meu grau é alto

Como saber se meu grau é alto?

Quanto mais dificuldade para enxergar de longe, mais alto é o grau. Diante disso, você já se perguntou: será que meu grau é alto?

Existe uma classificação universal que divide os graus de miopia em 3 categorias: Miopia baixa, miopia moderada e miopia alta. Neste artigo, vamos te explicar em qual classificação pode estar o seu grau, como isso pode afetar a saúde dos seus olhos e quais são as melhores opções de lentes disponíveis.

A classificação do grau de miopia

Algum amigo ou amiga já experimentou seu óculos e tirou no mesmo instante dizendo que seu grau era forte?

Bom, eles vão acabar dizendo isso porque não possuem nenhum problema de visão. Mas também não é bem assim que define se o seu grau é alto ou não. Na verdade, existe uma faixa de grau específico que define se você tem grau de miopia baixo, moderado ou alto. Veja abaixo como o grau de miopia é classificado:

  • Baixa miopia: 0 a 3 graus
  • Miopia moderada: de 3 a 6 graus
  • Alta Miopia: mais de 6 graus

O que determina o grau de miopia?

O que determina seu grau de miopia é o comprimento do globo ocular.

Quem tem miopia possui um globo ocular mais alongado quando comparado com o globo ocular de quem não tem problema de visão.

Essa diferença no formato do olho faz com que a imagem seja formada antes da retina. É essa a característica que faz com que os míopes tenham dificuldade para enxergar os objetos que estão longe. Então, quanto mais comprido for o globo ocular, maior é o grau de miopia. Veja a imagem abaixo.

meu grau é alto

A maioria das pessoas que possui baixa miopia consegue corrigir a visão usando óculos de grau ou lentes de contato. Além disso, a baixa miopia não é considerada um problema de visão grave. Mas é bom sempre fazer uma consulta anual no oftalmologista para conferir se está tudo certo. 

Porém, aqueles que possuem alta miopia, ou seja, mais de 6 graus devem ficar atentas e nunca deixar de consultar um oftalmologista de confiança. Isso porque quem possui alta miopia tem mais chances de desenvolver descolamento de vítreo e, em alguns casos, deslocamento da retina.

Você tem grau alto?

Conheça a história do Julio, que desde pequeno teve um alto grau de miopia e conseguiu se sentir bem com seu óculos quando experimentou as Lentes Tokai 1.76 da Lenscope.

As Lentes Tokai 1.76 são as lentes mais finas do mundo, pois são as lentes com maior índice de refração que você pode encontrar. Além disso, elas são fabricadas em resina, material leve e resistente.

Quanto maior é o índice de refração das lentes, mais finas elas são. Veja o depoimento do Júlio abaixo.

Grau alto e deslocamento de vítreo e deslocamento da retina

O vítreo é uma substância incolor e gelatinosa. Ela preenche boa parte do olho e está diretamente em contato com a retina. Além disso, o vítreo está sob pressão constante para manter o formato esférico do olho.

Quando ocorre o descolamento de vítreo, é como se acontecesse pequenos rasgos na retina. O principal sintoma é o surgimento de pequenas manchas que se deslocam no campo de visão. Essas manchas costumam apresentar formatos que lembram, por exemplo: pequenos insetos, pontos ou linhas e são conhecidas também como “moscas volantes”.

Além disso, outro sintoma bastante comum é aparecimento de flashes de luz no seu campo de visão.

Em alguns casos, o deslocamento do vítreo pode levar ao deslocamento da retina que é algo muito mais sério e de extrema urgência. Os principais sintomas são efeitos de sombras constantes ou uma espécie de cortina em parte do campo de visão. Quando não tratado, o deslocamento da retina pode causar a perda súbita da visão.

Portanto, fique atento! Ao apresentar qualquer um desses sintomas, sempre procure um médico oftalmo de sua confiança.

O óculos ideal para cada tipo de grau de miopia

Existe um tipo de lente mais indicado para cada grau de miopia que vai definir a ideal para você. Isso acontece porque as lentes para miopia são mais finas no centro e grossas nas bordas. Então, quanto maior o grau, mais grossas serão suas lentes.

Mas, não se preocupe.  É possível reduzir a espessura da lente escolhendo lentes de alto índice de refração.

O índice de refração quantifica o poder da matéria-prima da lente de mudar a direção dos raios de luz e, assim, acertar o seu foco. Então, quanto maior for o índice de refração, menor a espessura necessária para dar nitidez à visão. Por esse motivo, as lentes de alto índice de refração proporcionam óculos mais finos.

Veja a seguir o índice de refração da lente mais indicada para o seu grau.

Óculos para baixa miopia: até 3 graus

Para você que possui até 3 graus, pode encontrar dois tipos de lentes: as lentes CR-39, também conhecidas como Orma®e as lentes de policarbonato.

As lentes CR-39 são as lentes de acrílico e também são conhecidas como lente Orma Orma®. Elas são as lentes mais comuns encontradas no mercado e são bastante indicadas para baixa miopia. 

As Lentes CR-39 possuem índice de refração de 1.5. Para até 2 graus de miopia com até 2 graus de astigmatismo, elas não deixam o óculos muito grossos.

Mas se você tem mais de 2 graus e está em busca de lentes sem bordas, é melhor dar preferência para as lentes de policarbonato. Por possuírem um índice de refração maior, as lentes de policarbonato conseguem proporcinar um óculos mais fino que as lentes CR-39.

As lentes de policarbonato possuem um índice de 1.59, considerada uma lente de médio índice de refração. Por esse motivo, elas conseguem proporcionar um óculos mais fino para até 4 graus de miopia com até 2 graus de astigmatismo.

Outra característica positiva dessas lentes é seu material. O policarbonato é um material bastante leve e resistente. Por isso, as lentes de policarbonato possuem uma durabilidade maior.

Os tratamentos de antirreflexo, antirrisco e proteção UV costumam acompanhar as lentes de policarbonato. Mas no caso das lentes CR-39, é bom ficar de olho. Algumas versões mais em conta das lentes CR-39 nem sempre acompanham todos esses tratamentos.

Separamos aqui pra você 5 razões pelas quais você sempre deve dar preferência para lentes com antirreflexo, antirrisco e proteção UV

Óculos para miopia moderada: de 3 a 6 graus

Nos casos de miopia moderada, ou seja, de 3 a 6 graus, as lentes ideais são aquelas que possuem um alto índice de refração como as lentes 1.67, 1.74 ou 1.76. Quanto maior for o índice de refração, mais finas as lentes vão ficar.

No entanto, é importante que você também fique atento ao tamanho da armação. Nesses casos, armações que possuem tamanho de aro maior que 53mm já podem resultar em lentes mais grossas. Veja um exemplo de onde você encontra a medida do tamanho do aro da sua armação na imagem abaixo.

meu grau é alto

No site da Lenscope, você preenche nosso formulário de acordo com a receita do óculos e já fica sabendo o tamanho da armação mais recomendada para o seu grau.

Além disso, você fica sabendo também o valor das Lentes Tokai 1.76, as lentes de resina com o maior índice de refração que você encontra disponível hoje.

Óculos para alta miopia: mais de 6 graus

Em casos de alta miopia, o mais indicado são as lentes com os maiores índices de refração como as lentes 1.74, 1.76 e as lentes de cristal (vidro).

Porém, as lentes de vidro são bem mais pesadas e frágeis que as lentes de resina de índice de refração 1.74 e 1.76. Dessa forma, as lentes de vidro só são recomendadas em casos bastante específicos.

Para mais de 6 graus de miopia, o tamanho da armação também exerce uma grande influência na espessura das bordas das lentes e no aspecto fundo de garrafa. Nesses casos, sempre recomendados armações menores, de aro fechado e de acetato.

Saiba também o tamanho da armação que recomendamos para o seu grau.

Inclusive, fizemos um guia completo explicando como você pode ter um óculos de grau mais fino. Nele, explicamos porquê o seu óculos fica grosso, quais são as medidas e materiais necessários para evitar que isso aconteça.

 

meu grau é alto

Como saber se meu grau é alto?
Média 4.1 de 29 votos



Comentários

    1. Olá, Johnatan!

      Como vai?

      Para você saber o número da sua armação você deve acompanhar esses números: 56 17-135
      56, que é o número que vem antes do ▭ indica o tamanho do aro da armação.
      Depois desse ▭, segue para os números 17-135. 17: tamanho da ponte. E, o último, 135, indica o comprimento da haste da armação (as perninhas do seu óculos).

      Caso tenha ficado alguma dúvida, você pode conferir em detalhes no nosso artigo de como saber o tamanho da armação: https://lenscope.com.br/blog/como-saber-o-tamanho-do-oculos/

      Qualquer coisa, conte com a gente! 😉

    1. Oi, Geane! Tudo bem?

      Vamos te ajudar.

      OD significa Olho Direito e OE, Olho Esquerdo.

      Vamos começar com o seu Olho Direito (OD). Na sua receita há 3 colunas (conforme nos indicou: ESF, CIL e EIXO). Esf (Esférico) caso esteja preenchida, vai indicar que você possui miopia ou hipermetropia. Se for miopia, o número vai estar negativo (menos), mas se for hipermetropia, o valor será positivo (mais).
      No seu caso, está negativo, então você possui -2.50 de miopia.

      A coluna CIL (indica cilíndrico), essa é a coluna específica para astigmatismo. Se ela estiver preenchida, significa que você tem astigmatismo.
      Em seu Olho Direito, está -0.25 de astigmatismo.

      A Coluna do EIXO vem acompanhada do Cilíndrico (CIL) se ela estiver preenchida, porque o eixo indica onde o seu grau do astigmatismo está localizado, variando de 0 a 180 graus. Em seu OD, o seu astigmatismo está localizado 170 graus no seu olho.

      Já a Adição, não está preenchida. Mas, se estivesse, indica que você precisaria de lentes para corrigir sua presbiopia, a famosa vista cansada.

      Para a leitura do OE (olho esqueerdo) é da mesma forma 🙂

      Então, em resumo da sua receita você possui no seu olho direito -2.50 de miopia com -0.25 de astigmatismo localizado no eixo de 170 graus.
      no olho esquerdo, você possui -2.00 de miopia com -50 de astigmatismo localizado no eixo de 30 graus.

      Se você ainda tiver alguma dúvida sobre a interpretação, temos esse artigo bem completo que pode te ajudar em todas siglas que constam na sua receita: https://lenscope.com.br/blog/como-ler-receita-de-oculos/

      Qualquer dúvida, conte com a gente! 😀

  1. Fiz uma Consulta a 8 meses e deu 0,25 OD e 0,50 OE… Mais eu sinto dores de cabeça e dor nos olhos frequentemente, o que devo fazer? Será se tenho nesse cidade de usar óculos ou não??

    1. Oi, Flávia! 😀

      Esses sintomas são indícios que você precisa usar óculos sim. Aqui você pode conferir 11 sinais que indicam que você precisa usar óculos: https://lenscope.com.br/blog/11-sinais-de-que-e-preciso-usar-oculos-imediatamente/

      Como faz mais de 8 meses que você foi ao oftalmo, recomendamos que você faça uma nova consulta. Seu grau pode ter aumentado e para fazer seu óculos, a validade da sua receita é de 6 meses a 1 ano.

      Vale mais a pena voltar a fazer a consulta, explicar os sintomas que está sentindo, pois ele pode tirar um novo diagnóstico.
      Caso você precise usar óculos, não hesite em fazê-lo. O período de adaptação é rápido e logo você acostuma.

      o importante é não deixar que esses sintomas agravem seu problema de visão.

      Se ficar com alguma dúvida, entre em contato com ajuda@lenscope.com.br 😉

    1. Oi, Mauro!

      Como vai?

      Infelizmente o uso constante de aparelhos eletrônicos pode contribuir pro surgimento da miopia. Esses aparelhos fazem com que a gente pisque com menos frequência, consequentemente a gente lubrifica menos os olhos e não lubrificando os olhos, eles ficam com sensação de ardência e fadiga ocular.

      Procure seu oftalmologista e explique os sintomas que está sentindo. Ele é o único profissional capacitado que pode orientá-lo para a prescrição de óculos ou qualquer outro tipo de tratamento.

      Nós temos um artigo que pode te ajudar com alguns sintomas comuns de miopia: https://lenscope.com.br/blog/o-que-e-miopia/

      Conte como a gente! 😉

  2. Olá, bom dia… comprei um óculos recentemente com lentes 1.74, mas o resultado não foi o esperado, pois esse óculos continua dando o efeito “fundo de ogarrafa” acredito que a lente entregue possa ser 1.67, vcs poderiam me dizer como faço pra saber o índice de refração da lente?
    Obs: olho esquerdo: -9,25 / -3,50, eixo: 170¤
    Olho direito: -8,00 / -2,75 eixo: 25¤

    1. Olá, Jonatas!
      A maneira mais segura de saber que você recebeu o que comprou é através do certificado da lente. É seu direito pedir e receber o certificado da lente comprada e lá conter a marca, índice de refração das lentes e também os tratamentos que as lentes possuem.
      De qualquer forma, o efeito fundo de garrafa não depende apenas do índice de refração. É muito importante também saber escolher o tamanho da armação ideal para o seu grau. Em casos de graus elevados de miopia, o tamanho da armação influencia bastante no resultado final. Quanto menor ela for, mais finas ficam as bordas das suas lentes.
      Além do índice de refração, escolha da armação, outro fator também que influencia é a escolha do design das suas lentes. Lentes do tipo esféricas possuem um design mais arredondado que contribui para o aspecto fundo de garrafa. Já as lentes do tipo asféricas possuem um design plano e, por isso, reduzem bastante esse aspecto. Se quiser saber mais sobre como o design das lentes interferem no resultado final do óculos temos um artigo aqui no blog que pode te ajudar https://lenscope.com.br/blog/lentes-asfericas-ou-esfericas-como-ter-lentes-mais-finas/
      Além disso, As Lentes Tokai 1.76, além de serem as lentes de resina mais fina disponível hoje, também são asféricas, o que proporciona o melhor resultado estético para pessoas que possuem alta miopia ou alta hipermetropia. Se quiser saber mais sobre elas, visite nosso site: https://lenscope.com.br/lente-tokai 🙂

  3. Boa noite fui no oftalmologista hoje pois ha5muito tempo venho sentindo vista embaçada, ardência dos olhos, vista cansada, dores de cabeça e diagnosticou 1 graus olho direito e 0.75 no esquerdo de astigmatismo além de hipermetropia. Receitou uso de óculos. E considerado alto meu grau?

    1. Oi, Lígia!
      Tudo bem?

      Nós podemos classificar em três tipo:
      Grau baixo: de 0 a 3 graus
      Grau moderado: de 3 a 6 graus
      Alto grau: mais de 6 graus

      Como você tem 1 com 0.75, está dentro da classificação de quem possui baixo grau.
      Para o seu óculos de grau, uma lente 1.59 já resolve seu problema e ainda proporciona lentes finas e resistentes por serem feitas de policarbonato. 🙂
      Aqui na Lenscope, nós temos disponíveis esse tipo de lente para o seu grau que, inclusive, acompanha os tratamentos essenciais sem custo a mais na sua lente. Conheça mais aqui: https://lenscope.com.br/lente-lenscope 🙂

    1. Oi, Fabiula. Tudo bom?

      O seu grau ainda é considerado baixo, uma vez que a classificação do tipo de grau são divididos em três:
      – baixo grau que vai de 0 a 3 graus
      – grau moderado que vai de 3 a 6 graus
      – alto grau para quem tem mais de 6 graus

      Sabendo disso e verificando as informações que nos passou, você está na primeira classificação de grau baixo 🙂
      Para seu tipo de grau, a lente ideal para você são as lentes de Policarbonato com índice 1.59.
      O material mais comum oferecido pelas óticas é o CR-39 também conhecido como Orma e seu índice é 1.50 e pode dar aspecto de óculos mais grosso.
      Dessa forma, o ideal é que você dê preferência para as lentes de policarbonato, pois seu material é leve e super resistente. Elas possuem índice de refração de 1.58 a 1.59, resultando em bordas mais finas.
      Aqui na Lenscope, nós atendemos o seu grau com nossa Lente Lenscope 1.59 que acompanha os tratamentos essenciais para o seu óculos sem custo adicional por eles 😀 . Você pode saber em detalhes aqui no nosso site: https://lenscope.com.br/lente-lenscope 😉

  4. Boa noite meu filho tem 8 anos e foi diagnosticado com 11 graus De miopia no olho esquerdo e 1 grau no olho direito, o oftalmologista disse que devido a grande diferença não pode usar os 11 no esquerdo disse que só iria tratar o que tem 1 grau para não evoluir, e deixou 2.5 no esquerdo só pra ele enxergar uns dois palmos a frente do nariz, e que quando ele chegar na adolescência usar lente no olho esquerdo com os 11 graus mesmo, isso é certo ?

    1. Oi, Karla! 🙂 Como vai?

      Recomendamos que você procure o oftalmo para que ele lhe esclareça essa dúvida. Somente esse profissional é capaz de fazer as orientações corretas e a prescrição para a correção do problema de visão do seu filho.
      Caso a dúvida persista, procure outro médico para que ele possa fazer as orientações para você 🙂

    1. Oi, Gabriela! Tudo bom?

      Vamos te ajudar a interpretar sua receita.

      Primeiramente, OD, significa Olho Direito e OE, Olho Esquerdo.

      Na ordem de sua receita a primeira coluna é a ESF, significa “Grau Esférico” ou “Esférico”. Ele indica se você tem miopia o hipermetropia.
      Se estiver preenchido o valor em sinal positivo (+), você tem hipermetropia . Se o valor for negativo (-), você tem miopia.

      CIL indica “Grau cilíndrico” ou Cilíndrico”. Essa coluna é a segunda coluna da sua receita e, quando preenchida, significa que você tem astigmatismo. Se não estiver, você não tem 😉

      EIXO (terceira coluna da receita): o eixo acompanha o grau cilíndrico (CIL), ou seja, se a coluna cilíndrico estiver preenchida, a coluna do eixo também deve estar. O eixo significa a localização em graus do astigmatismo em seu olho. Isso porque o astigmatismo afeta pontos focais no nosso olho e não em toda visão, por isso é importante saber onde está localizado o astigmatismo no eixo.

      Lendo sua receita, em seu olho direito (OD) você possui +5.00 de hipermetropia com +5.00 de astigmatismo, localizado no eixo de 90 graus.
      No olho esquerdo (OE), você possui 5.00 de hipermetropia com +5.00 de astigmatismo, localizado no eixo de 75 graus.

      O seu grau já é considerado alto, então você deve escolher por lentes com alto índice de refração. Quanto maior índice de refração, mais finas serão suas lentes.
      Hoje a lente com maior índice de refração em resina são as Lentes Tokai 1.76.
      Nós sabemos que o preço por ter lentes finas são caras e o preço vai além de R$ 2.000,00 (quanto maior o índice, mais cara).

      A resina é o melhor material para quem tem grau alto, pois vai proporcionar lentes mais finas, leves e super resistentes para o seu óculos. Assim, evitando qualquer dano ou queda que possa sofrer. Inclusive, com um óculos mais leve, você evita aquelas marquinhas indesejadas no nariz.

      As Lentes Tokai 1.76 são vendidas exclusivamente no site da Lenscope a partir de R$ 577 e elas contam com todos os tratamentos essenciais ao seu óculos já inclusos 😉
      Veja aqui: https://lenscope.com.br/lente-tokai

    1. Oi, Daiane! Como vai?

      O seu grau está entre o intermediário e alto.
      Nós recomendamos que para o seu grau, você escolha lentes de resina que vão proporcionar óculos mais leve e resistente para você e também vai evitar aquelas marquinhas 🙂
      Aliás, o eixo do astigmatismo também influencia na espessura da lente, sabia? E nós explicamos tudo nesse artigo aqui: https://lenscope.com.br/blog/eixo-do-astigmatismo-entendendo-de-uma-vez-por-todas/

      Se tiver qualquer dúvida, estamos por aqui! 😉

  5. Olá minha receita está assim :
    OD = ESFER.-2.75 ,CILIND.-2.50, EIXO. 155°,DNP.32
    OE=ESFER.-3. 75, CILIND.-2.75, EIXO.10 , DNP.32
    Qual seria o modelo de armação para evitar o fundo de garrafa

    1. Olá, Almir! Tudo bem?

      Há uma série de fatores que vão influenciar em ter fundo de garrafa ou não que é a escolha o índice de refração da suas lentes, tamanho da armação e o design das lentes.
      Como o seu grau vai se somar (ESF +CIL), eles vão dar mais de 4 graus. Então, não escolha armações muito grandes, pois quanto maior a armação, maior o efeito fundo de garrafa.
      Para o seu grau, até 53mm é o ideal para evitar o fundo de garrafa.

      Outro fator importante a levar em consideração é a escolha de índice de refração e quanto maior o número do índice, mais finas serão suas lentes.
      Nada vai adiantar uma armação pequena e escolher uma lente que vai deixar seu óculos grosso. Hoje as lentes de alto índice disponíveis estão 1.67, 1.74, 1.76 e 1.9 (highlight).

      Talvez a 1.67 já fosse perfeita para o seu grau, o problema é que muitas delas possuem design esférico 🙁 ou seja, a distribuição do material se concentra no centro da lente e isso que provoca o fundo de garrafa. As lentes 1.9 também possuem esse tipo de design e são mais pesadas por serem de vidro, causando muito desconforto para quem usa.
      Escolha por lentes de design asférico, cujo o material é distribuído proporcionalmente em toda lente e, assim, evitando o acúmulo de material 🙂
      Dê preferência também as lentes de resina que são super leves e resistentes a qualquer acidente que possa sofrer (queda, descuido, etc).

      As lentes de alto índice de refração costumam ter preços bem elevados (quanto maior o índice, mais caras vão ser). Isso porque acontece todo um trabalho de montagem nas lentes para o seu grau e podem custar mais de R$ 2.000,00.

      Então, para você não ter uma lente grossa e com efeito fundo de garrafa, você deve escolher por lentes com alto índice de refração: quanto maior esse número, mais finas serão as lentes. As Lentes Tokai 1.76 têm índice de refração de 1.76 🙂

      ​A espessura final da lente também vai depender bastante do seu grau e do tamanho do aro da armação que você escolher. Quanto menor ela for, mais finas ficam as bordas das suas lentes, porque a armação contorna toda lente não deixando a borda evidente.

      As Lentes Tokai 1.76, por serem de resina, são bem mais leves e resistentes e podemos afirmar também que as Lentes Tokai 1.76 reduzem muito mais o efeito de olhos pequenos e o aspecto fundo de garrafa devido ao seu design asférico das lentes. Além disso, como as Lentes Tokai 1.76 são vendidas exclusivamente pela internet na Lenscope, elas possuem um preço muito mais acessível: https://lenscope.com.br/lente-tokai

      No nosso site, também ajudamos você com a armação ideal para o seu grau (e quais você deve evitar). É só preencher de acordo com sua receita de óculos que o resultado sai na hora: https://lenscope.com.br/prescricao

      Se ficar com alguma dúvida, estamos a disposição! 🙂

    1. Oi, Adriana! Tudo bem?

      Vamos te ajudar a entender sua receita e qual a classificação do seu grau 😀

      Antes de tudo, OD significa Olho Direito e OE, Olho Esquerdo.

      A coluna “esf” em sua receita indica “Esférico” e, caso esteja preenchida indica que você possui miopia ou hipermetropia. Para saber isso, basta olhar o sinal que acompanha o número: se estiver positivo, você tem hipermetropia e se estiver negativo, miopia.

      A outra coluna é o “cil” ou também chamado de “cilíndrico”. Essa coluna é específico para quem tem astigmatismo, então se estiver preenchida, você tem astigmatismo. Do contrário, não.

      A próxima coluna é o Eixo e se a coluna do cilíndrico estiver preenchida, obrigatoriamente o eixo vai vir preenchido também. Porém ele é preenchido em escala de 0 a 180 e representa a localização do astigmatismo nos nossos olhos.

      No seu olho direito, você tem apenas -1.0 de miopia com 0.5 de astigmatismo que é considerado grau baixo.
      Porém, no olho esquerdo você possui -4.0 de miopia com 3.0 de astigmatismo, como os graus se somam, eles dão mais 7 graus que já é considerado alto.

      Quanto aos sintomas que está sentindo, pode ser moscas volantes. Temos um artigo explicando mais sobre isso aqui: https://lenscope.com.br/blog/moscas-volantes-saiba-o-que-sao-essas-manchas-em-sua-visao/

      A nossa maior recomendação é que você procure seu oftalmo de confiança e explique as dificuldades que está sentindo ao enxergar. Dessa forma, ele pode prescrever e fazer as recomendações para você através de uma receita 🙂

      Qualquer dúvida, estamos por aqui! 😉

    1. Oi, Adriele! Tudo bem?

      Se estiver no Grau Esférico (ESF) da sua receita, ali vai determinar se você tem miopia ou hipermetropia.
      Se estiver positivo, é hipermetropia e negativo, miopia.

      Já no grau cilíndrico, acaba sendo indiferente se o grau estiver positivo ou negativo, pois ali é só preenchido se você tem astigmatismo 😉 Normalmente os oftalmos optam pelo negativo, mas existem algumas receitas que recebemos por aqui com sinal positivo.

      Qualquer dúvida, estamos por aqui! 🙂

    1. Olá, Sara! Como vai?

      Vamos te ajudar a entender sua receita.
      OD: significa olho direito e OE: olho esquerdo.

      Provavelmente na sua receita está -0.50 no grau esférico.
      Caso esteja, o esférico vai indicar se você tem miopia ou hipermetropia. Para saber qual deles é, basta olhar o sinal que acompanha o número: positivo, significa que você tem hipermetropia (dificuldade em enxergar de perto) e negativo, significa miopia (dificuldade em enxergar de longe).

      Ou seja, você possui -0.50 de miopia, o que é considerado um grau baixo 🙂

      Para o seu grau que é baixo, o ideal é que você escolha pelas Lentes Lenscope 1.59, que são feitas de policarbonato garantindo resistência e leveza a um preço justo em um serviço que ofereça comodidade 🙂
      O seu valor é a partir de R$ 189 + frete da sua localidade
      Se você for da região da Grande SP, Rio de Janeiro ou Campinas, o frete é por nossa conta 😀
      Aliás, as lentes já incluem os tratamentos que consideramos fundamentais: tratamento antirreflexo e proteção UV 100%.
      Vem saber mais aqui: https://lenscope.com.br/lente-lenscope 😀

  6. bom dia!minha filha tem 5 anos e foi diagnosticada com ambliopia no olho direito…a receita está dessa forma:esferico:od +4,00 oe +4,50 cilindrico olho dir -0,50 eixo od 180° prisma od 20 base 80 prisma oe 20 base 30. o q quer dizer qual melhor leite?

    1. Oi, Débora! Como vai?

      Essa prescrição da receita da sua filha são voltadas para lentes esfero prismática, normalmente pacientes com estrabismo infantil ou cirurgia por afacia ocular.
      As lentes prismáticas são surfassadas e realizada em procedimento bastante especial 🙂
      Mande um e-mail para nós que podemos te ajudar: ajuda@lenscope.com.br 🙂

    1. Oi, Luana! Tudo bem?

      Nós vamos te ajudar a compreender a sua receita 🙂

      Para dar início a informação de OD, significa Olho Direito e OE, Olho Esquerdo.

      Repare que na sua receita há algumas colunas, certo?

      Então, seguindo a ordem de sua receita, ESF, significa “Grau Esférico” ou “Esférico”. Ele indica se você tem miopia o hipermetropia.
      Se estiver preenchido o valor em sinal positivo (+), você tem hipermetropia . Se o valor for negativo (-), você tem miopia.

      CIL indica “Grau cilíndrico” ou Cilíndrico”. Essa coluna, quando preenchida, significa que você tem astigmatismo. Se não estiver preenchido, você não tem 😉

      EIXO: o eixo significa a localização do astigmatismo no seu olho. Então, se você tem a coluna “cilíndrico” preechida, obrigatoriamente o exiso também deve estar preenchido, pois ele que indica qual ângulo encontra-se o astigmatismo que você tem. Essa medida varia de 0 a 180 graus.
      Então se não tiver preenchida: você não tem astigmatismo 😉

      Lendo sua receita, em seu olho direito (OD) você possui +.25 de hipermetropia com -0.75 de astigmatismo, localizado no eixo de 175 graus.
      No olho esquerdo (OE), você possui +0.25 de hipermetropia com -1.00 de astigmatismo, localizado no eixo de 20 graus.

      Como o seu grau é baixo, ideal é que você escolha pelas Lentes Lenscope 1.59, que são feitas de policarbonato garantindo resistência e leveza a um preço justo em um serviço que ofereça comodidade 🙂
      O seu valor é de R$ 189 + frete da sua localidade. E se você for da região da Grande SP, Rio de Janeiro ou Campinas, o frete é por nossa conta 🙂
      As lentes já incluem os tratamentos que consideramos fundamentais: tratamento antirreflexo, antirrisco e proteção UV 100%.
      Vem conhecer aqui: https://lenscope.com.br/lente-lenscope

      Sempre que precisar, conte conosco! 😀

    1. Olá, Mônica! Tudo bem?

      Vamos te ajudar a entender a receita do seu filho 🙂

      É importante saber que OD, significa olho Direito e OE, Olho Esquerdo. 🙂

      A receita do oftalmologista normalmente tem algumas colunas padronizadas. São elas: “Grau esférico” ou “ESF” ou “Esférico”, seguindo da coluna “Grau cilíndrico ou “CIL” ou “Cilíndrico e a ultima coluna EIXO.
      Provavelmente +0.75 está na coluna “esférico”;
      -2.00 na coluna “cilíndrico”;
      180 na coluna eixo 🙂

      Agora, vamos ajudar a entender qual o problema de visão que seu filho possui.
      Na coluna “Esférico” (ESF), que é a primeira coluna, vai indicar se o seu filho tem miopia ou hipermetropia. Para saber qual desses problemas ele possui, é só olhar o sinal que acompanha o número. Se estiver positivo (+), ele tem hipermetropia e negativo (-), miopia.
      Então para coluna esférico, seu filho tem hipermetropia de +0.75 porque o sinal é positivo 🙂

      Na próxima coluna, é o “cilíndrico” (CIL) vai indicar apenas se o seu filho tem ou não astigmatismo. É bem fácil identificar, porque se estiver preenchida ele tem, do contrário, não preenchida, ele não tem astigmatismo.
      Seu filho tem essa coluna cilíndrico preenchido de -2.00 de astigmatismo.

      A última coluna é a do EIXO. O Eixo vem acompanhada de do astigmatismo, ou seja, se a coluna cilíndrico está preenchida, a do eixo obrigatoriamente deve vir também preenchida. Isso porque o eixo significa a localização em graus do astigmatismo em seu olho, pois o astigmatismo afeta alguns pontos focais no nosso olho e não em toda visão, por isso é importante saber onde está localizado o astigmatismo no eixo. Essa localização varia de 0 180.
      Do seu filho é localizado a 180 graus.

      Então, lendo a receita do seu filho, nos dois olhos, ele possui +0.75 de hipermetropia com -2.00 de astigmatismo localizado a 180 graus 🙂

      Como o grau do seu filho é considerado baixo, o ideal é que você escolha pelas Lentes Lenscope 1.59, que são feitas de policarbonato, material ideal para as crianças, pois são lentes mais resistentes. O policarbonato costuma ter um preço mais alto no mercado, mas nós oferecemos um preço justo em um serviço que ofereça comodidade 🙂
      O seu valor é de R$ 189 + frete da sua localidade, mas se você for da região da Grande SP, Rio de Janeiro ou Campinas, o frete é por nossa conta 🙂
      As lentes já incluem os tratamentos que consideramos fundamentais: tratamento antirreflexo, antirrisco e proteção UV 100%.
      Vem conhecer aqui: https://lenscope.com.br/lente-lenscope

      Aqui na Lenscope, nós atendemos muitos casos infantil! Qualquer dúvida, conte com a gente ou entre em contato ajuda@lenscope.com.br 🙂

    1. Oi, Maria!

      Claro 😀 vamos te ajudar! Vamos lá?

      É importante você saber que OD, significa olho Direito e OE, Olho Esquerdo.

      Na ordem de sua receita a primeira coluna é a ESF, significa “Grau Esférico” ou “Esférico”. Ele indica se você tem miopia o hipermetropi
      Para saber qual desses problemas você tem, basta olhar o sinal que acompanha o número: se estiver preenchido o valor em sinal positivo (+), você tem hipermetropia . Se o valor for negativo (-), você tem miopia.

      CIL indica “Grau cilíndrico” ou Cilíndrico”. Essa coluna é a segunda coluna da sua receita e, quando preenchida, significa que você tem astigmatismo. Se não estiver preenchida, você não tem 😉

      EIXO (terceira coluna da receita): o eixo acompanha o grau cilíndrico (CIL), ou seja, se a coluna cilíndrico estiver preenchida, a coluna do eixo também deve estar. O eixo significa a localização em graus do astigmatismo em seu olho de 0 a 180 graus.
      Isso porque o astigmatismo afeta alguns pontos focais no nosso olho e não em toda visão, por isso é importante saber onde está localizado o astigmatismo no eixo.

      Lendo sua receita, em seu olho direito (OD) você possui -0.75 de miopia com -1.00 de astigmatismo, localizado no eixo de 153 graus (confira esse grau na sua receita, pode ser que seja 155).
      No olho esquerdo (OE), você possui -0.75 de miopia com -1.20 de astigmatismo, localizado no eixo de 20 graus.

      O seu grau é considerado baixo, então aposte nas lentes Lenscope 1.59 que são feitas de policarbonato e são mais resistentes e mais leves. 🙂
      Geralmente uma lente policarbonato costuma ser mais cara em óticas, mas oferecemos um preço justo em um serviço que ofereça comodidade para você.
      Nosso valor é de R$189 + frete da sua localidade, mas se você for da Grande São Paulo, Rio de Janeiro ou Campinas (interior de SP), o frete é por nossa conta 🙂
      Os tratamentos antirreflexo, antirrisco e proteção UV que garante mais durabilidade das suas lentes já estão inclusas no valor de R$189.
      Vem aqui conhecer nossa Lente Lenscope 1.59: https://lenscope.com.br/lente-lenscope

      Se ficar com alguma dúvida, estamos aqui para ajudar 😉

  7. Olá , minha filha tem 15 anos passei no oftalmologia ele falou que ela no olho direito 6 graus e no esquerdo 0
    Me ajude a entender a receita
    O.D -2,00 DNP 32
    O.E +0,00 – 2,00 eixo 40 DNP 30.5

    1. Oi, Beatriz! Tudo bem?
      A receita normalmente acompanha três principais colunas: “Grau Esférico”(ESF), “Grau Cilíndrico” (CIL) e “Eixo”.
      Nós precisamos saber onde esses valores estão colocados para poder entender a receita da sua filha, então manda pra gente a receita no e-mail ajuda@lenscope.com.br que podemos te ajudar 🙂

  8. oi boa tarde !
    gostaria de saber se é muito esse grau
    O.D. Esférico: -0,50 Cilíndrico: -2,25 Eixo: 15º
    O.E. Esférico: -1,00 Cilíndrico: -2,00 Eixo: 170º
    nao entendi afinal qual é meu grau .

    1. Oi, Rosangela! Tudo bem?

      Fique tranquila! Vamos te ajudar a compreender sua receita de óculos 🙂

      OD significa olho Direito e OE, Olho Esquerdo.

      Na ordem de sua receita, ESF, significa “Grau Esférico” ou “Esférico”. Ele indica se você tem miopia o hipermetropia.
      Se estiver preenchido o valor em sinal positivo (+), você tem hipermetropia. Se o valor for negativo (-), você tem miopia.

      CIL indica “Grau cilíndrico” ou Cilíndrico”. Essa coluna, quando preenchida, significa que você tem astigmatismo. Se não estiver, você não tem 🙂

      EIXO: o eixo acompanha o grau cilíndrico (CIL), ou seja, se a coluna cilíndrico estiver preenchida, a coluna do eixo também deve estar. O eixo significa a localização em graus do astigmatismo em seu olho de 0 a 180 graus.
      A localização do eixo é importante porque astigmatismo afeta pontos focais em nossa visão e o eixo vai indicar onde está localizado o astigmatismo em seus olhos.

      Lendo sua receita, em seu olho direito (OD) você possui -0.50 de miopia (pois o sinal é negativo) com -2.25 de astigmatismo, localizado no eixo de 15 graus.
      No olho esquerdo (OE), você possui -1.00 de miopia com -2.00 de astigmatismo, localizado no eixo de 170 graus.

      O seu grau é considerado baixo, o ideal é que você escolha pelas Lentes Lenscope 1.59 que são feitas de policarbonato garantindo resistência e leveza a um preço justo em um serviço que ofereça comodidade 🙂
      O seu valor é de R$ 189 + frete da sua localidade
      Se você for da região da Grande SP, Rio de Janeiro ou Campinas, o frete é por nossa conta 🙂
      As lentes Lenscope 1.59 são oferecidas também nas versões fotocromáticas, escuras e com filtro de luz azul (em diferentes preços).
      As lentes já incluem os tratamentos que consideramos fundamentais: tratamento antirreflexo, antirrisco e proteção UV 100%.
      Vem conhecer nossas lentes aqui: https://lenscope.com.br/lente-lenscope

      Qualquer dúvida, conte conosco! 🙂

    1. Oi, Wenia! 🙂

      Sua filha possui grau baixo.
      Para você entender melhor essa classificação, ela funciona da seguinte maneira: até 3 graus (grau baixo); 3 a 6 (grau moderado); acima de 6 (grau alto).

      O melhor índice de refração para o grau da sua filha são lentes de índice 1.59 que são feitas de policarbonato sendo mais leves e mais resistentes para baixo grau no mercado 🙂
      Hoje para grau baixo os índices mais comuns são 1.50 e 1.59, mas é importante levar em consideração que quanto maior o índice, mais finas serão as lentes, por isso a policarbonato acaba sendo uma das favoritas na escolha.
      Aqui na Lenscope nós oferecemos as Lentes Lenscope 1.59 a partir de R$ 189 + frete da sua localidade (a região da Grande São Paulo, Rio de Janeiro e Campinas, o frete é por nossa conta).
      Nossas lentes contam com as proteções essenciais para os óculos: antirrisco, antirreflexo e proteção UV e já estão inclusas no valor. Ou seja, você não precisa pagar a mais para ter qualidade nas lentes.
      Nós sabemos que quanto melhor os tratamentos nas lentes, mais caras elas podem ficar, por isso nossa proposta é oferecer um produto de qualidade sem que você precise gastar uma fortuna 😉
      Vou deixar o link para você conhecer nossas lentes: https://lenscope.com.br/lente-lenscope

      Se sua filha ainda é criança, nós temos um artigo com dicas para compra de óculos infantil, pois existem materiais que podem ser pesados, desconfortáveis, e principalmente, ferir os pequenos. Assim como lentes ideais para elas. Você pode ver aqui: https://lenscope.com.br/blog/dicas-para-escolher-oculos-para-crianca/

      Sempre que precisar, pode contar com a gente! 😀

    1. Oi, Maria! Tudo bem?

      Pode ficar tranquila, vamos te ajudar a compreender sua receita de óculos 🙂

      É importante saber que OD, significa olho Direito e OE, Olho Esquerdo. 🙂

      Na ordem de sua receita a primeira coluna é a ESF, significa “Grau Esférico” ou “Esférico”. Ele indica se você tem miopia o hipermetropia.
      Se estiver preenchido o valor com o sinal positivo (+), você tem hipermetropia . Se o valor for negativo (-), você tem miopia.

      CIL indica “Grau cilíndrico” ou Cilíndrico”. Essa coluna é a segunda coluna da sua receita e, quando preenchida, significa que você tem astigmatismo. Se não estiver, você não tem 😉

      EIXO (terceira coluna da receita): o eixo acompanha o grau cilíndrico (CIL), ou seja, se a coluna cilíndrico estiver preenchida, a coluna do eixo também deve estar. O eixo significa a localização em graus do astigmatismo em seu olho que varia de 0 a 180 graus, isso porque o astigmatismo afeta pontos focais no nosso olho e não em toda visão, por isso é importante saber onde está localizado o astigmatismo no eixo.

      Lendo sua receita, em seu olho direito (OD) você possui -2.50 de miopia (esfera/cilíndrico) com -2.50 de astigmatismo (cilíndrico), localizado no eixo de 35 graus.
      No olho esquerdo (OE), você possui -6.00 de miopia (esfera/esférico) com -5.00 de astigmatismo (cilíndrico), localizado no eixo de 145 graus.

      O seu grau já é considerado alto, pois é como se somassem o grau em cada olho, por exemplo, OD 2.50 + 2.50 = 5, pois isso a necessidade de usar uma lente de alto índice de refração para proporcionar lentes mais finas.
      E quanto maior o índice de refração, mais finas serão suas lentes.
      Hoje a lente com maior índice de refração em resina são as Lentes Tokai 1.76.
      Nós sabemos que o preço por ter lentes finas são caras e o preço vai além de R$ 2.000,00 (quanto maior o índice, mais cara também).

      A resina é o melhor material para quem tem grau alto, pois vai proporcionar lentes mais finas, leves e super resistentes para o seu óculos. Assim, evitando qualquer dano que possa sofrer. Inclusive, com um óculos mais leve, você evita aquelas marquinhas indesejadas no nariz 😉

      As Lentes Tokai 1.76 são vendidas exclusivamente no site da Lenscope a partir de R$ 577 e elas contam com todos os tratamentos essenciais ao seu óculos já inclusos 😉
      Vou deixar disponível aqui pra você o link para você conhecer: https://lenscope.com.br/lente-tokai

      Sempre que precisar, conte com a gente! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Nós utilizamos a tecnologia a nosso favor e oferecemos uma experiência inovadora para você comprar as lentes para seus óculos sem sair de casa! E o melhor de tudo? Podendo ter as melhores lentes do mercado sem gastar uma fortuna para isso.

Pin It on Pinterest