Como saber o tamanho do óculos

tamanho do óculos
  • por
4.5
(158)

Você sabia que o tamanho dos óculos não é padrão? Cada óculos tem seu próprio tamanho, para haver um melhor encaixe em cada tipo de rosto.  O número que vem antes do símbolo ▭ indica o tamanho do aro da armação. O segundo indica o tamanho da ponte. E, o último, 140, indica o comprimento da haste da armação. Dessa forma, o tamanho do óculos do exemplo acima é da seguinte forma:

  • Tamanho do aro: 54 mm.
  • Tamanho da ponte: 15 mm.
  • Comprimento das hastes: 140 mm.

Como saber o tamanho do óculos?

Caso você use óculos, repare que, em uma das hastes, há uma sequência de 3 números. Essa sequência é muito importante porque, além de informar sobre o código e modelo do seu óculos, também informam seu tamanho. Para exemplificar, imagine que a sequência de 3 números descritos da seguinte forma: 54 ▭15 140. São esses os números que indicam o tamanho do seu óculos. E, um detalhe importante, as medidas são dadas em milímetros (mm).

 

O que cada número indica?

Veja um exemplo abaixo indicando onde ficam esses números que indicam o tamanho do seu óculos.

As medidas do óculos são encontradas nas hastes da armação.

 Medida do aro: saiba se sua armação é grande ou pequena

Se você possui mais de 4 graus de miopia ou hipermetropia, essa é a medida mais importante para você considerar, pois ela influencia bastante no resultado final da espessura das lentes e do aspecto fundo de garrafa. Então, se você tem miopia ou hipermetropia em graus mais elevados, armações de tamanho de aro menores são as mais  indicadas. Veja um exemplo da medida do aro na imagem abaixo: 

Tamanho da ponte: influência na centralização do óculos no rosto

O tamanho da ponte é importante para que o óculos acomode-se bem no seu nariz. Evite escolher óculos que tenha essa medida grande, pois pode prejudicar a centralização do óculos em seu rosto. Para exemplificar, confira a medida do tamanho da ponte na imagem abaixo:

Tamanho das hastes: garante o encaixe no seu rosto

Já a haste ajuda no encaixe do óculos no rosto. Por isso, dê preferência para modelos em que a haste se encaixe na orelha. Isto é, hastes muito longas vão fazer seu óculos cair e, as muito curtas, fazem com que o óculos fique apertado em seu rosto.

Uma dica importante: se você está pensando em comprar sua nova armação pela internet, saber as medidas do seu óculos podem te ajudar a encontrar o óculos perfeito e ainda economizar muito mais.

VER AGORA

Por que saber o tamanho do seu óculos é importante?

Saber o tamanho do seu óculos te ajuda a encontrar o óculos perfeito para o seu rosto e para a sua necessidade. Afinal, os óculos são a moldura de suas lentes e fundamentais para você ter a melhor versão do seu companheiro de todas as horas.

 Mas caso você não encontre essas medidas em sua armação, não se preocupe. Você pode medir o tamanho do óculos com o auxílio de uma régua, posicionando-a nas regiões que quiser saber as medidas como mostramos nas ilustrações ao longo deste artigo.

Veja o tamanho ideal de armação de acordo com o seu grau

O que quase ninguém te conta é que o tamanho da armação influencia no resultado final do seu óculos. Ou seja, se você tem mais de 4 graus de miopia ou hipermetropia, escolher armações muito grandes pode deixar os seus óculos mais grossos, com o  efeito fundo de garrafa ou olho-de-boi. Acesse nosso guia completo para você ter óculos de grau mais fino.

Experimente uma nova maneira de comprar lentes para seu óculos

Depois que encontrar a armação perfeita para você, que tal experimentar uma nova maneira de comprar suas lentes? Nós, da  Lenscope, somos uma Health Tech que utiliza tecnologia e inovação para levar informações sobre saúde visual e lentes para óculos de grau por um ótimo custo benefício. Por isso, as nossas lentes vêm com todos os tratamentos essenciais já inclusos, sem precisar pagar a mais por isso e ainda sem precisar perder tempo indo levar e buscar seu óculos.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 158

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Marcações:

122 comentários em “Como saber o tamanho do óculos”

    1. Oi, Saulo! Como vai?
      Como seu grau é baixo, a liberdade na escolha da armação é bem maior
      Só cuidado para não exagerar no tamanho do óculos para não ser muito grande, pois isso pode impossibilitar na montagem de suas lentes dependendo da medida da sua DNP.
      Escolha armações de 50 a 53mm.
      Nós temos um artigo aqui no Blog falando sobre a armação ideal para qual tipo de grau e tipo de rosto. Dá uma olhadinha aqui que vai te ajudar: https://lenscope.com.br/blog/como-saber-o-meu-tipo-de-rosto/

      Qualquer coisa estamos aqui!

    1. Oi, Alexandre!

      Se form óculos de sol com grau a armação vai influenciar na espessura da lentes e tudo vai dependendo do seu grau.
      Para mais de 4 graus, armações menores e mais grossas vão suavizar ou até mesmo eliminar a borda evidente da lente.

      Mas, se for apenas escolher um óculos confortável para você, tente não exagerar no tamanho da armação, pois o óculos pode ficar muito grande ou muito largo em seu rosto, fazendo com que ele escorregue com muita facilidade

      Se tiver com alguma dúvida, temos um artigo completo que recomendamos o óculos ideal para cada tipo de rosto: https://lenscope.com.br/blog/como-saber-o-meu-tipo-de-rosto/ 😉

  1. Daniela Cândido de Lima Silva

    Boa noite!
    Uso lentes progressivas.
    Meu grau não sei se é pouco. Pra longe, 1.5 em cada olho,e pra perto, 2.5, em cada também.
    Qual o tamanho de armação pra mim?

    1. Oi, Daniela! Como vai?
      Sua armação não deve ser muito pequena para uma lente multifocal, pois não será possível que a lente proporcione essa transição suave entre os campos de visão.
      O ideal é que você escolha por armações com altura de aro maiores ou iguais que 30mm (3cm), fazendo uma transição perfeita para os campo de visão.
      Escolha por armações de aro fechado ou meio aro.
      Aqui nesse artigo, nó ajudamos você entender a importância de escolher por essas medidas, dá uma olhada: https://lenscope.com.br/blog/como-e-armacao-ideal-para-lente-multifocal/

      Se estiver procurando por lentes multifocais, aqui na Lenscope nós temos as lentes multifocais personalizadas individualmente para o seu estilo de vida.
      Essas lentes são adaptadas de acordo com sua rotina. Ou seja, se você utiliza mais o campo de perto, ele será maior no desenho da sua lente, mas ainda sim vai contar com a transição suave intermediário e longe
      Conheça a nossa Lenscope Progress que já conta com todo tratamento necessário para garantir maior durabilidade de suas lentes: https://lenscope.com.br/lente-lenscope-progress

      Qualquer dúvida, conte com a gente! 😉

  2. adrianamendes323@gmail.com

    Um gostei muito das dicas esclarecedoras! Estou com problemas no meu primeiro óculos multifocal, longe 0,75 e perto 1.75..Ainda continuo a enxergar com embaraço , já se passaram 3 dias e nada…Vou ter que voltar na ótica pois não está bom..

    1. Oi, Adriana! Tudo bem?

      Ficamos muito contentes em poder ter esclarecido suas dúvidas

      Pode ficar tranquila, é muito comum sentir alguns desconfortos no período e adaptação com o óculos novo. Normalmente o período leva de 7 a 10 dias.
      Nossa recomendação é que você use o seu óculos o máximo de tempo possível para que seus olhos se acostumem com sua nova maneira de enxergar.
      Caso passe desse período de adaptação e o desconforto persista, nós recomendamos que você volte ao seu oftalmo e explique as dificuldades que está sentindo, pois dessa forma ele pode avaliar novamente e verificar se está tudo certo com você e com seus olhos

      Nós também temos um artigo que oferecemos dicas de adaptação com lentes multifocais: https://lenscope.com.br/blog/5-dicas-para-adaptacao-com-lentes-multifocais-ou-lentes-progressivas/
      Com certeza vai te ajudar melhor na adaptação com 5 dicas fáceis 😉 Qualquer dúvida, pode sempre contar com a gente!

  3. Boa tarde!

    Qual o tamanho ideal de armação para lente +3.00 (perto)?
    Comprei uma armação de 40mm, a atendente da ótica me orientou mudars para uma armação menor.
    Aguardo resposta.

    Grata!

    1. Oi, Joelma! Tudo bem?

      Como você tem +3.00 de hipermetropia a liberdade na escolha da armação é maior.
      Só tente não exagerar em tamanhos muito grandes (55mm), pois pode impossibilitar a montagem das lentes em seu óculos.

      Nós temos uma ferramenta 100% gratuita que você informa o seu grau e nós recomendamos o tamanho da armação ideal para o seu grau. É só informar seu grau que ele já aparece para você: https://lenscope.com.br/consultor-optico

      Qualquer dúvida estamos por aqui! 😀

  4. Boa tarde amigo, preciso de um Óculos q tenha de uma lado ao outro no mínimo 16cm é possível, oq tem a borracha no nariz não dura 4 meses, preciso de uma armação mais resistente, tenho o rosto muito largo. Agradecida desde de já.

    1. Oi, Suzana! Tudo bem?

      Os materiais que mais recebemos e recomendamos aqui na Lenscope são armações em acetato, pois são leves e vão proporcionar maior conforto para seu uso. Dependendo do material da lente que você escolher, você pode até evitar aquelas marquinhas no no nariz.
      Quanto ao apoio nasal, você pode ir em qualquer ótica que eles fazem esse ajuste para você, mas existem algumas armações em acetato ou materiais similares que vem o próprio apoio nasal no óculos, ou seja, aquela borrachinha não vem então você pode optar por materiais desse tipo.
      Vou deixar aqui nosso link de armações disponíveis na Lenscope para você dar uma olhadinha: https://lenscope.com.br/6-armacoes
      Nós temos algumas variedades para diversos estilos e preferências.

      Se ficar com alguma dúvida, estamos por aqui! 😀

  5. Boa noite! O oftalmologista receitou lentes multifocal. Então estou querendo comprar uma armação AUGURI, com 3cm de aro. Essa armação atende para meu saco.
    Atenciosamente,

    Edeson

  6. Oi! Eu tenho um grau muito alto de Miopia (OE 9 e OD 6,5) e também Astigmatismo (OD 2,5 e OE 1).
    Minha dúvida é se eu poderia usar lentes de contato gelatinosa descartáveis somente para o grau de miopia e se poderia fazer com a lenscope os óculos para os graus de astigmatismo, vocês recomendariam essa medida? Pergunto isso pois pelo meu grau eu só posso usar lente de contato rígida, que incomoda e é bastante cara. Além disso teria que trocar de ano em ano, o custo não compensa. Porém também não gosto de ficar completamente dependente do óculos.

    1. Oi, Renata!

      Nossa recomendação é que você converse com seu médico especializado para que ele faça das devidas orientações para você Assim, você pode ver qual melhor decisão a ser tomada sem gastar uma fortuna.
      Uma dica que nós damos aqui na Lenscope para as pessoas que usam muito tempo lentes de contato é buscar fazer o uso intercalado com óculos de grau, pois as lentes dificultam o fluxo de oxigênio na córnea, deixando o olho seco e irritado e ao usar o óculos de grau, permite a circulação fundamental de oxigênio para os seus olhos.

      Sempre que precisar, conte com a gente! 😀

  7. tenho um rosto mais largo e tenho 4 graus de miope, quais são as medidas melhores para meu rosto, sem deixar o rosto e oculos desproporcional, ou seja, com oculos muito pequeno para um rosto largo.

    1. Oi, Julia!

      Aqui no blog da Lenscope criamos um conteúdo totalmente exclusivo para você encontrar o melhor óculos para o seu formato de rosto.
      Lá te ensinamos a medir o tamanho do seu rosto e descobrir qual modelo é compatível com o tipo de rosto. Legal, né?
      Assim, você pode comparar e encontrar o que mais lhe agrada.

      Dá uma olhada aqui: https://lenscope.com.br/blog/como-saber-o-meu-tipo-de-rosto/

      Sempre que precisar, conte com a gente!

  8. Olá
    Tenho astigmatismo e miopia
    Longe OD -2,5 Esférico e -1,5 Cilíndrico
    OE -Plano
    Infelizmente troquei os óculos antes de ver esta página. Minha nova armação tem medidas 53 17 140. Fica muito ruim?

    1. Oi, Vivi! Como vai?

      Como o seu grau é baixo, a liberdade na escolha da armação é melhor. Então pode ficar tranquila!

      O que recomendamos é não exagerar no tamanho do óculos, pois durante a montagem das lentes que o bloco da lente é recortado no formato da armação.

      Também nessa etapa o centro da lente é centralizado com o centro da sua pupila, a partir da sua medida da DNP.

      Armações maiores podem ser maior que o bloco da lente. Quando isso acontece, falta material para armação do óculos, não sendo possível fazer a montagem na armação.

      Sempre que precisar, conte conosco

    1. Olá, Andrea!

      Ficamos muito felizes em apostar em nosso trabalho. Temos certeza que você vai ficar muito felizes em estar conosco1

      Se tiver alguma dúvida, entre em contato com a gente que vamos ficar muito felizes em te ajudar.

      Estamos te esperando 😀

    1. Olá, Danilo! Tudo bem?

      Para te ajudar nisso, preparamos um artigo completo sobre tipos de rosto e mesmo que você não saiba exatamente qual é o seu formato, existem alguns métodos bem simples que você pode medir e descobrir qual formato de rosto é o seu
      Nesse mesmo artigo, também mostramos quais tipos de rostos combinam com quais formatos de armações ideais. Legal, né?

      Te convido para ler esse conteúdo exclusivo: https://lenscope.com.br/blog/como-saber-o-meu-tipo-de-rosto/

      Depois conte aqui para nós qual é o seu formato e qual modelo de óculos escolheu. Vamos ficar curiosos para saber! 😉

  9. Olá!

    Eu acabei refis meu exame dia 10 e logo após eu fui a compra da minha nova armação( ela é redonda e de ferro). Eu a recebi a dois dias e ela está me incomodando muito
    Arco: 56
    Ponte: 20
    Haste: 142
    Meu olho esquerdo tem 1.50 e meu olho direito tem 2.00 assim que eu comprei minha armação a dona disse que iria levar ao óculista para ver ser estava tudo certo e no final estava

    Mas meus olhos estão doendo muito e o que mais me incomoda é na parte da ponte que está fazendo a parte do meu nariz doer bastante e meu olhos acabam doendo e cansados também

    Isso faz parte da adaptação? Tem algo que eu possa fazer para melhorar?

    1. Oi, Fernanda! Tudo bem?

      Vamos buscar esclarecer todas as dúvidas que você está tendo.

      A primeiro momento, você está no período de adaptação com o óculos, então sentir o olho arder alguns momentos é um sintoma normal na fase de adaptação. Esse e outros desconfortos podem aparecer no período de 7 a 10 dias. Você precisa usar constantemente seu óculos, sentem tirar durante esse período ou intercalar com o antigo (caso já tinha usado antes). E, se depois desse período você notar que os sintomas estão persistentes, retorne ao seu médico oftalmo para que ele possa verificar se está tudo certo com você e com a adaptação do seu óculos.

      Quanto ao seu nariz doer bastante, isso pode estar relacionado com o peso do óculos e o tipo de material de armação e lente que escolheu. Você sabe qual material é sua lente e da armação?
      Caso não sabia, seu óculos costuma acompanhar a garantia e certificado, tente buscar essas informações nesse cartão que te entregar.

      Aqui na Lenscope, temos alguns conteúdos sobre tipos de lentes e materiais de armação e como isso está ligado com o peso do óculos. Vou deixar os links para você dar uma olhada:
      https://lenscope.com.br/blog/materiais-de-lentes-de-oculos-acrilico-policarbonato-resina-e-vidro-cristal/
      https://lenscope.com.br/blog/tipos-de-materiais-de-armacao-de-oculos/

      Qualquer dúvida, estamos aqui!

    1. Oi, Márcia! Tudo bem?

      Seu grau já é considerado alto, então para você ter um bom resultado do óculos, o ideal é você escolher por tamanhos menores de armação (aro), por exemplo aro 48.
      Além dessa característica, também é importante fazer a escolha de uma armação de aro fechado, e bordas mais espessas (largas), porque a armação contorna toda lente não deixando a borda evidente.
      O fato de escolher armações menores é a lente de miopia tem como característica ser uma lente mais fina no centro e grossa nas laterais, então quando você escolhe uma armação menor, a chance do recorte ser mais centralizado na parte mais fina é melhor para um bom resultado.

      Sabemos que existe uma variedade de tamanhos menores de armação, por exemplo: aro 48, 49, 50 e assim por diante. Pensando nisso, a Lenscope desenvolveu a ferramenta totalmente gratuita: Consultor Óptico. Lá você informar qual é o seu maior grau e o tamanho da armação ideal para um bom resultado fica disponível para você.
      Além disso, é possível ver as lentes compatíveis com o grau e comparar com os preços do mercado.
      É só informar seu grau que o resultado sai na hora (pelo computador ou celular). Vou deixar o link aqui para você saber o tamanho da armação ideal para você: https://lenscope.com.br/consultor-optico

      Assim que descobrir o tamanho, você pode ver alguns modelos que recomendamos e mais indicados para cada tipo de grau nesse artigo nosso: https://lenscope.com.br/blog/modelo-de-oculos-ideal-para-cada-tipo-de-grau/

      Se precisar de mais alguma ajuda, pode contar conosco!

      Se ficar com alguma dúvida, estamos por aqui!

  10. Bom dia,por favor me tira uma divida ,vou troca de armação meu grau é OD -0,75 Shp-1,25 CyL 1,00
    Os _ 1,00
    achei um óculos de 51,5-20-145 fica bom?

    1. Olá, Claudia! Tudo bem?

      Pode ficar tranquila, como o seu grau é baixo, a liberdade na escolha do tamanho da armação é maior. O importante é não exagerar no tamanho do óculos, sabia? E vou te explicar o motivo.
      Armações muito grandes podem impossibilitar a montagem das lentes, dependendo da medida da DNP (distância da pupila em relação ao nariz). Isso acontece, porque é durante a montagem das lentes que o bloco da lente é recortado no formato da armação.
      Também nessa etapa o centro da lente é centralizado com o centro da sua pupila, a partir da sua medida da DNP. Armações maiores podem ser maior que o bloco da lente. Quando isso acontece, falta material para armação do óculos, não sendo possível fazer a montagem na armação.
      Uma armação é considerada grande quando ela tem o tamanho a partir de 56mm

      Te convido também a ver alguns modelos mais indicados para cada tipo de grau: https://lenscope.com.br/blog/modelo-de-oculos-ideal-para-cada-tipo-de-grau/

      Se precisar de mais alguma ajuda, pode sempre contar com a gente!

    1. Não é não acima de 56mm já é considerada grande e o tamanho do seu óculos é menor que isso, então pode ficar tranquila!

      Se ficar com mais alguma dúvida, estamos à disposição!

  11. Bom dia meu óculos antigo tem os seguintes tamanho
    54 – 17-145 e a nova vai ter 55,1-20-145 fica muito grande?
    É maior que a armação antiga?
    meu grau é baixo.
    Grau. OD – 0,75 shp – 1,25 cyl 1,00
    Os – 1,00

    1. Oi, Claudia.

      Sua armação antiga é maior do que sua nova. A antiga é 54mm e a nova é 51,5mm, logo ela será menor do que a anterior

      O importante é não escolher armações grande, por exemplo, acima de 56mm.
      Armações muito grandes podem impossibilitar a montagem das lentes, dependendo da medida da DNP (distância da pupila em relação ao nariz). Isso acontece, porque é durante a montagem das lentes que o bloco da lente é recortado no formato da armação.
      Também nessa etapa o centro da lente é centralizado com o centro da sua pupila, a partir da sua medida da DNP. Armações maiores podem ser maior que o bloco da lente. Quando isso acontece, falta material para armação do óculos, não sendo possível fazer a montagem na armação.

      Qualquer dúvida, estamos aqui!

  12. Claudia Cerqueira da Silva

    bom dia meu grau é OD -0,75 Shp-1,25 CyL 1,00 Os _ 1,00
    minha lente antiga tem 54-17-145 e a que quero comprar tem 51,5-20-145 sera que é grande?

    1. Oi, Claudia!!

      Sua armação antiga é maior do que sua nova. A antiga é 54 e a nova é 51,5, logo ela será menor do que a anterior

      O importante é não escolher armações grande, por exemplo, acima de 56mm.
      Armações muito grandes podem impossibilitar a montagem das lentes, dependendo da medida da DNP (distância da pupila em relação ao nariz). Isso acontece, porque é durante a montagem das lentes que o bloco da lente é recortado no formato da armação.
      Também nessa etapa o centro da lente é centralizado com o centro da sua pupila, a partir da sua medida da DNP. Armações maiores podem ser maior que o bloco da lente. Quando isso acontece, falta material para armação do óculos, não sendo possível fazer a montagem na armação.

      Qualquer dúvida, estamos aqui!

    1. Olá, Marcio tudo bem?
      Já levou seu óculos para seu oftalmo conferir se está tudo certo com as lentes escolhidas?
      Nesses casos, o mais indicado é o oftalmo fazer uma avaliação

  13. Ola gostaria de ajuda..o óculos que eu uso tem essas especificações 49.19-138 e pela internet mostra os cm e eu não sei do meu óculos to querendo comprar esse..LENTE: 4,7 cm largura x 4,5 cm altura
    FRENTE: 13cm
    HASTE: 13cm
    PONTE: 1,6cm sabe se serve pra lente do meu óculos antigo?..

    1. Oi, Adriele! Tudo bom?

      Obrigada pelo seu comentário

      Quando a medida for dada em centímetros (cm), basta só tirar a vírgula do número para transformar em milímetros. No caso vai ficar:
      47mm largura x 45 mm altura
      Frente: 130 mm
      Haste: 130 mm
      Ponte 16 mm

      Neste link: https://lenscope.com.br/consultor-optico você preencher com seu grau maior e descobrir as dicas exclusiva para o seu grau como, por exemplo, o tamanho da armação ideal para o seu grau
      Qualquer dúvida entre em contato ajuda@lenscope.com.br, que vamos ficar felizes em lhe ajudar! 😀

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *