Como saber o meu tipo de rosto?

  • por
4.2
(27)

Já vou começar te dando uma dica muito importante: descubra o seu tipo de rosto. Isso te ajuda a escolher o melhor corte de cabelo, a maquiagem perfeita, e até o óculos ideal.

Entretanto, nem todo mundo consegue identificar seu próprio formato de rosto da maneira correta. Mas a regra existe, e é isso que vamos explicar neste artigo! Pegue uma fita métrica (daquelas de costureira mesmo), um caderno e um giz (ou batom) e aprenda agora rapidinho a identificar o seu formato de rosto! Vamos lá?

Método 1: Descobrindo o formato do meu rosto

O primeiro passo é ter uma fita métrica flexível, do tipo que é usado por costureiras. Não se preocupe, é fácil de encontrar esse material em lojas de costura. Caso você tenha cabelos compridos deve prendê-los, de modo que a testa e a lateral do rosto fiquem expostas. Agora, vamos aos 4 passos para descobrir as medidas:

  • Tamanho da testa
  • Das bochechas (maçãs do rosto)
  • Da mandíbula
  • E comprimento do rosto.

Dica antes de começar as medidas: não use régua retrátil (aquelas que usadas para medir larguras grandes como paredes e móveis).  Ela pode escapar das mãos e atingir acidentalmente seu rosto, causando lesões graves! Réguas escolares são válidas desde que sejam flexíveis, pois as de acrílico podem também causar acidentes.

tipo de rosto

Então, depois de escolher o seu material, pegue um lápis e um papel e anote todas as medidas:

1.Tamanho da testa

Para obter essa medida, a fita ou régua deve estar posicionada no meio da testa. Normalmente acima da sobrancelha e abaixo da linha superior do cabelo. Faça essa medida e anote o resultado.

tipo de rosto

2. Tamanho das bochechas

A medida das maçãs do rosto é simples: geralmente está localizada abaixo dos cantos externos dos olhos. A fita deve encostar no rosto.

tipo de rosto

3. Tamanho da mandíbula

Agora, faça a medida da sua mandíbula de um lado lado para o outro.

tipo de rosto

4. Comprimento do rosto

A última medida é simples. Basta colocar a fita métrica no ponto central da linha do cabelo, até a ponta do queixo. Caso você seja careca, faça uma suposição onde a linha do cabelo estaria.

tipo de rosto

Então, viu só como é simples e fácil? Tendo essas medidas você pode analisar nas seguintes opções de formato de rosto:

Rosto redondo:

As medidas da maçã do rosto e de comprimento do rosto são bem parecidas  (sendo que a curva do queixo é mais sutil).

tipo de rosto

Rosto oval:

as medidas da maçã do rosto e do comprimento do rosto são bem parecidas. O rosto é mais longo, ou seja, a medida do comprimento é maior do que a largura das bochechas, e o queixo tem o formato mais arredondado.

tipo de rosto

Rosto quadrado:

As medidas do rosto, no geral, são bem parecidas: testa, maçã do rosto e maxilar (queixo). O queixo é menos pontudo e mais quadrado.

tipo de rosto

Rosto diamante:

A medida da bochecha é a maior, e a do queixo (mandíbula) é a menor, deixando o queixo mais pontudo.

tipo de rosto

Rosto triangular

É o contrário da medida do rosto diamante. As medidas maiores começam no queixo e vão diminuindo de baixo (queixo) pra cima (testa).

tipos de rosto

Rosto retangular/oblongo:

Quem tem o rosto retangular tem o comprimento do rosto maior, e as medidas gerais como a do queixo, maçãs do rosto e testa são bastante semelhantes.

Rosto retangular/oblongo

Rosto coração:

O rosto no formato de coração é característico de testas mais largas com queixo estreito e maçãs do rosto mais altas.

Rosto coração

Método 2: desenhando o tipo de rosto

Essa maneira de saber o formato de rosto é bem simples e vai precisar apenas de:

  • 1 selfie frontal
  • 1 lápis de olho, ou batom, ou giz

Caso você tenha cabelo comprido, prenda-o de forma que toda sua testa e a lateral do seu rosto apareça perfeitamente.

  1. Tire uma foto e imprima.
  2. Com lápis ou caneta, trace os pontos principais do seu rosto:
  • Topo da cabeça
  • Laterais da testa
  • Maçãs do rosto
  • Altura da mandíbula
  • Ponta do queixo

Depois é só contornar e identificar o formato do seu rosto. Veja esse exemplo para te auxiliar:

tipo de rosto

Veja alguns exemplos de modelo de rosto que podem ser identificados:

tipo de rosto

Você pode ver o passo-a-passo completo aqui!

Método 3: descubra o tamanho de rosto pela internet

Hoje em dia, a internet é nossa grande aliada, e com ela tudo fica mais fácil. Existem sites que, analisando sua foto, conseguem identificar seu tipo de rosto e descrever as suas linhas faciais.

Porém, isso só vai funcionar se você tiver uma boa foto – que mostra perfeitamente a parte frontal do seu rosto.

tipo de rosto

Óculos para cada tipo de rosto

E aí, já descobriu o seu tipo de rosto? Agora, é hora de encarar um novo desafio: descobrir o óculos ideal para vocêSabendo o formato do seu rosto, descobrir o modelo é mais simples – e, inclusive, economiza tempo de ficar experimentando vários modelos de óculos na ótica até encontrar aquele que fique perfeito.

Além disso, você consegue ter o melhor dos dois mundos: um modelo bonito e confortável. Por isso, continue acompanhando este artigo e seja certeiro na hora da escolha!

Óculos para rosto redondo

O rosto redondo tem a largura e a altura praticamente iguais. As linhas do maxilar são arredondadas, e os ângulos pouco definidos. As bochechas são a parte mais larga do rosto – e isso que dá a forma arredondada. A diferença de um rosto redondo e de um rosto oval está testa, geralmente pequena.

tipo de rosto

Tipo de rosto redondo

Para esse formato de rosto, o óculos ideal são os de formato de linhas retas, como os modelos retangulares ou quadrados. Isso porque eles vão dar contraste ao formato do seu rosto redondo. Exemplo: modelos como Wayfarer e ou até mesmo o clássico Clubmaster da Ray-ban.

tipo de rosto

Modelos clássicos da marca Ray-ban wayfarer e clubmaster

Rosto Oval

Diferentemente do rosto redondo, o rosto oval possui o formato mais alongado na altura, com o queixo mais pontudo.

tipo de rosto

Rostos ovais

Esse tipo de rosto é adaptável: pode escolher qualquer modelo de óculos, que vai causar uma perfeita harmonização com os traços que você possui! No entanto, os mais escolhidos são os aviator da Ray-ban, ou modelo gatinho.

tipo de rosto

modelos de óculos aviator e gatinho

óculos para rosto quadrado

É o tipo de rosto no qual a testa e a linha do maxilar são aproximadamente da mesma largura. Além disso, o contorno da lateral do rosto forma uma linha reta. A diferença deste para o rosto retangular é que o rosto tem o formato mais alongado, e o queixo mais fino, mas a dica para óculos ideal é a mesma!

tipo de rosto

Rosto quadrado (esquerda) e rosto retangular (direita)

Pelo fato de o rosto ser quadrado, o ideal é usar óculos que tenham formatos mais redondos, pois estes vão destacar os traços característicos do seu rosto. Pode usar o aviador, clubmaster ou wayfarer. Aliás, esses modelos estão cada vez mais criativos e recriados. Abuse no seu novo óculos!

tipo de rosto

Modelos de óculos que caíram no gosto das pessoas: armações transparentes e mais grossas

Óculos para rosto diamante

O formato desse rosto tem a testa menor e o queixo pontiagudo, enquanto as maçãs do rosto são mais salientes. Esse formato é diferente do tipo de rosto coração, pois a testa é mais larga. Veja a comparação:

tipo de rosto

Modelo de rosto diamante (esquerda) e tipo de rosto em formato coração (direita)

Para esse tipo de rosto, é mais indicado óculos com formato maior e redondo ou mesmo o formato gatinho.

tipo de rosto

Modelo de óculos redondo e tartaruga

Rosto triangular

O queixo normalmente é maior, e as medidas do rosto vão diminuindo de baixo para cima. Ou seja, as maçãs do rosto e a testa são menores. A diferença do tipo de rosto de triângulo invertido é que as medidas maiores são na testa, e o rosto vai afinando para o queixo. Veja só a diferença de um rosto triangular e triangular invertido: 

Rosto triangular (esquerda) e rosto triângulo invertido (direita).

Aliás, para os dois casos, óculos arredondados são também uma boa opção – como modelos retrôs, roundmaster e os hexagonais que caíram no gosto das pessoas com modelos mais arredondados.

tipo de grau

Modelo hexagonal (esquerda) e modelo roundmaster (esquerda)

Você também ama modelos de óculos vintage? Então veja aqui onde comprar pelo melhor preço

Modelo de óculos para cada tipo de grau

E você, conseguiu descobriu qual o modelo de óculos ideal? Que tal ver se ele também é bom para o seu grau? Existem algumas dicas que devem ser levadas em consideração, principalmente se você se preocupa com a estética e aparência das lentes dos seus óculos.

tipo de rosto cta instagram

Modelos de óculos até 4 graus

Quem possui até 4 graus de miopia com até 2 graus de astigmatismo tem maior liberdade na escolha da armação.  Os modelos favoritos sempre são os gatinhos e Ray-ban em diversos estilos e cores!

tipo de rosto

Liberdade de escolha na armação para quem tem até 4 graus

Entretanto, vale um aviso: não exagere no tamanho do óculos (ou seja, não pode ser muito grande), pois isso pode impossibilitar a montagem das lentes, dependendo da sua DNP (distância naso-pupilar).

Isso acontece porque porque a armação pode ser maior que o tamanho do bloco da lente para o seu grau. Dessa forma, acaba faltando material da lente para montar a armação do seu óculos. Parece confuso? Mas não é! Entenda a importância da medida da DNP.

A medida da sua armação está na haste do seu óculos, e essa medida é dada em milímetros. Ela que determina se um óculos é maior ou menor (óculos considerados grandes possuem um tamanho de aro maior que 55). Você pode conferir na imagem abaixo a medida do seu óculos:

tipo de rosto

Mais de 4 graus

Para quem tem mais de 4 graus, o cuidado na escolha da armação é muito importante! Isso porque há uma série de combinações importantes para as lentes, para que elas não fiquem com aspecto fundo de garrafa e com a borda evidente. Então, o modelo ideal para quem tem mais de 4 graus são os modelos que contêm armações de aro fechado e bordas mais espessas.

Veja nos exemplos de armações a seguir:

Modelos de óculos de aro fechado. Modelos disponíveis pela Suncode.

Com isso, é possível disfarçar a espessura da lente. Portanto, para manter um efeito adequado para o seu tipo de rosto, é importante evitar armações grandes, como aviadores, esportivos, e do tipo três peças.

tipo de rosto

Evite armações três peças

tipo de rosto

Evite armações esportivas

Esses tipos de armações podem deixar a borda da lente mais evidente e, quanto maior o aro, mais grossas as lentes ficam nas bordas. Existe um cálculo que relaciona o seu grau com o tamanho do aro da armação mais indicado para você.

Nós da Lenscope desenvolvemos uma ferramenta para que você possa consultar de forma gratuita o tamanho e modelo de óculos mais recomendado para o seu grau!  É só acessar o link aqui!

Considerações finais

Mas agora, quero saber de você: já descobriu o seu formato de rosto? Você pôde ver por esse artigo quantas maneiras diferentes existem para descobrir tudo isso, não é? Então, que tal colocar em prática? Faça fazer um dos métodos que apresentamos e escolha o óculos ideal para o seu tipo de rosto!

Para usar um óculos de grau, é importante que ele combine com o formato do seu rosto, e também com o modelo escolhido, que deve ser ideal para o seu tipo de grau.  Assim, você une o melhor conforto e a estética para os seus olhos!

Mas me conte uma coisa… Você já escolheu o seu modelo? Por qual você optou? Conte para a gente nos comentários! E se você não souber bem qual o modelo de óculos de grau ideal para você, lembre-se: nós te ajudamos em poucos minutos com a nossa ferramenta gratuita! Acesse-a.

Você sabia que a Lenscope tem as lentes mais adequadas aos tipos de rosto, e também as lentes mais finas do mundo? Exatamente! E você pode adquirir online, e receber onde você estiver.

orçamento

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 27

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

10 comentários em “Como saber o meu tipo de rosto?”

    1. Oi, Shelle! Que bom contribuir para o seu conhecimento, ficamos muito contentes com o impacto positivo do nosso conteúdo!
      Sempre que precisar, conte conosco!

    1. Olá, Diva! Tudo bem?
      Muito obrigada pelo seu comentário
      Ficamos super contentes em saber que você descobriu o formato ideal do seu rosto Agora é apostar em uma boa armação que você goste e combinar ótimas lentes em seu próximo óculos. O que acha de conhecer o site da Lenscope: https://lenscope.com.br/
      Utilizamos alta tecnologia na confecção das lentes E se precisar de qualquer ajuda, pode entrar em contato através do e-mail ajuda@lenscope.com.br
      Ficaremos felizes em ajudar!

    1. Olá, Flavia! :
      Obrigada pelo seu comentário
      Se o seu rosto tiver o queixo mais largo, o seu rosto pode ser o triângulo, mas se o seu queixo for menor que a mandibula, seu rosto é o diamante
      Aqui na Lenscope temos um guia completo de como escolher seu óculos de grau pela internet com dicas exclusivas que vão te ajudar, como o formato de rosto, de armação e quais são mais compatíveis com o seu grau. Você pode conferir mais em https://vejabem.lenscope.com.br/
      Qualquer dúvida, estamos aqui! 😀

    1. Olá, Ray tudo bem?
      Acabamos de lançar uma nova tecnologia exclusividade Lenscope, inédita no Brasil e no Mundo que escaneia o seu rosto e te diz o formato e tamanho do seu rosto, além de uma série de ficas pra você escolher a melhor armação pra você
      É só acessar em https://formatoderosto.lenscope.com.br/
      Depois conta aqui pra gente o que achou

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *