Como mudar a cor dos olhos?

como mudar a cor dos olhos
  • por
4.3
(6)

Muita gente tem a seguinte dúvida: como mudar a cor dos olhos? Mas, será que isso é possível? Provavelmente você já ouviu falar de bebês que nasceram com olhos de uma cor e essa cor mudou durante a infância. Isso acontece porque a infância é o período em que nossos olhos amadurecem totalmente. Nesta fase sabemos qual cor de olhos teremos para o resto da vida, por exemplo: azul, castanho, verde ou até mesmo avelã.

Entretanto, muitos tem o sonho de ter olhos de outra cor. Algumas pessoas apostam no uso de lentes de contato para isso. Outras são mais radicais e recorrem a procedimentos cirúrgicos. Nesse artigo falaremos sobre mudar a cor dos olhos e os riscos envolvidos no processo.

É possível? Como mudar a cor dos olhos?

Se você está se perguntando se é possível mudar a cor dos olhos, saiba que a resposta para essa pergunta é sim. Aliás, hoje em dia existe um procedimento cirúrgico bastante controverso que muda permanentemente. Basicamente, a cirurgia consiste em usar uma íris artificial para alterar drasticamente a cor dos olhos em poucos minutos. 

No entanto, apesar da prática estar em alta no mundo das celebridades, muitos médicos alertam sobre possíveis danos oculares graves. Por isso, se você deseja mudar a cor dos seus olhos, o mais recomendado é recorrer à opções temporárias.

Como mudar a cor dos olhos temporariamente

A maneira mais comum e rápida de mudar temporariamente a cor dos olhos é usar lentes de contato coloridas. Mas, além de lentes de contato coloridas, também é possível mudar a cor dos olhos através da tecnologia de realidade aumentada. Existem aplicativos de celular que simulam olhos azuis em fotos. Os apps mais famosos são:

Aplicativo Eye Color Studio. Disponível na PlayStore (Android)

Aplicativo Eye Color Changer – Camera – Disponível na PlayStore (Android)

Aplicativo Cor dos olhos e Estúdio de cor – Disponível na PlayStore (Android)

Lentes de contato coloridas são opção para mudar a cor dos olhos

As lentes decorativas são frequentemente usadas para mudar a cor dos olhos por um curto período de tempo. Por isso, é muito comum as pessoas usarem lentes coloridas para compor fantasias, especialmente no Halloween.

Apesar de ser possível comprar lentes de contato coloridas pela internet, recomenda-se passar por consulta com oftalmologista primeiro para mais orientações. Afinal, toda lente de contato é considerada um dispositivo médico e deve ser adquirida somente com segurança.

Esse tipo de lente vem em três tonalidades:

  • Opaca: Esse tipo de lente é mais sólida e menos transparente, oferecendo uma completa mudança de cor. A lente opaca é recomendada para quem tem olho escuro e deseja clarear, como ir do castanho escuro para cinza-gelo.

As cores opacas mais populares incluem, por exemplo:

  • Azul;
  • Avelã;
  • Verde;
  • Violeta;
  • Cinza;
  • Ametista;
  • Castanho. 
  • Aprimoramento: Lentes de contato de ajuste de aprimoramento aumentam a cor natural dos olhos. Elas são transparentes e de cor sólida e intensificam a cor. É indicada se você tem olhos verde-jade e quer alterá-los para esmeralda, por exemplo. 
  • Visibilidade: As lentes de contato com tonalidade de visibilidade não mudam a cor dos olhos. Assim como as de aprimoramento, essas acentuam a cor natural dos olhos.

Riscos de usar lentes de contatos

Assim como as lentes corretivas, as lentes decorativas oferecem riscos à saúde ocular quando usadas incorretamente. Ao comprar lentes coloridas sem prescrição médica ou de qualidade inferior, você corre o risco de ter, por exemplo:

Alguns cuidados ajudam a evitar essas complicações, por exemplo fazer limpezas frequentes e lavar as mãos antes de manuseá-las.

É possível mudar a cor dos olhos permanentemente?

Atualmente existem alguns procedimentos que alteram a cor dos olhos de forma definitiva. Conheça as técnica mais utilizadas:

Cirurgia de implante de íris nos EUA.

A princípio, a cirurgia de implante de íris era utilizada no tratamento de lesões oculares traumáticas. Uma das principais condições médicas que levavam à cirurgia era a aniridia, quando toda a íris está faltando, e coloboma, quando parte está faltando.

O procedimento consiste em fazer uma pequena incisão na córnea para inserir uma íris artificial à base de silicone, dobrada para caber na fenda. O médico, então, desdobra a íris artificial sob a córnea para que ela cubra a íris natural. A cirurgia é feita com anestesia local.  

No entanto, apesar da razão médica, a cirurgia tem sido cada vez mais procurada por motivos estéticos. Porque muitas pessoas se submetem à cirurgia para mudar a cor dos olhos, mesmo que a íris natural funcione normalmente.

Assim como qualquer outro procedimento cirúrgico, a cirurgia de implante de íris pode causar complicações, como por exemplo:

  • Perda de visão ou cegueira;
  • Glaucoma;
  • Catarata;
  • Lesão de córnea;
  • Inchaço da córnea, conhecido como edema corneal
  • Uveíte.

Por esse motivo, muitos médicos são contra o procedimento, que é inclusive ilegal em boa parte do mundo.

  • Cirurgia a Laser

Nessa prática, a mudança de coloração dos olhos é feita através de um laser de baixa energia. Este laser remove o pigmento da camada de tecido entrelaçado na íris, conhecida como estroma. Dessa forma, sem pigmentação, um olho castanho parece azul.

No entanto, trata-se de uma técnica recente e em fase de teste e por isso não está disponível para o público em geral. De acordo com o site de Stroma, este procedimento está sendo submetido a testes clínicos.

A cor dos olhos pode mudar com o tempo?

Embora a cor dos olhos não mude com o tempo, pesquisas descobriram que podem mudar em casos raros devido a lesões ou causas genéticas. Mas, grande parte da população tem os olhos da mesma cor da infância até o final da vida. 

Porém, algumas pessoas sofrem de heterocromia, quando cada olho é de uma cor diferente. Esta condição é frequentemente causada por lesões ou traumas no olho. Raramente, pode ser causada pela Síndrome de Waardenburg, síndrome de Sturge-Weber, síndrome de Horner congênita, ou síndrome de Parry-Romberg.

Outra condição que pode afetar a cor do olho é o glaucoma pigmentar. A doença é um tipo de glaucoma de ângulo aberto inato que costuma se desenvolver durante os seus 20 ou 30 anos. 

Curiosidade: 7 elementos que podem mudar a cor dos olhos

Humor

Algumas emoções causam um certo choque ao corpo. Por exemplo, quando estamos com muita raiva ou extremamente felizes, é normal que a frequência do coração mude, a respiração acelere e fique mais difícil respirar. Da mesma forma, a cor das nossas íris também mudam. Elas podem ficar escuras ou mais claras.

Melanina e idade

Se um bebê nasceu com olhos azuis cinzentos, isso não significa que ele terá olhos azuis para o resto da vida. Isso porque o olho azul de recém nascidos ocorre devido ao baixo teor de melanina na íris. Por outro lado, bebês que nascem com olhos castanhos terão olhos dessa cor para o resto da vida.

Dieta alimentar crua e desintoxicação

Há uma teoria na medicina alternativa de que a cor do olho está relacionada à saúde dos órgãos internos. 

Maquiagem e roupas

Existem truques de maquiagem que reforçam ou amenizam a intensidade da cor dos olhos. Por exemplo, mulheres com olhos castanhos podem usar roupas douradas, rosas e verdes brilhantes para deixar suas íris mais leves. Por outro lado, quem tem olho azul ou verde pode usar cores turquesa e esmeralda para reforçar a cor dos olhos.

Luz solar e local de residência

Olhos castanhos são a cor mais comum no mundo. Mas em contrapartida, apenas 2% da população do planeta tem olhos verdes, sendo mais comuns na Espanha, Irlanda, Rússia, Brasil, Islândia e Paquistão. 

Clareamento a laser da cor dos olhos

Entre as técnicas cirúrgicas mais seguras está a cirurgia à laser que retira a pigmentação de olhos castanhos, tornando-os, por exemplo azuis. 

Pessoas com cor de olho camaleão

Algumas pessoas têm olhos que mudam de cor. Embora este fenômeno ainda não tenha sido estudado em profundidade, os cientistas concordam que esta não é uma doença, mas uma particularidade única. Normalmente, pessoas com olhos verde-azul ou avelã têm cor camaleão. Mas, os médicos não encontraram problemas com a visão entre essas pessoas, e esse “dom” também não pode ser herdado.

Quando ver um médico

Se a cor de um ou ambos os olhos mudar de repente e significativamente, consulte um oftalmologista o mais rápido possível. Mudanças abruptas na cor dos olhos podem indicar alguma doença ocular, como por exemplo:

  • Síndrome de Horner;
  • Iridocicite heterocrômica de Fuchs;
  • Glaucoma pigmentar;
  • Melanoma.

Todas as doenças listadas precisam de tratamento médico e cuidados. Pessoas que usam lentes coloridas também devem buscar ajuda médica caso sintam: 

  • Dor persistente
  • Vermelhidão
  • Perda de visão ou visão embaçada

Já pensou em mudar a cor dos seus olhos?

Muitas pessoas desejam mudar a cor dos olhos por questões estéticas. No entanto, é importante reconhecer e valorizar a beleza natural da cor dos seus olhos, e sempre considerar a saúde ocular mais importante do que qualquer fator estético. Lembre-se que antes de optar por realizar qualquer alternativa de procedimento ocular é necessário consultar um oftalmologista de confiança, pois ele é o profissional adequado para recomendar procedimentos cirúrgicos.

Aqui na Lenscope, nos preocupamos em fornecer informações de qualidade sobre como manter a saúde dos olhos em sua melhor forma. Por isso, nossa missão é assegurar que todos tenham acesso a lentes para óculos de qualidade a preços justos, especialmente aqueles que necessitam de lentes mais finas. Então, após uma consulta com um médico oftalmologista, se você precisar de lentes superfinas, estamos aqui para ajudar.

Além disso, se você está na busca por uma visão clara e nítida, junte-se a nós com a confiança de que estamos ao seu lado para proporcionar a melhor experiência para seus olhos. Faça um orçamento online e gratuito em nosso site.

orçamento

Fonte:

Health Line

Medical News Today

Web MD

Bright Side

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

3 comentários em “Como mudar a cor dos olhos?”

  1. Faltou falar sobre a técnica usada pela Neoris, situada em Paris na França, está fazendo muito sucesso na Europa. Muda cor dos olhos, com segurança. Acompanho o trabalho deles já algum tempo e realmente de todos procedimentos que existe para mudança de cor, o deles e o mais seguro e eficaz. Quero muito fazer esse procedimento com eles.

    1. Dayana Afonso Fernandez

      Oi Gessica! Vc chegou a fazer a cirurgia com eles na França? Estou morrendo de vontade mas recem começo a pesquisar sobre os metodos e resultados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *