Como recuperar a visão

Como recuperar a visão: terapia genética ajuda homem cego a voltar a enxergar

0
(0)

Já pensou se a medicina descobrisse uma forma de como recuperar a visão totalmente ou parcialmente? A princípio, isso já é possível. 

Equipes de cientistas franceses, suíços e americanos, restauraram parcialmente a visão de um homem cego através da terapia genética, e agora ele consegue  identificar formas de imagens borradas.

A técnica combina terapia optogenética e estimulação luminosa, e pela primeira vez conseguiu a recuperação parcial da visão de um homem.

O paciente de 58 anos, é cego por uma doença hereditária dos olhos, chamada retinopatia pigmentosa. A doença destrói as células fotorreceptoras da retina.

Dessa maneira, a doença causa uma perda progressiva da visão que, de modo geral, evolui para a cegueira, como é o caso, por exemplo, do glaucoma

Vamos então, entender melhor sobre esse caso curioso?

Terapia genética ajuda homem cego a recuperar a visão: Entenda o caso

A equipe de pesquisa, alterou geneticamente as células ganglionares da retina para se tornarem sensíveis à luz. 

O caso do homem, com a doença degenerativa, decompõe as células que absorvem e convertem a luz em sinais cerebrais.

O homem de 58 anos, usando óculos especiais, passou da cegueira total para a parcial. 

Hoje ele diz reconhecer objetos como cadernos, caixas de grampos, copos de vidro e até as listras de uma faixa de pedestres.

O pesquisador principal, Dr. José-Alain Sahel, presidente de oftalmologia da Universidade de Pittsburgh, disse a uma revista que esse é o primeiro paciente que tem uma melhora através da terapia optogenética.

A estrutura da retina humana é descrita como invertida de modo que, os fotorreceptores detectores de luz estão na parte posterior da retina, ao passo que células ganglionares na frente transmitem informações visuais dos fotorreceptores para o cérebro através do nervo óptico.

Portanto, a terapia da optogenética faz alterações genéticas nas células de modo que elas produzam proteínas sensíveis à luz, chamadas canal rodopsinas.

Em conclusão, neste caso, os pesquisadores usaram a optogenética transformando a camada superior das células ganglionares fotossensíveis, contornando a camada inferior não funcional dos fotorreceptores.

Só para ilustrar, os pesquisadores injetaram no olho do homem um vírus do resfriado oco contendo o código genético para um canal-rodopsina, chamado Crimson R, que detecta a luz âmbar.

Logo após cinco meses, como tempo de aceitação e adaptação da alteração genética, o homem passou a usar um óculos especial que projetava imagens visuais na retina, em comprimentos de onda de luz âmbar.

Desse modo o homem treinava com os óculos de proteção, entretanto, após sete meses de treinamento ele relatava sobre os sinais de melhora visual.

Que tipo de cegueira foi tratada

A princípio, a retinite pigmentosa (RP) é uma doença progressiva, hereditária, monogênica e rara, causada por mutações em mais de 71 genes diferentes.

A doença afeta mais de 2 milhões de pessoas em todo o mundo, no entanto, há por exceção uma terapia de substituição gênica para uma forma de PR de início precoce causada por mutação no gene RPE65.

Atualmente, não existe terapia aprovada para a PR. O paciente foi diagnosticado com retinite pigmentosa há 40 anos.

Conforme ele começou o experimento da terapia, ele podia sentir apenas a luz do ambiente – se havia luz ou não.

Métodos de como recuperar a visão: combinação de óculos especiais e injeções

A princípio, os métodos usados na recuperação da visão do paciente, foi a combinação de óculos especiais e algumas injeções.

Assim, o estudo provou que a injeção de vetor de terapia gênica de expressão de sensor opto genético, junto ao uso de óculos estimulantes de luz, especialmente projetados para incentivar o olhar, cria uma visão parcial.

Nesse hiato, sete meses após o início do ‘treinamento visual’, o paciente reconhecia alguns objetos.

Pesquisadores do estudo, dizem que o treinamento ensina o paciente “a ter consciência da direção do seu olhar, controlando os movimentos dos olhos para olhar diretamente para o feixe de luz projetado pelos óculos”.

Em outras palavras, os óculos projetavam luz direto nos olhos, entretanto, antes da fase de luz e uso dos óculos, foram aplicadas injeções.

O que foi injetado

Um vírus foi usado, com a finalidade de levar o cérebro a construir canais sensíveis à luz. A proteína injetada, sensível à luz âmbar, faz o vírus levar a proteína diretamente na retina.

Esse processo é um pouco semelhante às vacinas, de modo que o material bom é entregue através de um vírus, que provoca o sistema imunológico criando uma resposta positiva e útil.

Desse modo, o cérebro aprende uma nova linguagem, diz o oftalmologista da Universidade de Basel e coautor do novo estudo, Botond Roska.

Logo após, a equipe colocou objetos em uma mesa branca na frente do paciente, e pediu-lhe que ele apontasse onde eles estavam.

Após a melhora da visão, objetos maiores eram  mais fáceis de serem identificados pelo paciente.

A equipe agora vai construir óculos de proteção mais leves e menos incômodos. Assim, o estudo mostra como são os resultados em outros pacientes.

Entretanto, uma terapia gratuita que tem como objetivo recuperar a visão em casos de cegueira, está distante, mas está parcialmente mais próxima do que nunca.

Acompanhe mais novidades sobre tratamentos para recuperar a visão

Viu que notícia boa? Estamos cada dia mais próximos de conquistar a recuperação da visão parcial, em casos de doenças degenerativas que levam à cegueira.

Nós da Lenscope, trazemos para você conteúdos diários sobre a saúde dos olhos, tratamentos, como recuperar a visão, manter e preservá-la.

Agora, caso você não saiba como cuidar dos seus olhos, e quer saber como está a saúde deles, visite um oftalmologista regularmente. 

Realize testes de visão frequentes para acompanhar as possíveis mudanças em seus olhos. 

A propósito, agora é possível fazer testes de visão de forma totalmente gratuita e online sem sair de casa.

Pois, nós da Lenscope desenvolvemos um teste de visão com tecnologia exclusiva, onde você consegue testar seus olhos em apenas 3 passos simples e rápidos.

Portanto, comece agora mesmo a cuidar da sua saúde ocular. Se você ficou com alguma dúvida sobre essa matéria de como recuperar a visão, deixe nos comentários!

Conta pra gente se você já sabia sobre essa excelente notícia, aproveite e faça o nosso teste de visão agora mesmo!

como recuperar a visão - teste de visão

Fontes:

Webmd.com

openaccessgovernment.org

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *