Veja como um míope enxerga: imagens reais da visão com miopia

  • por
4.5
(13)

Você sabe sobre como um míope enxerga? Esse assunto chega até a ser uma curiosidade entre muitas pessoas.  Vamos neste artigo te explicar sobre como a miopia afeta a sua visão e quais os graus desse problema de refração.  Além disso, separamos imagens reais para mostrar com exatidão como é a visão de quem tem miopia. Vamos nessa então!

Entendendo a miopia: o que é e suas causas

A miopia é um problema ocular que causa dificuldade para ver de longe. Isso acontece porque quem tem miopia tem o olho mais alongado do que o normal. Com isso, os raios de luz são focados e absorvidos antes de chegar na retina. Dessa maneira, a imagem é formada antes da retina. Nesse sentido, quem tem miopia enxerga os objetos de longe de maneira embaçada, além de apresentar visão turva.

A miopia pode ser causada por um fator hereditário e geralmente, seu grau vai aumentando até se estabilizar na vida adulta. Entretanto, apesar dos fatores hereditários e costumes diários serem os principais fatores que ocasionam a miopia, existem alguns sintomas que te ajudam a identificá-la. Confira a seguir:  

  • Dores de cabeça.
  • Fadiga ocular.
  • Forçar a visão ou apertar os olhos.
  • Dificuldade em enxergar objetos distantes.

Classificação dos graus de miopia

A gravidade da miopia, bem como a interferência dela na qualidade da sua visão, depende do grau. Nesse sentido, o grau da miopia é dividido em baixo, moderado e alto. E quanto maior o grau, mais afetada a visão do míope. Para entender melhor a classificação do grau da miopia e saber qual é o seu, veja só:

  • 0 a -3: baixo grau de miopia/baixa miopia.
  •  -3 a -6: grau moderado de miopia/miopia moderada.
  • Mais de 6: alto grau de miopia/alta miopia.

Como enxergar melhor com miopia

Hoje em dia os tratamentos para miopia incluem: óculos de grau, lente de contato e cirurgia corretiva. Dessa forma, cada um dos tratamentos é sempre indicado pelo oftalmologista, considerando vários fatores, tais como: saúde do paciente, idade, hábitos e estilo de vida e o grau.

Assim, seja qual for o tratamento, todos têm a função de te ajudar a enxergar com clareza e nitidez em todos os momentos da vida.  Então, para te ajudar a entender melhor, veja só um pouquinho sobre cada tratamento:

  • Lente de óculos de grau — Os óculos de grau são uma excelente opção de tratamento para a miopia.  Isso porque eles têm custo menor e são totalmente adaptáveis às necessidades dos seus olhos. Portanto, não exigem tanta manutenção quanto as lentes de contato, e não exigem uma limpeza mais delicada também.
  • Lente de contato — as lentes de contato são mais utilizadas por quem não se sente bem usando óculos, ou por quem não acha os óculos tão confortáveis. Nesse sentido, existem vários tipos de lentes e elas exigem cuidados específicos com a limpeza e manipulação.  
  • Cirurgia refrativa — a cirurgia refrativa é um procedimento a laser que mexe na curvatura da córnea, modelando seu formato de maneira a corrigir miopia, hipermetropia ou astigmatismo. Mesmo que a cirurgia de miopia não tenha complicações, existem alguns fatores devem ser levados em consideração quando realizá-la. Confira a seguir:
    • Ter mais de 21 anos, pois nessa idade a córnea parou de se desenvolver e o grau de miopia se estabiliza;
    • Possuir até -10 graus de miopia com até -6 graus de astigmatismo;
    • Seu grau deve estar estabilizado, sem mudanças na receita oftalmológica nos últimos 12 meses;
    • Possuir córneas saudáveis, assim como boas condições de saúde geral e dos olhos.
  • Terapia da visão essa opção de tratamento é só indicada caso a sua miopia seja causada por espasmos dos músculos do foco. Assim, é indicado realizar exercícios para melhorar o foco e a visão, fortalecendo os músculos.

Instagram Lenscope [Lentes Lenscope LensAI 1.74]

 

Afinal, como um míope enxerga?

Agora é hora de falar sobre como um míope enxerga. Basicamente, a visão afetada é a visão de longe e, quanto maior o grau, mais difícil é enxergar objetos distantes em nosso campo de visão. A fotógrafa Layana Leonardo montou uma amostra de imagens que revelam o drama dos míopes, mostrando como eles enxergam no dia a dia.

As imagens também ajudam a identificar se, talvez, você esteja com esse problema de visão. Isso porque, como mostraremos nas imagens a seguir, um míope enxerga no dia a dia. Veja só:

Imagens: Flickr | Por Layana Leonardo

Dá para ver que viver em um mundo sendo míope e sem óculos de grau para corrigir o problema, pode ser bem menos interessante, não é?

E como um míope enxerga se também tiver astigmatismo?

Assim como a miopia, o astigmatismo é a dificuldade para enxergar objetos que estão distantes. Porém, o astigmatismo também causa dificuldade para enxergar objetos próximos. Assim, quem tem astigmatismo enxerga embaçadamente independente da distância. Isso acontece devido ao formato da córnea que é oval comparado à córnea de quem não tem essa condição.

Isso faz com que a luz se propague de maneira espalhada, causando diversos pontos de foco de luz, quando o normal é que tenha apenas um ponto de foco na retina do olho. Dessa forma, a visão fica ainda mais embaçada se você tiver miopia e astigmatismo junto, afinal, quem tem esses dois problemas de visão tem a dificuldade de enxergar de longe (miopia) e visão embaçada (astigmatismo). 

Saiba quais são as melhores lentes para quem tem miopia e astigmatismo.

Conheça as lentes superfinas para miopia

Agora que você já sabe como um míope enxerga e que sem a correção necessária: lentes de óculos, contato ou cirurgia, a visão clara e nítida fica comprometida, é hora de falar das soluções para esse problema. Você observou pelas fotos da exibição como a lente de um óculos de grau devolve o prazer de enxergar o que está ao nosso redor.

Por isso é importante escolher a lente certa e que atenda ao seu grau de miopia. Nós da Lenscope oferecemos lentes que proporcionam visão mais clara e nítida para quem tem grau baixo, moderado e alto de miopia. Além disso, trabalhamos com as lentes de resina mais finas do mundo, ideais para graus moderados e altos.  Dessa forma, você tem ao dispor opções de óculos mais finos e esteticamente mais agradáveis. 

Lentes para baixo grau de miopia (até 4 graus)

A baixa miopia causa menos distorções na visão — ao contrário dos graus mais elevados. Mas, ainda assim, é necessário escolher as lentes mais finas para melhor resultado estético e conforto visual. Conheça as nossas lentes mais finas para baixo grau de miopia:

  • Lentes Lenscope Poli 1.59: nossas lentes de policarbonato mais resistentes para o dia a dia. Além de vir com os tratamentos essenciais inclusos, estão disponíveis nas versões:  Fotocroma (lente fotossensível); Shades (lentes escuras com grau).
  • Lenscope Digital Comfort: lente com filtro de luz azul menos amarelada, disponível com e sem grau.
  • Lentes Lenscope Progress: nossas lentes multifocais para até 4 graus. Acompanham tratamentos essenciais inclusos e disponíveis nas versões: Incolor, Shades, Digital Comfort, Transitions e Transitions Digital Comfort. 

Lentes para alto grau de miopia (mais de 4 graus)

Mas, se você tem mais de -4 graus, é importante escolher corretamente a armação e o tipo de lente para proporcionar melhores resultados: que nesse caso devem ser lentes com alto índice de refração. Isso porque influenciará diretamente tanto na estética dos óculos quanto no conforto. Para essa faixa de grau, oferecemos as lentes superfinas, vendidas com exclusividade no nosso site.

  • Lentes Lenscope LensAI 1.74: as lentes de resina superfinas, que acompanham 7 tratamentos essenciais inclusos. Disponíveis nas versões: Digital Comfort, Fotocroma, Shades.

Todas as nossas lentes contam com certificado de autenticidade e garantia. Somos a primeira marca no Brasil a oferecer 100 dias, após o óculos pronto, para você provar e amar nossas lentes. Mas caso não gostar, você devolve os óculos e recebe de volta seu dinheiro.

E nosso processo de compra é seguro e simples. Dessa forma, se está na hora de trocar suas lentes de óculos, conheça as nossas lentes e confira as opções disponíveis para o seu grau. Afinal, temos diferentes tipos de lentes indicadas para cada necessidade. Finalmente, faça agora mesmo seu orçamento com a gente: é online e gratuito! Você vai se surpreender.

como tirar arranhões de óculos - orçamento

Fontes:

Cleveland Clinic

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 13

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *