lentes para miopia

Conheça os tipos de lentes para miopia

3.8
(6)

Os tipos de lentes para miopia disponíveis são: lentes CR-39, também conhecidas  como lente Orma® ou lentes de acrílico; lentes de policarbonato; lentes de resina 1.67; lentes de resina 1.74; lentes de resina 1.76 e as lentes de cristal, que são lentes de vidro. 

Todas essas opções de lentes corrigem a miopia, um dos problemas de visão mais comuns que existem. No artigo de hoje falaremos sobre cada uma dessas lentes, além de esclarecermos qual é a ideal para cada grau de miopia. Saiba mais sobre elas a seguir.

O que é miopia?

A miopia é um problema de visão caracterizado pela dificuldade em enxergar de longe. Dessa forma, o olho míope  enxerga objetos distantes como se estivessem embaçados ou desfocados. Por outro lado, o olho míope consegue enxergar objetos próximos com bastante nitidez. Isso acontece porque o globo ocular de quem tem miopia é mais alongado do que o olho normal. Assim, a imagem dos objetos é formada antes da retina e a pessoa passa a sentir dificuldade de enxergar de longe. 

Para entender mais sobre miopia você pode assistir nosso vídeo sobre miopia no Youtube. Clique aqui para assistir.

Isso acontece porque o globo ocular de quem tem miopia é muito alongado. Assim, a imagem dos objetos é formada antes da retina e a pessoa passa a sentir dificuldade de enxergar de longe.

lentes para miopia

Visão normal e visão para quem tem miopia (imagem antes da retina)

Os tipos de lentes para miopia

Em casos de miopia, quanto maior for seu grau, mais difícil é  enxergar objetos de longe. Além disso, as imagens também se formam mais distantes da retina.  Por isso,  para corrigir esse problema de visão, são utilizadas as lentes do tipo divergente. Esse tipo de lente funciona como se estivesse “empurrando” o foco do olho míope.

Por outro lado, outra característica das lentes divergentes que corrigem a miopia é que elas são mais grossas na borda do que no centro. Por isso, quem tem alto grau de miopia, se incomoda com a espessura do óculos.

Atualmente, é possível encontrar diversos tipos de lentes para miopia. Dessa maneira, os principais tipos são as  lentes CR-39, conhecidas como lentes Orma® ou lentes de acrílico, lentes de policarbonato, lentes de resina 1.67, lentes de resina 1.74, lente de resina 1.76 e lentes de cristal. Confira mais sobre cada um desses tipos a seguir. 

lentes mais finas para miopia

Diferentes índices de refração em relação a espessura da lente

Quer saber como ter lentes mais finas para o seu grau e miopia? Veja o vídeo que preparamos para você!

Lente CR-39 ou Orma®

As lentes CR-39 também são conhecidas como Orma® ou lentes de acrílico. Elas são as opções de lentes mais comuns do mercado. No entanto, elas possuem algumas desvantagens dependendo do grau de miopia. Isso ocorre porque esse tipo de lente tem um índice de refração de 1.50, sendo consideradas lentes de baixo índice de refração.

 É importante ressaltar que, quanto menor for o índice de refração, mais grossas as lentes ficam. Por isso, as lentes CR-39 podem deixar os óculos mais grossos a partir de 4 graus de miopia ou hipermetropia e para casos com mais de 2 graus de astigmatismo. Então, , se você possui a partir de -2 graus de miopia,  dê preferência às lentes de policarbonato. Falaremos sobre elas a seguir. 

Lentes de policarbonato

Se você possui até 4 graus de miopia, as lentes de policarbonato  são as mais indicadas para você. Além de serem bem leves e resistentes, elas possuem índice de refração de 1.58 a 1.59, resultando em bordas mais finas. Além disso, os tratamentos antirreflexo, antirrisco e proteção UV, que geralmente acompanham as lentes de policarbonato, fazem com que elas durem por mais tempo, além de oferecerem mais proteção e conforto para esses olhos.

Lentes 1.67

As lentes 1.67  são  mais utilizadas por aqueles que possuem mais de 4 graus de miopia. Por possuírem índice de refração de 1.67, elas resultam em lentes mais finas que as lentes de policarbonato.  Entretanto, se o seu grau de miopia é alto e você  está em busca de lentes ainda mais finas, dê preferência para lentes com índice de refração maior, como as lentes 1.74 e as lentes 1.76. Além disso, outro ponto negativo das lentes 1.67 é o preço. O valor dessas lentes costuma ser bastante elevado, principalmente se elas acompanham tratamentos como antirreflexo e antirrisco.

Lentes 1.74

As lentes 1.74  são conhecidas como lentes de alto índice de refração e proporcionam lentes mais finas, ideais para quem possui alto grau de miopia e está em busca de ter óculos de grau mais finos. Mas a principal desvantagem das lentes 1.74 é seu preço. No Brasil, o par de lentes 1.74 pode custar até $2000,00, sendo, portanto, pouco acessíveis para quem usa óculos. 

Lentes 1.76

As lentes 1.76  são  as lentes de resina mais finas do mundo, capazes de  proporcionar bordas mais finas para quem possui a partir de 4 graus de miopia e a partir de 2 graus de astigmatismo. As lentes 1.76 chegam a ser 30% mais finas que as lentes 1.67, quando comparadas com uma receita com o mesmo grau, montadas em armações idênticas e quando não submetidas a artifícios como lixamento, abaulamento ou rebaixamento de bordas.  

Confira na imagem a seguir  a diferença entre as Lentes Tokai 1.76 e as Lentes 1.67.

lentes para miopia

Além disso, elas são fabricadas no Japão e vendidas exclusivamente no site da Lenscope,  por um preço mais acessível comparado com as lentes 1.74. Inclusive, em muitos casos, as lentes 1.76 são também mais acessíveis que as lentes 1.67. Clique aqui e veja o preço das Lentes Tokai 1.76 para o seu grau.

 Lentes de cristal

As lentes de cristal, também são conhecidas como lentes Hightlight e são  utilizadas para alguns casos de grau muito elevado de miopia. Elas estão disponíveis em índices de refração maiores como  1.7, 1.8 ou 1.9 e, por isso, conseguem proporcionar óculos mais finos. Mas, por serem lentes de vidro, e, por isso, serem mais frágeis, hoje estão cada vez menos sendo recomendadas. Outras desvantagens desse tipo de lente é seu alto custo e o fato de serem mais pesadas, quando  comparadas com as lentes de resina.

Quais são os  tipos de tratamentos que acompanham as  lentes para miopia? 

Os principais tratamentos em lentes para miopia são: 

  • Antirreflexo: reduz reflexos de luz em sua visão, fazendo com que você enxergue com muito mais nitidez.
  • Antirrisco: Garante maior resistência e durabilidade para as lentes, dificultando o aparecimento de pequenos riscos que impedem que você enxergue bem.
  • Proteção UV: Protege seus olhos dos raios ultravioletas que causam diversas doenças oculares como catarata e degeneração macular. 

As lentes para miopia podem acompanhar diversos tratamentos. Geralmente esses tratamentos recebem diversos nomes de diferentes marcas e isso pode te confundir, além de fazer você gastar bem mais do que seria necessário. Para evitar que isso aconteça, atente-se para os nomes dos tratamentos mais importantes para você. E também não deixe de verificar se suas lentes contam com todos eles.

lentes para miopia

Achou a melhor opção de lentes para miopia? Economize ao comprar suas lentes 

Nós, da Lenscope, sabemos que encontrar a melhor opção de lente para você nem sempre é fácil.São muitas opções e muitos nomes que só servem para te confundir e aumentar ainda mais o valor das lentes de óculos. Por isso, estamos aqui pra te ajudar a ter acesso a informações que realmente possam te ajudar na escolha das lentes do seu próximo par de óculos de grau. 

Somos uma health tech que utiliza tecnologia e inovação para levar informações sobre saúde visual e lentes de qualidade para todos que precisam de óculos para ver e se sentir bem. . Você pode fazer um orçamento online e gratuito sobre nossas lentes para o seu grau, em nosso site.  

E caso você tenha alguma dúvida sobre os tipos de lentes para miopia que existem, deixe sua pergunta aqui nos comentários.

lentes para miopia

Atualizado em 27/09/2021.

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.8 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Marcações:

0 comentário em “Conheça os tipos de lentes para miopia”

    1. Olá, Daniel!
      Sim, é possível. Mas nesse caso, pode ser que seja visível que uma lente é diferente da outra, por serem de lotes diferentes.
      Quando isso acontece, isso pode te incomodar em relação à estética dos óculos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *