Como recuperar a visão: terapia genética ajuda homem cego a voltar a enxergar

Como recuperar a visão
  • por
5
(1)

Já pensou se a medicina descobrisse uma forma de como recuperar a visão totalmente ou parcialmente? A princípio, isso já é possível. 

Equipes de cientistas franceses, suíços e americanos, restauraram parcialmente a visão de um homem cego através da terapia genética, e agora ele consegue  identificar formas de imagens borradas.

A técnica combina terapia optogenética e estimulação luminosa, e pela primeira vez conseguiu a recuperação parcial da visão de um homem.

O paciente de 58 anos, é cego por uma doença hereditária dos olhos, chamada retinopatia pigmentosa. A doença destrói as células fotorreceptoras da retina.

Dessa maneira, a doença causa uma perda progressiva da visão que, de modo geral, evolui para a cegueira, como é o caso, por exemplo, do glaucoma

Vamos então, entender melhor sobre esse caso curioso?

Terapia genética ajuda homem cego a recuperar a visão: Entenda o caso

A equipe de pesquisa, alterou geneticamente as células ganglionares da retina para se tornarem sensíveis à luz. 

O caso do homem, com a doença degenerativa, decompõe as células que absorvem e convertem a luz em sinais cerebrais.

O homem de 58 anos, usando óculos especiais, passou da cegueira total para a parcial. 

Hoje ele diz reconhecer objetos como cadernos, caixas de grampos, copos de vidro e até as listras de uma faixa de pedestres.

O pesquisador principal, Dr. José-Alain Sahel, presidente de oftalmologia da Universidade de Pittsburgh, disse a uma revista que esse é o primeiro paciente que tem uma melhora através da terapia optogenética.

A estrutura da retina humana é descrita como invertida de modo que, os fotorreceptores detectores de luz estão na parte posterior da retina, ao passo que células ganglionares na frente transmitem informações visuais dos fotorreceptores para o cérebro através do nervo óptico.

Portanto, a terapia da optogenética faz alterações genéticas nas células de modo que elas produzam proteínas sensíveis à luz, chamadas canal rodopsinas.

Em conclusão, neste caso, os pesquisadores usaram a optogenética transformando a camada superior das células ganglionares fotossensíveis, contornando a camada inferior não funcional dos fotorreceptores.

Só para ilustrar, os pesquisadores injetaram no olho do homem um vírus do resfriado oco contendo o código genético para um canal-rodopsina, chamado Crimson R, que detecta a luz âmbar.

Logo após cinco meses, como tempo de aceitação e adaptação da alteração genética, o homem passou a usar um óculos especial que projetava imagens visuais na retina, em comprimentos de onda de luz âmbar.

Desse modo o homem treinava com os óculos de proteção, entretanto, após sete meses de treinamento ele relatava sobre os sinais de melhora visual.

Que tipo de cegueira foi tratada

A princípio, a retinite pigmentosa (RP) é uma doença progressiva, hereditária, monogênica e rara, causada por mutações em mais de 71 genes diferentes.

A doença afeta mais de 2 milhões de pessoas em todo o mundo, no entanto, há por exceção uma terapia de substituição gênica para uma forma de PR de início precoce causada por mutação no gene RPE65.

Atualmente, não existe terapia aprovada para a PR. O paciente foi diagnosticado com retinite pigmentosa há 40 anos.

Conforme ele começou o experimento da terapia, ele podia sentir apenas a luz do ambiente – se havia luz ou não.

Métodos de como recuperar a visão: combinação de óculos especiais e injeções

A princípio, os métodos usados na recuperação da visão do paciente, foi a combinação de óculos especiais e algumas injeções.

Assim, o estudo provou que a injeção de vetor de terapia gênica de expressão de sensor opto genético, junto ao uso de óculos estimulantes de luz, especialmente projetados para incentivar o olhar, cria uma visão parcial.

Nesse hiato, sete meses após o início do ‘treinamento visual’, o paciente reconhecia alguns objetos.

Pesquisadores do estudo, dizem que o treinamento ensina o paciente “a ter consciência da direção do seu olhar, controlando os movimentos dos olhos para olhar diretamente para o feixe de luz projetado pelos óculos”.

Em outras palavras, os óculos projetavam luz direto nos olhos, entretanto, antes da fase de luz e uso dos óculos, foram aplicadas injeções.

O que foi injetado

Um vírus foi usado, com a finalidade de levar o cérebro a construir canais sensíveis à luz. A proteína injetada, sensível à luz âmbar, faz o vírus levar a proteína diretamente na retina.

Esse processo é um pouco semelhante às vacinas, de modo que o material bom é entregue através de um vírus, que provoca o sistema imunológico criando uma resposta positiva e útil.

Desse modo, o cérebro aprende uma nova linguagem, diz o oftalmologista da Universidade de Basel e coautor do novo estudo, Botond Roska.

Logo após, a equipe colocou objetos em uma mesa branca na frente do paciente, e pediu-lhe que ele apontasse onde eles estavam.

Após a melhora da visão, objetos maiores eram  mais fáceis de serem identificados pelo paciente.

A equipe agora vai construir óculos de proteção mais leves e menos incômodos. Assim, o estudo mostra como são os resultados em outros pacientes.

Entretanto, uma terapia gratuita que tem como objetivo recuperar a visão em casos de cegueira, está distante, mas está parcialmente mais próxima do que nunca.

Acompanhe mais novidades sobre tratamentos para recuperar a visão

Viu que notícia boa? Estamos cada dia mais próximos de conquistar a recuperação da visão parcial, em casos de doenças degenerativas que levam à cegueira.

Nós da Lenscope, trazemos para você conteúdos diários sobre a saúde dos olhos, tratamentos, como recuperar a visão, manter e preservá-la.

Agora, caso você não saiba como cuidar dos seus olhos, e quer saber como está a saúde deles, visite um oftalmologista regularmente. 

Realize testes de visão frequentes para acompanhar as possíveis mudanças em seus olhos. 

A propósito, agora é possível fazer testes de visão de forma totalmente gratuita e online sem sair de casa.

Pois, nós da Lenscope desenvolvemos um teste de visão com tecnologia exclusiva, onde você consegue testar seus olhos em apenas 3 passos simples e rápidos.

Portanto, comece agora mesmo a cuidar da sua saúde ocular. Se você ficou com alguma dúvida sobre essa matéria de como recuperar a visão, deixe nos comentários!

Conta pra gente se você já sabia sobre essa excelente notícia, aproveite e faça o nosso teste de visão agora mesmo!

como recuperar a visão - teste de visão

Fontes:

Webmd.com

openaccessgovernment.org

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *