Conheça os tipos de lentes para hipermetropia

A hipermetropia é caracterizada por um erro de refração que faz com que as imagens sejam focadas atrás da retina. Na prática, isso prejudica a visão a curta distância, mas não altera a capacidade de enxergar para longe.

tipos de lentes para hipermetropia
A formação da imagem para quem possui hipermetropia

Para corrigir essa condição, são usadas lentes convergentes. Essas lentes fazem o trabalho de “puxar” as imagens para que elas sejam formadas na retina. Dessa forma, você consegue enxergar bem os objetos próximos da sua visão.

Assim como na miopia, as lentes para hipermetropia também possuem algumas características específicas. A principal é que nos casos de grau alto de hipermetropia, as lentes se tornam grossas ao centro e finas nas bordas. Além de provocar aquele efeito chato de olhos grandes, conhecido como “olho de boi”.

Mas, fique tranquilo! Existem alguns tipos de lentes que reduzem esse efeito e o tamanho da espessura das suas lentes.

Para você conseguir ter lentes mais finas é preciso prestar atenção em dois importantes aspectos: índice de refração das lentes e o design. Veja a seguir quais são as opções que existem.

Tipos de lentes para hipermetropia

Os tipos de lentes para hipermetropia disponíveis hoje são: lentes CR-39 (ORMA®), lentes de policarbonato, lentes 1.67, lentes 1.74, lentes.76 e lentes de cristal. Confira agora as especificações de cada uma delas.

Lentes CR-39 ou ORMA®

As Lentes CR-39 são lentes de acrílico também conhecidas como Orma®. Elas são as lentes mais comuns do mercado e, por isso, acabam sendo a primeira opção para quem tem até 4 graus de hipermetropia com até 2 graus de astigmatismo.

As lentes CR-39 possuem um índice de refração de 1.5, sendo considerada uma lente de baixo índice de refração. Em lentes para óculos, quanto menor for o índice de refração, mais grossas as lentes ficam. Por esse motivo, as lentes CR-39 podem deixar os óculos mais grossos a partir de 2 graus de hipermetropia com mais de 2 graus de astigmatismo.

Em alguns casos também, as lentes CR-39 podem não contar com antirreflexo, antirrisco e proteção UV já incluso. Além de garantir maior conforto e durabilidade às lentes do seu óculos, esses tratamentos também ajudam a proteger seus olhos. Por esse motivo, sempre fique de olho antes de comprar e dê preferência para esses tratamentos.

Lentes de policarbonato

As lentes fabricadas em policarbonato são extremamente resistentes e leves. Por isso, se você possui até 4 graus de hipermetropia, elas podem ser uma boa escolha. Isso porque elas possuem índice de refração que varia de 1.58 a 1.59 e isso faz com óculos fique mais finos.

Outro ponto positivo é que as lentes de policarbonato podem receber todos aqueles tratamentos citados acima como antirreflexo, antirrisco e proteção UV. Se você quer garantir lentes realmente resistentes e que vão durar até a sua próxima ida ao oftalmo, essa é a escolha certa.

Lentes 1.67

As lentes 1.67 são muito usadas em casos de hipermetropia acima de 4 graus. Elas contribuem para que as lentes sejam mais finas. Mas esse efeito, infelizmente, pode não ser tão satisfatório para casos acima de 6 graus.

Outro ponto importante é que essas lentes possuem um preço consideravelmente elevado em comparação às duas anteriores e até mesmo às opções de lentes com maior índice de refração a seguir.

Lentes 1.74

As lentes com índice de refração de 1.74 também são fabricadas em resina e são as mais indicadas para mais de 6 graus de hipermetropia. Elas de fato são capazes de deixar as lentes mais finas, mas seu preço pode chegar aos R$2.000,00 nas óticas brasileiras.

Lentes 1.76

As lentes 1.76 são uma novidade no Brasil. Elas são as lentes com o maior índice de refração que você encontra em resina. Isso faz com que essas lentes fiquem bastante finas no óculos, além de também serem bastante resistentes e leves.

Outro ponto positivo das lentes 1.76 que ela também possui design asférico e não esférico como na maioria das opções anteriores.

Lentes de design asférico permitem um maior equilíbrio na distribuição do material da lente. E é essa característica que reduz o efeito de olhos grandes, o “olho-de-boi”. Mas infelizmente ainda é possível reduzir esse efeito em casos de graus muito altos.

Você encontra as lentes 1.76 somente no site da Lenscope por um preço bastante acessível. Para os casos de alto grau, ela é bastante indicada porque chega a custar metade do preço das lentes 1.74.

Veja quanto as Lentes Tokai 1.76 custam para o seu grau de hipermetropia.

Lentes de cristal

Conhecidas como lentes Highlight, as lentes de cristal (de vidro) possuem índices 1.7, 1.8 e 1.9 que são os maiores índices de refração que existem em lentes para óculos. No entanto, elas possuem alguns pontos negativos.

Além do valor dessas lentes ser bastante elevado, são extremamente frágeis e ficam muito pesadas por serem fabricadas em vidro.

Considerações Finais

Conhecer os tipos de lentes disponíveis e adequadas para o seu caso é bastante importante. Porém, de nada adianta escolher as lentes corretas e não prestar atenção na hora de escolher a armação de seus óculos. Por isso, sempre pesquise o tamanho certo do aro para o seu grau e evite comprar a armação antes das lentes.

Saiba também  todas as opções que existem de lentes mais finas. Não apenas para miopia, mas para hipermetropia também você encontra basicamente as mesmas marcas e materiais disponíveis no mercado. Nesse artigo, explicamos o porque da escolha do custo benefício na busca de lentes mais finas, além de ajudar a reduzir e evitar efeito de óculos fundo de garrafa. Sabia que é apenas fazer a escolha da lente mais fina para o seu grau? Você pode esclarecer todas as suas dúvidas lendo nosso artigo!

E, qualquer dúvida, é só deixar sua pergunta nos comentários que já já te respondemos.

Média 4.1 de 166 votos


Comentários

  1. Vocês afirmam que o policarbonato é a melhor escolha, em casos de até +4,00 de hipermetropia. Mas é a qualidade ótica do material? Valor ABBE baixo e com aberrações prismáticas. Não estão levando isto em consideração?

    1. Olá, Luciano tudo bem?
      As lentes de policarbonato são as melhores opções para grande parte dos casos para até 4 graus de miopia com até 4 graus de hipermetropia por serem mais leves, resistentes e mais finas que as lentes de acrílico, também conhecidas como lentes CR-39. As lentes de policarbonato, por terem um índice de refração maior que as lentes CR-39, elas possuem um valor ABBE um pouco mais baixo. No entanto, não é um valor que possa fazer você perceber as possíveis aberrações cromáticas. Acabamos de publicar um artigo que fala um pouco mais sobre isso aqui em nosso blog que você pode acessar no link http://blog.lenscope.com.br/o-que-significa-valor-abbe-e-como-ele-afeta-suas-lentes/

      Qualquer dúvida, estamos aqui 🙂

  2. Ola, tenho +16 cada olho e 1 de astigmatismo no esquerdo, sempre que vou trocar os oculos e um desafio, lentes grossas e carissimas. Gostaria de receber informaçoes de qual lente devo usar e de possivel as especificaçoes para armaçao.

    Desde ja agrqdeço muito a atençao

    (Email: qualitypremiumme@gmail.com)

    Alair

    1. Olá, Fabiane tudo bom?
      Infelizmente a gente não consegue atender seu grau de hipermetropia 🙁 As Lentes Tokai 1.76 atendem somente até 10 graus de hipermetropia. A gente recomenda que você busque por lentes de alto índice de refração que sejam surfaçadas para graus maiores que 10.

      Qualquer coisa,estamos à disposição 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Nós utilizamos a tecnologia a nosso favor e oferecemos uma experiência inovadora para você comprar as lentes para seus óculos sem sair de casa! E o melhor de tudo? Podendo ter as melhores lentes do mercado sem gastar uma fortuna para isso.

Pin It on Pinterest