como melhorar a visão

Como melhorar a visão: Veja 9 maneiras bem práticas

0
(0)

Muita gente nos pergunta como melhorar a visão. E, hoje, vamos falar sobre isso: melhorar a visão é questão de hábito.

Não existem medicamentos que podem de fato fazer a visão voltar ao que era ou melhorar 100%, se você tem miopia, hipermetropia ou astigmatismo, mas alguns hábitos de saúde podem te ajudar a conservar a visão e deixá-la ainda melhor!

Então a seguir, descubra que hábitos são esses e como melhorar a visão. Preparamos uma lista de hábitos e dicas para você aplicar e sentir os resultados ao longo da vida. Continue a leitura!

Como melhorar a visão ao longo da vida

1- Ingerindo algumas vitaminas e minerais

As vitaminas A, C, E e Zinco contribuem para a melhoria da visão. Essas vitaminas estão presentes em alguns alimentos, como por exemplo:

  • Cenoura
  • Morango
  • Brócolis
  • Espinafre
  • Batata doce

2- Ingerindo carotenoides

A luteína e a zeaxantina são nutrientes essenciais para melhorar a visão. Porque são carotenoides encontrados na retina e ajudam a enxergar com mais nitidez.

Esses nutrientes estão presentes em por exemplo:

  • Brócolis
  • Abobrinha
  • Ovos
  • Folhas verdes

3- Praticando exercícios

Se exercitar não faz bem só para o corpo, mas também para os olhos! Isso porque, a prática de atividades físicas pode contribuir, por exemplo, para diabetes tipo 2, que pode afetar as artérias dos olhos.
Entretanto, para praticar esportes e atividades físicas é necessário proteger os olhos. Por isso, temos um artigo sobre óculos esportivo, contando quais as melhores lentes para proteger os seus olhos. Não deixe de conferir!

4- Tratando condições crônicas

Muitas doenças crônicas podem contribuir para a piora da visão, como pressão alta e esclerose múltipla. Aliás, algumas doenças autoimunes também.

Entretanto, com o tratamento adequado da doença é possível que os danos melhorem bastante. 

5- Usando óculos protetores

Para praticar esportes, realizar trabalhos manuais, se você utilizar bastante a piscina, por exemplo. É importante utilizar óculos de proteção, para proteger os olhos de impurezas que podem prejudicar a sua visão. Além disso, utilize também óculos de sol que realmente tenham proteção UV para proteger os olhos dos raios solares nocivos.

Leia quais são as lentes para óculos que protegem os olhos do sol

Outros raios nocivos que podem afetar os nossos olhos são os vindos de aparelhos digitais, como computadores e celulares. Para esses, é importante proteger os olhos com óculos de lentes azuis.

6- Seguindo a regra 20-20-20

Essa regra é utilizada para descansar os olhos da exposição às telas digitais. É só fazer o seguinte: a cada 20 minutos, tire os olhos da tela e olha para outro lugar mais distante (a 20 pés de distância) por 20 segundos. 

Por isso nós explicamos certinho e te contamos a importância no artigo Visão 20/20.

7- Parando de fumar

Pouco se fala sobre isso, mas a verdade é que o cigarro é um dos vilões da nossa visão! Isso porque, fumar aumenta bastante o risco de ter catarata e degeneração macular relacionada à idade. Além disso, pode afetar também os vasos sanguíneos nos olhos. Tome cuidado!

8- Conhecendo o seu histórico familiar

Algumas condições, como glaucoma, degeneração macular, atrofia, além de problemas na retina, podem ser condições genéticas e hereditárias. Ou seja, quanto antes você souber, antes poderá monitorar e se prevenir da doença. 

9- Lavando bem as mãos

Resíduos e impurezas podem prejudicar a visão e causar infecções. Por isso, e mais ainda em época de pandemia, é importante sempre lavar bem as mãos antes de levá-las aos olhos. Isso também serve para as lentes de contato, que devem ser cuidadosamente higienizadas antes de haver contato com os olhos.

Como melhorar a visão após os 50

Após os 50, os cuidados devem se intensificar. Além de todas as dicas que já demos, é necessário descansar e respeitar o ritmo do corpo. Durma bem, se hidrate, se mantenha ativo(a), descanse os olhos das telas por um período do dia. E, claro, visite o médico oftalmologista pelo menos uma vez por ano.

Mitos sobre formas de melhorar a visão

Remédios

Não existem remédios que curam ou tratam completamente a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo. Apenas bons hábitos podem contribuir para isso. 

Comer muita cenoura ajuda a enxergar melhor

Que a cenoura auxilia na visão é verdade, e especialmente na visão noturna. Mas comer apenas cenouras não é suficiente. É preciso uma dieta equilibrada, com vitaminas A, C, E e Zinco.

Não utilizar óculos porque ele piora a visão

Esse mito é muito perigoso. Isso porque, quando não usamos os óculos, a tendência é forçarmos mais os olhos e o nosso erro de refração se agravar com o tempo. Além disso, óculos em si não muda o formato do olho e, por isso, não impacta a visão de maneira negativa.

Exercícios e técnicas de relaxamento

Existem alguns exercícios para os olhos, ou até mesmo técnicas de relaxamento, como esfregar as palmas das mãos nas pálpebras ou colocar compressas quentes para reduzir a tensão dos olhos. Entretanto, nada disso foi comprovado pelos médicos como eficaz. 

Uma coisa é certa: não existem remédios ou fórmulas mágicas. Por isso, é importante cuidar da saúde dos olhos o mais rápido possível, para que ela se prolongue.

Além de ter bons hábitos e seguir as nossas dicas, só isso não é suficiente. É importante ficar atento aos sintomas já existentes, ao histórico familiar. E fundamental passar por consultas  médico periodicamente e realizar testes de visão.

Aliás, nós podemos te ajudar com isso!

Isso porque, aqui, na Lenscope criamos um teste rápido em 3 passos. Feito por especialistas, para que você descubra se tem miopia ou astigmatismo. É bem fácil e você pode fazer do computador mesmo!

Realizar agora meu teste de visão online e gratuito.

Mas agora, seja sincero(a): quantos dos hábitos citados nesse artigo fazem parte da sua rotina? Queremos saber nos comentários!

FONTES

NVision

Healthline

Insider

All about vision

Versant Health

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *