Como tirar arranhões de óculos de grau?

como tirar arranhões de óculos
  • por
3.4
(48)

Se você usa o mesmo óculos de grau todo dia, por mais cuidado que tenha com a sua lente, é muito provável que ela esteja com alguns riscos, não é mesmo? Esses arranhões podem ser superficiais ‒ daqueles que até parecem sujeira ‒, ou mais profundos, que chegam a incomodar a visão. Por isso, como comprar novas lentes nem sempre é uma opção financeiramente viável, muita gente quer saber como tirar arranhões de óculos de grau. Mas será que existe realmente algum método eficiente para tirar esses arranhões?

como tirar arranhões de óculos

Pode usar pasta de dente para limpar o óculos?

Se você já fez uma pesquisa rápida na internet sobre o assunto, com certeza encontrou vídeos e tutoriais ensinando  diversas técnicas. Por exemplo: passar pasta de dente, bicarbonato de sódio ou algum produto químico para limpar vidros. Essas técnicas, apesar de serem muito comuns e parecerem a solução perfeita em um primeiro momento, definitivamente não são a melhor opção para tirar arranhões de óculos de grau.

Como tirar arranhões de óculos

Não use pasta de dente (nem outro produto químico) que pode danificar os tratamentos da sua lente

Isso porque esses produtos podem piorar os riscos ou estragar de vez a lente ao invés de resolver o problema.

Apesar de a maioria dos óculos já vir com proteção antirreflexo e antirrisco, é comum que, com o passar do tempo, esse tratamento se desgaste e apareçam alguns danos nas lentes.

Quando isso acontece, muita gente recorre à técnica da pasta de dente como tentativa de reverter a situação.

Porém, o que a maioria das pessoas não sabe é que ao aplicar pasta de dente ou qualquer outro produto inadequado nas lentes, as camadas que possuem proteção são removidas.

Ou seja, o resultado não é a remoção dos arranhões, mas, sim, o desgaste completo das lentes.

Além disso, é possível também que as lentes fiquem manchadas, piorando a nitidez e qualidade da sua visão.

Mas, calma! Não precisa se preocupar. Existem vários meios de conservar e manter suas lentes limpas. Neste artigo, você irá conferir todas as soluções corretas.

Quer aprender a garantir a durabilidade das suas lentes e nunca mais precisar se preocupar em como tirar arranhões de óculos? Então é só continuar a leitura!

Como tirar arranhões de óculos de grau de forma certa?

A principal forma de evitar arranhões em seu óculos de grau é escolher por tratamentos essenciais que vão acompanhar suas lentes enquanto estiverem com você. São eles:

  • Antirrisco;
  • Antirreflexo;
  • Tratamento UV

como tirar arranhões de óculos

Se você utilizar uma lente com antirrisco, essa proteção vai garantir uma enorme vantagem para suas lentes.

Isso porque a proteção antirrisco atua com uma série de camadas contra pequenos riscos, aderências de poeira ou demais tipos de sujeira.

Dessa forma, o antirrisco ajuda a garantir a durabilidade e resistência de suas lentes, pois evita que elas se desgastem rapidamente.

Assim, você terá uma visão mais nítida e poderá limpar as lentes com mais facilidade.

Já a proteção antirreflexo vai evitar qualquer reflexo indesejado enquanto você estiver utilizando seu óculos. O resultado é tão bom que você terá a sensação de que não existe lente na armação!

O antirreflexo é importante para que as pessoas consigam enxergar seus olhos e, assim, ver claramente suas expressões faciais.

Sobre a proteção UV, o próprio nome já diz: ela protege contra os raios UV que agridem sua retina e podem prejudicar a qualidade da sua visão futuramente.

Além das proteções, também é importante realizar alguns métodos de limpeza para garantir que suas lentes estejam sempre bem limpinhas.

Para isso, basta usar produtos adequados. Confira os detalhes a seguir!

Como limpar a lente do óculos sem riscar?

Ao invés de se preocupar em como tirar arranhões de óculos de grau, o ideal é se certificar de que você está limpando suas lentes corretamente.

E pode ter certeza de que as maneiras de limpar a lente do seu óculos de forma correta são mais simples do que você imagina! Você vai precisar apenas de:

  • água corrente;
  • sabão neutro;
  • pano de microfibra;
  • produto específico para limpeza de lentes (spray limpa lentes).

Uma dica importante é nunca usar água quente para fazer a limpeza, pois pode danificar as camadas de tratamento da sua lente.

O sabão neutro, por sua vez, é o único que age diretamente na limpeza das lentes, já que seu composto não interfere no antirrisco e nem no antirreflexo.

Recomendamos que outros tipos de sabão ou produto químico sejam evitados, principalmente aqueles com aromas e composto com frutas, florais ou desinfetantes.

Ou seja, não use qualquer produto a base de álcool!

E se você usa óculos, procure sempre andar com um pano de microfibras ‒ a famosa flanelinha ‒ dentro da bolsa ou do bolso.

Esse tipo de pano, também conhecido como “paninho de limpar óculos”, evita que as lentes risquem com maior facilidade.

Por isso, é muito importante usar o material certo na hora de limpar seu óculos. Algumas óticas não oferecem paninhos de boa qualidade. Muitas vezes eles são tão finos que podem chegar a riscar a lente do óculos.

Então, lembre-se de que ter um pano não é o suficiente, é preciso também verificar a qualidade do material.

Outra dica importantíssima: não limpe seu óculos na roupa! Algumas fissuras mais grossas podem arranhar a camada da sua lente

Como tirar arranhões de óculos

Dicas para não arranhar as lentes do óculos

Além de colocar proteção nas lentes e limpá-las de forma correta, também existem dicas extremamente essenciais para evitar qualquer dano no seu óculos:

  1. Guarde o óculos sempre na caixinha: o ideal é que as lentes fiquem viradas para cima, evitando qualquer desajuste no óculos;

  2. Não limpe o óculos na roupa ou em panos secos: esse tipo de material pode arranhar a superfície da lente;

  3. Não durma com o óculos: pode entortá-lo ou deixar mais frouxo, fazendo com que escorregue com mais facilidade.

Materiais mais resistentes para óculos de grau

Outra forma de evitar arranhões em seu óculos é escolher um bom material para as lentes. Os materiais mais resistentes são:

  • Lentes de Policarbonato;
  • Lentes de Resina.

Lentes de Policarbonato

Se você tem até 4 graus, na Lenscope você encontra as Lentes Lenscope com índice 1.59. Elas são feitas de policarbonato, um material que garante uma ótima resistência aos óculos.

O policarbonato é um material termoplástico e lentes deste material são criadas a partir da fusão de micropellets (pequenas bolinhas sólidas) de policarbonato.

Durante o processo de fabricação, também conhecido como moldagem por injeção, essas bolinhas são aquecidas até que derretam completamente.

A partir disso, o policarbonato derretido é moldado na forma de lente, que é então comprimida sob alta pressão e, em seguida, resfriada.

As lentes de policarbonato não só são mais resistentes a impactos, como também são as lentes mais leves do mercado.

Para se ter uma ideia da capacidade de resistência deste material, ele também é utilizado em faróis de carro e até mesmo em cockpits de aviões.

Justamente por ser extremamente resistente ao impacto, as lentes de policarbonato não se danificam facilmente.

Elas são bastante recomendadas para quem está em busca de um óculos que não quebre ou danifique facilmente.

E o melhor é que as Lentes Lenscope 1.59 vem com tudo que é necessário para a qualidade das lentes: proteção UV, antirrisco e antirreflexo!

O valor já está incluso na lente, garantindo qualidade e conforto para a sua visão.

Lentes de Resina

Se você tem mais de 4 graus, então o ideal para você são as lentes de resina. A resina é o melhor material para quem tem grau alto, proporcionando lentes mais leves e super resistentes para o seu óculos.

Por serem e mais leves, as lentes de resina evitam qualquer dano e são mais resistentes a quedas.

Outro benefício da resina é que, com um óculos mais leve, você também evita aquelas marquinhas indesejadas no nariz.

O índice de refração também é muito importante na escolha da lente para quem tem alto grau. Quanto maior esse número, mais finas serão suas lentes.

As Lentes Lenscope LensAI 1.74 são lentes com alto índice de refração em resina. Ou seja, vão proporcionar um óculos mais leve e resistente a qualquer acidente ou queda.

Essas lentes são vendidas exclusivamente no site da Lenscope a partir de R$ 996,00. Inclusive, as lentes contam com todos os tratamentos essenciais ao seu óculos já inclusos:

  • Antirrisco;
  • Antirreflexo;
  • Proteção UV;
  • Camada antiestática;
  • Camada hidrofóbica;
  • Camada especial de aderência.

Considerações Finais

Esperamos que nossas dicas sobre como limpar as suas lentes, higienizá-las e evitar arranhões ajudem você a conservar mais as suas lentes. Mas, se as lentes se encontrarem arranhadas ou danificadas e seja necessário trocá-las, nós podemos te ajudar. 

Aqui na Lenscope nós vendemos lentes para baixo e alto grau com tratamentos inclusos, entre eles o antirrisco e antirreflexo que facilitam a limpeza das lentes e ajudam a protegê-las contra arranhões. E o melhor de tudo: você não paga a mais por isso. Acreditamos que ninguém precisa pagar uma fortuna para ter qualidade em seus óculos.  

Somos pioneiros na venda de lentes pela internet, você não precisa sair de casa para comprar seus óculos. Nosso processo de compra é feito de maneira 100% online. Conheça nossas lentes e se surpreenda.

orçamento

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.4 / 5. Número de votos: 48

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

26 comentários em “Como tirar arranhões de óculos de grau?”

  1. claudomir sebastião da silva

    Olá, gostei muito das informações que me deixou mais informado sobre como tratar e preservar a durabilidade de minhas lentes, que são OD E +1,50 CIL.-0,25 EIXO 120 OE ESF.+3,00 CIL-1,50 EIXO 180 AD:2,50, EStou querendo agora mudar pois meus minhas lentes estão muito arranhadas e preciso também aumentar a capacidade e melhor enxergar, vou fazer novo exame e pretendo adquirir uma melhor lente e de boa qualidade, pois pelo que pude verificar as condições e preços de vocês,estão dentro de minhas possibilidades financeiras. Quero melhor esclarecimento e confiabilidade para adquirir .abraços claudomir

    1. Oi, Claudomir! Tudo bem?
      Ficamos contentes em contribuir para o seu conhecimento e também tenha se interessado pelo nosso produto!
      As lentes ideais para você são as Lentes Lenscope Progress que são lentes personalizadas para o seu estilo de vida.Por exemplo, se você passa maior parte do seu tempo exercendo atividades que necessitam da visão de perto, esse campo é otimizado e tendo mais espaço na sua lente multifocal. Diferente das lentes multifocais comuns que costumam ter os campos para perto, intermediário e longe com o mesmo tamanho, não levando em conta qual deles você mais utiliza no seu dia.
      Para isso, oferecemos um questionário perguntando sobre a quantidade de horas que você passa lendo, dirigindo, em reuniões, utilizando o computador e ao livre. Com isso, o campo de visão da sua lente é desenhado de forma personalizada, de acordo com as suas respostas. Legal, né?
      Uma dica: quanto melhor personalizada for a sua lente multifocal, menores serão as áreas que correm risco de sofrer algum tipo de distorção (e você não precisa ficar movimentando tanto a cabeça, o que é um desconforto bem grande para quem tenta se adaptar com essas lentes)
      A Lenscope Progress atende até até 4 graus de miopia ou hipermetropia, com até 4 graus de astigmatismo e até 3 graus de adição. Ou seja, nós atendemos o seu grau.
      E o preço é a partir de R$ 737.
      Nossas lentes contam com o tratamento Quartz (antirreflexo, antirrisco, proteção UV, camada hidrorrepelente e camada hiporrepelente) já incluso no valor. Diferente de muitas lentes multifocais personalizadas que oferecem o tratamento antirreflexo mais caro para você, podendo custar mais de R$ 3.000,00.
      E o que torna o nosso preço mais em conta é que nós vendemos esse produto através da internet em nosso site. Isso porque levamos em conta que você não precisa gastar uma fortuna para ter uma lente de qualidade, afinal, a saúde dos seus também são muito importantes.
      Conheça a nossa lente Lenscope Progress aqui: https://lenscope.com.br/lente-lenscope-progress
      A Lenscope tem um processo muito rigoroso não apenas na venda das lentes, mas também com a preocupação de entregar qualidade aliada com garantia e certificados. Tudo isso para que você saiba o que está adquirindo.
      Somos um serviço novo no Brasil e diariamente lutamos para transformar a maneira como se compram lentes para óculos. Além de oferecer um produto de qualidade e preço justo, acreditamos que a melhor maneira de sanar dúvidas é dividir com nossos clientes conhecimento sobre lentes, de modo que se torne mais fácil realizar comparações com outros produtos já adquiridos ao longo da vida.
      As Lentes Lenscope são oferecidas a partir de R$ 737 + frete da sua localidade, podendo parcelar em até 6x no cartão de crédito sem juros ou em até 12x com juros. Também temos a opção de pagamento por boleto com 5% de desconto
      Tudo isso para facilitar a aquisição das suas novas lentes aliadas a durabilidade delas 😉
      Você pode entrar em contato conosco para sanar maiores dúvidas: ajuda@lenscope.com.br, pelo telefone ou em nossas redes sociais: Facebook, Instagram ou Twitter! Queremos te ajudar na melhor decisão para a saúde dos seus olhos.
      Sempre que precisar, conte com a gente! 😀

  2. WENDERLY SILVA RABELO

    Aí vocês escrevem
    (Se está pensando em como tirar os arranhões de seu óculos, busque fazer a limpeza de forma correta das lentes usando produtos adequados.)
    E eu pergunto:
    De que forma e quais produtos?

    1. Oi, Wenderly! Tudo bem?
      Você pode utilizar:
      ✔ água corrente (temperatura ambiente) e sabão neutro líquido
      ✔ spray limpa lentes próprio para usar para o óculos
      ✔ paninho de microfibra (fanelinha que acompanha as lentes do óculos).
      ✔ escolher lentes que acompanham antirreflexo e antirrisco garantem maior facilidade de limpeza das lentes, além de garantir maior durabilidade delas 😉
      Importante não usar:
      ❌ produtos a base de álcool, pois podem manchar e danificar os tratamentos da sua lente;
      ❌ limpar na blusa ou camiseta, pois contém microfissuras que podem arranhar suas lentes;
      ❌ papel toalha normalmente não tem uma superfície macia, o que pode proporcionar pequenos arranhões na lente;
      Esperamos ter lhe ajudado, qualquer dúvida que tiver, conte conosco!

  3. Minha lente de policarbonato, surgiu arranhão que parece mesmo uma sujeira, e as recomendações foram bem uteis para não ampliar ainda o problema. Parabéns!

    1. Oi, Alcione! Tudo bem?
      Que legal! 😀 Ficamos super contentes que esse conteúdo tenha sido esclarecedor para você para os cuidados de suas lentes.
      Se precisar de mais alguma ajuda, estamos sempre à disposição! Um abraço!

    1. Olá, Manuel! Tudo bom?
      Ficamos muito felizes que esse conteúdo tenha sido esclarecedor para você
      Buscamos tornar mais acessíveis os conteúdos que ninguém conta sobre lentes, óculos e cuidados dos olhos. Continue acompanhando nossas postagens e sempre que precisar, pode contar com a Equipe da Lenscope!

  4. Olá. Pra mim não ficou claro se a pasta de dente remove a proteção UV. Tenho um óculos polarizado, com proteção UV, que uso pra pescar. Está com alguns arranhados. Limpei com pasta de dente e senti que os arranhados quase desapareceram, e a imagem ficou praticamente totalmente nítida de novo. Fiz um teste simples depois (desses ensinados na internet) para verificar a questão da polarização – e me parece que ela continua perfeita. Mas depois desse artigo, fiquei com muita dúvida em relação à proteção UV, se ela ainda permanece ou se eu a removi. Obrigado.

    1. Olá, Kellerman! Tudo bem?
      Obrigada pelo comentário e deixar sua dúvida
      O ideal é usar produtos próprios para a higienização das lentes de óculos, pois métodos caseiros podem danificar à longo prazo os tratamentos da sua lente como o antirreflexo, por exemplo Então, busque utilizar água e sabão neutro, um paninho de microfibras ou spray limpa lentes.
      Aqui na Lenscope, disponibilizamos um Kit de Cuidados com Óculos que você pode carregar com você Ele acompanha:
      – Estojo protetor
      – Paninho de microfibras
      – Spray Limpa-lentes próprio para uso
      Você adquirir através desse link: https://lenscope.com.br/kit-lenscope-cuidado-para-oculos
      Qualquer dúvida, estamos à disposição!

    1. Olá, Raimundo tudo bem?
      Elas estão muito riscadas? Caso esteja, o mais recomendado é você fazer novas lentes para seu óculos, pois os vários métodos disponíveis na internet que prometem tirar os arranhões das lentes, quase sempre comprometem os tratamentos que acompanham as lentes do seu óculos ;(

  5. Nesse período de pandemia, fui suspensa das atividades. O meu óculos caiu e arranhou, parece superficial em algumas partes, mas teve dois arranhões bem chatos. Problema: sem poder sair. Sem condições de fazer um novo exame. Sem condições de fazer um novo óculos. Problemão: não enxergo direito… que angústia… Meu Deus, que minha situação mude… obrigada pelas dicas.

    1. Oi, Lisia! Tudo bem?
      Obrigada pelo seu comentário por aqui
      Poxa, que situação delicada! 🙁 Estamos torcendo para que consiga em breve fazer um novo exame e consiga trocar as lentes do seu óculos
      Quando precisar renovar as lentes do seu óculos, pode contar com a Lenscope https://lenscope.com.br/
      Lançamos as versões mais econômicas de nossas lentes como uma de nossas medidas frente ao COVID-19 para ajudar quem precisa fazer um novo óculos sem precisar sair de casa Outra medida também que tomamos foi a disponibilização de novas para que você possa comprar junto com nossas lentes. Sem sair de casa.
      Vamos adorar estar ao seu lado

    1. Olá Antonio, tudo bem?
      Para limpar o seu óculos escolha usar sabão neutro, água temperatura ambiente, o próprio paninho que acompanha seu óculos ou um spray próprio para limpeza das lentes, assim você garante maior durabilidade e resistências do seu óculos
      Caso as marcas não saiam talvez suas lentes estejam danificadas 🙁
      Espero ter conseguido ajudar!

  6. Olá sou o Edison meu óculos está riscado e um pouco fosco o anti reflexo está craquelado, com
    o o grau está bom ainda, tem como tirar o anti reflexo velho e fazer um anti reflexo novo ou deixar sem?

    1. Olá, Marlene tudo bem?
      É sempre indicado limpar o óculos somente com o paninho de microfibra que veio junto com ele, assim que você recebeu o óculos. E se precisar lavar, usar somente água na temperatura ambiente e sabão neutro.
      Se mesmo fazendo esses procedimentos, você não notar uma melhora nas lentes, talvez seja hora de fazer novas lentes para seu óculos.
      Vamos deixar aqui o link pra você fazer um orçamento em nosso site https://lenscope.com.br/orcamento
      Se precisar de ajuda, é só enviar um email pra ajuda@lenscope.com.br
      Estamos te esperando

  7. ALDENIZA PEREIRA TORRES BARBOSA

    Hoje, infelizmente meu óculos caiu e eu acabei pisando, me desesperei, não quebrou e nem empenou, pois a armação é muito boa. Mas infelizmente uma das lentes arranhou bastante. Agora não sei o que fazer. O óculos só tem três meses que comprei e a lente é bastante cara, é da hoya.Apesar de ser cuidadosa,me aconteceu esse acidente. Não sei como melhorar o arranhado, preocupada pois sou dependente de óculos. Tem algum produto que eu possa comprar pra melhorar o arranhado?

    1. Olá, Aldeniza tudo bem?
      Poxa, sentimos muito pelo acidente 🙁
      Nós que usamos óculos sabemos o quanto lentes arranhadas nos atrapalham né? 🙁
      Infelizmente não há nenhum tipo de produto recomendado para usar em casos de lentes arranhadas. Usar os produtos caseiros muitas vezes indicados pela internet não é recomendado, porque eles podem danificar os tratamentos que as suas lentes possuem, prejudicando ainda mais a sua visão com o óculos ;(

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *