eixo do astigmatismo

Como o grau do eixo do astigmatismo afeta a espessura da sua lente?

Se você tem astigmatismo, saiba que o grau do eixo também vai influenciar na espessura da lente do óculos. Veja a seguir quais são os valores do grau do eixo do astigmatismo que deixam seu óculos mais grosso.

Como saber se você tem astigmatismo?

Se na receita do seu óculos as colunas de cilíndrico e eixo estão preenchidas, isso significa que você tem astigmatismo.

Grau de astigmatismo maior que 2 já pode deixar o óculos mais grosso, influenciando na espessura da lente.

Veja abaixo um exemplo de receita de óculos que indica astigmatismo tanto no olho direito como no olho esquerdo.

eixo do astigmatismo

Dessa forma, quando não há nada preenchido na coluna do cilíndrico, ou ela está preenchida com o número zero, você não tem astigmatismo.

O que é o eixo do astigmatismo?

O eixo do astigmatismo é a localização do grau de astigmatismo na córnea do olho. E o valor do eixo pode variar de 0 a 180 graus.

eixo do astigmatismo

O astigmatismo cria diversos pontos focais em nossos olhos, quando o normal é que se tenha apenas um ponto focal. Esses diversos pontos formados na verdade atingem vários eixos da nossa visão.

Por isso, é importante que a medida do eixo esteja correta na receita do seu óculos e, principalmente, na lente de óculos que você está usando.

Sempre que tiver com um óculos novo, não deixe de levá-lo para seu oftalmo conferir se está tudo certo. Eixo errado e medidas da DNP e altura de montagem realizados de forma incorreta, causa problemas na adaptação com o óculos.

Inclusive, a medida do eixo é tão importante que pode influenciar até na variação da espessura da sua lente.

Veja quais são o grau do eixo que deixam o óculos grosso.

Os graus do eixo do astigmatismo que deixam suas lentes mais grossas

O eixo entre 0 e 25 graus ou entre 165 e 180 graus resultam em óculos com lentes mais grossas na parte superior e inferior. E, consequentemente, em óculos mais fino nas têmporas (nas laterais das lentes).

Esse é um dos melhores casos para a estética do óculos, já que geralmente olhamos os óculos lateralmente para verificar a espessura.

Já quando o eixo é compreendido entre 70º e 110º, ou bem próximo de 90º, a tendência é que as lentes fiquem grossas nas têmporas (nas laterais das lentes).

Esse é o pior caso em relação a estética e é válido para qualquer tipo de lente utilizada.

eixo do astigmatismo

Como deixar o óculos fino com astigmatismo alto?

Se o seu grau de astigmatismo estiver no eixo 70º e 110º, infelizmente não tem muito o que fazer. A lente vai ficar mais grossa na borda e, quanto maior o grau, mais grossas as lentes vão ficar.

Mas, é possível reduzir a espessura da lente seguindo essas 2 dicas abaixo:

1. Escolha lentes de resina e de alto índice de refração

Se você possui mais 2 graus de astigmatismo, dê preferência para as lentes de resina e de alto índice de refração.  

As lentes de resina são mais leves e resistentes. Dessa forma, o óculos não fica pesado e nem faz você ficar com aquelas marquinhas no nariz. 

Já as lentes de alto índice de refração conseguem proporcionar óculos mais finos. E isso é válido mesmo para quem tem grau alto de astigmatismo.

Dessa forma, as lentes de resina e de alto índice de refração mais indicadas para mais de 2 graus de astigmatismo são: lentes 1.67, 1.74 e as lentes 1.76.

Veja toda as opções de lentes que existem para quem tem astigmatismo e miopia

A Lente 1.76 é a que vai proporcionar um óculos mais fino para você. Isso porque ela é a lente com o maior índice de refração disponível hoje.

eixo do astigmatismo

Inclusive, as Lentes Tokai 1.76 são fabricadas somente no Japão e vendidas exclusivamente pela internet na Lenscope. Saiba o preço das Lentes Tokai 1.76 para o seu grau.

2. Verifique o tamanho da armação mais indicada para o seu grau de astigmatismo

O tamanho da armação também influencia na espessura das lentes para astigmatismo.

Isso acontece porque as lentes para miopia são finas do centro e vão ficando mais grossas em suas bordas. 

Durante a montagem do óculos, quanto maior o tamanho da armação, mais próximo da borda é feito o recorte da lente.

Por isso, em casos de graus elevados de miopia, armações grandes sempre deixam os óculos mais grossos.

Consulte aqui o tamanho da armação mais indicada para o seu grau de astigmatismo.

eixo do astigmatismo

Como o grau do eixo do astigmatismo afeta a espessura da sua lente?
Média 5 de 11 votos



Comentários

  1. Bom dia!
    Uso oculos grau
    Esférico dir 2,50
    Esférico Esq 2,25
    – 0,50 dir e Esq cilindro
    Eixo dir 170
    Eixo Esq 180
    Ad. 2,50
    Enxergo bem com esse óculos. Só que tive q fazer outro pós o antigo quebrou, porém o oftalmologista mudou o eixo do dir colocou 162. Não consigo enxergar direto com o o óculos novo.
    Pode ser o eixo errado??
    Por favor me esclareça, para que eu possa voltar no oftalmologista para ver isso.
    Bbg. Aguardo resposta.

    1. Olá, Suely tudo bom?
      Quando o eixo é medido errado ou quando a lente do óculos é montada com o eixo errado, você pode ter dificuldades para enxergar. O mais indicado é que você leve o óculos novo para seu oftalmo conferir ou procure por uma segunda opinião médica.
      Depois conta pra gente se conseguiu enxergar bem com seu novo óculos 😉

  2. Boa Noite, na minha receita o eixo do olho direito é 15°, mas não tem essa opção quando vou efetuar a compra da minha lentes, devo arredondar o valor? Se puder tem que ser para 10° ou para 20°?

    1. Olá, Ana Cláudia tudo bom?
      É importante nunca arredondar o valor do eixo da receita de óculos. As lentes devem ser montadas exatamente com a medida que o médico oftalmo indicou. Tente enviar a receita por e-mail da loja que você está tentando comprar as lentes e veja com eles o que está acontecendo. Pode ser um erro no site.
      Qualquer dúvida, estamos à disposição 🙂

        1. Oi, André! Como vai?

          É muito importante nunca arredondar o valor do eixo do astigmatismo da sua receita, pois qualquer alteração não prescrita ao médico afeta diretamente sua visão, podendo agravar sua dificuldade de enxergar.

          Recomendamos que, antes da compra, entre em contato com site/loja e explique que você quer comprar as lentes, mas os valores que precisa indicar não estão disponíveis. Talvez seja um erro no site.

          Qualquer dúvida, conte com a gente! 😀

  3. Gostaria de saber se existe grau de astigmatismo 3,90 pois passei no oftalmologista mas ele não passa as lentes ele mede o grau por um aparelho lá e já joga as lentes com o grau q o aparelho dá! Em menos de um ano pode acontecer de o o grau diminuir do astigmatismo pq não tô entendendo se foi pra 3,90 mesmo ou caiu pra 3,00 e antes era 3,50 em ambos os olhos agora OD: 3,75 + 180° e OE: 3,00 ou 3,90 + 175° e miopia OD: 2,00 e OE: 2,25 antes eram 2 em ambos! Aguardo resposta se devo procurar outro oftalmologista?

    1. Olá, Edilene tudo bom?
      Se o seu médico oftalmo fez pra você uma receita de óculos de grau, não existe o grau 3,90 de astigmatismo. Envie uma foto da sua receita para nosso e-mail ajuda@lenscope.com.br que podemos ver aqui qual foi o grau que ele receitou pra você. 🙂 E em relação a sua pergunta, é sim possível o grau de astigmatismo aumentar ou diminuir ao longo do tempo.

  4. Bom dia! Me chamo Carla, e gostaria de saber minha acuidade visual de acordo com a receita do óculos. Para longe as informações são -1,75, cilíndrico -2,5 no olho direito, com eixo 180 e no olho esquerdo -6,0, -2,75 e eixo 160. Saberia me informar se acuidade visual no olho esquerdo é 20/70 ou maior?

    1. Oi, Carla! Tudo bem?

      Esse tipo de informação somente seu oftalmologista pode te orientar, pois ele é o único profissional capacitado para explicar qualquer divergência e dúvida que você tiver nessas situações.

      Normalmente quando você vai ao oftalmo, ele verifica a sua acuidade visual e se você tem algum problema mais grave, você é orientada para o procedimento de tratamento.

      Converse com seu oftalmo e veja o que ele tem a dizer. 😉

  5. Boa tarde,

    Há alguns meses troquei de óculos, mas nunca me adaptei.
    A receita do óculos atual é:
    OE: 0.25 de miopia
    OD: 0.25 de miopia / 1.75 60º de astigm

    Os novos exames deram:
    OE: 0.5 de miopia / 0.5 de astigm.
    OD: 0.5 de miopia / 1.75 50º de astigm

    Li em alguns lugares que esses 10º de diferença no eixo podem deixar um residual de 1/3 de astigmatismo. Isso procede? Falo isso porque a oftalmologista me disse que pouco vai mudar caso eu mude de óculos. O que você acha?

    1. Oi, Adriano! Tudo bem?

      Arredondar o valor do eixo é uma prática que nunca deve ser feita. As lentes devem ser montadas exatamente com a medida que seu oftalmologista prescreveu a você.

      Alterar esse valor afeta consequentemente sua visão, podendo piorar seu problema de visão.

      Converse com seu oftalmologista e peça uma nova recomendação a ele.

      Qualquer dúvida, estamos aqui 🙂

  6. Oi eu peguei o óculos ontem de tarde e o médico falo q eu to com isso
    E é 1 grau no esquerdo e no direito
    Queria saber pq to enchergando meio borrado de longe
    E normal pois nunca usei óculos tambem
    Sim estou me sentindo meio culpada pq acho que devo tar enchergando mas na consulta pareceu q eh nao estava.

    1. Oi, Viviane!

      Tudo bem?

      Olha, é normal sentir alguns sintomas no período de 7 a 10 dias, principalmente se você nunca usou óculos.
      Temos um artigo aqui no Blog que falamos sobre esse período de adaptação e alguns sintomas presentes: https://lenscope.com.br/blog/quanto-tempo-leva-pra-acostumar-com-oculos-novo/

      Caso tenha passado desse período, recomendamos que volte ao seu oftalmologista e explique para ele o que está acontecendo.

      E, qualquer dúvida, pode contar com a gente! 🙂

  7. Olá! Eu gostaria de saber as implicâncias de usar uma lente de contato com o eixo diferente. Pois no site só tem as opções 160º e 170º e o eixo do meu grau é 165º. E se for o caso, qual seria menos prejudicial para a visão?

    1. Oi, Julia! Tudo bem?

      Nunca procure arredondar o valor do eixo do astigmatismo da sua receita, pois qualquer alteração não prescrita pelo seu médico afeta diretamente sua visão, podendo agravar sua dificuldade de enxergar.

      Antes de realizar a compra, entre em contato com o site ou a loja e explique o que está acontecendo ao atendente.

      Qualquer coisa, estamos aqui! 🙂

    1. Oi, Elias! Como vai? 🙂

      Existe um período de adaptação com o óculos que leva de 7 a 10 dias. Caso tenha passado desse período, recomendamos que você volte ao seu oftalmo e explique os sintomas que está sentido.

      Dessa maneira, ele pode fazer um diagnóstico completo sobre qualquer desconforto que está passando. Portanto, não hesite em voltar ao seu médico. 😉

      Abraços!

    1. Olá, Kelton! Tudo bem?

      Existe um período de adaptação com o óculos de 7 a 10 dias. Caso tenha passado desse período, o ideal é que você retorne ao seu oftalmo e explique o que os sintomas que está passando.

      Recomendamos também que volte ao seu oftalmo sempre que pegar seu novo óculos, assim ele pode verificar se toda medida, e montagem foi feita corretamente.

      Qualquer dúvida, estamos aqui 🙂

  8. Boa tarde, fui no oftalmologista e no cilíndrico foi informado -1,00 para o olho direito e -0,75 para o olho esquerdo, porém, as duas lentes de contato vieram como -0,75 .
    Entrei em contato com a doutora e ela disse que não fabricam lentes como estava na receita, é certo isso?

    1. Oi, Renan! Como vai?

      Para casos de lentes de contato, existe um cálculo que somente o oftalmo faz. A partir desse resultado, ele define se pode ou não ser arredondado.
      Porém, cabe o profissional decidir por qual grau é ideal para você 😉

      Por isso, óculos de grau acaba sendo a melhor opção o seu grau é colocado exatamente de acordo com sua necessidade, evitando qualquer desconforto que possa enfrentar com as lentes de contato.

      Se quiser conhecer mais sobre as nossas lentes, veja aqui: https://lenscope.com.br/nossas-lentes

      Qualquer dúvida, conte conosco 😀

  9. Boa tarde, fiz uma consulta para receita de lentes de contato e constou no cilindro -0,75 no olho direito e -1,00 no olho esquerdo. Só que as duas lentes vieram como -0,75 cilindro. Entrei em contato com a doutora e ela disse que é assim mesmo e não fazem as lentes como na receita, está certo isso?

    1. Oi, Renan! Como vai?

      Para casos de lentes de contato, existe um cálculo que somente o oftalmo faz. A partir desse resultado, ele define se pode ou não ser arredondado.
      Porém, cabe o profissional decidir por qual grau é ideal para você 😉

      Por isso, óculos de grau acaba sendo a melhor opção o seu grau é colocado exatamente de acordo com sua necessidade, evitando qualquer desconforto que possa enfrentar com as lentes de contato.

      Se quiser conhecer mais sobre as nossas lentes, veja aqui: https://lenscope.com.br/nossas-lentes

      Qualquer dúvida, estamos aqui! 😀

  10. Olá goetgost de saber qual grau foi indocsfo para mim pois não entendo nada… Minha receita está asism ..
    Para longe | esférico |cilíndrico
    O.D . _____ -,50
    O.E . -,50. -1,75
    E o eixo dos dois deu 180 ….
    Qual grau eu tenho .. 1 Ou 2 me explique por favor

    1. Oi, Fernanda! 🙂

      Vamos te ajudar!

      Antes de tudo O.D. significa “olho direito” e O.E. significa “olho esquerdo”.

      A coluna “esférico” da sua receita se estiver preenchida, significa que você tem miopia ou hipermetropia. O que define o tipo de problema é o sinal. Se positivo (+), será hipermetropia. Se for negativo (-), será miopia.
      Em seu olho esquerdo, o grau esférico não está preenchido então você não possui miopia ou hipermetropia 😉 Já em seu olho direito apresenta 0.50 de miopia (pois o sinal está negativo).

      Se o grau cilíndrico estiver preenchido, significa que você tem astigmatismo. O grau cilíndrico vem acompanhado do eixo, pois o eixo é a localização do astigmatismo em seu olho. Esse eixo varia de 0 a 180 graus.

      Em sua receita está preenchida com -0.50 de astigmatismo no olho direito e -1.75 no olho direito com a localização do eixo em 180 graus.

      Simplificando, Fernanda, você possui -0.50 de astigmatismo no eixo de 180 graus no olho direito e -0.50 de miopia com -1.75 de astigmatismo localizado no eixo de 180 no olho esquerdo.

      Espero ter ajudado! Qualquer dúvida, conte conosco 😉

    1. Olá, Emilly tudo bom?
      É sim, principalmente se o grau de um olho for diferente do outro e também se o grau do eixo for diferente. 🙂
      Você consegue reduzir a espessura das lentes escolhendo uma lente de alto índice de refração e também escolhendo armações menores. Temos um artigo que pode te ajudar 🙂 https://lenscope.com.br/blog/como-reduzir-espessura-oculos-e-ter-lentes-mais-finas/
      Qualquer dúvida que tiver, estamos aqui! 🙂

    1. Oi, Marcia!

      O grau cilíndrico acompanha o eixo, ou seja, as duas colunas devem estar preenchidas, pois o eixo é a localização do astigmatismo no seu olho.
      Recomendamos que volte ao seu oftalmo para conferir sua receita 😉

      Caso queira enviar sua receita para lhe ajudarmos, é só enviar para ajuda@lenscope.com.br

    1. Oi, Fabiana!

      Tudo bem?

      Na verdade, o eixo do astigmatismo na sua receita indica a localização do astigmatismo no seu olho.
      Esse eixo varia de 0 a 180 graus, ele não tem nenhuma ligação com estrabismo 😀

  11. Meu filho tem 8anos e foi ao oftalmologista descubrimos q tem astgmatismo alto
    Já fizemos o óculos ficou perfeita as lentes finas e óculos leve .
    Hj é o segundo dia que está usando o óculos e ele não está tendo nem enjoo e nem tontura diz q está enxergando tudo bem perto …. A única reclamação foi que ao sair na rua diz que ao andar tem a sensação de degraus … Isso é normal ?!

    1. Oi, Aline!

      Tudo bem?

      É normal sentir alguns sintomas como esse que descreveu e podem estar relacionados ao período de adaptação dos óculos. Costuma levar até 7 dias corridos para a perfeita adaptação dos novos óculos.

      Dessa forma, o ideal é que você tente usar o óculos durante esse período a maior quantidade de tempo possível. Caso o sintomas não passem, nós recomendamos que você leve o óculos para o mesmo oftalmo que prescreveu a receita do seu filho para que o médico faça a conferência do grau da lente e checar se está tudo certo. 🙂

  12. Boa tarde!Tenho astigmatismo e miopia,comecei a usar lentes multi focais,quando estava praticamente adaptado a armação quebrou, pela garantia troquei a armação,estou sentindo um pouco de dificuldade no olho direito novamente (pois usei por um dia o óculos anterior),É possível a armação nova ter tirado um pouco do eixo?Obrigado

    1. Olá, Rodrigo!

      Como você mudou de óculos, nós recomendamos que você leve o óculos para o mesmo oftalmo que prescreveu sua receita para ele fazer a conferência do grau da lente e checar se está tudo certo.

      Alguns sintomas que você descreveu também podem estar relacionados ao período de adaptação dos óculos. Costuma levar até 7 dias corridos para a perfeita adaptação dos novos óculos.

      Dessa forma, o ideal é que você tente usar o óculos durante esse período a maior quantidade de tempo possível sem usar seu óculos antigo.

      Qualquer dúvida, estamos aqui 😀

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Nós utilizamos a tecnologia a nosso favor e oferecemos uma experiência inovadora para você comprar as lentes para seus óculos sem sair de casa! E o melhor de tudo? Podendo ter as melhores lentes do mercado sem gastar uma fortuna para isso.

Pin It on Pinterest