como saber se meu grau aumentou

Como saber se meu grau aumentou: confira os sinais

0
(0)

Muitos até desconfiam, mas não sabem com certeza como saber se meu grau aumentou. Afinal, os sintomas são parecidos com quando começamos a usar óculos que sentimos dores de cabeça ou desconforto nos olhos.

 Contudo, se você sente desconforto nos olhos mesmo após o período de adaptação com seus óculos, isso pode ser um sinal de que o seu grau tenha aumentado. Por isso, no artigo de hoje você irá descobrir como saber se meu grau aumentou. Então, continue lendo para saber mais e veja algumas dicas para você cuidar melhor da sua visão!

Como saber se meu grau aumentou: confira 8 sinais

Há vários sinais que indicam que como saber se meu grau aumentou. Entre eles, separamos os 8 principais que você deve se atentar, confira:

1. Visão embaçada pode ser sinal de que seu grau aumentou

Se você enxergar embaçado a qualquer distância ou mesmo na hora de fazer uma leitura, você pode estar precisando atualizar seus óculos. 

2. Dores de cabeça

Existem muitos motivos relacionados à visão que levam a dores de cabeça e o grau errado é um deles..

3. Apertando os olhos para a tela

Se você estiver apertando os olhos para enxergar a tela do computador, do smartphone ou de outros dispositivos digitais, o seu grau pode ter mudado ou você pode estar com fadiga ocular digital. Neste caso, considere o uso de óculos de computador: eles ajudam a enfocar sua visão intermediária e são projetados para bloquear a luz azul.

4. Visão dupla

A visão dupla frequente pode ter implicações sérias. O seu oftalmologista será capaz de descobrir a causa raiz dos seus sintomas. Nesse caso, você pode ter estrabismo ou uma doença ocular mais séria, como ceratocone. Porém, pode ser apenas que o seu grau mudou e você precisa de uma nova receita.

5. Danos na lente

O desgaste dos óculos nem sempre é apenas cosmético. Às vezes, as hastes ou as lentes danificadas, ou mesmo sujas, podem atrapalhar sua visão. Neste caso, pode ser que o seu grau não tenha mudado, mas ainda assim é preciso rever seus óculos. 

6. Dificuldades para enxergar à noite

A visão noturna é importante principalmente para quem dirige. Então, se você está com dificuldades para enxergar à noite, é importante verificar a sua prescrição o quanto antes.

7. Fadiga ocular

Muitas pessoas sentem os olhos cansados com frequência. Muitas vezes pode ser apenas por conta das telas digitais, mas a fadiga ocular é também um sinal de que o seu grau mudou. 

8. Exames oftalmológicos infrequentes

Sua visão muda conforme você envelhece, assim como sua prescrição. Por isso, fazer um exame de vista anual é a melhor maneira de ficar por dentro dessas mudanças e manter seus óculos atualizados. Ou seja, se você não faz exames há muito tempo e está com problemas para enxergar, há chances de o seu grau ter mudado. E, afinal, você sabe de quanto tempo o grau aumenta? Então, descubra a seguir!

Como saber se meu grau aumentou com o passar do tempo

Para alguns, a prescrição muda a cada ano, enquanto para outros pode levar três anos ou mais. Portanto, a resposta para essa pergunta pode variar de acordo com algumas condições. Veja como e quando algumas condições podem afetar sua visão:

  • A catarata pode surgir logo no nascimento ou mais tarde na vida, como após um ferimento no olho;
  • O ceratocone pode causar sintomas por volta dos 20 anos. Depois, ele pode piorar por até duas décadas antes de desacelerar;
  • Muitas pessoas nascem com astigmatismo e isso pode melhorar ou piorar ao longo da vida;
  • A presbiopia geralmente afeta pessoas com mais de 40 anos. Sua visão pode ser afetada com o tempo, exigindo uma nova prescrição para os olhos ou tipo de óculos;
  • Diversas doenças oculares, como degeneração macular relacionada à idade, demoram um pouco para mostrar os sintomas. Com o tempo, essa condição pode levar à cegueira;
  • Os primeiros sinais de miopia geralmente acontecem quando as crianças começam a estudar. O erro refrativo costuma piorar até os 20 anos.

Se eu não usar óculos, meu grau aumenta?

Muitas pessoas acreditam que não usar óculos pode melhorar a visão, que é uma técnica conhecida como correção natural da visão. A correção natural da visão origina-se da crença de que você pode corrigir sua visão naturalmente sem óculos, lentes de contato, medicamentos ou cirurgia a laser.

Contudo, de acordo com o relatório de 2013 da American Academy of Ophthalmology, a correção natural da visão não ajuda a miopia, hipermetropia ou outros problemas de visão causados por doenças. Ou seja, não usar óculos pode não prejudicar a visão, mas você pode sentir os sintomas de acordo com a sua condição.

Seu grau aumentou? Cuide da sua visão

Existem algumas coisas que você pode fazer para ajudar a manter seus olhos saudáveis. Entre elas estão:

  • Fazer uma dieta saudável e equilibrada: Sua dieta deve incluir frutas e vegetais em abundância, especialmente vegetais com folhas verdes e amarelas fortes. Além disso, comer peixes ricos em ácidos graxos ômega-3, como salmão, atum e halibut, também pode ajudar seus olhos;
  • Manter um peso saudável: O excesso de peso ou a obesidade aumentam o risco de desenvolver diabetes. Ter diabetes aumenta o risco de retinopatia diabética ou glaucoma;
  • Fazer exercícios regularmente: Os exercícios podem ajudar a prevenir ou controlar o diabetes, a hipertensão e o colesterol alto. Essas doenças podem causar alguns problemas oculares ou de visão. Portanto, se você se exercita regularmente, pode diminuir o risco de ter esses problemas de visão;
  • Usar óculos de sol: A exposição ao sol pode causar danos aos olhos e aumentar o risco de catarata e degeneração macular relacionada à idade. Então, proteja seus olhos com óculos de sol que bloqueiam de 99 a 100% da radiação UVA e UVB.

Descubra se você precisa usar óculos

Assim como muitos não sabem se o grau aumentou, há pessoas que não sabem que precisam de óculos e sofrem com os sintomas.  Se você é uma dessas pessoas que sente dores de cabeça, desconforto ocular, mas não sabe se precisa de óculos, nós temos uma notícia para você. Nós da Lenscope somos uma health tech que usa tecnologia e inovação para impactar positivamente a saúde visual das pessoas.

Por isso, nós desenvolvemos um teste de visão capaz de detectar astigmatismo ou miopia, totalmente onlineClaro que é muito importante ir em um médico especialista dos olhos para obter um diagnóstico completo. Porém, agora você pode descobrir se precisa de óculos sem sair de casa. Então, está esperando o quê? Teste seus olhos e descubra se você precisa de óculos!

como saber se meu grau aumentou - orçamento

Fontes:

Hakimoptical

Allaboutvision

Foreyes

Isightinfo

Medlineplus

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *