Conheça os tipos de lentes para miopia

lentes para miopia
  • por
4.3
(32)

Os tipos de lentes para miopia disponíveis são: lentes CR-39, também conhecidas  como lente Orma® ou lentes de acrílico; lentes de policarbonato; lentes de resina 1.67; lentes de resina 1.74; lentes de resina 1.76 e as lentes de cristal, que são lentes de vidro. 

Todas essas opções de lentes corrigem a miopia, um dos problemas de visão mais comuns que existem. No artigo de hoje falaremos sobre cada uma dessas lentes, além de esclarecermos qual é a ideal para cada grau de miopia. Saiba mais sobre elas a seguir.

O que é miopia?

A miopia é um problema de visão caracterizado pela dificuldade em enxergar de longe. Dessa forma, o olho míope  enxerga objetos distantes como se estivessem embaçados ou desfocados. Por outro lado, o olho míope consegue enxergar objetos próximos com bastante nitidez. Isso acontece porque o globo ocular de quem tem miopia é mais alongado do que o olho normal. Assim, a imagem dos objetos é formada antes da retina e a pessoa passa a sentir dificuldade de enxergar de longe. 

Para entender mais sobre miopia você pode assistir nosso vídeo sobre miopia no Youtube. Clique aqui para assistir.

Isso acontece porque o globo ocular de quem tem miopia é muito alongado. Assim, a imagem dos objetos é formada antes da retina e a pessoa passa a sentir dificuldade de enxergar de longe.

lentes para miopia

Visão normal e visão para quem tem miopia (imagem antes da retina)

Os tipos de lentes para miopia

Em casos de miopia, quanto maior for seu grau, mais difícil é  enxergar objetos de longe. Além disso, as imagens também se formam mais distantes da retina.  Por isso,  para corrigir esse problema de visão, são utilizadas as lentes do tipo divergente. Esse tipo de lente funciona como se estivesse “empurrando” o foco do olho míope.

Por outro lado, outra característica das lentes divergentes que corrigem a miopia é que elas são mais grossas na borda do que no centro. Por isso, quem tem alto grau de miopia, se incomoda com a espessura do óculos.

Atualmente, é possível encontrar diversos tipos de lentes para miopia. Dessa maneira, os principais tipos são as  lentes CR-39, conhecidas como lentes Orma® ou lentes de acrílico, lentes de policarbonato, lentes de resina 1.67, lentes de resina 1.74, lente de resina 1.76 e lentes de cristal. Confira mais sobre cada um desses tipos a seguir. 

lentes mais finas para miopia

Diferentes índices de refração em relação a espessura da lente

Quer saber como ter lentes mais finas para o seu grau e miopia? Veja o vídeo que preparamos para você!

Lente CR-39 ou Orma®

As lentes CR-39 também são conhecidas como Orma® ou lentes de acrílico. Elas são as opções de lentes mais comuns do mercado. No entanto, elas possuem algumas desvantagens dependendo do grau de miopia. Isso ocorre porque esse tipo de lente tem um índice de refração de 1.50, sendo consideradas lentes de baixo índice de refração.

 É importante ressaltar que, quanto menor for o índice de refração, mais grossas as lentes ficam. Por isso, as lentes CR-39 podem deixar os óculos mais grossos a partir de 4 graus de miopia ou hipermetropia e para casos com mais de 2 graus de astigmatismo. Então, , se você possui a partir de -2 graus de miopia,  dê preferência às lentes de policarbonato. Falaremos sobre elas a seguir. 

Lentes de policarbonato

Se você possui até 4 graus de miopia, as lentes de policarbonato  são as mais indicadas para você. Além de serem bem leves e resistentes, elas possuem índice de refração de 1.58 a 1.59, resultando em bordas mais finas. Além disso, os tratamentos antirreflexo, antirrisco e proteção UV, que geralmente acompanham as lentes de policarbonato, fazem com que elas durem por mais tempo, além de oferecerem mais proteção e conforto para esses olhos.

Lentes 1.67

As lentes 1.67  são  mais utilizadas por aqueles que possuem mais de 4 graus de miopia. Por possuírem índice de refração de 1.67, elas resultam em lentes mais finas que as lentes de policarbonato.  Entretanto, se o seu grau de miopia é alto e você  está em busca de lentes ainda mais finas, dê preferência para lentes com índice de refração maior, como as lentes 1.74 e as lentes 1.76. Além disso, outro ponto negativo das lentes 1.67 é o preço. O valor dessas lentes costuma ser bastante elevado, principalmente se elas acompanham tratamentos como antirreflexo e antirrisco.

Lentes 1.74

É um tipo de lente recomendado para quem tem grau moderado e alto, justamente pelo seu índice de refração elevado. Por isso, são as lentes em resina mais utilizadas em óptica. Atualmente existem diversas marcas que oferecem lentes com esse índice de refração e já é possível encontrar lentes de qualidade com um valor mais em conta.

Aqui na Lenscope, nós oferecemos as Lentes Lenscope LensAI 1.74, que além de possuírem alto índice de refração, contam com design asférico, que reduz distorções dos olhos.  Além de proporcionarem um óculos mais fino, nossas lentes vêm com diversos tratamentos premium inclusos, sem custo adicional.

Lentes 1.76

São as lentes de  resina indicadas para alto grau, pois apresentam o maior índice de refração, podendo oferecer resultados sutilmente menos espessos que as lentes 1.74.

 Lentes de cristal

As lentes de cristal, também são conhecidas como lentes Hightlight e são  utilizadas para alguns casos de grau muito elevado de miopia. Elas estão disponíveis em índices de refração maiores como  1.7, 1.8 ou 1.9 e, por isso, conseguem proporcionar óculos mais finos. Mas, por serem lentes de vidro, e, por isso, serem mais frágeis, hoje estão cada vez menos sendo recomendadas. Outras desvantagens desse tipo de lente é seu alto custo e o fato de serem mais pesadas, quando  comparadas com as lentes de resina.

Instagram [Lentes Lenscope LensAI 1.74 miopia]

 

Quais são os  tipos de tratamentos que acompanham as  lentes para miopia? 

Os principais tratamentos em lentes para miopia são: 

  • Antirreflexo: reduz reflexos de luz em sua visão, fazendo com que você enxergue com muito mais nitidez.
  • Antirrisco: Garante maior resistência e durabilidade para as lentes, dificultando o aparecimento de pequenos riscos que impedem que você enxergue bem.
  • Proteção UV: Protege seus olhos dos raios ultravioletas que causam diversas doenças oculares como catarata e degeneração macular. 

As lentes para miopia podem acompanhar diversos tratamentos. Geralmente esses tratamentos recebem diversos nomes de diferentes marcas e isso pode te confundir, além de fazer você gastar bem mais do que seria necessário. Para evitar que isso aconteça, atente-se para os nomes dos tratamentos mais importantes para você. E também não deixe de verificar se suas lentes contam com todos eles.

lentes para miopia

Achou a melhor opção de lentes para miopia? Economize ao comprar suas lentes 

Nós da Lenscope sabemos que encontrar a melhor opção de lentes para miopia nem sempre é fácil. Por isso, estamos aqui para te ajudar com informações que realmente possam te auxiliar na escolha das lentes do seu óculos de grau. Além disso, oferecemos lentes finas para alto e baixo grau e com melhor custo-benefício. Nossas lentes já vêm com os tratamentos incluídos, sem que você pague a mais por isso. Faça um orçamento online e gratuito em nosso site e descubra quanto custa ter lentes mais finas.

lentes para miopia

Atualizado em 27/09/2021.

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 32

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Marcações:

46 comentários em “Conheça os tipos de lentes para miopia”

    1. Olá, Daniel!
      Sim, é possível. Mas nesse caso, pode ser que seja visível que uma lente é diferente da outra, por serem de lotes diferentes.
      Quando isso acontece, isso pode te incomodar em relação à estética dos óculos.

  1. Olá boa tarde me chamo Arlete eu tenho miopia o grau do meu óculos são fortes , eu queria saber se eu posso usar lentes de contatos no lugar do óculos sim ou não?

    1. Olá, Arlete. Tudo bem? Você pode optar por usar lentes de contato, mesmo com grau alto de miopia. O ideal é que você converse com o seu médico oftalmo de confiança sobre as melhores indicações para o seu caso. Caso tenha mais dúvidas sobre o assunto, sugerimos que leia este artigo: https://lenscope.com.br/blog/lentes-de-contato-ou-oculos/

      Esperamos ter ajudado. Se precisar de ajuda, é só acessar um dos links disponíveis no final da página e falar conosco. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *