Como saber se meu grau é alto?

meu grau é alto
  • por
4.2
(66)

 

Aumento de grau é comum?

A prescrição oftalmológica de algumas pessoas muda com o passar do tempo. Enquanto para uns, essa alteração ocorre a cada ano, para outros, no entanto, pode levar mais de dois ou três anos para mudar.

Muitas pessoas se preocupam com mudanças em sua visão. Contudo, a sua prescrição, ou seja, o grau da receita de óculos,  pode mudar devido a vários motivos. A primeira coisa que você precisa entender é que seus olhos mudam e crescem junto com seu corpo. Portanto, as mudanças na visão podem acontecer naturalmente. 

Normalmente, problemas como miopia e astigmatismo são os mais propensos a sofrerem alteração de grau. No entanto, em certas situações, eles podem ser um sintoma de uma condição ocular mais grave. De qualquer forma, apesar de não haver a possibilidade de cura (sem cirurgia) dos problemas de visão, pode acontecer do grau estabilizar.

Sintomas que indicam que o grau aumentou

  • Dores de cabeça;
  • Fadiga ocular;
  • Visão embaçada;
  • Visão dupla;
  • Danos nas lentes.

Não usar óculos aumenta o grau?

Deixar de usar óculos, não causa danos aos olhos. No entanto, você pode sentir sintomas desagradáveis. Se você é um adulto que precisa de óculos, evitar usá-lo não vai piorar os seus olhos, porém fará com que eles trabalhem mais. O uso dos óculos de grau proporciona aos olhos menos esforço, fazendo com que trabalhem menos e reduzindo sintomas incômodos e proporcionando uma visão nítida. 

Os impactos na saúde das crianças são um pouco diferentes, pois não usar óculos pode fazer com que os olhos dos pequenos não se desenvolvam adequadamente. O desenvolvimento anormal nos olhos infantis pode causar pode causar estrabismo, olhos preguiçosos, entre outros.

Quanto mais dificuldade para enxergar de longe, mais alto é o grau. Diante disso, você já se perguntou: será que meu grau é alto?

Existe uma classificação universal que divide os graus de miopia em 3 categorias: Miopia baixa, miopia moderada e miopia alta. Neste artigo, vamos te explicar em qual classificação pode estar o seu grau, como isso pode afetar a saúde dos seus olhos e quais são as melhores opções de lentes disponíveis.

A classificação do grau de miopia

Algum amigo ou amiga já experimentou seu óculos e tirou no mesmo instante dizendo que seu grau era forte?

Bom, eles vão acabar dizendo isso porque não possuem nenhum problema de visão. Mas também não é bem assim que define se o seu grau é alto ou não. Na verdade, existe uma faixa de grau específico que define se você tem grau de miopia baixo, moderado ou alto. Veja abaixo como o grau de miopia é classificado:

  • Baixa miopia: 0 a 3 graus
  • Miopia moderada: de 3 a 6 graus
  • Alta Miopia: mais de 6 graus

O que determina o grau de miopia?

O que determina seu grau de miopia é o comprimento do globo ocular.

Quem tem miopia possui um globo ocular mais alongado quando comparado com o globo ocular de quem não tem problema de visão.

Essa diferença no formato do olho faz com que a imagem seja formada antes da retina. É essa a característica que faz com que os míopes tenham dificuldade para enxergar os objetos que estão longe. Então, quanto mais comprido for o globo ocular, maior é o grau de miopia. Veja a imagem abaixo.

meu grau é alto

A maioria das pessoas que possui baixa miopia consegue corrigir a visão usando óculos de grau ou lentes de contato. Além disso, a baixa miopia não é considerada um problema de visão grave. Mas é bom sempre fazer uma consulta anual no oftalmologista para conferir se está tudo certo. 

Porém, aqueles que possuem alta miopia, ou seja, mais de 6 graus devem ficar atentas e nunca deixar de consultar um oftalmologista de confiança. Isso porque quem possui alta miopia tem mais chances de desenvolver descolamento de vítreo e, em alguns casos, deslocamento da retina.

Você tem grau alto?

Confira um resultado de óculos com nossas lentes superfinas, indicadas para graus altos.

Grau alto e deslocamento de vítreo e deslocamento da retina

O vítreo é uma substância incolor e gelatinosa. Ela preenche boa parte do olho e está diretamente em contato com a retina. Além disso, o vítreo está sob pressão constante para manter o formato esférico do olho.

Quando ocorre o descolamento de vítreo, é como se acontecesse pequenos rasgos na retina. O principal sintoma é o surgimento de pequenas manchas que se deslocam no campo de visão. Essas manchas costumam apresentar formatos que lembram, por exemplo: pequenos insetos, pontos ou linhas e são conhecidas também como “moscas volantes”.

Além disso, outro sintoma bastante comum é aparecimento de flashes de luz no seu campo de visão.

Em alguns casos, o deslocamento do vítreo pode levar ao deslocamento da retina que é algo muito mais sério e de extrema urgência. Os principais sintomas são efeitos de sombras constantes ou uma espécie de cortina em parte do campo de visão. Quando não tratado, o deslocamento da retina pode causar a perda súbita da visão.

Portanto, fique atento! Ao apresentar qualquer um desses sintomas, sempre procure um médico oftalmo de sua confiança.

O óculos ideal para cada tipo de grau de miopia

Existe um tipo de lente mais indicado para cada grau de miopia que vai definir a ideal para você. Isso acontece porque as lentes para miopia são mais finas no centro e grossas nas bordas. Então, quanto maior o grau, mais grossas serão suas lentes.

Mas, não se preocupe.  É possível reduzir a espessura da lente escolhendo lentes de alto índice de refração.

O índice de refração quantifica o poder da matéria-prima da lente de mudar a direção dos raios de luz e, assim, acertar o seu foco. Então, quanto maior for o índice de refração, menor a espessura necessária para dar nitidez à visão. Por esse motivo, as lentes de alto índice de refração proporcionam óculos mais finos.

Veja a seguir o índice de refração da lente mais indicada para o seu grau.

Instagram [Lentes Lenscope LensAI 1.74]

Óculos para baixa miopia: até 3 graus

Para você que possui até 3 graus, pode encontrar dois tipos de lentes: as lentes CR-39, também conhecidas como Orma®e as lentes de policarbonato.

As lentes CR-39 são as lentes de acrílico e também são conhecidas como lente Orma Orma®. Elas são as lentes mais comuns encontradas no mercado e são bastante indicadas para baixa miopia. 

As Lentes CR-39 possuem índice de refração de 1.5. Para até 2 graus de miopia com até 2 graus de astigmatismo, elas não deixam o óculos muito grossos.

Mas se você tem mais de 2 graus e está em busca de lentes sem bordas, é melhor dar preferência para as lentes de policarbonato. Por possuírem um índice de refração maior, as lentes de policarbonato conseguem proporcinar um óculos mais fino que as lentes CR-39.

As lentes de policarbonato possuem um índice de 1.59, considerada uma lente de médio índice de refração. Por esse motivo, elas conseguem proporcionar um óculos mais fino para até 4 graus de miopia com até 2 graus de astigmatismo.

Outra característica positiva dessas lentes é seu material. O policarbonato é um material bastante leve e resistente. Por isso, as lentes de policarbonato possuem uma durabilidade maior.

Os tratamentos de antirreflexo, antirrisco e proteção UV costumam acompanhar as lentes de policarbonato. Mas no caso das lentes CR-39, é bom ficar de olho. Algumas versões mais em conta das lentes CR-39 nem sempre acompanham todos esses tratamentos.

Separamos aqui pra você 5 razões pelas quais você sempre deve dar preferência para lentes com antirreflexo, antirrisco e proteção UV

Óculos para miopia moderada: de 3 a 6 graus

Nos casos de miopia moderada, ou seja, de 3 a 6 graus, as lentes ideais são aquelas que possuem um alto índice de refração como as lentes 1.67, 1.74 ou 1.76. Quanto maior for o índice de refração, mais finas as lentes vão ficar.

No entanto, é importante que você também fique atento ao tamanho da armação. Nesses casos, armações que possuem tamanho de aro maior que 53mm já podem resultar em lentes mais grossas. Veja um exemplo de onde você encontra a medida do tamanho do aro da sua armação na imagem abaixo.

meu grau é alto

No site da Lenscope, você preenche nosso formulário de acordo com a receita do óculos e já fica sabendo o tamanho da armação mais recomendada para o seu grau. Além disso, você fica sabendo também o valor das Lentes Lenscope LensAI 1.74,  nossas lentes de resina superfinas.

Óculos para alta miopia: mais de 6 graus

Agora que você já sabe como ver se seu grau é alto, , o próximo passo é descobrir quais são as lentes mais indicadas para graus elevados, são elas: lentes 1.74, 1.76 e as lentes de cristal (vidro). Porém, as lentes de vidro são bem mais pesadas e frágeis que as lentes de resina de índice de refração 1.74. Dessa forma, as lentes de vidro só são recomendadas em casos bastante específicos.

Aqui na Lenscope, nós oferecemos as Lentes Lenscope LensAI 1.74, lentes em resina superfinas, com alto índice de refração e design asférico, que reduz as distorções laterais. Por isso, são uma ótima opção, caso você busque por óculos finos e confortáveis.

Nossas lentes ainda vêm acompanhadas com 7 tratamentos premium incluídos, sem que você precise pagar a mais por isso. Nós usamos tecnologia para te ajudar a ter melhor versão do seu óculos de grau. E o melhor de tudo: você pode comprar suas lentes superfinas, sem sair de casa. Afinal, nossa jornada de compra é 100% digital. Faça um orçamento online e gratuito e se surpreenda.

grau é alto

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 66

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

220 comentários em “Como saber se meu grau é alto?”

  1. Boa tarde! Minha menina foi ao médico hoje e ele passou uma receita para ir buscar uns óculos.
    Ela tem
    O.D LONGE -0,25
    O.E LONGE -0,25
    CIL.DIOP -0.50
    EIXO 105°
    Isso quer dizer o quê? Obrigado!

    1. Oi, Liliana. Tudo bem?
      De acordo com a receita, ela tem -0.25 graus de miopia com -0.50 graus de astigmatismo em ambos os olhos. O eixo se refere à localização do astigmatismo no olho.

      Nós atendemos esse grau com as Lentes Lenscope Poli 1.59. Para calcular o valor e saber mais informações, basta acessar: https://lenscope.com.br/lente-lenscope e se precisar de ajuda, basta chamar nos canais disponíveis ao final da página de lentes:)

    2. Boa noite!
      Levei o meu filho no ônibus que o posto de saúde oferece. E ele passou uma receita mais não consegui entender.
      Para longe O.D – Esf. -2,75 Cilíndrico – 1,50 eixo 180* Dp AM
      Para longe O.E – Esf. -3,25 Cilíndrico – 0,75 eixo 05*

      Isso quer dizer o quê? Poderia me ajudar por gentileza.
      Obrigada!

      1. Olá, Bruna. Tudo bem? Claro que podemos te ajudar a entender a receita do seu filho. De acordo com as informações que disponibilizou, seu filho possui -2,75 graus de miopia com -1,50 de astigmatismo no olho direito. E no olho esquerdo: -3,25 graus de miopia com -0,75 de astigmatismo. O eixo se refere a orientação do astigmatismo no olho.
        Nós atendemos o seu filho com as Lentes Lenscope Poli 1.59. Para saber mais sobre elas e calcular o valor para o seu grau, basta acessar: https://lenscope.com.br/lente-lenscope e se precisar de ajuda ou tiver dúvidas, é só falar com a gente pelos canais de atendimento no final da página. 🙂

  2. Boa tarde! Meu filho de 9 anos foi ao oculista da escola e trouxe a receita, como saber o grau dele?
    OD- ESF -2,75 CIL -1,00 EIXO 165
    OE ESF -2,75 CIL -1.00 EIXO 05

    Obrigado!

    1. Oi, Ana Paula. Tudo bem?
      De acordo com a receita do seu filho, ele tem -2.75 graus de miopia com -1 grau de astigmatismo em ambos os olhos. O eixo se refere à orientação do astigmatismo no olho.

      Nós atendemos o grau dele com as Lentes Lenscope Poli 1.59 e ainda damos dicas de como ter a melhor versão do óculos de grau. Basta acessar: https://lenscope.com.br/lente-lenscope e se precisar de ajuda ou tiver dúvidas, basta entrar em contato pelos canais disponíveis no final da página 😉

  3. Fui hoje no oculista e a receita saiu assim:
    OD: -100 esf Cil -150 eixo 25
    OE: esf -075 cil -225 eixo 160
    O que eu tenho, doutor? Porque não me explicaram nada.

    1. Oi, Márcia.
      Pela sua receita você tem, no olho direito: -1 grau de miopia com -1.50 de astigmatismo. E no olho esquerdo: -0.75 graus de miopia com -2.25 de astigmatismo. O eixo se refere a orientação do astigmatismo no seu olho.

      Nós te atendemos com as Lentes Lenscope Poli 1.59 e ainda damos dicas de como ter a melhor versão do seu óculos. Basta acessar: https://lenscope.com.br/lente-lenscope sempre que precisar, estamos aqui 😉

  4. panditagamerr7@gmail.com

    Oi, boa tarde! Eu fui hoje para um oftalmologista e hoje ele me deu essa receita:
    OD.Esf. +2T
    OE.Esf. +0T0
    DP 60
    O que significa isso?

  5. Boa tarde,
    Fiz o exame de vista hoje e deus os seguintes resultados:
    Para O. D. +125
    Longe O. E. +125

    O que isso quer dizer? Nunca usei óculos e nem entendo nada sobre, porém meus conhecidos q convivem comigo diariamente falaram que é um grau muito alto.

    1. Oi, Ana. Tudo bem? 🙂
      De acordo com a sua receita, você tem +1.25 graus de hipermetropia em ambos os olhos. O seu grau é considerado baixo.

      Oi, Karine. Tudo bem? 🙂
      De acordo com a sua receita, você tem, no olho direito: +0.25 graus de hipermetropia com -1.25 de astigmatismo. E no olho esquerdo: +0.25 graus de hipermetropia com -1.50 de astigmatismo. O eixo se refere a orientação do astigmatismo no seu olho.

      Nós te atendemos com as Lentes Lenscope Poli 1.59 e ainda damos dicas de como ter a melhor versão do seu óculos. Basta acessar: https://lenscope.com.br/lente-lenscope sempre que precisar, estamos aqui 😉

  6. Oi, tudo bem?
    A minha receita está assim:
    OD: +0,50
    OE: +0,50
    DIP: 64
    O que quer dizer? E a minha graduação é alta? Entre a graduação 0,50 e 0,75 qual é mais alta?

    1. Olá, Vanessa. Tudo bem? De acordo com as informações que disponibilizou, você tem +0,50 graus de hipermetropia em ambos os olhos. Seu grau de hipermetropia não é considerado alto.
      Nós te atendemos com as Lentes Lenscope Poli 1.59, e ainda damos dicas e orientações personalizadas para você ter a melhor versão do seu óculos. Para saber mais sobre elas e calcular o valor para o seu grau é só acessar o link: https://lenscope.com.br/lente-lenscope
      Se precisar de ajuda, basta entrar em contato pelos canais disponíveis ao final da página. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *