Como saber se o grau do óculos está correto? Veja como conferir

  • por
4.4
(52)

Finalmente você está com os óculos novos em mãos, mas ainda parece ter dificuldades para enxergar. Será que há algo errado? Afinal, como saber se o grau do óculos está correto?

Ao receber o óculos novo é fundamental conferir com o oftalmologista se o grau está correto. Porém, às vezes há  sintomas de que o grau pode estar errado. Outras, pode ser apenas o período de adaptação, que pode causar  incômodo. Mas não se preocupe, pois, neste artigo vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o grau do óculos novo, além de descobrir como saber se o grau do óculos está correto. Acompanhe!

Como saber se o grau do óculos está correto? 

A forma mais correta e prática de descobrir se o óculos novo está com o grau correto, de acordo com a receita, é levá-lo ao oftalmologista assim que recebê-lo. Dessa forma, o profissional fará a conferência do grau e das medidas dos olhos aferidas para a montagem das novas lentes na armação. 

Inclusive, nós da Lenscope sempre recomendamos essa prática para quem faz óculos com a gente. Mesmo porque, muitas vezes a dificuldade de enxergar com um óculos novo pode ser apenas o período de adaptação. Saiba mais a seguir.

Problemas com o óculos novo? Pode ser o período de adaptação

Depois de conferir o grau do óculos com o oftalmologista, é possível que você ainda sinta desconfortos. Mas não se preocupe, pois isso é bem comum e se trata do período de adaptação com o óculos novo. Normalmente, o período de adaptação pode levar de alguns minutos a dias. Porém, se você estiver mudando para lentes progressivas ou multifocais, esse período pode levar mais tempo.

O período de adaptação com o óculos novo pode causar sintomas como:

  • Falta de foco.
  • Visão deficiente quando um dos olhos está fechado.
  • Esforço visual excessivo.
  • Dores de cabeça ou tonturas.
  • Vertigem ou náusea, não relacionada a uma condição médica.

O que pode atrapalhar o processo de adaptação com o óculos novo?

O período de adaptação com o óculos novo pode ser diferente para cada pessoa, dependendo de uma série de fatores. Entre esses fatores estão:

  • Erro na receita do óculos: podem ocorrer erros em sua receita oftalmológica por alguns motivos. Como: o oftalmologista pode não interpretar corretamente os resultados sobre o que você pode e não pode ver. Pode ocorrer também de você ter feito o exame depois de uma longo dia de trabalho, quando estava com a vista cansada. Isso pode gerar distorções no resultado.
  • DNP e altura de montagem erradas: A DNP (Distância Naso-Pupilar) e a altura de montagem são fatores importantíssimos, pois um erro nessas medidas pode deslocar o objeto que você enxerga, causando distorções e desconfortos. Além da dificuldade na adaptação.
  • Uso do óculos de grau pela primeira vez: o uso de óculos de grau pela primeira vez também pode ser desconfortável, pois pode causar a sensação de distorções e desconfortos, dificultando a adaptação.
  • Usando lentes progressivas novas ou pela primeira vez: o período de adaptação com lentes progressivas pode levar ainda mais tempo (2 a 6 semanas), pois seus olhos e cérebro precisam se ajustar aos diferentes campos de visão.
  • Estresse: esse é outro fator que prejudica a sua visão. Assim, se você anda em períodos estressantes, pode ser que tenha mais dificuldades para se adaptar aos óculos novos.
  • Demora para atualizar o grau do óculos: se faz muito tempo que você não atualiza seu óculos de grau, também pode levar algum tempo para seus olhos e cérebro se ajustarem ao novo grau do óculos.
  • Medicamentos e dores crônicas: certos medicamentos, assim como dores crônicas também podem afetar a sua visão. Então, é importante você conversar com o médico para saber se este é o seu caso.

5 sintomas de que o grau do óculos novo não está correto

Reunimos os principais sintomas que indicam que o grau do seu óculos novo pode estar incorreto.

  • Falta de foco: muitas pessoas demoram para perceber esse sintoma, porém é um dos mais comuns quando o grau do óculos não está correto. Por isso, é importante ficar atento, pois a falta de foco pode causar problemas como dores de cabeça constantes. Então, faça um teste cobrindo um dos olhos enquanto olha para frente. Depois, repita o teste em cada olho várias vezes para determinar se você percebe uma diferença.
  • Visão deficiente quando um dos olhos está fechado: este sintoma pode acontecer devido à inúmeras condições. Por isso, nesse caso é importante procurar um médico. Mesmo porque quando ela surge ao usar um óculos novo e não está relacionada a uma doença subjacente, indica que você deve trocar a prescrição das suas lentes quanto antes.
  • Esforço visual excessivo: o grau de óculos errado também pode gerar um esforço visual excessivo, pois as imagens podem não ficar tão nítidas quanto deveriam em certas condições. Então, você acaba forçando as vistas para enxergar com clareza.
  • Dores de cabeça ou tonturas: dores de cabeça e tonturas também são sintomas comuns do grau de óculos errado. Isso ocorre porque a prescrição errada pode causar fadiga ocular, pois os olhos trabalham muito para enxergar corretamente, causando esses sintomas.
  • Vertigem e náusea, não relacionada a uma condição médica: o grau de óculos incorreto pode facilmente fazer com que você sinta vertigem ou náusea, especialmente durante o movimento devido a problemas de percepção de profundidade ao usar os óculos.

O que fazer se o grau do óculos estiver errado? 

Caso o grau do seu óculos novo esteja errado, leve-o a um oftalmologista. Caso ele note que as lentes realmente não estão adequadas para você, ele poderá te ajudar. Nesse caso, peça a ele que faça um laudo, para você apresente à ótica onde fez o seu óculos. Agora, se você comprou seu óculos pela internet, envie o laudo também. Geralmente, quando o erro é da ótica que fez o óculos, você não tem custos para eles refazerem as suas lentes. 

No entanto, se a prescrição das lentes estão certas, mas você ainda sente incômodo para enxergar, você pode conversar com o seu médico para avaliar se é necessário mudar a sua receita novamente. Para esta situação, geralmente, as óticas não cobram também para refazer o óculos.

De qualquer forma, aqui na Lenscope nós oferecemos suporte completamente gratuito. Além disso, nós ainda contamos com o Programa 100 dias para provar e amar. Ou seja, se você não se adaptar com as lentes, nós devolvemos o seu dinheiro de volta. Para isso, basta você falar com a gente.

Instagram [Lentes Lenscope LensAI 1.74]

Lentes mais finas com muito mais precisão

Nós da Lenscope temos como propósito criar um mundo onde todos possam enxergar com clareza. Um par de olhos de cada vez. Por isso, temos medidas rígidas para que o seu óculos seja feito de acordo com a receita oftalmológica e com as medidas corretas.

No entanto, se algo sair do controle, nós estamos prontos para solucionar o problema com a nossa assistência gratuita. Isso, sem falar que todas as nossas lentes contam com garantia contra defeitos de fabricação e acompanham o certificado de autenticidade.

Então está esperando o quê? Conheça agora nossas lentes mais finas e faça um orçamento online e gratuito! Como saber se o grau do óculos está correto? Veja como conferir | Orçamento

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 52

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

11 comentários em “Como saber se o grau do óculos está correto? Veja como conferir”

    1. Olá Leda!
      Ficamos muito felizes que esse conteúdo tenha sido esclarecedor para você
      Aqui na Lenscope temos uma vontade imensa de mudar a forma como acontece a venda de lentes para óculos.
      É tão difícil saber o que estamos comprando, o que vai influenciar no resultado final do óculos e, principalmente, por que ainda hoje as lentes com as tecnologias mais avançadas acabam sendo tão caras.
      Através de conteúdos como este daqui, buscamos tornar acessível informações que deveriam estar ao alcance de todos 🙂
      Se tiver alguma dúvida, envie um e-mail para ajuda@lenscope.com.br que será um prazer lhe ajudar!
      Sempre que precisar, estamos aqui!

    1. Oi, Joice. Esse sintoma pode ser apenas devido ao período de adaptação com óculos novo, que pode durar de 7 até 14 dias, mas pode demorar ainda mais em casos específicos. Por isso, caso os sintomas persistam após esse período, o ideal é que você procure o oftalmologista que prescreveu a receita do óculos para verificar se está tudo certo com as lentes e o grau do novo óculos.

      Temos um artigo completo aqui no Blog com dicas para se adaptar mais facilmente com o óculos de grau: https://lenscope.com.br/blog/o-que-voce-precisa-fazer-para-se-adaptar-com-oculos-novo/ sempre que precisar, estamos aqui 🙂

  1. Estou usando óculos multifocal,mas com grau só pra perto,meu grau deu 1,5 pra perto, gostaria de saber se existir multifocal só com grau pra perto como foi me explicado na ótica. À noite não consigo te uma visão nítida e quando estou usando o óculos da impressão que vejo as coisas maiores que o normal. Pediram pra eu usar mais 15 dias o óculos pra eu me adaptar,meu exame fiz com o optometrista.

    1. Olá, Katya. Tudo bem? As lentes multifocais funcionam assim: se você usa mais o campo de perto no dia a dia, ele terá mais espaço na sua lente, mas ainda assim o campo intermediário e para longe vão existir, mas reduzidos.

      Os sintomas que relatou são típicos do período de adaptação, que é é realmente mais demorado para óculos com lentes multifocais. O ideal é que você aguarde esse período de adaptação e caso os sintomas persistam, converse com o seu oftalmo sobre a dificuldade de adaptação e verifique se está tudo certo com o grau da receita e das lentes.

      Além disso, o tipo de lente escolhida pode influenciar na adaptação. As mais indicadas são as lentes multifocais com campos personalizados para as suas necessidades do dia a dia . Temos um artigo completo sobre essas lentes que pode te ajudar: https://lenscope.com.br/blog/lentes-multifocais-personalizadas-ou-convencionais-qual-e-a-melhor-para-mim/

      Esperamos ter ajudado. Sempre que precisar, estamos aqui. 🙂

  2. Boa tarde! Fiz meu exame de vista e meu grau de miopia teve um aumento de 0,75 em ambas as vistas. Eu vinha usando meus óculos e lentes anteriores por quase 10 anos.
    Peguei meus óculos há uma semana e tenho sentido bastante desconforto com dificuldade de ver coisas na profundidade normal. Continuo usando minhas lentes de contato que estão com o grau inferior. Isso prejudica a adaptação do grau novo?

    1. Olá, Rafaela. Tudo bem? O ideal é que use lentes de contato de acordo com a sua prescrição atual. Os sintomas que está se referindo podem estar relacionados ao seu período de adaptação com óculos de grau, que é de 7 a 14 dias.
      Caso você não se acostume com o uso dos óculos e os sintomas incômodos da adaptação persistirem, volte ao seu oftalmo e explique as dificuldades que está enfrentando. Assim, ele pode fazer a conferência do grau da lente e checar se está tudo certo na confecção do seu óculos. Também esclareça com ele suas dúvidas acerca do uso das lentes de contato interferirem na sua adaptação com o óculos, ele é o profissional adequado para orientá-la com precisão.
      Esperamos ter ajudado. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *