Para a correção de hipermetropia que lente usamos?

tipos de lentes para hipermetropia
  • por
4.9
(20)

Para corrigir a hipermetropia usamos as lentes do tipo convergente. Hoje em dia existem diversos tipos de lentes para hipermetropia, sendo elas: lentes CR-39 (ORMA®), lentes de policarbonato, lentes 1.67, lentes 1.74, lentes.76 e lentes de cristal.

Veja nesse artigo quais delas são as mais indicadas para o seu grau.

Hipermetropia: o que é, sintomas e causas

A hipermetropia é a dificuldade para enxergar de perto e é caracterizada por um erro de refração. Dessa forma, as imagens são formadas atrás da retina.

Pessoas com hipermetropia têm o olho mais achatado que o normal. Nesse sentido,   o modo como nossos olhos funcionam, é interferido, devido à maneira de como a imagem é formada nele. No entanto, a principal causa da hipermetropia é o fator genético, ou seja, quem tem alguém com esse problema na família pode herdar e adquirir.

Os principais sintomas de hipermetropia são: dificuldade em enxergar objetos próximos, cansaço visual, dores de cabeça, vermelhidão ou lacrimejamento nos olhos, entre outros.

As principais formas de tratamento para hipermetropia são: óculos de grau, lentes de contato ou cirurgia, dependendo do caso.

tipos de lentes para hipermetropia

Formação da imagem para quem possui hipermetropia depois da retina

Graus de hipermetropia

A hipermetropia possui 3 classificações distintas.

  • Leve: até 2 graus
  • Moderada: de 2 a 6 graus
  • Alta ou Grave: acima de 6 graus.

Tipos de lentes para hipermetropia

As lentes do tipo convergente, então, fazem o trabalho de “puxar” as imagens para que elas sejam formadas na retina. Dessa forma, você consegue enxergar bem os objetos próximos da sua visão.

As lentes para hipermetropia possuem algumas características específicas. A principal é que nos casos de grau alto de hipermetropia, as lentes se tornam grossas ao centro e finas nas bordas.

Para quem tem mais de 4 graus de hipermetropia, essas lentes também provocam aquele efeito chato de olhos grandes, conhecido como “olho de boi”.

Mas, fique tranquilo! Existem alguns tipos de lentes que reduzem esse efeito e o tamanho da espessura das suas lentes.

Para você conseguir ter lentes mais finas é preciso prestar atenção em 2 importantes aspectos:

  • índice de refração das lentes
  • design ou desenho das lentes

Veja a seguir quais são os tipos de lentes usadas para corrigir a hipermetropia.

As lentes que corrigem hipermetropia

As lentes que corrigem hipermetropia disponíveis hoje são: lentes CR-39 (ORMA®), lentes de policarbonato, lentes 1.67, lentes 1.74, lentes 1.76 e lentes de cristal. Confira agora as especificações de cada uma delas.

Lentes CR-39 ou ORMA®

As Lentes CR-39 são lentes de acrílico também conhecidas como Orma®. Elas são as lentes mais comuns do mercado. Por isso, acabam sendo a primeira opção para quem tem até 4 graus de hipermetropia com até 2 graus de astigmatismo.

As lentes CR-39 possuem um índice de refração de 1.5, sendo considerada uma lente de baixo índice de refração.

Em lentes para óculos, quanto menor for o índice de refração, mais grossas as lentes ficam. Por esse motivo, as lentes CR-39 podem deixar os óculos mais grossos a partir de 2 graus de hipermetropia com mais de 2 graus de astigmatismo.

Em alguns casos também, as lentes CR-39 podem não contar com antirreflexo, antirrisco e proteção UV já incluso. Além de garantir maior conforto e durabilidade às lentes do seu óculos, esses tratamentos também ajudam a proteger seus olhos. Por isso, sempre fique de olho antes de comprar e dê preferência para esses tratamentos.

Lentes de policarbonato

As lentes fabricadas em policarbonato são extremamente resistentes e leves. Por isso, se você possui até 4 graus de hipermetropia, elas podem ser uma boa escolha. Isso porque elas possuem índice de refração que varia de 1.58 a 1.59 e isso faz com óculos fique mais finos.

Outro ponto positivo é que as lentes de policarbonato são mais leves e resistentes que as lentes CR-39 e elas podem receber todos aqueles tratamentos citados acima como antirreflexo, antirrisco e proteção UV.

Se você quer garantir lentes realmente resistentes e que vão durar até a sua próxima ida ao oftalmo, essa é a escolha certa.

Lentes 1.67

As lentes 1.67 são muito usadas em casos de hipermetropia acima de 4 graus. Elas contribuem para que as lentes sejam mais finas.

No entanto, elas podem não garantir a eliminação ou diminuição do efeito de olhos grandes, também conhecido como olho-de-boi em casos de grau alto de hipermetropia.

Outro ponto importante é que essas lentes costumam ter um valor elevado aqui no Brasil.

Lentes 1.74

É um tipo de lente recomendado para quem tem grau moderado e alto, justamente pelo seu índice de refração elevado. Por isso, são as lentes em resina mais utilizadas em óptica.

Atualmente existem diversas marcas que oferecem lentes com esse índice de refração e já é possível encontrar lentes de qualidade com um valor mais em conta.

Aqui na Lenscope, nós oferecemos as Lentes Lenscope LensAI 1.74, que além de possuírem alto índice de refração, contam com design asférico, que reduz distorções dos olhos.  Além de proporcionarem um óculos mais fino, nossas lentes vêm com diversos tratamentos premium inclusos, sem custo adicional.

Lentes 1.76

São as lentes de  resina indicadas para alto grau, pois apresentam o maior índice de refração, podendo oferecer resultados sutilmente menos espessos que as lentes 1.74.

Lentes de cristal

Conhecidas como lentes Highlight, as lentes de cristal (de vidro) possuem índices 1.7, 1.8 e 1.9. Esses são os maiores índices de refração que existem em lentes para óculos. No entanto, elas possuem alguns pontos negativos.

Além do valor dessas lentes ser bastante elevado, elas são extremamente frágeis e ficam muito pesadas por serem fabricadas em vidro. Por isso, hoje elas acabam sendo indicadas em casos muito específicos de hipermetropia.

Instagram Lenscope [Lentes Lenscope LensAI 1.74 hipermetropia]

Confira armações mais indicadas para quem tem hipermetropia

Veja dicas de quais armações são recomendadas para quem tem baixo e alto grau de hipermetropia.

Até 4 graus

Pessoas com baixo grau de hipermetropia possuem mais opções na hora de escolher a armação desejada, que nesses casos pode ser de materiais como acetato ou de metal, de diferentes modelos. Desde os óculos gatinho até aviadores e tartaruga. Entretanto, é importante não exagerar no tamanho da armação, visto que armações grande podem impossibilitar a montagem das lentes.

Mais de 4 graus

Quem possui alto grau de hipermetropia, recomenda-se a escolha de armações menores, de aro fechado e bordas espessas. Assim, as lentes se encaixam de uma maneira melhor e a armação disfarça a borda da lente. Armações de metal não são recomendadas, pois deixam as lentes em evidência, demonstrando sua espessura.

Considerações Finais

Nós da Lenscope sabemos que encontrar a melhor opção de lentes para hipermetropia nem sempre é fácil. Por isso, estamos aqui para te ajudar com informações que realmente possam te auxiliar na escolha das lentes do seu óculos de grau. 

Nós sabemos as lentes para hipermetropia que vão proporcionar o melhor resultado estético para seu óculos e fazemos questão que você tenha acesso a todas essas informações personalizadas para o seu grau. Saiba mais em nosso site. É só preencher o formulário de acordo com a sua receita de óculos para ver nossas dicas e ter um orçamento personalizado. 

tipos de lentes para hipermetropia

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.9 / 5. Número de votos: 20

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

32 comentários em “Para a correção de hipermetropia que lente usamos?”

  1. Mas e o Valor Abbe? Não é considerado? Quanto mais fina a lente pior a qualidade óptica! Deveria ser citado no artigo, pois você daria a opção para o cliente escolher entre estética ou qualidade para enxergar! Uma pessoa que usa CR, quando se tratando de enxergar bem, vai estranhar um policarbonato! Me esclareça essa duvidúpor favor! Obrigada ?

    1. Olá, Thais tudo bom?
      O valor ABBE das lentes para óculos pode influenciar a visão, mas nem todo mundo acaba percebendo a diferença. De maneira geral, quanto maior o índice de refração de uma lente, ou seja, quanto mais fina ela for, menor será o valor ABBE. E isso acontece com todas as lentes de óculos. Fizemos um artigo explicando o que é e como funciona aqui no blog. Você pode acessar em https://lenscope.com.br/blog/o-que-significa-valor-abbe-e-como-ele-afeta-suas-lentes/

      Qualquer dúvida, estamos por aqui

  2. Vocês afirmam que o policarbonato é a melhor escolha, em casos de até +4,00 de hipermetropia. Mas é a qualidade ótica do material? Valor ABBE baixo e com aberrações prismáticas. Não estão levando isto em consideração?

    1. Olá, Luciano tudo bem?
      As lentes de policarbonato são as melhores opções para grande parte dos casos para até 4 graus de miopia com até 4 graus de hipermetropia por serem mais leves, resistentes e mais finas que as lentes de acrílico, também conhecidas como lentes CR-39. As lentes de policarbonato, por terem um índice de refração maior que as lentes CR-39, elas possuem um valor ABBE um pouco mais baixo. No entanto, não é um valor que possa fazer você perceber as possíveis aberrações cromáticas. Acabamos de publicar um artigo que fala um pouco mais sobre isso aqui em nosso blog que você pode acessar no link http://blog.lenscope.com.br/o-que-significa-valor-abbe-e-como-ele-afeta-suas-lentes/

      Qualquer dúvida, estamos aqui

  3. Ola, tenho +16 cada olho e 1 de astigmatismo no esquerdo, sempre que vou trocar os oculos e um desafio, lentes grossas e carissimas. Gostaria de receber informaçoes de qual lente devo usar e de possivel as especificaçoes para armaçao.

    Desde ja agrqdeço muito a atençao

    (Email: qualitypremiumme@gmail.com)

    Alair

  4. QUAL LENTE VCS ME INDICARIAM? ESTOU DESESPERADA, PORQUE NAO POSSO MAIS USAR LENTES DE CONTATO DEVIDO ALERGIA AS MESMAS. E AGORA? VCS DA TOKAI POR FAVOR ME AJUDEM…..!

    1. Olá, Fabiane tudo bom?
      Infelizmente a gente não consegue atender seu grau de hipermetropia 🙁 As Lentes Tokai 1.76 atendem somente até 10 graus de hipermetropia. A gente recomenda que você busque por lentes de alto índice de refração que sejam surfaçadas para graus maiores que 10.

      Qualquer coisa,estamos à disposição

  5. Ola, gostaria de uma ajuda…
    Tenho o mesmo óculos a 7 anos não aguento mais ele e na óticas do povo me disseram que as optview eram as mais indicadas para meu grau que esta na casa de 7 hipermetropia que as lentes zeiss 3d não fazem meu grau, pode me ajudar a ter uma parâmetro de algo melhor que isso. Elas disseram que como trabalho com TI as lentes seria personalizadas e 3d enfim, mas não me informaram qual seria a lente vou procurar saber para dizer a vocês ok.
    Abraço.

    1. Olá, Fabio tudo bom?
      Nós conseguimos te ajudar melhor, vendo a receita do seu óculos para sabermos seu grau certinho. Consegue mandar uma foto da sua receita para o e-mail ajuda@lenscope.com.br? Ficamos esperando. Mas sabendo que você tem por volta de 7 graus de hipermetropia, já conseguimos te falar que o mais indicado é você escolher uma lente de alto índice de refração e possua design asférico. As lentes com esse tipo de design reduzem aquelas distorções nas laterais das lentes que deixam os olhos com aspecto maior. No entanto, é possível reduzir 100% esse efeito. Aguardamos seu contato para podermos te ajudar melhor.

    1. Oi, Nina! Tudo bem?

      Nós vendemos através da internet lentes para óculos e entregamos para todo o Brasil, facilitando a escolha da lente e utilizando a tecnologia para entregá-la de forma inteligente e cômoda.
      Nós não trabalhamos com lentes de contato, mas se precisar de um orçamento para óculos, conte com a gente! 😀

    1. Oi, Claudinara! Tudo bem?

      Ficamos felizes por se interessar pelas nossas lentes multifocais

      As lentes multifocais conseguem em uma única lente atribui três campo de visão: de perto, intermediário e de longe, e nós sabemos também que não são preços tão acessíveis.
      Aqui na Lenscope, nós oferecemos as lentes multifocais personalizadas. Ou seja, as lentes são feitas de forma individualizada de acordo com seu estilo de vida.
      Por exemplo, se você passa maior parte do seu tempo exercendo atividades que necessitam da visão de perto, esse campo é otimizado e tendo mais espaço na sua lente multifocal. Diferente das lentes multifocais comuns que costumam ter os campos para perto, intermediário e longe com o mesmo tamanho, não levando em conta qual deles você mais utiliza no seu dia.
      Para isso, oferecemos um questionário perguntando sobre a quantidade de horas que você passa lendo, dirigindo, em reuniões, utilizando o computador e ao livre. Com isso, o campo de visão da sua lente é desenhado de forma personalizada, de acordo com as suas respostas. Legal, né?
      Uma dica: quanto melhor personalizada for a sua lente multifocal, menores serão as áreas que correm risco de sofrer algum tipo de distorção (e você não precisa ficar movimentando tanto a cabeça, o que é um desconforto bem grande para quem tenta se adaptar com essas lentes)

      A Lenscope Progress atende até 4 graus de miopia ou hipermetropia, com até 4 graus de astigmatismo e até 3 graus de adição. Ou seja, nós atendemos o seu grau e o preço está disponível a partir de R$ 737.

      E o que torna o nosso preço mais em conta é que nós vendemos esse produto através da internet em nosso site. Isso porque levamos em conta que você não precisa gastar uma fortuna para ter uma lente de qualidade, afinal, a saúde dos seus também são muito importantes.

      Todo processo de compra é realizado em nosso site.
      Devolvemos o óculos pronto na sua casa em até 7 dias úteis contados a da confirmação de pagamento, envio da foto da receita e recebimento da armação.

      Te convido para acessar e conhecer nossas Lentes Progress: https://lenscope.com.br/lente-lenscope-progress
      E se você possui mais de 4 graus de miopia ou hipermetropia, com até 4 graus de astigmatismo e até 3 graus de adição, envie um e-mail para ajuda@lenscope.com.br que podemos te ajudar também com nosso projeto piloto

      Sempre que precisar de nós para dúvidas ou esclarecimentos, pode contar com a gente 😀

    1. Oi, Daura! Tudo bom?

      As lentes de alto índice de refração em resina são as mais recomendadas para quem tem mais de 4 graus, como é o seu caso. E quanto maior o índice de refração, mais finas podem ficar suas lentes.

      Então o ideal é você apostar em uma lente de resina 1.76 que é a que possui o maior índice de refração entre a 1.67 e 1.74.

      Talvez a 1.67 já fosse uma opção para o seu grau, o problema é que a maioria dessas lentes possuem design esférico 🙁 ou seja, a distribuição do material se concentra no centro da lente e isso que provoca o fundo de garrafa.
      Escolha por lentes de design asférico, cujo o material é distribuído proporcionalmente em toda lente e, assim, evitando o acúmulo de material
      Dê preferência também as lentes de resina que são super leves e resistentes a qualquer acidente que possa sofrer (queda, descuido, etc).

      E levando em consideração ao preço, normalmente as lentes de alto índice de refração possuem um alto valor no mercado tradicional. Então uma lente 1.67 pode ter um valor próximo de Lente Tokai 1.76 (que é a lente de maior índice de refração em resina). E você consegue levar, basicamente, por valores bem próximos a lente de resina de maior índice de refração.

      Também é importante falar sobre os tratamentos antirreflexos aplicados nas lentes. Dependendo de qual você escolher, pode elevar muito mais o valor delas. As Lentes Tokai 1.76 são inclusas no valor de R$ 687 os tratamentos antirreflexo, antirrisco, proteção 100% UV, camada liporrepelente, camada hidrorrepelente e proteção contra microfissuras.

      Mas, vale lembrar que a espessura final da lente também vai depender bastante do seu grau e do tamanho do aro da armação que você escolher. Quanto menor ela for, mais finas ficam as bordas das suas lentes, porque a armação contorna toda lente não deixando a borda evidente.

      As Lentes Tokai 1.76, por serem de resina, são bem mais leves e resistentes e podemos afirmar também que as Lentes Tokai 1.76 reduzem muito mais o efeito de olhos grandes e o aspecto de olho de boi devido ao seu design asférico das lentes. Além disso, como as Lentes Tokai 1.76 são vendidas exclusivamente pela internet na Lenscope, elas possuem um preço muito mais acessível: https://lenscope.com.br/lente-tokai

      No nosso site, você pode descobrir a lente mais adequada para o seu grau a partir da sua receita de óculos. Basta você informar os números que constam em sua receita que você descobre essa informação, mas também a comparação de preços dessas lentes que você ficou na dúvida e demais outras. Totalmente gratuito! Legal, né?

      O site é esse aqui: https://lenscope.com.br/consultor-optico

      Te convido a conhecer a Mariana que fez suas lentes para hipermetropia com a gente de 7 graus: https://lenscope.com.br/blog/oculos-para-7-graus-de-hipermetropia-com-as-lentes-mais-finas-do-mundo-resultado-de-mariana-gomes/

      Se ficar com alguma dúvida, estamos a disposição!

  6. Boa noite,
    Gostaria de uma ajuda, uma luz, de qual lente seria melhor para minha filha, ela tem apenas 2 anos e foi diagnosticada com grau 7 de hipermetropia, o oftalmo prescreveu grau 5 nos dois olhos, pois a criança consegue compensar. O que vcs me dão de fica de qual lente escolher? Ainda mais para bebê.. agradeço desde já!

    1. Olá, Sandreli! Tudo bem?

      Obrigada pelo seu comentário

      Como sua filha te alto grau de hipermetropia, nós indicamos as nossas Lentes Tokai 1.76 que são as lentes de resina mais finas do mundo que você encontra no mercado Por serem de resina, elas são mais leves e resistentes que as lentes de cristal, que são de vidro. Além disso, as Lentes Tokai 1.76 possuem design asférico, reduzindo as distorções que causam o efeito de fundo de garrafa ou olho de boi.
      Elas são vendidas exclusivamente pela internet através do nosso site Ou seja, todo nosso processo de compra é feito online, assim conseguimos atender todo o Brasil

      O que acha de enviar uma foto da receita de óculos da sua filha para nosso e-mail ajuda@lenscope.com.br? Assim podemos te ajudar!
      Se quiser saber dicas de armação para crianças, também oferecemos um conteúdo exclusivo: https://lenscope.com.br/blog/como-escolher-armacao-de-oculos-infantil/
      Conheça as Lentes Tokai 1.76: https://lenscope.com.br/lente-tokai
      Aguardamos seu contato!

    1. Olá, Thays! Tudo bom?

      Muito obrigada por deixar seu comentário

      A hipermetropia é classificada da seguinte forma: 0 até +3 graus – baixa hipermetropia / +3,35 até +6 graus – hipermetropia moderada / acima de +6 graus – alta hipermetropia.

      A sua neta tem hipermetropia moderada. Para o caso dela, o ideal é escolher lentes resistentes e leves para o rostinho pequeno dela Para isso, nós da Lenscope recomendamos as nossas Lentes Tokai 1.76 que são as lentes de resina mais finas do mundo. Por serem de resina, elas são mais leves e resistentes Além disso, as Lentes Tokai 1.76 possuem design asférico, reduzindo as distorções que causam o efeito de fundo de garrafa ou olho de boi.
      Nós podemos fazer um orçamento para você É só mandar uma foto da receita de óculos para o e-mail ajuda@lenscope.com.br
      Você pode conhecer as Lentes Tokai 1.76 aqui https://lenscope.com.br/ e ver dicas de óculos para crianças neste artigo exclusivo da Lenscope https://lenscope.com.br/blog/dicas-para-escolher-oculos-para-crianca/

      Sempre que precisar, conte conosco!

  7. Olá!
    Eu tenho 3,50 de hipermetropia. Tenho óculos e lentes de contacto.
    Eu vejo as coisas um pouquinho maiores quando uso os óculos que quando uso as lentes de contacto. É normal?
    A Minha dúvida é: qual das duas opções é a que se aproxima mais da imagem “real”?
    Obrigada.

    1. Olá, Filipa tudo bem?
      De maneira geral, o método que corrige a visão em que as pessoas mais sentem que as imagens são mais nítidas é a lente de contato. Isso acontece, porque a lente de contato é colocada diretamente nos olhos, o que não acontece com o óculos de grau.
      No entanto, é possível enxergar bem e com nitidez também com olhos de grau. Você já relatou para seu oftalmo essa diferença que você sente? Talvez seja possível eliminá-la fazendo um óculos diferente, com outro tipo de lente e medidas mais precisas de DNP (Distância das pupilas em relação ao nariz) e altura de montagem.
      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

  8. Bom dia. Uso lentes varilux S design Ormix Eye P rotect System com tratamento Crizal Sapphire HR/E – SPF 35/Precal
    Hipermetropia +3,25 ambos os olhos. Essa lente nao tem no Brasil segundo um colega do laboratório X.
    “Fiquei com olho de boi”. Essa lente foi refeita 3 vezes devido a erros na adição e mediometria errada. Porém, tem as marcas a laiser com o nome Varilux e [e]6. Acho que diante da celeuma eles podem ter colocado uma lente ruim e fizeram as marcações, isso seria possível? É policarbonato 1.6 com 18 e não 14.
    Parabéns pelo conteúdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *