Como saber o formato do meu rosto? Veja como descobrir o seu

Como saber o formato do meu rosto
  • por
4.5
(8)

Já parou para reparar que existem vários tipos de formatos de rosto? E que saber qual é o seu tipo te ajuda a escolher o formato de armação que mais harmoniza com você?  Afinal, como saber o formato do meu rosto? Se você já fez essa pergunta e ainda não sabe a resposta, você está no artigo certo. 

como saber o formato do meu rosto - tipos de formatos de rosto

Principais tipos de formato de rosto

Como saber formato do seu rosto: fazendo medições

Uma das formas mais confiáveis e tradicionais para você descobrir o formato do seu rosto é a partir de suas medidas. Vamos te mostrar como.

Primeiramente, você vai precisar de uma fita métrica flexível – daquelas facilmente encontradas em casas de costura. Então, se você tem cabelo comprido, faça um coque ou rabo-de-cavalo para que seu cabelo não te atrapalhe durante a medição. Estas são as medidas importantes para descobrir o formato do rosto: tamanho da testa, bochechas (maçãs do rosto), mandíbula e comprimento do rosto.

Importante: nunca use régua retrátil ou trena (usadas normalmente para medir paredes e móveis)! Ela pode escapar das mãos e atingir acidentalmente seu rosto, causando lesões graves. Também não se esqueça de anotar todas as medidas durante o processo. Vamos começar?

1. Como saber o formato da testa

Para obter essa medida, a fita ou régua deve estar posicionada no meio da testa. Ou seja, acima da sobrancelha e abaixo da linha superior do cabelo.

2. Como saber o formato das bochechas

A medida das maçãs do rosto é simples: está geralmente localizada abaixo dos cantos externos dos olhos. Por isso, a fita deve encostar no rosto.

3. Como saber o formato da mandíbula

Agora, faça a medida da sua mandíbula de um lado ao outro.

4. Como saber o comprimento do rosto

Coloque a fita métrica no ponto central da linha do cabelo, até a ponta do queixo. Caso você seja careca, faça uma suposição de onde a linha do cabelo estaria.

Tendo essas medidas, você pode checar os formatos abaixo e comparar em qual delas suas medidas se encaixam. Vamos descobrir qual seu formato de rosto?

  • Rosto redondo

No formato de rosto redondo as medidas da maçã do rosto e de comprimento do rosto são bem parecidas (sendo que a curva da mandíbula é mais sutil). Desta forma, este tipo de rosto não possui linhas retas.

como saber o formato do meu rosto - formato redondo

  • Rosto oval

O rosto oval é mais alongado, ou seja, a medida do comprimento é maior que a largura das bochechas, e o queixo tem o formato mais arredondado, com curvas suaves.

como saber o formato do meu rosto - formato oval

  • Rosto quadrado

As medidas do rosto quadrado, no geral, são bem parecidas: testa, maçã do rosto e maxilar (queixo). Além disso, a mandíbula é bem definida e mais quadrada.

como saber o formato do meu rosto - formato quadrado

  • Rosto diamante

 No rosto diamante, a medida da bochecha é a maior, e a do queixo (mandíbula) e testa são menores. Ainda, é de se notar que o queixo é mais pontudo.

como saber o formato do meu rosto - formato diamante

  • Rosto triangular/coração

O formato de rosto de coração/triangular possui testa mais larga, maçãs do rosto mais altas e queixo mais estreito. Além disso, a linha do comprimento do rosto é maior que a linha da largura das maçãs do rosto.

como saber o formato do meu rosto - rosto triangular

Como saber o formato do seu rosto totalmente online

Dá um trabalho medir manualmente o rosto, não é mesmo? A boa notícia é que nós da Lenscope desenvolvemos uma tecnologia inovadora e trouxemos uma ferramenta online gratuita para você descobrir qual formato do seu rosto a partir da câmera do seu celular ou webcam.

Ou seja, em poucos passos você descobre qual tipo do seu rosto e ainda recebe dicas personalizadas para você escolher a armação certa para o formato e tamanho de rosto.

Conheça os principais formatos de rosto que existem

Os principais formatos de rosto são: rosto quadrado, oval, redondo, rosto coração/triangular, tipo diamante e rosto retangular/oblongo. Mas você sabia que dependendo do formato do seu rosto, existem armações que harmonizam mais com você? O formato de armação que você escolhe  pode valorizar características ou linhas de seu rosto. 

Por isso, é importante descobrir seu tipo de rosto antes de comprar um novo óculos. Dessa forma, você pode escolher uma armação que destaque as características que você mais gosta e harmonize melhor com seu rosto. Como você já descobriu alguns métodos para saber o formato do seu rosto, vamos para as dicas de quais armações usar ou evitar.

Rosto Quadrado

O rosto quadrado é marcado por medidas parecidas e mandíbula bem definida, com linhas retas. Por isso, o ideal é escolher armações ovais ou redondas, pois suas curvas trazem equilíbrio e suavidade para as linhas retas do rosto quadrado. Entretanto, recomendamos que evite armações com linhas retas, como quadradas e retangulares, pois evidenciam ainda mais o formato definido da mandíbula.

Rosto Oval

Esse formato de rosto é marcado pelo formato alongado e linhas suaves, com a mandíbula mais arredondada. Em outras palavras, trata-se de um tipo de rosto bem versátil quando o assunto são tipos de armações. Por causa das linhas retas do comprimento do rosto com as curvas arredondadas do queixo, óculos redondos, gatinho e Wayfarer harmonizam bem. Ainda assim, se você tem rosto oval e não quer ter seu rosto destacado, evite armações ovais.

Rosto Redondo

O rosto redondo é marcado por medidas parecidas, mas, diferente do rosto quadrado que possui as linhas da mandíbula bem definidas e retas. Além disso, esse tipo de rosto possui linhas suaves e arredondadas no queixo e mandíbula.

Então, na escolha da armação, aposte por modelos com linhas retas, como os óculos quadrados, retangulares e Clubmaster para harmonizar com as linhas arredondadas do rosto. Entretanto, evite armações com linhas arredondadas, como modelos redondos e ovais.

Rosto Coração

O rosto coração ou triangular possui testa larga, com medidas que vão afinando da testa até chegar ao queixo mais estreito. Recomendamos armações retangulares, quadradas ou redondas para o rosto triangular. Por outro lado, por ser um tipo de rosto mais alongado, é bom evitar armações muito baixas, como os modelos ovais.

Rosto Diamante

Com testa e queixo mais estreitos, com maçãs do rosto mais largas, o rosto diamante é um tipo bem raro de ser encontrado. Se você tem esse tipo de rosto, recomendamos armações com características mais suaves, como modelos de meio-aro, três peças ou redondas. No entanto, recomendamos que evite armações ovais.

Rosto Retangular

O rosto retangular também é alongado, como o rosto oval. Por outro lado, ele possui linhas bem definidas e quadradas na mandíbula. Por isso, o ideal para esse formato de rosto são armações com linhas suaves, como redondas ou ovais para criar um equilíbrio com as linhas retas do rosto retangular. Então, evite armações de linhas retas, como quadradas e retangulares, pois elas destacam ainda mais o formato do rosto.

Instagram Lenscope [Lentes Lenscope LensAI 1.74 miopia]

Já sabe o formato do seu rosto? Que tal fazer seu próximo óculos?

Agora que você descobriu como saber o formato do seu rosto e leu nossas dicas para a escolha da armação, que tal dar o próximo passo e descobrir como escolher as lentes certas para o seu grau? 

A Lenscope é uma Health Tech que nasceu com o propósito de criar um mundo onde todos possam enxergar com clareza, um par de olhos por vez. Por isso, através da tecnologia e retirando intermediários, levamos para cada vez mais pessoas lentes de qualidade por um preço justo.

Além disso, sabe o melhor? Com um processo compra totalmente online, sem você precisar sair de casa para fazer suas próximas lentes de grau. Então, o que está esperando o que para fazer um orçamento com poucos cliques?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

2 comentários em “Como saber o formato do meu rosto? Veja como descobrir o seu”

    1. Oi, Haroldo. Tudo bem?
      A nossa Ferramenta de Formato de Rosto conta com tecnologia exclusiva desenvolvida pelo time Lenscope. A ferramenta pode ser usada por qualquer pessoa que queira descobrir o formato de rosto de forma prática e assertiva. Entretanto, se tiver dúvidas, entre em contato conosco pelo e-mail para ajuda@lenscope.com.br 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *