. É só cuidar corretamente das suas lentes, além de fazer a limpeza adequada com os produtos corretos.

Dessa forma, você vai garantir a durabilidade e qualidade das suas lentes. Basta seguir as orientações desse e dos outros artigos que citamos aqui!

E já sabe, qualquer dúvida estamos por aqui!

como limpar óculos de grau

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 34

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

14 comentários em “Como limpar óculos de grau: produtos que podem ser utilizados”

    1. Oi, Vitor! Como vai?
      Poxa, que pena que isso aconteceu com as suas lentes 🙁 o ideal para a limpeza das lentes do seu óculos é usar um sabão neutro e água corrente ou paninho de microfibra que costuma vir acompanhado com quando você faz o seu óculos
      Se isso aconteceu, provavelmente você vai sentir incômodos para enxergar, por exemplo: sentir que a lente está todo tempo suja ou até mesmo riscada.
      O ideal é fazer novas lentes para o seu óculos para que tenha um melhor desempenho para enxergar.
      Se você quiser, pode mandar a receita do seu óculos novo para o nosso e-mail, assim podemos ver qual a lente mais indicada para o seu grau
      Aqui também desenvolvemos um ferramenta totalmente gratuita para te ajudar a comparar os preços de lentes e ver qual o melhor custo-benefício. Legal, né?
      Assim, você pode comparar os preços das diferentes marcas de lentes e ver qual é a ideal para você (e o seu bolso). Ah, nessa mesma ferramenta também indicamos o tamanho do óculos ideal para o seu grau. Tudo para que você tenha a melhor experiência de compra conosco!
      Se ficar com alguma dúvida, estamos aqui! 😉

    1. Olá, Michel! Tudo bem?
      Ficamos muito contentes em contribuir para o seu conhecimento e cuidado com seu óculos Sempre que precisar, conte conosco! 😀

  1. Boa noite, gostaria de saber as lentes ideais para meu grau, uma lente que não seja tão cara. Uso pouquíssimo grau, quase zero, mas a luz do computador e celular me incomodam bastante, fora o fato que uso o óculos o tempo todo, acho que minha vista acostumou não consigo ficar sem. Comprei um óculos tempo atrás mas as lentes arranharam muito, não consigo enxergar nada, me venderam falando que era antirisco, resultado to sem óculos, esperando fazer novas lentes,
    Gostaria que vcs me ajudassem quanto as minhas lentes.

    1. Oi, Virna! Tudo bem?
      Obrigada pelo seu comentário e o interesse em conhecer sobre a Lenscope
      Para o seu caso, nós indicamos as nossas Lentes Lenscope Digital Comfort que são as lentes que filtram os raios azuis nocivos à visão Esses raios estão muito presentes nos aparelhos eletrônicos que emitem a luz artificial. Ao optar por essa lente, você pode ter mais conforto ao usar seu celular ou computador, por exemplo
      Esse é link para você conhecer nossa lente: https://lenscope.com.br/lente-lenscope-digital-comfort
      O que acha de enviar sua receita de óculos para o nosso e-mail ajuda@lenscope.com.br Vamos ficar muito contentes em poder lhe ajudar da melhor forma possível! Aguardamos o seu envio!

    1. Olá, Kátia! Tudo bem?
      Obrigada pelo seu comentário! Ficaremos felizes em lhe ajudar
      Não indicamos o uso de produtos a base de álcool, pois eles podem danificar suas lentes prejudicando a durabilidade e qualidade que elas possuem. Com o tempo, as lentes podem ficar manchadas, craqueladas ou até mesmo remover a película protetora do antirreflexo.
      Escolha usar sabão neutro, água fria, o próprio paninho que acompanha seu óculos ou um spray próprio para limpeza das lentes, assim você garante maior durabilidade e resistências do seu óculos
      Na Lenscope disponibilizamos a venda do nosso kit limpa lentes que acompanha:
      1 fanela de óculos
      1 estojo de proteção
      1 spray limpa-lentes
      É só acessar para comprar: https://lenscope.com.br/kit-lenscope-cuidado-para-oculos
      Sempre que precisar, conte com a gente!

    1. Olá, Ribamar! Tudo bem?
      Obrigada pelo seu comentário
      Os efeitos dos produtos de álcool aplicados na lente aparecem à longo prazo. Em primeiro momento, você pode não sentir algum dano em sua lente.
      Mas, é importante usar os produtos ideais para aumentar a vida útil do seu óculos
      Escolha usar sabão neutro, água temperatura ambiente, o próprio paninho que acompanha seu óculos ou um spray próprio para limpeza das lentes, assim você garante maior durabilidade e resistências do seu óculos
      Na Lenscope, disponibilizamos a venda do nosso kit limpa lentes que acompanha:
      1 paninho microfibra da Lenscope
      1 estojo de proteção
      1 spray limpa-lentes
      É só acessar para comprar: https://lenscope.com.br/kit-lenscope-cuidado-para-oculos
      Sempre que precisar, conte com a gente!

    1. Oi, Nayssa! Usar álcool isopropílico para limpar suas lentes pode danificar os tratamentos nela presentes, como antirreflexo e antirrisco, por exemplo. Isso porque todos os produtos à base de álcool são mais agressivos às lentes, diminuindo sua durabilidade. O ideal é usar produtos próprios para a limpeza das lentes de óculos. Você pode ver dicas de como limpar e cuidar das suas lentes corretamente nesse artigo completo do nosso Blog: https://lenscope.com.br/blog/como-limpar-lente-de-oculos/

      Esperamos ter ajudado. Estamos aqui sempre que precisar 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *