Como o grau do eixo do astigmatismo afeta a espessura da sua lente?

eixo do astigmatismo
  • por
4.3
(109)

Se além de um alto grau de miopia, você tem astigmatismo, sabia que o grau do eixo do astigmatismo também influencia bastante na espessura da lente do seu óculos? Veja a seguir quais são os valores que contribuem para você ter lentes mais grossas nas bordas do óculos.

Como saber se você tem astigmatismo?

Se na receita do seu óculos as colunas de cilíndrico e eixo estão preenchidas, significa que você também tem astigmatismo. No entanto, o grau de astigmatismo maior que 2 já pode influenciar na espessura do seu óculos.

O Grau cilíndrico é responsável por indicar se você tem ou não astigmatismo. Então, se sua receita tem o grau “cilíndrico”ou “cilindro” preenchido, você tem astigmatismo. Se não tiver, você não tem! 

Dessa forma, quando o grau cilíndrico estiver preenchido, automaticamente eixo na receita de óculos também deve estar para indicar em que posição deve ser corrigido o seu problema.

eixo de astigmatismo

Exemplo de receita de óculos indicando que o paciente tem astigmatismo em ambos os olhos

O grau do eixo do astigmatismo que deixa suas lentes mais grossas

O eixo nada mais é que a localização do grau de astigmatismo na córnea do olho. Caso o seu eixo esteja entre 0 e 25 graus, ou entre 165 e 180 graus, as lentes dos seus óculos serão mais grossas na parte superior e inferior do óculos e mais finas nas têmporas (nas laterais das lentes). Inclusive, esse é um dos melhores casos para a estética do óculos. Isso porque geralmente olhamos os óculos lateralmente para verificar a espessura.

Já quando o eixo é compreendido entre 70 e 110 graus, ou bem próximo de 90 graus, a tendência é que as lentes fiquem grossas nas têmporas (nas laterais das lentes). Além disso, isso vale para qualquer tipo de lente utilizada.

eixo de astigmatismo

Saiba qual grau de astigmatismo é considerado forte

Há diferentes graus de astigmatismo, entre eles: baixo, médio e alto. Confira a classificação de cada um:

  • Astigmatismo baixo: de 0 a – 2 graus;
  • Astigmatismo médio: de – 2 a – 4 graus;
  • Astigmatismo alto: acima de – 4 graus.

Como deixar as lentes do óculos com astigmatismo finas?

Se você tem mais de 2 graus de astigmatismo, independente do valor do eixo e busca lentes mais finas, atente-se para o índice de refração das lentes. Isso porque o ideal é que você escolha por lentes com alto índice de refração.  Dessa maneira, quanto maior for o índice de refração da lente, mais finas elas irão ficar. 

Além disso, evite usar armações muito grandes, se você tiver um alto grau de astigmatismo. Nesse sentido, armação de óculos maior provoca um efeito indesejado em quem tem alto grau, podendo resultar em um óculos fundo de garrafa. 

Outra dica é procurar por armações de aro fechado e bordas espessas. Dessa maneira, o próprio material da armação ajuda a disfarçar o contorno da borda da lente na armação.  Confira quais são as melhores opções de óculos para seu grau de astigmatismo.

Olha só a imagem a seguir mostrando as diferentes espessuras de lentes de acordo com cada material que existe.

lentes de óculos para astigmatismo

Comparação de espessura, peso, resistência e preço entre diferentes tipos de lentes para óculos

 Descubra as lentes de óculos ideais para o seu grau de astigmatismo

Dependendo do seu grau de astigmatismo, estilo de vida e o que você procura em um óculos, as opções para lentes para tratar astigmatismo são variadas, uma vez que elas são feitas de diferentes tipos de material. As principais lentes para astigmatismo até 2 graus são as Lentes Lenscope Poli 1.59, as lentes mais resistentes para o seu dia a dia.  Para alto grau,  você encontra em nosso site as Lentes Lenscope LensAI 1.74. Lentes de alto índice de refração, superfinas.

Como somos uma health tech que faz uso da tecnologia e inovação para transformar o processo de compra de lentes para óculos no Brasil, nós desenvolvemos um orçamento totalmente online e gratuito para você descobrir o quanto irá economizar ao comprar lentes de qualidade, sem precisar sair de casa.  

orçamento

Aproveite a visita e assine nossa newsletter, assim você não perde nenhuma novidade.

Atualizado em 23/08/2021.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 109

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Loading comments...