Para a correção de hipermetropia que lente usamos?

tipos de lentes para hipermetropia
  • por
4.9
(20)

Para corrigir a hipermetropia usamos as lentes do tipo convergente. Hoje em dia existem diversos tipos de lentes para hipermetropia, sendo elas: lentes CR-39 (ORMA®), lentes de policarbonato, lentes 1.67, lentes 1.74, lentes.76 e lentes de cristal.

Veja nesse artigo quais delas são as mais indicadas para o seu grau.

Hipermetropia: o que é, sintomas e causas

A hipermetropia é a dificuldade para enxergar de perto e é caracterizada por um erro de refração. Dessa forma, as imagens são formadas atrás da retina.

Pessoas com hipermetropia têm o olho mais achatado que o normal. Nesse sentido,   o modo como nossos olhos funcionam, é interferido, devido à maneira de como a imagem é formada nele. No entanto, a principal causa da hipermetropia é o fator genético, ou seja, quem tem alguém com esse problema na família pode herdar e adquirir.

Os principais sintomas de hipermetropia são: dificuldade em enxergar objetos próximos, cansaço visual, dores de cabeça, vermelhidão ou lacrimejamento nos olhos, entre outros.

As principais formas de tratamento para hipermetropia são: óculos de grau, lentes de contato ou cirurgia, dependendo do caso.

tipos de lentes para hipermetropia

Formação da imagem para quem possui hipermetropia depois da retina

Graus de hipermetropia

A hipermetropia possui 3 classificações distintas.

  • Leve: até 2 graus
  • Moderada: de 2 a 6 graus
  • Alta ou Grave: acima de 6 graus.

Tipos de lentes para hipermetropia

As lentes do tipo convergente, então, fazem o trabalho de “puxar” as imagens para que elas sejam formadas na retina. Dessa forma, você consegue enxergar bem os objetos próximos da sua visão.

As lentes para hipermetropia possuem algumas características específicas. A principal é que nos casos de grau alto de hipermetropia, as lentes se tornam grossas ao centro e finas nas bordas.

Para quem tem mais de 4 graus de hipermetropia, essas lentes também provocam aquele efeito chato de olhos grandes, conhecido como “olho de boi”.

Mas, fique tranquilo! Existem alguns tipos de lentes que reduzem esse efeito e o tamanho da espessura das suas lentes.

Para você conseguir ter lentes mais finas é preciso prestar atenção em 2 importantes aspectos:

  • índice de refração das lentes
  • design ou desenho das lentes

Veja a seguir quais são os tipos de lentes usadas para corrigir a hipermetropia.

As lentes que corrigem hipermetropia

As lentes que corrigem hipermetropia disponíveis hoje são: lentes CR-39 (ORMA®), lentes de policarbonato, lentes 1.67, lentes 1.74, lentes 1.76 e lentes de cristal. Confira agora as especificações de cada uma delas.

Lentes CR-39 ou ORMA®

As Lentes CR-39 são lentes de acrílico também conhecidas como Orma®. Elas são as lentes mais comuns do mercado. Por isso, acabam sendo a primeira opção para quem tem até 4 graus de hipermetropia com até 2 graus de astigmatismo.

As lentes CR-39 possuem um índice de refração de 1.5, sendo considerada uma lente de baixo índice de refração.

Em lentes para óculos, quanto menor for o índice de refração, mais grossas as lentes ficam. Por esse motivo, as lentes CR-39 podem deixar os óculos mais grossos a partir de 2 graus de hipermetropia com mais de 2 graus de astigmatismo.

Em alguns casos também, as lentes CR-39 podem não contar com antirreflexo, antirrisco e proteção UV já incluso. Além de garantir maior conforto e durabilidade às lentes do seu óculos, esses tratamentos também ajudam a proteger seus olhos. Por isso, sempre fique de olho antes de comprar e dê preferência para esses tratamentos.

Lentes de policarbonato

As lentes fabricadas em policarbonato são extremamente resistentes e leves. Por isso, se você possui até 4 graus de hipermetropia, elas podem ser uma boa escolha. Isso porque elas possuem índice de refração que varia de 1.58 a 1.59 e isso faz com óculos fique mais finos.

Outro ponto positivo é que as lentes de policarbonato são mais leves e resistentes que as lentes CR-39 e elas podem receber todos aqueles tratamentos citados acima como antirreflexo, antirrisco e proteção UV.

Se você quer garantir lentes realmente resistentes e que vão durar até a sua próxima ida ao oftalmo, essa é a escolha certa.

Lentes 1.67

As lentes 1.67 são muito usadas em casos de hipermetropia acima de 4 graus. Elas contribuem para que as lentes sejam mais finas.

No entanto, elas podem não garantir a eliminação ou diminuição do efeito de olhos grandes, também conhecido como olho-de-boi em casos de grau alto de hipermetropia.

Outro ponto importante é que essas lentes costumam ter um valor elevado aqui no Brasil.

Lentes 1.74

É um tipo de lente recomendado para quem tem grau moderado e alto, justamente pelo seu índice de refração elevado. Por isso, são as lentes em resina mais utilizadas em óptica.

Atualmente existem diversas marcas que oferecem lentes com esse índice de refração e já é possível encontrar lentes de qualidade com um valor mais em conta.

Aqui na Lenscope, nós oferecemos as Lentes Lenscope LensAI 1.74, que além de possuírem alto índice de refração, contam com design asférico, que reduz distorções dos olhos.  Além de proporcionarem um óculos mais fino, nossas lentes vêm com diversos tratamentos premium inclusos, sem custo adicional.

Lentes 1.76

São as lentes de  resina indicadas para alto grau, pois apresentam o maior índice de refração, podendo oferecer resultados sutilmente menos espessos que as lentes 1.74.

Lentes de cristal

Conhecidas como lentes Highlight, as lentes de cristal (de vidro) possuem índices 1.7, 1.8 e 1.9. Esses são os maiores índices de refração que existem em lentes para óculos. No entanto, elas possuem alguns pontos negativos.

Além do valor dessas lentes ser bastante elevado, elas são extremamente frágeis e ficam muito pesadas por serem fabricadas em vidro. Por isso, hoje elas acabam sendo indicadas em casos muito específicos de hipermetropia.

Instagram Lenscope [Lentes Lenscope LensAI 1.74 hipermetropia]

Confira armações mais indicadas para quem tem hipermetropia

Veja dicas de quais armações são recomendadas para quem tem baixo e alto grau de hipermetropia.

Até 4 graus

Pessoas com baixo grau de hipermetropia possuem mais opções na hora de escolher a armação desejada, que nesses casos pode ser de materiais como acetato ou de metal, de diferentes modelos. Desde os óculos gatinho até aviadores e tartaruga. Entretanto, é importante não exagerar no tamanho da armação, visto que armações grande podem impossibilitar a montagem das lentes.

Mais de 4 graus

Quem possui alto grau de hipermetropia, recomenda-se a escolha de armações menores, de aro fechado e bordas espessas. Assim, as lentes se encaixam de uma maneira melhor e a armação disfarça a borda da lente. Armações de metal não são recomendadas, pois deixam as lentes em evidência, demonstrando sua espessura.

Considerações Finais

Nós da Lenscope sabemos que encontrar a melhor opção de lentes para hipermetropia nem sempre é fácil. Por isso, estamos aqui para te ajudar com informações que realmente possam te auxiliar na escolha das lentes do seu óculos de grau. 

Nós sabemos as lentes para hipermetropia que vão proporcionar o melhor resultado estético para seu óculos e fazemos questão que você tenha acesso a todas essas informações personalizadas para o seu grau. Saiba mais em nosso site. É só preencher o formulário de acordo com a sua receita de óculos para ver nossas dicas e ter um orçamento personalizado. 

tipos de lentes para hipermetropia

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.9 / 5. Número de votos: 20

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Loading comments...