Como saber o tamanho do óculos

tamanho do óculos
  • por
4.5
(158)

Você sabia que o tamanho dos óculos não é padrão? Cada óculos tem seu próprio tamanho, para haver um melhor encaixe em cada tipo de rosto.  O número que vem antes do símbolo ▭ indica o tamanho do aro da armação. O segundo indica o tamanho da ponte. E, o último, 140, indica o comprimento da haste da armação. Dessa forma, o tamanho do óculos do exemplo acima é da seguinte forma:

  • Tamanho do aro: 54 mm.
  • Tamanho da ponte: 15 mm.
  • Comprimento das hastes: 140 mm.

Como saber o tamanho do óculos?

Caso você use óculos, repare que, em uma das hastes, há uma sequência de 3 números. Essa sequência é muito importante porque, além de informar sobre o código e modelo do seu óculos, também informam seu tamanho. Para exemplificar, imagine que a sequência de 3 números descritos da seguinte forma: 54 ▭15 140. São esses os números que indicam o tamanho do seu óculos. E, um detalhe importante, as medidas são dadas em milímetros (mm).

 

O que cada número indica?

Veja um exemplo abaixo indicando onde ficam esses números que indicam o tamanho do seu óculos.

As medidas do óculos são encontradas nas hastes da armação.

 Medida do aro: saiba se sua armação é grande ou pequena

Se você possui mais de 4 graus de miopia ou hipermetropia, essa é a medida mais importante para você considerar, pois ela influencia bastante no resultado final da espessura das lentes e do aspecto fundo de garrafa. Então, se você tem miopia ou hipermetropia em graus mais elevados, armações de tamanho de aro menores são as mais  indicadas. Veja um exemplo da medida do aro na imagem abaixo: 

Tamanho da ponte: influência na centralização do óculos no rosto

O tamanho da ponte é importante para que o óculos acomode-se bem no seu nariz. Evite escolher óculos que tenha essa medida grande, pois pode prejudicar a centralização do óculos em seu rosto. Para exemplificar, confira a medida do tamanho da ponte na imagem abaixo:

Tamanho das hastes: garante o encaixe no seu rosto

Já a haste ajuda no encaixe do óculos no rosto. Por isso, dê preferência para modelos em que a haste se encaixe na orelha. Isto é, hastes muito longas vão fazer seu óculos cair e, as muito curtas, fazem com que o óculos fique apertado em seu rosto.

Uma dica importante: se você está pensando em comprar sua nova armação pela internet, saber as medidas do seu óculos podem te ajudar a encontrar o óculos perfeito e ainda economizar muito mais.

VER AGORA

Por que saber o tamanho do seu óculos é importante?

Saber o tamanho do seu óculos te ajuda a encontrar o óculos perfeito para o seu rosto e para a sua necessidade. Afinal, os óculos são a moldura de suas lentes e fundamentais para você ter a melhor versão do seu companheiro de todas as horas.

 Mas caso você não encontre essas medidas em sua armação, não se preocupe. Você pode medir o tamanho do óculos com o auxílio de uma régua, posicionando-a nas regiões que quiser saber as medidas como mostramos nas ilustrações ao longo deste artigo.

Veja o tamanho ideal de armação de acordo com o seu grau

O que quase ninguém te conta é que o tamanho da armação influencia no resultado final do seu óculos. Ou seja, se você tem mais de 4 graus de miopia ou hipermetropia, escolher armações muito grandes pode deixar os seus óculos mais grossos, com o  efeito fundo de garrafa ou olho-de-boi. Acesse nosso guia completo para você ter óculos de grau mais fino.

Experimente uma nova maneira de comprar lentes para seu óculos

Depois que encontrar a armação perfeita para você, que tal experimentar uma nova maneira de comprar suas lentes? Nós, da  Lenscope, somos uma Health Tech que utiliza tecnologia e inovação para levar informações sobre saúde visual e lentes para óculos de grau por um ótimo custo benefício. Por isso, as nossas lentes vêm com todos os tratamentos essenciais já inclusos, sem precisar pagar a mais por isso e ainda sem precisar perder tempo indo levar e buscar seu óculos.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 158

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Marcações:

122 comentários em “Como saber o tamanho do óculos”

  1. Olá, quero comprar um óculos de sol pela internet, mas não tenho a minima ideia de como são as medidas da minha cabeça. Como posso achar essas medidas sendo que não tenho óculos como referência?

    1. Oi, Mauricio! Tudo bem?

      Muito obrigada pelo comentário

      Se você for comprar uma armação através da internet, muitos sites disponibilizam o tamanho do óculos como aro da armação, ponte e haste; normalmente acompanha na parte “descrição do produto” Se você não sabe qual tamanho é ideal ao escolher, temos uma ferramenta que pode te ajudar a encontrar o tamanho compatível com o seu grau: https://lenscope.com.br/consultor-optico
      Se quiser colocar novas lentes na armação que for comprar, conte com a Lenscope! Ficaremos felizes em poder te ajudar!

    1. Olá, Dizil! Tudo bom?

      Obrigada pelo seu comentário

      Se a sua armação for mais reflexível, você pode tentar fazer o ajuste pelas armações ou levar em algum lugar especializado para que eles façam esse ajuste para você. Ele costuma ser feito na hora mesmo
      Armações mais duras como acetato ou TR90, não é recomendado forçar a armação pois podem quebrar com maior facilidade, neste caso procure também um lugar especializado para que eles possam te orientar e ajudar neste ajuste.
      Qualquer dúvida, conte com a gente!

  2. Tenho +0,5 nos dois olhos. Comprei duas armações lindas, uma tem 63mm de diâmetro e outra não tem indicação, mas também é bem grande e parecida com a outra (sim, gosto das armações gigantes rs). Gostaria de saber se posso enviá-las para fazer os óculos.

    1. Oi, Amanda! Tudo bem?

      Muito obrigada por deixar seu comentário e pelo interesse em estar com a gente

      Como seu grau é baixo, você tem mais liberdade na escolha da armação
      O mais importante é não exagerar em tamanhos de armações muito grandes (acima de tamanhos 56mm), pois podem impossibilitar a montagem das lentes, dependendo da medida da DNP (distância das pupilas em relação ao nariz.
      Durante o processo de montagem do óculos, além do recorte do bloco da lente para encaixe na armação, o centro da lente é posicionado na armação a partir da sua medida de DNP (Distância das pupilas em relação ao nariz). Quando a armação é muito grande, ela pode ser maior que o bloco da lente, impossibilitando a montagem do óculos. Veja um exemplo disso abaixo.

      Você pode ver algumas armações em nosso site para fazer seu óculos novo em: https://lenscope.com.br/6-armacoes
      Se precisar de ajuda, pode enviar em e-mail com sua receita de óculos para ajuda@lenscope.com.br que vamos ficar muito contentes em poder te ajudar

    1. Oi, Giovana! Tudo bom?

      Muito obrigada pelo seu comentário

      Sim, essa medida é um tamanho de aro pequeno para o seu óculos.
      Agora é só combinar as melhores lentes para o seu grau. Nesse artigo aqui falamos as melhores opções para cada tipo de grau: https://lenscope.com.br/blog/lentes-de-oculos-veja-as-opcoes-disponiveis-para-seu-grau/

      Nós também te ajudamos com isso oferecendo as melhores opções de lentes da Lenscope de acordo com o seu tipo de grau. É só acessar: https://lenscope.com.br/orcamento Sempre que precisar, estamos aqui

    1. Oi, Juliana! Tudo bom?

      Muito obrigada pelo seu comentário

      Aqui na Lenscope disponibilizamos uma ferramenta 100% gratuita para que você possa conferir as dicas exclusivas para o seu grau. Como, por exemplo, as lentes mais indicadas, a medida mais adequada da sua armação de acordo com o seu grau, dicas de armações, a melhor forma de posicionar a armação, dentre outras Vou deixar o link aqui para você conferir https://lenscope.com.br/prescricao

      Qualquer dúvida que tiver, entre em contato conosco 😀

  3. NATHALIA MASSON DA HORA

    Olá, estou pretendendo comprar uma armação online na descrição do modelo está
    Medidas:
    Comprimento da Armação: 13,7cm
    Altura da Armação: 4,6cm
    Largura da Lente: 5cm
    Altura da Lente: 4,2cm
    Haste: 14cm
    E na lente do modelo está escrito 52-18-142
    (N entendi)
    Tenho olho direito -4,75 e esquerdo -5,00
    E astigmatismo -2.0 e -1,75
    É um tamanho certo n é?

    1. Olá, Nathalia! Tudo bem?

      Muito obrigada pelo seu comentário por aqui Ficaremos felizes em te ajudar!

      A armação quanto maior ela for, mais grossa ela pode deixar sua lente. E como você possui mais de -4 graus de miopia, sua armação pode influenciar na espessura final da lente.
      Quanto menor for o aro da armação (largura da lente), mais finas as lentes podem ficar de acordo com o seu grau.
      Outro ponto importante é a posição dos seus olhos na armação. O ideal é que sua pupila fique posicionada no centro da armação. Quanto mais centralizados seus olhos estiverem, melhor pode ser o resultado.
      Para o estilo da sua armação, o ideal é que você escolha por armações de aro fechado e bordas mais largas.
      Para quem tem miopia, as lentes são mais finas do centro e mais grossas nas bordas. Por isso, quando você escolhe uma armação menor, mais próximo do centro (parte mais fina da lente), é feito o recorte da lente para a montagem. Por esse motivo, armações menores costumam proporcionar óculos com bordas menos espessas .

      Você pode descobrir qual é o tamanho de aro ideal para o seu grau acessando https://lenscope.com.br/prescricao e qualquer dúvida, nos mande uma mensagem para ajuda@lenscope.com.br que ficaremos felizes em te ajudar

  4. Oi, eu comprei uma armação pela internet e as especificações dela são:
    LENTE: Largura 5,1 cm x Altura 4,1 cm
    FRENTE: 13,9 cm
    HASTE: 13,5 cm
    PONTE: 1,5 cm
    Eu havia visto no site de vcs que o tamanho ideal de aro pro meu grau é até 53mm mas não me atentei ao resto. Atualmente o meu óculos tem as medidas 51▭20-142.
    Não consigo ler direito a minha receita tem como eu enviar pra que vcs deem uma olhada e a decifrem? Meu cunhado comprou os óculos dele na lenscope e me indicou mas ele comprou a armação junto mas a minha é de outro lugar.
    Fiz a consulta em dezembro, tem necessidade de um novo exame? Tenho miopia e astigmatismo. Obrigada

    1. Olá, Raianne! Tudo bem?

      Obrigada pelo seu comentário e interesse em estar conosco!

      Você pode mandar a foto da sua receita para nós sim Envie para nós no WhatsApp: (19) 3254-2307
      As dicas completas para você e seu óculos novo você pode acessar também https://lenscope.com.br/orcamento

      Nós fazemos sim seu óculos com a receita antiga aqui na Lenscope mas você não consegue participar do nosso Programa “100 dias pra provar e amar” e não cobrimos problemas de adaptação caso seu grau esteja errado. Vou deixar o link aqui para você conferir como participar do programa 100 dias com a Lenscope: https://lenscope.com.br/cem-dias-para-provar

      Aguardamos o seu contato

  5. Olá boa noite tenho -12 de miopia no O.D e -7,5 no O.E e um pouco de astigmatismo nao me recordo o grau, tenho uma armação de aro 46(3106.46.18.412 )gostaria de saber se é indica para esse grau ela está nova é se posso utilizar e fazer somente as lentes 1.76

    1. Olá, Meire! Tudo bem?

      Muito obrigada pelo seu comentário e interesse em estar com a gente!

      Você pode fazer um orçamento das Lentes Tokai 1.76 e conferir todas as dicas exclusivas para você e o seu grau em https://lenscope.com.br/prescricao

      Se ficar com alguma dúvida, tire uma foto da sua receita de óculos mais atual e nos mande no e-mail ajuda@lenscope.com.br que ficaremos felizes em te ajudar!

      Estaremos te esperando

  6. Sou jogador de Sinuca e preciso de óculos para jogar, mais não consigo fazer esse o óculos em qualquer lugar porque as ótica não sabem,a única coisa que sei fora o meu grau é que ele é só para longe,tem que ter armação transparente para não incomodar (por que olho por Cima das pálpebras e maior do que os outros,cerca de 50mm,tem alguma diferença como eixo e outros. Obrigado

  7. Em nenhum lugar se acha a altura da lente nas informações que acompanham as vendas pela internet. Onde consta essa informação? Não acho nas “descrições” do produto! Para mim isto impede a compra!

    1. Olá, Neia tudo bem?
      Nem todos os sites passam a informação da altura do aro da armação 🙁 No entanto, essa medida é bastante importante, principalmente, para quem vai precisar de óculos multifocal. Nesses casos, o melhor a ser feito é entrar em contato com a equipe do site ou da marca onde deseja comprar e pedir pra eles te passarem essa informação
      Qualquer dúvida que tiver, é só nos perguntar

  8. Boa tarde!
    Queria tirar uma dúvida, o óculos que uso tem tamanho 50-17-135 que está na haste.
    Um óculos de tamanho 51-17-140 se adaptaria bem ao meu rosto?
    Meu grau é menos de 2

  9. Bom dia!
    Encontrei duas armações on-line que gostei bastante, mas estou com dúvidas.
    A minha que uso tem a medida de 49-17-135 (largura de haste a haste de 127)
    Meu grau de miopia é menos de 2

    Armação n.1 – 52-15-135 ( larg. de haste a haste 130mm).

    Armação n.2 – 40-15-135 ( larg. haste a haste 132 mm).

    1. Oi, Erica. Tudo bem? Para determinar o tamanho de aro da armação ideal para o seu grau é necessário considerar também o seu grau de astigmatismo. Para saber como deve ser a armação ideal para o seu grau basta fazer um orçamento online e gratuito no nosso site: https://lenscope.com.br/orcamento

      Se preferir, você também pode enviar um e-mail com a foto da sua receita para ajuda@lenscope.com.br assim podemos te ajudar com mais precisão. Sempre que precisar, estamos aqui 🙂

  10. Boa tarde!
    Gostei de duas armações on-line e gostaria de saber se é adequada pro meu tamanho.
    A que uso mede 49-17-135 (128mm de haste a haste).

    Armação n. 1 – 40-15-135 ( 132mm de haste a haste)
    Armação n. 2. – 52-15-135 ( 130mm de haste a haste)

    1. Oi, Erica, Tudo bem? Para determinar a armação com tamanho de aro adequado para você é necessário considerar o seu grau de astigmatismo também. Por isso, para descobrir como deve ser a armação ideal para o seu grau, basta fazer um orçamento online e gratuito no nosso site: https://lenscope.com.br/orcamento

      Se preferir, você também pode enviar uma foto da sua receita para o e-mail ajuda@lenscope.com.br por lá, podemos te ajudar com mais precisão. Sempre que precisar, estamos aqui! 🙂

  11. O tamanho da armação do meu óculos é 52 16 140 e a altura é 35 mm
    Eu gostaria de saber se eu comprar uma armação na Internet com as mesmas medidas exeto a altura que é de 37 mm a lente vai encaixar na armação?
    Obrigada!

    1. Oi, Natália. Tudo bem? Você se refere a transposição das lentes da antiga armação para uma nova armação? Se for sobre isso, pode não ser possível visto que a altura da armação antiga é diferente da nova.

      Mas caso você esteja comprando a armação para colocar novas lentes, é possível sim, que as lentes se encaixem. Você só precisa se atentar ao seu grau, pois se ele for alto, uma armação de 52mm pode deixar as suas lentes desproporcionalmente mais grossas.

      Ao fazer um orçamento online e gratuito no nosso site, você recebe dicas e orientações sobre a armação adequada para o seu grau. Basta acessar: https://lenscope.com.br/orcamento e preencher o formulário com as informações da sua receita.

      Se precisar de ajuda ou tiver mais dúvidas, basta entrar em contato pelos canais disponíveis no final da página 🙂

  12. Medidas do meu óculos 54 17 135. Mas sinto apertar atrás da orelha e marcar um pouco o nariz.
    Meu grau do olho direito para longe é de 0,00 DNP 31,5
    Olho esquerdo 0. 50 e 0.75 eixo 180 Dnp 32,0
    Olho direito para perto 2.25 + 0 00
    Olho esquerdo para perto 1.75 – 0,75 eixo 180
    As medidas do meu óculos está certa?
    Já voltei no oftalmo e na loja onde fiz o óculos eles deram uma arrumada, mas sinto um pouco apertar atrás da orelha
    Preciso da sua opinião, por favor.

    1. Oi, Eliana. Os incômodos que citou dizem respeito a armação do óculos e não tem ligação com problemas de adaptação com as lentes. Como a armação está apertada e machucando a orelha e o nariz, o ideal é que sejam feitos ajustes para afrouxá-la. O ideal é que retorne ao estabelecimento onde comprou para ajustá-la de acordo com as suas necessidades. Vale lembrar que alguns materiais de amações são mais pesados e desconfortáveis que outros.

      Sempre que precisar, estamos aqui 🙂

      1. Obrigada por responder, já me adaptei com as lentes mas voltei na ótica para falar da armação e disseram que afroxaram o máximo retiraram até as original que apoiam o nariz disseram estar tudo certo mas continua apertando será que em vez de 135 fosse 140 acho que a aste é pequena será que é isso? mas eles não querem falar pois não querem trocar por outra armação ?
        É só um desabafo Muito obrigada

    1. Olá, Amanda. Tudo bem? Para verificar a medida do diâmetro do óculos, você precisará de uma régua ou fita métrica flexível. Primeiro, meça a distância horizontal entre as duas extremidades das lentes; depois, verifique a medida em milímetros (mm) e pronto, esta medida representa o diâmetro do óculos. É necessário medir apenas as lentes e não incluir a armação nas medições. Além disso, as medidas podem variar de um óculos para outro, por isso é importante verificar as especificações fornecidas pelo fabricante, se possível. Sempre que precisar, estamos aqui.🙂

    1. Olá, Angela. Tudo bem? Não há muita diferença entre estes tamanhos de armações, pois ambas correspondem ao tamanho M. Confira os tamanhos dos óculos:
      Óculos tamanho P — aro até 50 mm;
      Óculos tamanho M — aro entre 51 mm a 54 mm;
      Óculos G — aro acima de 54 mm.
      Entretanto, você deve ficar atenta no tamanho da sua armação, pois quanto maior ela for, mais chances há das suas lentes ficarem grossas e com efeitos indesejados. Por isso, para pessoas com alto grau os tamanhos P e M são os mais recomendados. Esperamos ter ajudado. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *