Conjuntiva: o que é, função e principais doenças

conjuntiva
4
(3)

A conjuntiva do olho é uma membrana que reveste a parte posterior da pálpebra, se prolongando até a parte externa da nossa córnea, na esclera, a parte branca do nosso olho. 

A conjuntiva é composta por uma camada mucosa transparente e sua função é sempre proteger o globo ocular contra “corpos estranhos”.

Aliás, estes “corpos estranhos” podem ser desde vírus e bactérias, até agentes alergênicos ou objetos pontiagudos que podem perfurar nosso globo ocular.

Infelizmente, existem algumas doenças oculares que podem afetar a nossa conjuntiva, comprometendo a sua função e causando bastante incômodo nos olhos. Saiba mais sobre elas. 

Função da conjuntiva

A conjuntiva tem muitas funções importantes e que ajudam a proteger a nossa visão. Dentre elas, destacamos:

  • Proteger contra a entrada de micróbios nos olhos: a conjuntiva atua como barreira protetora de nossos olhos contra vírus e bactérias. 
  • Lubrificação do olho: embora em menor quantidade que o canal lacrimal, a conjuntiva tem função de lubrificar nossos olhos. Um exemplo claro é quando abrimos e fechamos nossos olhos. A tarefa é fácil e não dolorida graças a lubrificação da conjuntiva. Ou seja, se ela não existisse, a simples ação de abrir e fechar os olhos seria doloroso e causaria irritação nos olhos.
  • Ajuda na prevenção da síndrome do olho seco: a conjuntiva tem a função de secretar um componente do canal lacrimal, graças a algumas de suas células. Assim, ela previne nossos olhos de desenvolverem a síndrome do olho seco.
  • Fornece nutrientes aos olhos: a conjuntiva possui inúmeros vasos sanguíneos e isso ajuda e facilita a tarefa de levar nutrientes aos nossos olhos e pálpebras

Veja também a anatomia completa de nossos olhos e descubra como ele é e como funciona.

Principais doenças que afetam a conjuntiva

Existem algumas doenças, como a conjuntivite, que afeta diretamente a nossa conjuntiva. Dessa forma, ocorre a inflamação. Nesses casos, é preciso atenção e cuidados específicos. 

As principais doenças que afetam a conjuntiva são: 

  • Conjuntivite;
  • Cisto conjuntival;
  • Hemorragia Conjuntival;
  • Palidez Conjuntival;
  • Linfoma Conjuntival;
  • Conjuntiva injetada;
  • Nevo Conjuntival;
  • Melanoma Conjuntival;
  • Hemangioma Conjuntival

Conjuntivite

A conjuntivite consiste na inflamação da conjuntiva do olho, podendo ser causada por vírus, bactérias ou por agentes alérgenos. 

Aliás, você sabia que dentre todos os casos de entrada em pronto-socorro, diante de problemas de visão ou acidentes envolvendo nossos olhos, a conjuntivite corresponde a 30% de todos os casos? Bastante coisa, né?

Dentre os sintomas mais comuns, destacamos a vermelhidão, coceira e a fotofobia (sensibilidade à luz).

Existem vários tipos de conjuntivite. São eles:

 Geralmente a conjuntivite é tratada em casa e, em poucos dias, os sintomas tendem a melhorar e o quadro da doença desaparecer. 

No entanto, caso perceba que os sintomas não estão passando e nem o quadro da doença melhorando, busque ajuda médica.

Você pode também ler mais sobre os tipos de conjuntivite e o que você pode fazer na sua casa para amenizar os sintomas. 

Cisto Conjuntival

O cisto conjuntival forma um saco transparente em nosso olho, com líquido claro.

É semelhante a uma bolha de ar na pele. A causa para a formação do cisto é devido a inflamações oculares ou infecções que podem ter variadas causas.

Hemorragia Conjuntival

A hemorragia conjuntival ocorre quando um pequeno vaso sanguíneo de nosso olho se rompe. Geralmente, na superfície frontal do olho, na esclera (parte branca).

Por isso, nossos olhos ficam vermelhos, porque o sangue se espalha por toda a superfície da conjuntiva.

No entanto, não é grave e a tendência é o olho se recuperar sozinho.

Palidez Conjuntival

A palidez conjuntival caracteriza sinal de anemia. Dessa forma, precisa ser tratado em conjunto com a necessidade de suprir a deficiência de nutrientes do organismo do paciente anêmico.

Linfoma Conjuntival

O linfoma conjuntival é um tumor que adquire coloração rosa-salmão e que fica localizado na parte frontal do olho, na conjuntiva.

Muitas vezes estes linfomas aparecem primeiro atrás das pálpebras e são indolores. São descobertas após o avanço da doença e através de exames de rotina.

Esta doença precisa ser tratada o quanto antes e quanto mais cedo o diagnóstico melhor!

Conjuntiva Injetada

A conjuntiva injetada ocorre quando vários vasos sanguíneos da região da conjuntiva se dilatam. As causas podem ser diversas e o olho tende a ficar vermelho.

Nevo Conjuntival

Esta doença é um tumor benigno localizado em uma das camadas da conjuntiva, a conjuntiva bulbar.

Uma característica marcante desta doença é a coloração, que vai do amarelo até o marrom, do nevo conjuntival.

Geralmente, o tratamento é realizado quando o nevo conjuntival crescer muito e adquirir um tamanho muito grande. Com isso, ele precisa ser removido através de cirurgia.

Melanoma Conjuntival

É um outro tipo de câncer, porém, mais sério e que cresce rapidamente. São raros, no entanto, quando crescem muito, podem se espalhar através dos vasos linfáticos e atingir outros órgãos, como pulmões, ossos, fígado e até cérebro.

Em alguns casos, o melanoma conjuntival é fruto de um nevo conjuntival benigno.

Dessa forma, diante de qualquer crescimento de bolsas ou aparecimento de manchas no olho, é preciso se consultar imediatamente com o médico.

Hemangioma Conjutival

Hemangioma Conjutival é um tipo de tumor benigno que afeta vasos sanguíneos da conjuntiva, deixando-a vermelha, já que forma várias bolsas (como se fossem sacos) de sangue.

Geralmente, tende a regredir sozinho e o olho se recupera totalmente, não necessitando de intervenção.

Mas, procure ajuda médica caso não notar melhoras.

Fontes

Medscape

Merck Manual

The Ocular Surface Center Berlin ;

IMAIOS

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *