complicações do diabetes

Complicações do diabetes: o efeito da doença nos seus olhos

0
(0)

O diabetes é a principal causa da perda da visão em pessoas com idade entre os 20 e 74 anos. Sendo assim, é necessário se planejar para estar em dia com as consultas ao seu oftalmologista, e assim evitar complicações do diabetes.

Essa relação existe, pois, as complicações do diabetes como, por exemplo, a alta taxa de açúcar no sangue pode provocar danos à visão. Entre eles estão a catarata, retinopatia, visão embaçada e o glaucoma.

Nesta leitura você verá quais sãos os efeitos que a doença pode provocar nos olhos.

Complicações do diabetes: os impactos na visão

A visão embaçada pode acontecer por vários fatores, mas, em muitos casos, este é o menor dos problemas e pode ser resolvido de maneira simples, estabilizando o nível de glicose no sangue ou usando colírio.

No entanto, existem situações em que o embaçamento é um sinal de algo mais sério, sendo assim, o indicado é procurar o médico o quanto antes.

Além disso, um dos primeiros sinais de alerta do diabetes costuma ser a visão turva.

Diabetes é uma doença na qual o corpo não consegue usar corretamente a insulina produzida, não produz insulina em quantidade suficiente ou simplesmente não a produz.

O corpo precisa de energia para se manter e a principal fonte de energia é a glicose. Por isso a insulina é tão importante, pois ela ajuda no processo de fornecimento do açúcar (glicose) ao nosso organismo.

Tanto a hiperglicemia (aumento da glicose no sangue), quanto a hipoglicemia (baixa concentração de glicose no sangue) pode afetar negativamente a visão.

Vamos conferir alguns desses impactos que o diabetes pode causar na visão:

Glaucoma

Nessa doença a pressão no olho prejudica o nervo óptico. Segundo o National Eye Institute, diabéticos tem o risco em dobro de glaucoma, comparado a outros adultos.

Catarata

Também caracterizada pela visão embaçada, pois a doença faz com que o cristalino do olho fique turvo.

Nos diabéticos é provável desenvolver catarata com idade mais jovem do que em outros adultos.

Retinopatia proliferativa

Essa condição acontece quando os vasos sanguíneos vazam para o centro do olho. Os sintomas costumam ser: visão embaçada, problemas com a visão noturna, além de manchas ou “moscas volantes”.

Retinopatia diabética

Níveis elevados de açúcar no sangue podem danificar vasos sanguíneos da retina e causar essa condição. Quanto mais tempo com diabetes, mais é provável essa complicação.

Outros:

  • Retinopatia de fundo
  • Edema macular

Formas de controlar o diabetes

O estilo de vida e a rotina do dia a dia interferem no nível de açúcar no sangue, dessa forma, o controle do diabetes precisa de consciência.

Muitas coisas são capazes de alterar esses níveis, às vezes até de repente. Em conclusão, sabendo o que faz o nível de açúcar no sangue subir e descer será possível controlar esses fatores diariamente.

Veja a seguir alguns fatores que podem ajudar a controlar o diabetes.

Consumo de fibras

A fibra é capaz de reduzir a absorção de açúcar no corpo, sendo assim, uma dieta rica em fibras pode auxiliar no controle do diabetes tipo 1.

Existem dois tipos de fibra: solúvel e insolúvel e embora as duas sejam importantes, a fibra solúvel beneficia o controle de açúcar no sangue.

Alguns alimentos onde elas podem ser encontradas são: frutas, legumes, grãos e vegetais.

Refeições balanceadas

O ideal é planejar as refeições, tanto quanto possível, com um bom equilíbrio entre proteínas, gorduras frutas, vegetais, carboidratos, entre outros, seguindo uma alimentação saudável e, primordialmente, orientada por especialista.

Controlar as porções dos alimentos pode normalizar o consumo de calorias a fim de manter o peso moderado. O controle de peso promove, consequentemente, níveis saudáveis de açúcar no sangue e pode diminuir as chances de desenvolver diabetes tipo 2.

Atividade física

Os exercícios são parte importante para controle do diabetes, isso porque quando a pessoa se exercita os músculos consomem parte do açúcar (glicose) para dar energia.

Manter uma programação de atividades físicas também ajuda o corpo a usar a insulina com mais eficiência.

Converse com seu médico sobre um plano de exercícios.

Hidratação

Beber água corretamente ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue dentro dos limites saudáveis. Além disso, previne a desidratação e ajuda os rins a eliminar o excesso de açúcar pela urina.

Tecnologia para simular a perda de visão causada por complicações do diabetes

Uma iniciativa em parceria com especialistas da University of Alberta, lançou um programa de realidade virtual projetado para educar as pessoas sobre os efeitos da perda de visão.

Acompanhando simulações realistas, ao usar a plataforma Stratos VR, o Diabetic Retinopathy Module apresenta informações sobre o olho e a visão para pacientes com retinopatia diabética.

O software educacional oferece aos pacientes exemplos reais da vida com perda de visão provocada pelos danos na retina devido ao diabetes e, nesse sentido, como é importante exames de visão regulares.

“O principal problema que ouvimos dos médicos foi como eles poderiam educar de forma mais eficaz seus pacientes sobre o impacto negativo que seu diabetes pode ter sobre a visão e os riscos aumentados de não fazer exames de vista regulares para prevenir e tratar a cegueira”, disse Robert Lennon, presidente e diretor criativo do grupo responsável por parte da produção.

Segundo especialista, “o novo programa é muito valioso porque permite que os pacientes com diabetes vejam como sua visão pode ser afetada pelo diabetes – e que o rastreamento e o tratamento adequados podem retardar ou parar a perda de visão na maioria dos casos”.

De acordo com informações, uma versão beta do Diabetic Retinopathy Module está passando por testes de médicos do Eye Institute of Alberta, com previsão de lançamento mais amplo no final de 2021.

Quando procurar um médico em caso de complicações do diabetes

Como pode conferir nessa leitura, quem tem diabetes possui maior risco de desenvolver vários problemas oculares.

Sendo assim, é muito importante agendar checkups e exames oftalmológicos periodicamente. E, da mesma forma, incluir um exame anual mais abrangente ao oftalmologista, incluindo dilatação.

A visão embaçada pode ter origem simples e com solução rápida, como usar colírios ou uma nova prescrição médica para os óculos.

Porém, também pode ser o alerta de uma doença ocular grave. Por isso é importante sempre relatar ao seu médico caso perceba a visão turva ou outras alterações na visão.

Fique atento aos sintomas que podem indicar emergência:

  • flashes de luz
  • pontos pretos ou buracos na visão
  • cores desbotadas
  • visão dupla, geralmente em apenas um dos olhos
  • sensibilidade à luz
  • brilho ou halos em torno das luzes
  • visão que não melhora com novos óculos ou uma prescrição que deve ser trocada frequentemente

Em caso de sintomas, informe seu médico sobre o que está sentindo, há quanto tempo e se fez uso de medicamentos.

O tratamento precoce geralmente proporciona correção do problema ou evita que ele se agrave. 

Sua glicemia está controlada?

Estar antenado à saúde é primordial a todos e para os diabéticos os cuidados são redobrados.

Por isso, mantenha hábitos alimentares saudáveis e as demais indicações que conferiu nessa leitura para curtir a vida com mais leveza e saúde.

É importante estar atento aos sinais do corpo e dos olhos, bem como se manter informado sobre a evolução de tratamentos para a saúde como um todo.

Seu comentário é muito importante pra gente. Queremos saber o que você achou dessa leitura. Comente no campo abaixo.

Faça agora nosso teste de visão. É online e gratuito.

Em apenas 3 passos você terá acesso aos resultados do seu teste de miopia e astigmatismo.

Mas e você, gostou do conteúdo? Antes de ir aproveite e deixe um comentário abaixo. Afinal queremos saber mais de você.

Fontes:

Miragenews

Webmd.com

Healthline

Mayoclinic

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *