tipos de lentes para hipermetropia

Para a correção de hipermetropia que lente usamos?

5
(5)

Para corrigir a hipermetropia usamos as lentes do tipo convergente. Hoje em dia existem diversos tipos de lentes para hipermetropia, sendo elas: lentes CR-39 (ORMA®), lentes de policarbonato, lentes 1.67, lentes 1.74, lentes.76 e lentes de cristal.

Veja nesse artigo quais delas são as mais indicadas para o seu grau.

Tipos de lentes para hipermetropia

A hipermetropia é a dificuldade para enxergar de perto e é caracterizada por um erro de refração. Dessa forma, as imagens são formadas atrás da retina.

tipos de lentes para hipermetropia

Formação da imagem para quem possui hipermetropia depois da retina

 

As lentes do tipo convergente, então, fazem o trabalho de “puxar” as imagens para que elas sejam formadas na retina. Dessa forma, você consegue enxergar bem os objetos próximos da sua visão.

As lentes para hipermetropia possuem algumas características específicas. A principal é que nos casos de grau alto de hipermetropia, as lentes se tornam grossas ao centro e finas nas bordas.

Para quem tem mais de 4 graus de hipermetropia, essas lentes também provocam aquele efeito chato de olhos grandes, conhecido como “olho de boi”.

Mas, fique tranquilo! Existem alguns tipos de lentes que reduzem esse efeito e o tamanho da espessura das suas lentes.

Para você conseguir ter lentes mais finas é preciso prestar atenção em 2 importantes aspectos:

  • índice de refração das lentes
  • design ou desenho das lentes

Veja a seguir quais são os tipos de lentes usadas para corrigir a hipermetropia.

As lentes que corrigem hipermetropia

As lentes que corrigem hipermetropia disponíveis hoje são: lentes CR-39 (ORMA®), lentes de policarbonato, lentes 1.67, lentes 1.74, lentes 1.76 e lentes de cristal. Confira agora as especificações de cada uma delas.

Lentes CR-39 ou ORMA®

As Lentes CR-39 são lentes de acrílico também conhecidas como Orma®. Elas são as lentes mais comuns do mercado. Por isso, acabam sendo a primeira opção para quem tem até 4 graus de hipermetropia com até 2 graus de astigmatismo.

As lentes CR-39 possuem um índice de refração de 1.5, sendo considerada uma lente de baixo índice de refração.

Em lentes para óculos, quanto menor for o índice de refração, mais grossas as lentes ficam. Por esse motivo, as lentes CR-39 podem deixar os óculos mais grossos a partir de 2 graus de hipermetropia com mais de 2 graus de astigmatismo.

Em alguns casos também, as lentes CR-39 podem não contar com antirreflexo, antirrisco e proteção UV já incluso. Além de garantir maior conforto e durabilidade às lentes do seu óculos, esses tratamentos também ajudam a proteger seus olhos. Por isso, sempre fique de olho antes de comprar e dê preferência para esses tratamentos.

Lentes de policarbonato

As lentes fabricadas em policarbonato são extremamente resistentes e leves. Por isso, se você possui até 4 graus de hipermetropia, elas podem ser uma boa escolha. Isso porque elas possuem índice de refração que varia de 1.58 a 1.59 e isso faz com óculos fique mais finos.

Outro ponto positivo é que as lentes de policarbonato são mais leves e resistentes que as lentes CR-39 e elas podem receber todos aqueles tratamentos citados acima como antirreflexo, antirrisco e proteção UV.

Se você quer garantir lentes realmente resistentes e que vão durar até a sua próxima ida ao oftalmo, essa é a escolha certa.

Lentes 1.67

As lentes 1.67 são muito usadas em casos de hipermetropia acima de 4 graus. Elas contribuem para que as lentes sejam mais finas.

No entanto, elas podem não garantir a eliminação ou diminuição do efeito de olhos grandes, também conhecido como olho-de-boi em casos de grau alto de hipermetropia.

Outro ponto importante é que essas lentes costumam ter um valor elevado aqui no Brasil.

Lentes 1.74

As lentes com índice de refração de 1.74 também são fabricadas em resina e são as mais indicadas para mais de 6 graus de hipermetropia. Elas de fato são capazes de deixar as lentes mais finas, mas seu preço pode chegar aos R$2.000,00 nas óticas brasileiras.

Lentes 1.76

As lentes 1.76 são uma novidade no Brasil. Elas são as lentes com o maior índice de refração que você encontra em resina. Isso faz delas as lentes mais finas do mundo!

Dessa forma, as lentes 1.76 faz com que as lentes fiquem bem mais finas no óculos, além de também serem bastante resistentes e leves.

Lembra que falamos da importância do design ou desenho das lentes?

Então, outro ponto positivo das lentes 1.76 é que ela também possui design asférico e não esférico como na maioria das opções anteriores.

Lentes de design asférico permitem um maior equilíbrio na distribuição do material da lente. E é essa característica que reduz o efeito de olhos grandes, o “olho-de-boi”.

O Vitor Martins tem + 6.5 graus de hipermetropia e resolveu experimentar as Lentes Tokai 1.76. Veja como efeito de olhos grandes foi bastante reduzido com o design asférico que essas lentes possuem.

https://youtu.be/_ertc148gRk

Você encontra as lentes 1.76 somente no site da Lenscope por um preço bastante acessível. Para os casos de alto grau, ela é bastante indicada porque chega a custar metade do preço das lentes 1.74.

Veja aqui quanto as Lentes Tokai 1.76 custam para o seu grau de hipermetropia.

Lentes de cristal

Conhecidas como lentes Highlight, as lentes de cristal (de vidro) possuem índices 1.7, 1.8 e 1.9. Esses são os maiores índices de refração que existem em lentes para óculos. No entanto, elas possuem alguns pontos negativos.

Além do valor dessas lentes ser bastante elevado, elas são extremamente frágeis e ficam muito pesadas por serem fabricadas em vidro. Por isso, hoje elas acabam sendo indicadas em casos muito específicos de hipermetropia.

Considerações Finais

Conhecer os tipos de lentes disponíveis e adequadas para o seu caso é bastante importante. Porém, de nada adianta escolher as lentes corretas e não prestar atenção na hora de escolher a armação de seus óculos.

Por isso, sempre pesquise o tamanho certo do aro para o seu grau e evite comprar a armação antes das lentes.

E, qualquer dúvida, é só deixar sua pergunta nos comentários que já já te respondemos.

tipos de lentes para hipermetropia

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Loading comments...